Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37548
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#12046 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 27, 2015 11:12 am

Não temos escolha. Ou a MB resolve se tornar uma marinha de um porta-aviões e só, ou uma marinha sem porta-aviões mas com 6 ou 8 navios, operantes.

A conta é simples. Não temos, e dificilmente teremos, dinheiro para sermos o que queremos em termos navais. Nos contentemos então com o que nos deixam ser.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#12047 Mensagem por Luís Henrique » Qua Mai 27, 2015 12:52 pm

FCarvalho escreveu:Não temos escolha. Ou a MB resolve se tornar uma marinha de um porta-aviões e só, ou uma marinha sem porta-aviões mas com 6 ou 8 navios, operantes.

A conta é simples. Não temos, e dificilmente teremos, dinheiro para sermos o que queremos em termos navais. Nos contentemos então com o que nos deixam ser.

abs.

A conta não é tão simples e me parece que não é esta.

A MB divulgou que a modernização do A-12 custaria U$ 400 mi. Também saiu matérias dizendo que o custo EM REAIS seria de R$ 1 bi.

Mesmo se adquiríssemos esta PORCARIA de Classe Incheon, por U$400 ou U$ 500 mi daria para adquirir APENAS DUAS UNIDADES.

Para chegar em 6 ou 8 navios teria que disparar este custo de modernização e ainda assim teriam que ser 6 ou 8 Fragatas Meia Boca, pois uma Fragata Decente custa bem mais que isto.
Veja que o que a MB quer (escoltas com 6.000T) custam muito próximo de U$ 1 bi a unidade.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#12048 Mensagem por Luís Henrique » Qua Mai 27, 2015 12:54 pm

Outra coisa, se for para ter 6 ou 8 Incheon eu prefiro o A-12 Modernizado com os A-4 Modernizados.
Mesmo sem escoltas o binômio A-12M + A-4M AFUNDA COM FACILIDADE 6 ou 8 Incheon de M..da


O fragatinha vagabunda..... :evil:




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#12049 Mensagem por Lord Nauta » Qua Mai 27, 2015 2:03 pm

Luís Henrique escreveu:Outra coisa, se for para ter 6 ou 8 Incheon eu prefiro o A-12 Modernizado com os A-4 Modernizados.
Mesmo sem escoltas o binômio A-12M + A-4M AFUNDA COM FACILIDADE 6 ou 8 Incheon de M..da


O fragatinha vagabunda..... :evil:


Em função das restrições orçamentarias a MB deveria investir no que ela já tem em mãos, apesar de algumas restrições de projeto que são as CV 01 e CV 02. Em minha opinião seria mais viável investir em uma modernização mais profunda destes navios do que obter navios usados de outras Marinhas.O investimento em modernização seria realizado com o orçamento da Força ao longo de alguns anos e os novos sistemas de armas com financiamento internacional.Caso a decisão fosse minha eu tomaria as seguintes providências:
1. Conclusão da modernização da Julio de Noronha (em andamento);
2. Modernização/extensão da vida útil da Barroso, Jaceguay, Inhaúma e da Frontin. Na modernização destes quatro navios substituiria os canhões de 114 mm e os 40/70 cobertos e estenderia o convoo fechando a popa e nas CV 01 instalaria na proa uma borda falsa para aumentar a segurança da tripulação. Introduziria também o SLT ARES, SLDM IpQM e outros sistemas nacionais.
3. Em paralelo as modernizações concluiria o projeto das CV 03 e construiria a Tamandaré. Estabeleceria um ano de intensa avaliação operacional para com base na mesma viabilizar a construção de mais 5 navios. Estes navios deveriam estar prontos até 2026. Em minhas projeções o custo hoje das modernizações (4 CV 01/02) e de construção das 6 CV 03 estaria em torno de US$ 2,8 bilhões que seriam diluídos em um período de 12 anos.
4. Retornaria o programa PROSUPER somente em 2020 a luz dos aperfeiçoamento dos navios que são hoje oferecidos para a MB.
5. Em relação as Niterói/ Greenhalgh manteria em operação até 2022 apenas cinco navios da classe Niterói.


Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#12050 Mensagem por Luís Henrique » Qua Mai 27, 2015 2:16 pm

Lord Nauta escreveu:
Luís Henrique escreveu:Outra coisa, se for para ter 6 ou 8 Incheon eu prefiro o A-12 Modernizado com os A-4 Modernizados.
Mesmo sem escoltas o binômio A-12M + A-4M AFUNDA COM FACILIDADE 6 ou 8 Incheon de M..da


O fragatinha vagabunda..... :evil:


Em função das restrições orçamentarias a MB deveria investir no que ela já tem em mãos, apesar de algumas restrições de projeto que são as CV 01 e CV 02. Em minha opinião seria mais viável investir em uma modernização mais profunda destes navios do que obter navios usados de outras Marinhas.O investimento em modernização seria realizado com o orçamento da Força ao longo de alguns anos e os novos sistemas de armas com financiamento internacional.Caso a decisão fosse minha eu tomaria as seguintes providências:
1. Conclusão da modernização da Julio de Noronha (em andamento);
2. Modernização/extensão da vida útil da Barroso, Jaceguay, Inhaúma e da Frontin. Na modernização destes quatro navios substituiria os canhões de 114 mm e os 40/70 cobertos e estenderia o convoo fechando a popa e nas CV 01 instalaria na proa uma borda falsa para aumentar a segurança da tripulação. Introduziria também o SLT ARES, SLDM IpQM e outros sistemas nacionais.
3. Em paralelo as modernizações concluiria o projeto das CV 03 e construiria a Tamandaré. Estabeleceria um ano de intensa avaliação operacional para com base na mesma viabilizar a construção de mais 5 navios. Estes navios deveriam estar prontos até 2026. Em minhas projeções o custo hoje das modernizações (4 CV 01/02) e de construção das 6 CV 03 estaria em torno de US$ 2,8 bilhões que seriam diluídos em um período de 12 anos.
4. Retornaria o programa PROSUPER somente em 2020 a luz dos aperfeiçoamento dos navios que são hoje oferecidos para a MB.
5. Em relação as Niterói/ Greenhalgh manteria em operação até 2022 apenas cinco navios da classe Niterói.


Sds


Lord Nauta

Também acho isto muito melhor que comprar esta porcaria de corveta sul-coreana.

Nauta, as substituições de canhões como seriam?
76mm no lugar dos 114mm....e?

Nas CV-03 parece que teremos 8 à 16 células para lançamento de mísseis. O que daria 32 à 64 Sea Ceptor.
MUITO melhor do que as Incheon sul-coreanas...




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#12051 Mensagem por Lord Nauta » Qua Mai 27, 2015 3:31 pm

Luís Henrique escreveu:
Lord Nauta escreveu:

Em função das restrições orçamentarias a MB deveria investir no que ela já tem em mãos, apesar de algumas restrições de projeto que são as CV 01 e CV 02. Em minha opinião seria mais viável investir em uma modernização mais profunda destes navios do que obter navios usados de outras Marinhas.O investimento em modernização seria realizado com o orçamento da Força ao longo de alguns anos e os novos sistemas de armas com financiamento internacional.Caso a decisão fosse minha eu tomaria as seguintes providências:
1. Conclusão da modernização da Julio de Noronha (em andamento);
2. Modernização/extensão da vida útil da Barroso, Jaceguay, Inhaúma e da Frontin. Na modernização destes quatro navios substituiria os canhões de 114 mm e os 40/70 cobertos e estenderia o convoo fechando a popa e nas CV 01 instalaria na proa uma borda falsa para aumentar a segurança da tripulação. Introduziria também o SLT ARES, SLDM IpQM e outros sistemas nacionais.
3. Em paralelo as modernizações concluiria o projeto das CV 03 e construiria a Tamandaré. Estabeleceria um ano de intensa avaliação operacional para com base na mesma viabilizar a construção de mais 5 navios. Estes navios deveriam estar prontos até 2026. Em minhas projeções o custo hoje das modernizações (4 CV 01/02) e de construção das 6 CV 03 estaria em torno de US$ 2,8 bilhões que seriam diluídos em um período de 12 anos.
4. Retornaria o programa PROSUPER somente em 2020 a luz dos aperfeiçoamento dos navios que são hoje oferecidos para a MB.
5. Em relação as Niterói/ Greenhalgh manteria em operação até 2022 apenas cinco navios da classe Niterói.


Sds


Lord Nauta

Também acho isto muito melhor que comprar esta porcaria de corveta sul-coreana.

Nauta, as substituições de canhões como seriam?
76mm no lugar dos 114mm....e?

Nas CV-03 parece que teremos 8 à 16 células para lançamento de mísseis. O que daria 32 à 64 Sea Ceptor.
MUITO melhor do que as Incheon sul-coreanas...

Os canhões seriam o de 76 mm e o Mk.4 de 40 mm.

Sds

Lord Nauta




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13790
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#12052 Mensagem por gabriel219 » Qua Mai 27, 2015 5:48 pm

Ta de brincadeira quem deu a sugestão das Incheon. Há navios muito melhores que este e não chega nem perto do poder da CV-03.

Prefiro comprar Maestralle, Bremen (melhor opção que vejo, já que as Type 123 só ficam disponíveis na próxima década) e Type 054A, como o Luiz disse que essas ai.

Não agregam em nada.

A minha solução seria na aquisição imediata de 4 Bremen, moderniza-las afim de utilizar mísseis ESSM, depois adquirir mais 4 e assinar um pré-contrato pelas 4 Type 123. Colocava o Prosuper lá pra 2025-30, com projetos melhores ou modernizados.

Antes de 2020 com 8 Bremen modernizadas, colocaria todas as Niterói pra descançar e depois as Type 123 pra complementar. Poderiam servir até 2040 em uma segunda frota.

Dinheiro tem, já é provado que sim, mas o governo prefere usa-lo pra outro fim. Tem até pra comprar mais 4 AB's, Tarawa e 2 Whidbey Island, modernizar o A-12 e comprar mais A-4, tendo frota de 24 caças. Sem falar no KC-2, AEW e entre outros. Não sairia por mais que 15 bilhões até 2020, sendo assim, 3 bilhões por ano de custo. Pra quem gasta 29 bilhões em uma refinaria que nem pronta está, está muito bom.

Abs.




Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Mensagens: 789
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 7:26 am
Localização: Brasília - DF
Agradeceram: 4 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#12053 Mensagem por Ricardo Rosa » Qui Mai 28, 2015 10:47 am

Bom dia a todos,

Também concordo com a opção de modernização, profunda, do que temos, porém não acho as fragatas sul-coreanas Incheon, vagabundas. Como exemplo, são melhores navios e mais bem armados que as Inhaúmas/Barroso.

Abraços.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13790
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#12054 Mensagem por gabriel219 » Qui Mai 28, 2015 12:16 pm

Mas é exatamente isso, uma fragata com armamento de corveta. Temos opção bem superiores de segunda mão, Bremen, Type 23, Maestralle e em 2020, Type 123. Ainda há aqueles 4 AB's ofertados pelo EUA.

Eu gosto muito das Fragatas Alemães e são minhas favoritas pra assumir a vaga. São um pouco melhores que a Maestralle e permitem modernização para utilizarem o ESSM, que extenderia o alcance para 50 km. 8 Bremen até 2020 já nos daria fólego extra. Com a modernização, teríamos a melhor Marinha da AL, com o A-12 operando até lá com seus A-4M.

Se possível, ainda adquiria as Type 123 e olharia bem pras AB, nem que sejam 2.

Já seriam 12 navios com ótimas capacidades.

O que falta é liberarem a verba.

Abs




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#12055 Mensagem por Alcantara » Qui Mai 28, 2015 5:03 pm

Eu acho as AB ótimos navios de guerra, mas se não estamos conseguindo manter corvetas em condições operacionais, como esperam manter destróier maiores e mais complexos que qualquer outra belonave que a MB já teve?




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4921
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 673 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#12056 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Mai 28, 2015 5:07 pm

gabriel219 escreveu:Ta de brincadeira quem deu a sugestão das Incheon. Há navios muito melhores que este e não chega nem perto do poder da CV-03.

Prefiro comprar Maestralle, Bremen (melhor opção que vejo, já que as Type 123 só ficam disponíveis na próxima década) e Type 054A, como o Luiz disse que essas ai.

Não agregam em nada.

A minha solução seria na aquisição imediata de 4 Bremen, moderniza-las afim de utilizar mísseis ESSM, depois adquirir mais 4 e assinar um pré-contrato pelas 4 Type 123. Colocava o Prosuper lá pra 2025-30, com projetos melhores ou modernizados.

Antes de 2020 com 8 Bremen modernizadas, colocaria todas as Niterói pra descançar e depois as Type 123 pra complementar. Poderiam servir até 2040 em uma segunda frota.

Dinheiro tem, já é provado que sim, mas o governo prefere usa-lo pra outro fim. Tem até pra comprar mais 4 AB's, Tarawa e 2 Whidbey Island, modernizar o A-12 e comprar mais A-4, tendo frota de 24 caças. Sem falar no KC-2, AEW e entre outros. Não sairia por mais que 15 bilhões até 2020, sendo assim, 3 bilhões por ano de custo. Pra quem gasta 29 bilhões em uma refinaria que nem pronta está, está muito bom.

Abs.
O projeto da Type 054A é interessante. Se o governo brasileiro tivesse um pouquinho mais de zêlo pela MB, tinha aproveitado a visita do primeiro ministro chinês e consultado sobre a possibilidade de um pacote contemplando no mínimo quatro unidades deste modelo.

http://www.jeffhead.com/redseadragon/2009-PLAN-Type054A-03.jpg


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#12057 Mensagem por Lord Nauta » Qui Mai 28, 2015 5:08 pm

Sinceramente acredito que no momento não deveriam ser obtidos navios escolta por oportunidade uma vez que os que estão disponíveis tem a mesma idade tecnológica das Vosper MK.10/Type 22 o que obriga que as mesmos tenham que passar por um processo de modernização.
Continuo defendendo uma modernização mais ampla das CV 01/02 e uma repotencialização de 4/5 classe Niterói, que seriam substituídas pelas CV 03. Em paralelo a modernização do AMRJ e o foco nas CV 03. A este esforço poderia ser somada a obtenção no período 2017/2021 de 3 NaPaOC e se estabelecer a meta de alcançar um total de 10 NaPa 500 e 3 NaPaFlu para a Flotilha do Amazonas.
A este esforço seria necessário se pensar também em obtenção por oportunidade de: NDD, NCM , NaApLo, NSS e RAM.
Imaginem Senhores o quanto a MB teria que se esforçar em termos políticos e orçamentários para executar um programa tão modesto como este que estou sugerindo.

Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13790
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#12058 Mensagem por gabriel219 » Qui Mai 28, 2015 5:34 pm

Não é a capacidade defensiva e ofensiva. As Bremen estão em maior vantagem por possuirem 2 RAM e as Type 123 ainda mais.

O problema é a idade das Niterói e das T22. Será que conseguirão operar até 2020 ou mais? Se caso não, poderíamos comprar fragatas de oportunidade, aumentar a quantidade de CV-03 - creio que não saia antes de 2017-2018 - e postergar o PROSUPER ou mesmo desenvolver uma fragata 6,000t baseado na CV-03.

Sobre os AB's, seria caso o GF tivesse conciência e disponibilizar o dinheiro que possui. Dinheiro tem, e muito. Mas já ficaria feliz com 8 Bremens modernizadas e as 4 T123.

Abs.




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#12059 Mensagem por juarez castro » Qui Mai 28, 2015 7:39 pm

gabriel219 escreveu:Não é a capacidade defensiva e ofensiva. As Bremen estão em maior vantagem por possuirem 2 RAM e as Type 123 ainda mais.

O problema é a idade das Niterói e das T22. Será que conseguirão operar até 2020 ou mais? Se caso não, poderíamos comprar fragatas de oportunidade, aumentar a quantidade de CV-03 - creio que não saia antes de 2017-2018 - e postergar o PROSUPER ou mesmo desenvolver uma fragata 6,000t baseado na CV-03.

Sobre os AB's, seria caso o GF tivesse conciência e disponibilizar o dinheiro que possui. Dinheiro tem, e muito. Mas já ficaria feliz com 8 Bremens modernizadas e as 4 T123.

Abs.
As T 122 Bremen s~´ao tão velhas e usadas quanto as Niterói e ainda aonde está escrito que os Alemães entregariam com os dois lançadores RAM, nem a pau Juvenau, eles vão ser reaproveitados em outros navios, a propósito, nas quatro Bremen já descomissionadas estes sistemas "sumiram" dos navios.
As T 123 só daqui uns 10 anos talvez comessem a dar baixa.
Não tem saída, a MB se meteu em uma sinuca de bico e eu concordo parcialmente com o nauta, ou seja tem que por a corvetas em condições operacionais e modernizando-as se possível e nada de sucata que só piorar as coisas que já estão para lá de ruins.

Grande abraço




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37548
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#12060 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 28, 2015 7:56 pm

Acho que já passou da hora de começarmos a olhar para o outro lado. Fincar pé em tradições e costumes navais seculares, para a nossa atual realidade pode não ser a melhor saída para a solução dos problemas que temos.

Os novos ventos do Oriente: ideia de ‘navios asiáticos’ é levada ao Comandante da Marinha
24 de maio de 2015

Roberto Lopes

Enviado Especial ao Rio

Vinheta ExclusivoHá cerca de duas semanas, um grupo empresarial integrante da BID (Base Industrial de Defesa) apresentou ao comandante da Marinha do Brasil, almirante Eduardo Leal Ferreira , por escrito, a ideia de renovar alguns setores da Esquadra em um prazo relativamente curto, por meio da compra de navios modernos fabricados nos chamados “mercados alternativos” asiáticos...

http://www.naval.com.br/blog/2015/05/24 ... a-marinha/




Carpe Diem
Responder