Mas eu disse isso antes de saber que tinha ganho...Luís Henrique escreveu:Mas isto já até foi dito.FCarvalho escreveu:Bom, mas quem nos garante que a oferta da SAAB não mencionou e nos ofereceu a participação no desenvolvimento do FS2020? Só quem sabe disso é a COPAC, o cmtde Saito, o MD e a Presidente.
Com toda certeza uma parceria na 5a geração está na mesa.
Poderá ser o FS2020 ou até um novo projeto, talvez de propriedade da Embraer e ai a SAAB entraria com a ajuda.
O ministro disse que o Brasil está aberto a novos parceiros na 5a geração.
E disse também que não está descartando a Suecia como parceiro na 5a geração. O sucesso da parceria no Gripen vai nos mostrar qual será o melhor caminho na 5a geração...
Na verdade, é como dizes. Se a parceria com a SAAB vingar, eles estão no páreo para o futuro FX-3 que será um 5a G.
Isso não impede ou impossibilita que outras parcerias seja firmadas, tendo em vista um caça comum.
O problema como já falei lá no tópico do FX- Gripen NG é a questão da demanda. Sem isso para pagar os custos de desenvolvimento e produção, e sendo ela pequena no nosso caso, não justifica-se tal investimento, mesmo que seja o erário público o provedor do financiamento.
Afinal, nenhum presidente vai ser maluco de querer bancar "meia duzia de aviões de guerra" para a FAB custando US 100 milhões cada um, como os JSF americanos, só para os militares ficarem brincando de guerrinha.
Antes de pensar na 5a G, temos de pensar se vale apena continuar investindo na 4,5a G para além das 36 undes iniciais contratadas a SAAB. Depois disso, vamos saber se um 5a G é um bom negócio mesmo ou só mais um sonho de verão fabiano.
Mas isso já tem que começar a ser decidido desde agora, já que com todo o atraso do FX, o que deveria ser o caça principal da nossa defesa aérea, no caso o Gripen NG, acabou na verdade por ser ele o verdadeiro tampax do FX, já que a FAB/MD mais que corroboraram estas últimas semanas a indicação de se perseguir a obtenção de um caça furtivo ainda para a próxima década.
abs.