Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qua Set 18, 2013 8:40 pm
o Gripen E/F é o tal do Gripen NG?
Sáporra que deveria ser o Gripen NG enquanto o E/F um C/D com a eletrônica proposta para o NG, realmente não consigo entender aonde a diretoria da Saab estava com a cabeça para propor um avião de quarta geração que vai estar plenamente operacional na terceira década desse século.NovaTO escreveu:O que deveria ser:Saab mira na Ásia para desenvolver novo caça furtivo FS-2020
17 de setembro de 2013, em Indústria Aeronáutica, Noticiário Internacional, Pesquisa & Desenvolvimento, Tecnologia, por Fernando "Nunão" De Martini
FS-2020 - imagem via Gripen4Canada
Segundo notícia publicada no Sweedish Wire nesta terça-feira, 17 de setembro, o grupo aeroespacial e de defesa Saab, da Suécia, está mirando na Ásia para desenvolver um novo caça furtivo. As informações são do Global Times, um tabloid que é publicado sob os auspícios do People’s Daily, considerado a voz oficial do Partido Comunista Chinês.
O Grupo Saab busca ajuda da Coreia do Sul, Finlândia e Taiwan para desenvolver seu novo caça furtivo, o FS-2020, para competir com vários modelos de quinta geração, incluindo o J-31 da China e o ATD-X Shinshin, do Japão. Também se noticia que o grupo está próximo de estabelecer uma cooperação com a fabricante americana de aeronaves Boeing, visando oferecer o JAS 39 Gripen para o programa TX da Força Aérea dos EUA, que visa a aquisição de um novo jato de treinamento.
FONTE: Sweedish Wire (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
IMAGEM via Gripen4Canada
Leia mais (Read More): Saab mira na Ásia para desenvolver novo caça furtivo FS-2020 | Poder Aéreo - Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil
FX2 em 2008: Gripen E/F FX-3 em 2014: FS2020 (em parceria com alguns países para dividir os custos e aumentar a escala)
Realidade:FX-2 prestes a ser cancelado em favor de um tampão modernizado ou nada (F-5EM até cairem).
[]'s
Acredito que se a SAAB soubesse que essa novela do FX-2 demoraria tanto, teriam oferecido o FS-2020 no lugar do Gripen E/F. O problema do FS-2020 é o prazo de entrega, algo para 2020/25. Em teoria o FX-2 seria para 2014(agora se fechar somente em 2016/18), ou seja os prazos estão se aproximando. Mas também existe o fato que o FS-2020 exigiria mais investimentos, ou seja, não seria 36 caças que "startariam" esse projeto.bcorreia escreveu:Sáporra que deveria ser o Gripen NG enquanto o E/F um C/D com a eletrônica proposta para o NG, realmente não consigo entender aonde a diretoria da Saab estava com a cabeça para propor um avião de quarta geração que vai estar plenamente operacional na terceira década desse século.NovaTO escreveu: O que deveria ser:
FX2 em 2008: Gripen E/F FX-3 em 2014: FS2020 (em parceria com alguns países para dividir os custos e aumentar a escala)
Realidade:FX-2 prestes a ser cancelado em favor de um tampão modernizado ou nada (F-5EM até cairem).
[]'s
Alias, deveria ser isso ai que a Saab estaria propondo no tal "aprenda fazendo" que tanto falam por ai.
Bom Dia Irlan,irlan escreveu:o Gripen E/F é o tal do Gripen NG?
Não camarada, não foi isso que quis dizer, o que quis dizer é que a Saab não deveria ter feito um novo projeto estrutural pro E/F, mas que o E/F deveria ter sido um C/D com a eletrônica proposta pro atual E/F, e junto a essa oferta ter incluído esse projeto para um pós FX-2NovaTO escreveu: Acredito que se a SAAB soubesse que essa novela do FX-2 demoraria tanto, teriam oferecido o FS-2020 no lugar do Gripen E/F. O problema do FS-2020 é o prazo de entrega, algo para 2020/25. Em teoria o FX-2 seria para 2014(agora se fechar somente em 2016/18), ou seja os prazos estão se aproximando. Mas também existe o fato que o FS-2020 exigiria mais investimentos, ou seja, não seria 36 caças que "startariam" esse projeto.
[]'s
Bom, mas quem nos garante que a oferta da SAAB não mencionou e nos ofereceu a participação no desenvolvimento do FS2020? Só quem sabe disso é a COPAC, o cmtde Saito, o MD e a Presidente.bcorreia escreveu:Não camarada, não foi isso que quis dizer, o que quis dizer é que a Saab não deveria ter feito um novo projeto estrutural pro E/F, mas que o E/F deveria ter sido um C/D com a eletrônica proposta pro atual E/F, e junto a essa oferta ter incluído esse projeto para um pós FX-2NovaTO escreveu: Acredito que se a SAAB soubesse que essa novela do FX-2 demoraria tanto, teriam oferecido o FS-2020 no lugar do Gripen E/F. O problema do FS-2020 é o prazo de entrega, algo para 2020/25. Em teoria o FX-2 seria para 2014(agora se fechar somente em 2016/18), ou seja os prazos estão se aproximando. Mas também existe o fato que o FS-2020 exigiria mais investimentos, ou seja, não seria 36 caças que "startariam" esse projeto.
[]'s
Acredito que se a SAAB soubesse que essa novela do FX-2 demoraria tanto, teriam oferecido o FS-2020 no lugar do Gripen E/F. O problema do FS-2020 é o prazo de entrega, algo para 2020/25. Em teoria o FX-2 seria para 2014(agora se fechar somente em 2016/18), ou seja os prazos estão se aproximando. Mas também existe o fato que o FS-2020 exigiria mais investimentos, ou seja, não seria 36 caças que "startariam" esse projeto.
[]'s
Há um grupo político que é contra aviões militares e gastos em armamento...Carlos Lima escreveu:Na Suica,
A compra do Gripen vai a referendo...
http://www.aereo.jor.br/2013/12/04/grip ... referendo/
[]s
CB_Lima
Carlos Lima escreveu:Na Suica,
A compra do Gripen vai a referendo...
http://www.aereo.jor.br/2013/12/04/grip ... referendo/
[]s
CB_Lima
Mas isto já até foi dito.FCarvalho escreveu:Bom, mas quem nos garante que a oferta da SAAB não mencionou e nos ofereceu a participação no desenvolvimento do FS2020? Só quem sabe disso é a COPAC, o cmtde Saito, o MD e a Presidente.bcorreia escreveu: Não camarada, não foi isso que quis dizer, o que quis dizer é que a Saab não deveria ter feito um novo projeto estrutural pro E/F, mas que o E/F deveria ter sido um C/D com a eletrônica proposta pro atual E/F, e junto a essa oferta ter incluído esse projeto para um pós FX-2
Se os suecos forem espertos, com as seguidas revisões das propostas, e conhecendo a END, onde está dito bem claro com todas as letras, que a FAB buscará o desenvolvimento de um caça de 5a G nacional já a partir da próxima década, então a possibilidade está em aberto.
Talvez, digo, talvez, esta possibilidade de co-desenvolvimento do FS2020, se incluída realmente no pacote de oferta da SAAB possa até ter justificado em termos a repetida escolha do Gripen como vencedor nas duas fases do processo. Tanto que pelo que se andou vazando por aí até hoje, dão conta de que a proposta sueca sempre foi a melhor avaliada em termos das tão afamadas tot's.
Mas agora eu já não sei mais. Com todos os prazos já mais que extirpados neste rolo todo, talvez nem isso mais nos seja possível. Mas vai saber o que se passa na cabeça da presidente.
Quem sabe... quer dizer, quem conseguir ter saco para esperar, verá.
abs.
Faz todo sentido, inegavelmente, esta mais do que na cara que tanto FAB como GF chegaram em um ponto em que resolveram radicalizar mas não tanto, uma mudança radical seria escolher uma avião russo, a escolha do Gripen ainda deixa uma porta aberta para que americanos e franceses melhorem seu trabalho conosco em outros programas.Luís Henrique escreveu:Mas isto já até foi dito.FCarvalho escreveu: Bom, mas quem nos garante que a oferta da SAAB não mencionou e nos ofereceu a participação no desenvolvimento do FS2020? Só quem sabe disso é a COPAC, o cmtde Saito, o MD e a Presidente.
Se os suecos forem espertos, com as seguidas revisões das propostas, e conhecendo a END, onde está dito bem claro com todas as letras, que a FAB buscará o desenvolvimento de um caça de 5a G nacional já a partir da próxima década, então a possibilidade está em aberto.
Talvez, digo, talvez, esta possibilidade de co-desenvolvimento do FS2020, se incluída realmente no pacote de oferta da SAAB possa até ter justificado em termos a repetida escolha do Gripen como vencedor nas duas fases do processo. Tanto que pelo que se andou vazando por aí até hoje, dão conta de que a proposta sueca sempre foi a melhor avaliada em termos das tão afamadas tot's.
Mas agora eu já não sei mais. Com todos os prazos já mais que extirpados neste rolo todo, talvez nem isso mais nos seja possível. Mas vai saber o que se passa na cabeça da presidente.
Quem sabe... quer dizer, quem conseguir ter saco para esperar, verá.
abs.
Com toda certeza uma parceria na 5a geração está na mesa.
Poderá ser o FS2020 ou até um novo projeto, talvez de propriedade da Embraer e ai a SAAB entraria com a ajuda.
O ministro disse que o Brasil está aberto a novos parceiros na 5a geração.
E disse também que não está descartando a Suecia como parceiro na 5a geração. O sucesso da parceria no Gripen vai nos mostrar qual será o melhor caminho na 5a geração...