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Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Ter Ago 20, 2013 1:24 pm
por Olinda
FCarvalho escreveu:Mas quem disse que os Gripen sul-africanos estão a venda?
Que eu saiba eles estão 'groudeados'. E por enquanto é só.
Senhores, não haverá tampão do exterior. A FAB já decidiu que o F-5 guarnecerá o GDA até que se tome uma decisão final sobre o FX. E tendo esta decisão, eles ainda lá permanecerão até que os primeiros aviões do FX cheguem.
E isso só vai acontecer, caso haja alguma decisão ainda este ano, só lá para 2018-19. Caso contrário, se nada for decidido, esqueçam tudo e vamos esperar pela próxima década, e ver o que acontece.
Simples assim.

abs.
FCarvalho,

Mas caso ocorra uma decisão do FX-2 favorável ao Gripen-NG, na minha opinião um tampão será necessário, pois não acredito que o caça esteja pronto antes dos F-5 sair de operação.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Ago 21, 2013 12:11 am
por FCarvalho
Olinda escreveu:
FCarvalho escreveu:Mas quem disse que os Gripen sul-africanos estão a venda?
Que eu saiba eles estão 'groudeados'. E por enquanto é só.
Senhores, não haverá tampão do exterior. A FAB já decidiu que o F-5 guarnecerá o GDA até que se tome uma decisão final sobre o FX. E tendo esta decisão, eles ainda lá permanecerão até que os primeiros aviões do FX cheguem.
E isso só vai acontecer, caso haja alguma decisão ainda este ano, só lá para 2018-19. Caso contrário, se nada for decidido, esqueçam tudo e vamos esperar pela próxima década, e ver o que acontece.
Simples assim.
abs.
FCarvalho,
Mas caso ocorra uma decisão do FX-2 favorável ao Gripen-NG, na minha opinião um tampão será necessário, pois não acredito que o caça esteja pronto antes dos F-5 sair de operação.
Olinda, os F-5EM como já foi colocado aqui no fórum nas discussões do FX, segundo a própria FAB, poderão ter a sua vida útil estrutural mantida até 2025. Pelo menos. Isso claro é bem válido para as últimas células a serem introduzidas, que no caso serão as 11 undes 'jordanianas'. Mas, também vale para as últimas células de F-5 modernizados pela Embraer, e entregues ainda por estes dias à FAB.

Os primeiros F-5EM a começarem a dar baixa, segundo o planejamento da FAB, serão aqueles modernizados por primeiro, a partir de 2001. Isto está previsto para começar em 2017/2018, datas que obviamente poderão ser modificadas se assim a demanda por estes caças exigir, e obviamente, as células permitirem, dentro de um nível de segurança e operacionalidade que não comprometa a utilização do caça e a vida de seus pilotos.

Mesmo que o Gripen NG seja o escolhido no mês que vem ou no final do ano, a FAB até o momento, não deu qualquer indicação de que irá lançar mão de outro tampão para o GDA que não o F-5EM, e isto está posto bem claro na fala do Bgdo Saito no Congresso. A não ser, claro, que o governo, nas negociações subsequentes à escolha, faça questão de apor ao GDA, seja por motivos A, B ou C a introdução daquele modelo, ainda que nas versões A/B ou C/D.

Sabemos que qualquer dos caças que for escolhido, só aparece por aqui, em 4/5 anos após a escolha. E isso se não houver maiores problemas na negociação do contrato de compra, o que também sabemos, normalmente não costumam ser resolvidos tão rapidamente e sem algumas intempéries.

Vamos torcer para que algo seja feito. Da maneira como está, infelizmente este processo já devia ter acabado há muito tempo. Até mesmo as vantagens que penso o Gripen NG nos daria em termos de participação industrial e tot's já não são as mesmas devido à inexistência de uma decisão. Muita coisa já foi feita em termos de desenvolvimento no NG. Não tenho certeza que possamos a essa altura do campeonato fazer mais do que "apertar parafusos e dar rebite em lata", coisa que a Embraer já faz hoje e muito bem.

Enfim, perdemos o tempo ideal para se obter alguma vantagem real, concreta na participação no projeto do NG. E sendo assim, os outros dois candidatos também não trazem nenhuma novidade para nós em termos tecnológicos que nos seja melhor do que os ganhos com logística e manutenção.

Foi-se o tempo. Perdemos o trem. O negócio agora é aproveitar o que der e o que tive,r e tentar manter o pouco que ainda temos, e viremos a ter, e continuar tentando fazer, nas palavras do Bgdo Saito, "o melhor possível para a defesa aérea" do Brasil.

Se será suficiente, eu realmente não sei.

abs.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Ago 21, 2013 12:40 pm
por Olinda
FCarvalho escreveu:
Olinda escreveu: FCarvalho,
Mas caso ocorra uma decisão do FX-2 favorável ao Gripen-NG, na minha opinião um tampão será necessário, pois não acredito que o caça esteja pronto antes dos F-5 sair de operação.
Olinda, os F-5EM como já foi colocado aqui no fórum nas discussões do FX, segundo a própria FAB, poderão ter a sua vida útil estrutural mantida até 2025. Pelo menos. Isso claro é bem válido para as últimas células a serem introduzidas, que no caso serão as 11 undes 'jordanianas'. Mas, também vale para as últimas células de F-5 modernizados pela Embraer, e entregues ainda por estes dias à FAB.

Os primeiros F-5EM a começarem a dar baixa, segundo o planejamento da FAB, serão aqueles modernizados por primeiro, a partir de 2001. Isto está previsto para começar em 2017/2018, datas que obviamente poderão ser modificadas se assim a demanda por estes caças exigir, e obviamente, as células permitirem, dentro de um nível de segurança e operacionalidade que não comprometa a utilização do caça e a vida de seus pilotos.

Mesmo que o Gripen NG seja o escolhido no mês que vem ou no final do ano, a FAB até o momento, não deu qualquer indicação de que irá lançar mão de outro tampão para o GDA que não o F-5EM, e isto está posto bem claro na fala do Bgdo Saito no Congresso. A não ser, claro, que o governo, nas negociações subsequentes à escolha, faça questão de apor ao GDA, seja por motivos A, B ou C a introdução daquele modelo, ainda que nas versões A/B ou C/D.

Sabemos que qualquer dos caças que for escolhido, só aparece por aqui, em 4/5 anos após a escolha. E isso se não houver maiores problemas na negociação do contrato de compra, o que também sabemos, normalmente não costumam ser resolvidos tão rapidamente e sem algumas intempéries.

Vamos torcer para que algo seja feito. Da maneira como está, infelizmente este processo já devia ter acabado há muito tempo. Até mesmo as vantagens que penso o Gripen NG nos daria em termos de participação industrial e tot's já não são as mesmas devido à inexistência de uma decisão. Muita coisa já foi feita em termos de desenvolvimento no NG. Não tenho certeza que possamos a essa altura do campeonato fazer mais do que "apertar parafusos e dar rebite em lata", coisa que a Embraer já faz hoje e muito bem.

Enfim, perdemos o tempo ideal para se obter alguma vantagem real, concreta na participação no projeto do NG. E sendo assim, os outros dois candidatos também não trazem nenhuma novidade para nós em termos tecnológicos que nos seja melhor do que os ganhos com logística e manutenção.

Foi-se o tempo. Perdemos o trem. O negócio agora é aproveitar o que der e o que tive,r e tentar manter o pouco que ainda temos, e viremos a ter, e continuar tentando fazer, nas palavras do Bgdo Saito, "o melhor possível para a defesa aérea" do Brasil.

Se será suficiente, eu realmente não sei.

abs.

FCarvalho,

No caso do F-18 ou Rafale acredito que em 4/5 anos estejam operacionais na FAB, mas o Gripen-NG ainda precisa passar por testes, e homologação da nova fuselagem. Quanto tempo até está tudo pronto? Mesmo que o GDA receba os F-5 mais "novos", os outros esquadrões ficariam desfalcados, ou parados.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Ago 21, 2013 7:42 pm
por FCarvalho
Olinda escreveu:FCarvalho,
No caso do F-18 ou Rafale acredito que em 4/5 anos estejam operacionais na FAB, mas o Gripen-NG ainda precisa passar por testes, e homologação da nova fuselagem. Quanto tempo até está tudo pronto? Mesmo que o GDA receba os F-5 mais "novos", os outros esquadrões ficariam desfalcados, ou parados.
Eu sei Olinda, e a FAB também. Por isso citei a questão da possibilidade de extensão da manutenção daqueles caças pela força até 2025 ou mais, se necessário.

Acredito que a questão que se destaca aqui, é que a depender do que foi colocado no papel na proposta sueca, e considerando a fala do cmtde da FAB no congresso, podemos presumir que esta, e as demais propostas estejam em suas ofertas, disponibilizando os caças escolhidos, presumivelmente, dentro deste período de tempo citado por ele, de quatro a cinco anos.

Neste sentido, podemos crer que a FAB entende que irá receber, salvo algum problema maior nas negociações posteriores a escolha, estes caças naquele período de tempo. Deve-se considerar no entanto, que fatalmente poderão haver intempéries nas negociações, e que este tempo pode variar para mais ou para menos. Essa flexibilidade do caráter entre as negociações, a produção e a entrega dos caças, com certeza faz parte da consciência da FAB sobre a análise do projeto FX desde o começo.

O Gripen NG, se bem me recordo, tem as suas primeiras entregas para a Suiça marcadas para 2020/2022. Mas isso é questão de negócios entre a Saab e o governo Suiço. No nosso caso, bem, é o nosso caso. Outras condições, outras problemáticas e outras realidades. Podemos querer receber os nossos antes. Se isso for determinado nas negociações, com certeza se fará assim. E se não for possível, o ganhador do FX passa a vez para o segundo melhor colocado.

Mas não acho que isso vá acontecer. Se estas empresas chegaram até aqui, deve ser porque a FAB acatou os argumentos destas sobre a suas capacidade de entregar exatamente aquilo que foi ofertado, no tempo e na forma solicitadas pela FAB.

Se o NG ganhar, meu sonho de consumo vai virar um FS2020 a brasileira. Mas isso já é um assunto para mais 5 mil páginas de discussões em um outro tópico, para daqui a uns 20 anos quem sabe... :wink:

abs.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Set 11, 2013 10:00 pm
por Penguin
Imagem

Boeing And Saab To Propose Gripen For T-X
By Bill Sweetman william.sweetman@aviationweek.com
Source: AWIN First
http://www.aviationweek.com/Article.asp ... 615489.xml

September 11, 2013
Credit: Stefan Kalm/Saab

Boeing and Saab will announce “in weeks rather than months” that they will team up to offer the JAS 39 Gripen for the U.S. Air Force’s T-X future trainer requirement, according to sources familiar with the deal. Saab is apparently confident that the two companies will be able to undercut the cost of the closest rival contender, the Lockheed Martin/Korea Aerospace Industries T-50.

Other details of the deal are being closely held. The T-X program, aimed at acquiring some 350 trainers to replace the Northrop Grumman T-38, has been on hold due to budget cuts but is expected to restart in the 2015 budget.

The move is a major change to the line-up for the competition, for which Northrop Grumman has teamed with BAE Systems, offering the Hawk, and Alenia has joined forces with General Dynamics to promote the M-346.

Until now, Boeing had stated its intention to offer an all-new aircraft. However, a link with Saab became a possibility when the Swedish government launched development of the new JAS 39E version at the beginning of this year. Although the Swedish plan is formally contingent on Switzerland confirming its order for the fighter (in a referendum that is expected early next year), the Swiss deal has continued to pass milestones on the way to that decision. The JAS 39E is due to enter service in 2018.

Sweden and Switzerland both plan to order only JAS 39E single-seaters, but the two-seat 39F is a straightforward development.

The JAS 39F is fractionally larger and more powerful than the T-50, but also is more modern, with a wide-screen cockpit like that of the F-35 and a fully integrated helmet-mounted display. It is expected to cost less to acquire than the previous C/D variant and has been designed for easy maintenance and low operating costs. Swiss air force leaders say that its cost per flight hour is expected to be half that of the Typhoon and Rafale, its competitor for the Swiss order.

While no formal T-X requirement has been issued, Saab and Boeing’s action indicates that they believe any requirement under which the T-50 qualifies also could be met by the Gripen.

One industry source notes that a T-X Gripen also would be suitable for aggressor training, or as a companion trainer for F-22s and F-35s — which, unlike earlier USAF fighters, are not being acquired in two-seat versions. (The USAF has added T-38s to F-22 units in that role.) Beyond that, a source close to USAF leadership notes that “it is not a long step to an affordable air defense fighter to replace (Air National) Guard F-15/F-16 units.

Boeing issued a statement that neither confirmed nor denied the existence of the Saab deal.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Set 11, 2013 10:19 pm
por Carlos Lima
Dos criadores de F-5 2.0, vem aí... TF-33 2.0... a Revanche.

[]s
CB_Lima

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Set 11, 2013 10:23 pm
por Bourne
A FAB se acostumou a voar de treinador bombado com F5. O gripen é apenas uma modernização e uma velha prática. :lol:

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Set 11, 2013 10:58 pm
por Penguin
Nada mal esse T-33 2.0...
AESA com sistema swashplate
Supercruise
EW/ECM de ultima geração
IRST, MAWS, Towed decoy, HMD
etc, etc...

Imagem

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Set 11, 2013 11:36 pm
por Bourne
Nem esse...

Imagem

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Set 12, 2013 12:42 am
por Marechal-do-ar
Já viram a árvore genealógica completa do F-5?

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Set 12, 2013 9:34 am
por FCarvalho
Vamos acabar é voado isso... :?

https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSHfDbkc99wyCjeOb3L11HS6tn7zRQtdWZElmIuEVK3YnQzvHwI

abs.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Set 18, 2013 1:24 am
por Glauber Prestes
Nunca vi Marechal, tens aí?

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Set 18, 2013 12:54 pm
por NovaTO
Saab mira na Ásia para desenvolver novo caça furtivo FS-2020
17 de setembro de 2013, em Indústria Aeronáutica, Noticiário Internacional, Pesquisa & Desenvolvimento, Tecnologia, por Fernando "Nunão" De Martini


Imagem
FS-2020 - imagem via Gripen4Canada


Segundo notícia publicada no Sweedish Wire nesta terça-feira, 17 de setembro, o grupo aeroespacial e de defesa Saab, da Suécia, está mirando na Ásia para desenvolver um novo caça furtivo. As informações são do Global Times, um tabloid que é publicado sob os auspícios do People’s Daily, considerado a voz oficial do Partido Comunista Chinês.

O Grupo Saab busca ajuda da Coreia do Sul, Finlândia e Taiwan para desenvolver seu novo caça furtivo, o FS-2020, para competir com vários modelos de quinta geração, incluindo o J-31 da China e o ATD-X Shinshin, do Japão. Também se noticia que o grupo está próximo de estabelecer uma cooperação com a fabricante americana de aeronaves Boeing, visando oferecer o JAS 39 Gripen para o programa TX da Força Aérea dos EUA, que visa a aquisição de um novo jato de treinamento.

FONTE: Sweedish Wire (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

IMAGEM via Gripen4Canada

Leia mais (Read More): Saab mira na Ásia para desenvolver novo caça furtivo FS-2020 | Poder Aéreo - Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil
O que deveria ser:
FX2 em 2008: Gripen E/F FX-3 em 2014: FS2020 (em parceria com alguns países para dividir os custos e aumentar a escala)

Realidade:FX-2 prestes a ser cancelado em favor de um tampão modernizado ou nada (F-5EM até cairem). [002]

[]'s

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Set 18, 2013 2:35 pm
por Alcantara
Glauber Prestes escreveu:Nunca vi Marechal, tens aí?
Procura no tópico do F/A-18 que você acha...
:wink:

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Set 18, 2013 5:24 pm
por J.Ricardo
Já torci pelo Flanker na época "romântica" do FX-1, acredito que o Rafale é o melhor para um país que quer se impor de verdade, fiquei contente com o F-18 pq finalmente esta novela bizarra iria acabar de uma vez, mas na realidade dura e fria, o Gripen tem o tamanho exato de nosso país! E não digo nem o E/F, era o C/D mesmo...