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Enviado: Sáb Dez 09, 2006 8:50 pm
por midnight
Degan escreveu:
Eso es correcto.... :oops: , y por eso soy menos "objetivo", pero intento justificar mis opiniones con FUENTES...

Saludos,


Então toma as fontes, inclusive achei mais, eu tinha colocado a fonte quando eu mencionei sobre o texto.

http://vayu-sena.tripod.com/comparison-f15-su30-1.html
http://www.defesanet.com.br/noticia/su30mkxf15/

É duro ver a FAB à receber M2000 perante ao SU-30MK nada pode.
http://vayu-sena.tripod.com/comparison-mirage2000-su30-1.html

E toma Fuentes!!!!!!!!!!!!!!!

Enviado: Sáb Dez 09, 2006 8:56 pm
por AlbertoRJ
Onde existem informações confiáveis sobre o alcance máximo de detecção do AN/APG 68v(9) para alvos com RCS compatíveis com um caça?
Existe realmente uma decepção dos israelenses em relação à esse radar?

IMRA - May 5, 2005

Sources:
I. Background: MENL - February 18, 2004
II. Current: Jerusalem Post - May 5, 2005
I. Background: ISRAEL FRUSTRATED OVER U.S. RADAR FOR F-16I
Wednesday, February 18, 2004

TEL AVIV [MENL] -- The Israel Air Force has quietly expressed frustration over its decision to accept a U.S.-origin radar for the new F-16I multi-role fighter.

Defense officials and military sources said the choice of Northrop Grumman's AN/APG-68[V]9 synthetic-aperture multi-mode radar has dismayed both the service and the Defense Ministry. They said an evaluation by Israeli air force pilots of the U.S. radar showed it to be inferior to an indigenous Israeli radar designed by Elta Electronic Industries. Israeli pilots flew the F-16I in test flights in 2003 in the United States.

"This was the most political decision ever made by the air force and we'll be paying for this for years to come," a senior officer said.

The military sources said the Defense Ministry agreed to a U.S. radar as part of the request for 102 F-16 Block 50 aircraft from the United States in 1999. The U.S. Defense Department refused to allow Israel to install the Elta SAR radar on the F-16, the staple of NATO air forces.

Fonte: http://www.jonathanpollard.org/2005/050505c.htm



Alguém sabe ao certo que radar equipa os SU-30MK2 da Venezuela? Entendo que seria um erro compra-los com o N001 ou mesmo o N001VE, já que são radares inferiores ao NIIP N011M ou ao Phazotron Zhuk-MSE, que são os radares atualmente oferecidos para o modelo.

Outro dado é que o RCS frontal do Su-30 é muito maior que o do F-16. Já vi estimativas de 1,3 M² para o F-16 e cerca de 10 M² para o Flanker. O Su-30 precisa ter um radar com um alcance muito maior para se igualar na distância de detecção.

Faltam mais dados do Su-30 venezuelano.


Abraços.

Enviado: Sáb Dez 09, 2006 9:25 pm
por Bolovo
midnight escreveu:
Degan escreveu:Carlinhos....

Te recuerdo cuatro cosas:

1) La FAB dió una clase en la última CRUSEX...solo actualizando electrónica y doctrina de sus "viejos" F-5....incluso contra aviones "supuestamente" muy superiores como es el Mirage 2.000C... :wink:

2) El primer F-5M fue entregado a la FAB 4 meses antes que el primer F-16 a Chile, además, los pilotos y mecánicos chilenos se estaban entrenando en USA hace años...

3) Los F-5TIII de capacidades y tecnología similar a las del F-5M se usan en Chile desde hace 15 años...

4) Puedes opinar y especular lo que quieras de las cualidades del Sukhoi y sus radares....pero yo ya entregue bastante data solida...te guste o no... :wink:


Não adianta tu é chileno, tá defendendo a FACh.

Sou brasileiro e concordo com o Degan (tem mais alguns aqui que concordam também).

Enviado: Sáb Dez 09, 2006 9:30 pm
por AlbertoRJ
Bolovo escreveu:
midnight escreveu:
Degan escreveu:Carlinhos....

Te recuerdo cuatro cosas:

1) La FAB dió una clase en la última CRUSEX...solo actualizando electrónica y doctrina de sus "viejos" F-5....incluso contra aviones "supuestamente" muy superiores como es el Mirage 2.000C... :wink:

2) El primer F-5M fue entregado a la FAB 4 meses antes que el primer F-16 a Chile, además, los pilotos y mecánicos chilenos se estaban entrenando en USA hace años...

3) Los F-5TIII de capacidades y tecnología similar a las del F-5M se usan en Chile desde hace 15 años...

4) Puedes opinar y especular lo que quieras de las cualidades del Sukhoi y sus radares....pero yo ya entregue bastante data solida...te guste o no... :wink:


Não adianta tu é chileno, tá defendendo a FACh.

Sou brasileiro e concordo com o Degan (tem mais alguns aqui que concordam também).


Eu discordo, principalmente do tópico nº 4.

[]'s

Enviado: Sáb Dez 09, 2006 9:33 pm
por soultrain
chm0d escreveu:
Nao, que o F-22 so presta pq é Stealth... essa é a conclusao :)

O F-22 é praticamente inferior ao «Flanker» em tudo. É menos rápido, não tem a mesma capacidade de carga e mesmo a sua autonomia carregado não será superior à do avião russo. No entanto, os americanos apostaram tudo na capacidade do F-22 de se tornar quase invisível.

Abs.


Ai eu discordo, toda a electrónica do F-22, supostamente, é muito superior a tudo o resto que existe, a sua situation awareness não tem rival.

[[]]'s

Enviado: Sáb Dez 09, 2006 9:53 pm
por rodrigo
Degan escreveu:
Carlinhos....

Te recuerdo cuatro cosas:

1) La FAB dió una clase en la última CRUSEX...solo actualizando electrónica y doctrina de sus "viejos" F-5....incluso contra aviones "supuestamente" muy superiores como es el Mirage 2.000C...

2) El primer F-5M fue entregado a la FAB 4 meses antes que el primer F-16 a Chile, además, los pilotos y mecánicos chilenos se estaban entrenando en USA hace años...

3) Los F-5TIII de capacidades y tecnología similar a las del F-5M se usan en Chile desde hace 15 años...

4) Puedes opinar y especular lo que quieras de las cualidades del Sukhoi y sus radares....pero yo ya entregue bastante data solida...te guste o no...


Não adianta tu é chileno, tá defendendo a FACh.

São fatos.

Enviado: Sáb Dez 09, 2006 9:58 pm
por soultrain
A superioridade do SU são os próprios Americanos que reconhecem:


Russian fighters for the USAF/USN?
The ultimate irony …

Bob Kress, ex-Grumman VP of advanced programs and chief engineer on the F-14, and Adm. Paul Gillcrist, retired USN fighter pilot

by Robert W. Kress with Rear Adm. Paul Gillcrist, U.S. Navy (Ret.)

http://www.flightjournal.com/articles/su27/su27.asp

Enviado: Sáb Dez 09, 2006 10:01 pm
por rodrigo
Se você quer comparar o F-16 Chileno x o Su-30 Venezuelano sem levar em consideração como essas FAs combatem... a discussão vira "Super-Trunfo" e vamos comparar números e folhetos e não capacidades no contexto nosso.
O Lima resumiu bem a discussão, eu até havia pensado nisso desde o início. Uma comparação pura, como no super trunfo: autonomia?carga? comprimento? envergadura? o SU leva sem discussão. Mas isso não levaria ao debate que chegamos. Todos os elementos que constituem a superioridade aérea devem ser considerados, principalmente a qualidade dos pilotos, fator importantíssimo desde a época do Barão Vermelho. Então, defender um caça porque ele é bonito, ou o fabricante diz que ele faz isso ou aquilo, ou faz uma piruetas fantásticas em show aéreo é uma coisa. Mas dizer que pode-se ignorar todos os fatores da guerra aérea, para comparar uma força aérea falida como a venezuelana, com a força aérea chilena, é sacanagem!

Enviado: Sáb Dez 09, 2006 10:02 pm
por Degan
Então toma as fontes, inclusive achei mais, eu tinha colocado a fonte quando eu mencionei sobre o texto.

http://vayu-sena.tripod.com/comparison-f15-su30-1.html
http://www.defesanet.com.br/noticia/su30mkxf15/


Amigo....¿cuál de tus puntos se sustenta con esos links?... :?

É duro ver a FAB à receber M2000 perante ao SU-30MK nada pode.
http://vayu-sena.tripod.com/comparison- ... u30-1.html


Bueno, además de comparar aviones que no estamos discutiendo, ellos mismos dicen que es una comparación teorica y relativa a sus intereses...

Onde existem informações confiáveis sobre o alcance máximo de detecção do AN/APG 68v(9) para alvos com RCS compatíveis com um caça?
Existe realmente uma decepção dos israelenses em relação à esse radar?


1) No existe fuente oficial con esos datos, pero fuentes como Janes entregan una comparación bastante interesante que muestra claramente que un radar "genérico" (No el (v)9) tiene bastante más alcance que el N-001....
2) Es bastante claro que esa "desepción" se debe a que no se permitió a Israel integrar su Elta/M-2032 (el mismo del F-5TIII) en sus nuevos F-16I...

Eu discordo, principalmente do tópico nº 4.


Projeto....estás en todo tu derecho, pero sería mucho "mejor" si explicas por qué y en qué te basas para dicentir.... :wink:

Saludos,

Enviado: Sáb Dez 09, 2006 10:04 pm
por marcelosobrado
Sinceramente acho que essa vatação e discussão é inútil.
Até que se tenho certeza/conhecimento de quais os sistemas/armamentos que foram integrados aos Su-30 da FAV qualquer discussão sobre qual o melhor caça da AL é pura especulação.
Vamos esperar mais alguns meses, talvez anos, p/ ai sim poder fazer uma avaliação pau-a-pau.

Enviado: Sáb Dez 09, 2006 10:05 pm
por AlbertoRJ
Degan escreveu:
Eu discordo, principalmente do tópico nº 4.


Projeto....estás en todo tu derecho, pero sería mucho "mejor" si explicas por qué y en qué te basas para dicentir.... :wink:

Saludos,


4) Puedes opinar y especular lo que quieras de las cualidades del Sukhoi y sus radares....pero yo ya entregue bastante data solida...te guste o no...


Degan, nenhum de nós têm "dados sólidos" sobre os Flankers venezuelanos, só fazemos especular...até o alcance dos radares é pura especulação.

Degan escreveu:
Onde existem informações confiáveis sobre o alcance máximo de detecção do AN/APG 68v(9) para alvos com RCS compatíveis com um caça?
Existe realmente uma decepção dos israelenses em relação à esse radar?


1) No existe fuente oficial con esos datos, pero fuentes como Janes entregan una comparación bastante interesante que muestra claramente que un radar "genérico" (No el (v)9) tiene bastante más alcance que el N-001....
2) Es bastante claro que esa "desepción" se debe a que no se permitió a Israel integrar su Elta/M-2032 (el mismo del F-5TIII) en sus nuevos F-16I...



1) Nada nuevo bajo el sol.
2) Então o Elta/M-2032 é melhor que o AN/APG 68 v(9) :wink:

[]'s

Enviado: Sáb Dez 09, 2006 10:17 pm
por Degan
Projeto....calro que nadie tiene el dato absoluto y real....PERO:

1) Los mejores datos apuntan a que los Sujoi venezolanos son Su-30MK2, y de estos se conoce bastante...

2) La mejor especulación sobre los alcances de los radares es aquella que se basa en las mejores fuentes y que compara en igualdad de condiciones.... :wink:

3) Si aún así no crees que sea suficiente para debatir....pues ok...

2) Então o Elta/M-2032 é melhor que o AN/APG 68 v(9)


Pues no todo es prestaciones....¿no?...

Enviado: Sáb Dez 09, 2006 10:21 pm
por AlbertoRJ
Degan escreveu:Projeto....calro que nadie tiene el dato absoluto y real....PERO:

1) Los mejores datos apuntan a que los Sujoi venezolanos son Su-30MK2, y de estos se conoce bastante...

2) La mejor especulación sobre los alcances de los radares es aquella que se basa en las mejores fuentes y que compara en igualdad de condiciones.... :wink:

3) Si aún así no crees que sea suficiente para debatir....pues ok...


1) Os dados do Su-30MK2 variam bastante, para a Malasia foram oferecidos com o radar N011M.

2) Especulação é especulação PUNTO. :wink: FUEEEENTES !!!

3) Exato.

Degan escreveu:
2) Então o Elta/M-2032 é melhor que o AN/APG 68 v(9)


Pues no todo es prestaciones....¿no?...


Prestaciones son prestaciones.... :wink:


[]'s

Enviado: Sáb Dez 09, 2006 10:39 pm
por rodman
Sou meio suspeito para dizer, pois gosto muito de pilotar o F-16, então digam o que quiserem, más acho que o F-16 ficaria bem no Brasil, pelo menos na foto:
Imagem

Enviado: Sáb Dez 09, 2006 11:08 pm
por midnight
soultrain escreveu:A superioridade do SU são os próprios Americanos que reconhecem:


Russian fighters for the USAF/USN?
The ultimate irony …

Bob Kress, ex-Grumman VP of advanced programs and chief engineer on the F-14, and Adm. Paul Gillcrist, retired USN fighter pilot

by Robert W. Kress with Rear Adm. Paul Gillcrist, U.S. Navy (Ret.)

http://www.flightjournal.com/articles/su27/su27.asp


Concordo, era isso que eu falava, que antes de descrer a fonte, tem que ver são os própros americanos que reconhecem.