FAB Compra 9 ( nove ) F-5 E/F por US$24,000,000.00

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

#121 Mensagem por faterra » Dom Fev 19, 2006 10:32 pm

Pampa escreveu:Caros foristas Boa tarde.
Mais leio que participo, mas sempre é hora de colaborar.
Li com atenção os comentários.
Vamos lá:
... Como o Juarez falou os Echos vem pq ninguém vende Fox sem desovar Echo. O F5F é mais novo de todos os F-5, por isto menos ciclos, menos hs de vôo e claro, produção menor que o torna mais caro. São 160 e poucos só. Mas não é tbém de todo ruim, pois quem já gastou algumas horas numa unidade de F-5, em especial a área de Material, sabe como anda complicado consegui peças de reposição de F-5. Há muita disputa e a FAB vive brigando com Korea, Chile, Suiça, Taiwan... Cingapura etc para comprar peças. Alguma nós fabricamos no PAMA-SP (longarinas por exemplo, que os caras na Northrop ficam loucos de admirados pela relação custo benefício que eles não tem - todos os Aggressors tiveram suas longarinas de asa e dorso made in Brazil)
- O F-5 é um avião excepcional, barato e no projeto BR, que sim, deveria ter começado 7 anos antes, no mínimo, será, ou melhor é uma plataforma invejável. Ele hj tem problemas, alguns fruto da inoperância da Embraer e Elbit, mas que serão solucionados, pois são ajustes de integração. A demora em chegar F-5BR a CO é pq a FAB só pega em GPX aeronave 100%. Deu pane fica até sair 100%. Hj CO está com três em vias de receber o quarto e em março teremos seis. Quem viu o avião de perto (F-5EM) sabe que é um bom avião para nossa realidade. Se bem armado, fica excelente e vou ver ele dando pau no M2000.
- Eu não teria pego o M2000 (o ideal era padronizar tudo com F-5 e na sequencia escolher um multifunção para substituir o F-5 que nos desse real condição operacional). Mas independente de gosto e visão operacional, NÃO ADIANTA SONHAR. VC PODE COLOCAR 50 SU-35, F-18E.... EUROFIGHTER NA LINHA. MAS COMPRAR NAO SIGNIFICA OPERAR! QUAL O CUSTO OPERACIONAL? QUAL O STAFF QUE VC PRECISA? VC PODE MATER VOANDO OU NAO? O F-5 é inferior ao F-16 em tese, mas bem armado ele cumpre seu papel e até dependedo da maneira como é empregado, pode vencer. Além do mais é o que se pode pagar e sustentar. É melhor vc ter 12 F-5 sendo 10 disponíveis e armados, do que 16 F-16 com 15 hangarados e apenas o caça de alerta ok!...
Abs
Leandro Casella



Uma vez tendo esta dificuldade para comprar peças no mercado o que a FAB pretende fazer para consegui-las? Pelo andar da carruagem corre-se o risco destas aeronaves ficarem ativas por até 20 anos. Será que vão fabricar as peças à medida que forem necessitadas? E o custo disto? Quantas aeronaves terão de adquirir para "banco de peças" para atender a demanda durante todos estes anos?

Estou lendo em alguns posts que a aquisição de novos caças se dará somente a partir de 2025. A FAB deixou transpirar alguma coisa neste sentido? Ou é somente um temor dos foristas? A última posição é que a compra destes caças seria retomada no menor prazo possível. Possivelmente, a partir de 2008 a 2010. Por isso a compra do M2C. As Forças Armadas já são prejudicadas com as eternas desculpas de "não temos verbas". Agora terão que se habituar com os engodos?

O equipamento em final de carreira tem sua manutenção extremamente cara. Mesmo que se atualize acredito que não terão um ganho muito grande a ponto de inviabilizar a aquisição de um equipamento novo com seu custo de manutenção extremamente baixo em relação ao velho/ atualizado. A FAB não pretende pagar o M2C com o que irá economizar com o custo de manutenção dos MIII?

Tenho um pé atrás com relação ao argumento de que não adianta comprar uma frota de caças novos e a maioria deles ficarem nos hangares por falta de verbas para manutenção, mesmo porque equipamento novo não dá manutenção de vulto e, se der, tem garantia de fábrica. Também sei que isto está acontecendo hoje, mas a maioria dos caças é final de carreira. Já com sérios problemas de tudo.

Tenho a visão curta dos fatos mas, será que estou tão enganado e falando bobagens?




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#122 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Fev 20, 2006 1:35 am

CFB escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Embil não, Elbit. Sim, ela é sócia majoritária da Aeroeletrônica.

Obrigado por corrigir meu erro, mas se a Elbit ( agora eu escrevi certo ) e socia majoritaria da Aeroeletronica, indiretamente ela ainda controla a tecnologia embarcada dos A-29, F-5BR e etc...


Indiretamente não. Diretamente.

-----------------------

faterra escreveu:Uma vez tendo esta dificuldade para comprar peças no mercado o que a FAB pretende fazer para consegui-las? Pelo andar da carruagem corre-se o risco destas aeronaves ficarem ativas por até 20 anos. Será que vão fabricar as peças à medida que forem necessitadas? E o custo disto? Quantas aeronaves terão de adquirir para "banco de peças" para atender a demanda durante todos estes anos?


Acredito que enquanto a USAF continuar usando o F-5 - e ainda ficará por um bom tempo, pois recentemente adquiriu mais células da Suíça - não vai haver severos problemas.

Estou lendo em alguns posts que a aquisição de novos caças se dará somente a partir de 2025. A FAB deixou transpirar alguma coisa neste sentido? Ou é somente um temor dos foristas? A última posição é que a compra destes caças seria retomada no menor prazo possível. Possivelmente, a partir de 2008 a 2010. Por isso a compra do M2C. As Forças Armadas já são prejudicadas com as eternas desculpas de "não temos verbas". Agora terão que se habituar com os engodos?


Por ordem: 1- Não. 2- Sim. 3- Infelizmente já estão.

O equipamento em final de carreira tem sua manutenção extremamente cara. Mesmo que se atualize acredito que não terão um ganho muito grande a ponto de inviabilizar a aquisição de um equipamento novo com seu custo de manutenção extremamente baixo em relação ao velho/ atualizado. A FAB não pretende pagar o M2C com o que irá economizar com o custo de manutenção dos MIII?


A compra dos M2KC veio de crédito extra do governo. Mas talvez o que será poupado nos custos de manutenção possa virar mais horas de vôo. Ou não. Pode ser que vá para outras áreas.

Tenho um pé atrás com relação ao argumento de que não adianta comprar uma frota de caças novos e a maioria deles ficarem nos hangares por falta de verbas para manutenção, mesmo porque equipamento novo não dá manutenção de vulto e, se der, tem garantia de fábrica. Também sei que isto está acontecendo hoje, mas a maioria dos caças é final de carreira. Já com sérios problemas de tudo.


O que se fala é que uma aeronave muito cara em termos de horas de vôo acarretaria numa diminuição global das horas de vôo da unidade, partindo-se do princípio de que as verbas mantenham-se iguais.

Dessa maneira, se você tem, por exemplo, 100 reais de verba e duas aeronaves, uma que custe 10 reais por vôo e outra 5, a mais barata permitirá o dobro das horas de vôo. Conseqüentemente você terá pilotos mais bem treinados e uma operatividade muito maior do esquadrão.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

#123 Mensagem por faterra » Seg Fev 20, 2006 9:34 am

Valeu Vinicius.




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

FAB compra 9 F 5 E F

#124 Mensagem por juarez castro » Seg Jun 26, 2006 7:19 pm

Srs., tendo em vista a condição que se encontram as células sauditas(podres) a FAB estuda duas possibilidades :

Abrir o negócio, ou confirmar, transladar por navio as mesmas, face que para por em dia, a Northrop pediu 6 meses, mantendo as Fox para voar e transformando os Echos em scraper.
Bem, como eu havia comentado a um tempo atrás, éra muito prematuro, contarmos com a totalidade destas células no inventário da FAB, e o que se suspeitava está acontecendo.

Grande abraço




Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: FAB compra 9 F 5 E F

#125 Mensagem por Alitson » Seg Jun 26, 2006 7:30 pm

juarez castro escreveu:Srs., tendo em vista a condição que se encontram as células sauditas(podres) a FAB estuda duas possibilidades :

Abrir o negócio, ou confirmar, transladar por navio as mesmas, face que para por em dia, a Northrop pediu 6 meses, mantendo as Fox para voar e transformando os Echos em scraper.
Bem, como eu havia comentado a um tempo atrás, éra muito prematuro, contarmos com a totalidade destas células no inventário da FAB, e o que se suspeitava está acontecendo.

Grande abraço


Também falaram que os Impalas estavam podres ou um lixo, estão melhores que os nossos e o pior de tudo, voando!!!!!!!!!!!!! E por isso nada a ver, pois os A-4 da marinha também vieram de navio e tiveram de ser colocados em condições de voo por tecnicos americanos!!!!!!!!!!




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: FAB compra 9 F 5 E F

#126 Mensagem por juarez castro » Seg Jun 26, 2006 7:44 pm

Alitson escreveu:
juarez castro escreveu:Srs., tendo em vista a condição que se encontram as células sauditas(podres) a FAB estuda duas possibilidades :

Abrir o negócio, ou confirmar, transladar por navio as mesmas, face que para por em dia, a Northrop pediu 6 meses, mantendo as Fox para voar e transformando os Echos em scraper.
Bem, como eu havia comentado a um tempo atrás, éra muito prematuro, contarmos com a totalidade destas células no inventário da FAB, e o que se suspeitava está acontecendo.

Grande abraço


Também falaram que os Impalas estavam podres ou um lixo,

Eu n~~ao fiz esta afirmação.
estão melhores que os nossos e o pior de tudo, voando!!!!!!!!!!!!! E por isso nada a ver, pois os A-4 da marinha também vieram de navio e tiveram de ser colocados em condições de voo por tecnicos

Os aviões tinham pouquissímas horas de vôo e estavam exepcionalmente bem estocados, e a MB não tinha pilotos de asa fixa ainda formados.

americanos!!!!!!!!!!


Com certeza você deve ter bola dinformações privilegiadas que nós não temos,ficaria contente se você compartilha-se elas aqui no DB

Grande abraço




Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

Re: FAB compra 9 F 5 E F

#127 Mensagem por Lauro Melo » Seg Jun 26, 2006 7:45 pm

juarez castro escreveu:Srs., tendo em vista a condição que se encontram as células sauditas(podres) a FAB estuda duas possibilidades :
Abrir o negócio, ou confirmar, transladar por navio as mesmas, face que para por em dia, a Northrop pediu 6 meses, mantendo as Fox para voar e transformando os Echos em scraper.
Bem, como eu havia comentado a um tempo atrás, éra muito prematuro, contarmos com a totalidade destas células no inventário da FAB, e o que se suspeitava está acontecendo.
Grande abraço


Então ela comprou sem ver ?
Nao tinha uns técnicos da FAB, lá na Arábia ?
Será que eles não viram as condições dos caças ?




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: FAB compra 9 F 5 E F

#128 Mensagem por Alitson » Seg Jun 26, 2006 7:56 pm

juarez castro escreveu:
Alitson escreveu:
juarez castro escreveu:Srs., tendo em vista a condição que se encontram as células sauditas(podres) a FAB estuda duas possibilidades :

Abrir o negócio, ou confirmar, transladar por navio as mesmas, face que para por em dia, a Northrop pediu 6 meses, mantendo as Fox para voar e transformando os Echos em scraper.
Bem, como eu havia comentado a um tempo atrás, éra muito prematuro, contarmos com a totalidade destas células no inventário da FAB, e o que se suspeitava está acontecendo.

Grande abraço


Também falaram que os Impalas estavam podres ou um lixo,

Eu n~~ao fiz esta afirmação.
estão melhores que os nossos e o pior de tudo, voando!!!!!!!!!!!!! E por isso nada a ver, pois os A-4 da marinha também vieram de navio e tiveram de ser colocados em condições de voo por tecnicos

Os aviões tinham pouquissímas horas de vôo e estavam exepcionalmente bem estocados, e a MB não tinha pilotos de asa fixa ainda formados.

americanos!!!!!!!!!!


Com certeza você deve ter bola dinformações privilegiadas que nós não temos,ficaria contente se você compartilha-se elas aqui no DB

Grande abraço


Cara tu faz uma confusão na hora de editar a tua mensagem!!!!!!!!!!!




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: FAB compra 9 F 5 E F

#129 Mensagem por Alitson » Seg Jun 26, 2006 7:58 pm

Lauro Melo escreveu:
juarez castro escreveu:Srs., tendo em vista a condição que se encontram as células sauditas(podres) a FAB estuda duas possibilidades :
Abrir o negócio, ou confirmar, transladar por navio as mesmas, face que para por em dia, a Northrop pediu 6 meses, mantendo as Fox para voar e transformando os Echos em scraper.
Bem, como eu havia comentado a um tempo atrás, éra muito prematuro, contarmos com a totalidade destas células no inventário da FAB, e o que se suspeitava está acontecendo.
Grande abraço


Então ela comprou sem ver ?
Nao tinha uns técnicos da FAB, lá na Arábia ?
Será que eles não viram as condições dos caças ?



E ai meu amigão!!!!!!! Blz???????

Realmente Lauro, desta maneira está parecendo que compraram sem ver ou no Mercado.Livre!!!!!!!!! hehehehehehehe :lol: :lol: :lol:




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

Re: FAB compra 9 F 5 E F

#130 Mensagem por Lauro Melo » Seg Jun 26, 2006 8:06 pm

juarez castro escreveu:Srs., tendo em vista a condição que se encontram as células sauditas(podres) a FAB estuda duas possibilidades :
Abrir o negócio, ou confirmar, transladar por navio as mesmas, face que para por em dia, a Northrop pediu 6 meses, mantendo as Fox para voar e transformando os Echos em scraper.
Bem, como eu havia comentado a um tempo atrás, éra muito prematuro, contarmos com a totalidade destas células no inventário da FAB, e o que se suspeitava está acontecendo.
Grande abraço


Juarez,
Se realmente for verdade, considero um erro grotesco da FAB e uma falta de profissionalismo. Pois a quase 5 meses a notícia foi confirmada e quando foram buscar os caças ele estavam em condiÇões podres.
Não é possível que ninguém viu isto antes.
SDS,
Quarta-feira, 15 de fevereiro de 2006 - 16:10h
FAB irá comprar caças F-5E da Arábia Saudita
A Força Aérea Brasileira negocia a aquisição de nove caças F-5E/F da Arábia Saudita, sendo seis monoplace (F-5E) e três biplace (F-5F), num investimento de US$ 24 milhões que tem o objetivo de recompor a linha de aeronaves de caça em proveito da capacitação operacional de seus pilotos e da defesa do espaço aéreo.
As aeronaves deverão chegar ao país, segundo previsão inicial, até junho deste ano. A FAB estuda a possibilidade de incluir os novos F-5 no programa de modernização brasileiro, que está em andamento.
Fonte: CECOMSAER
http://www.aer.mil.br/imprensa/Noticias ... 502_F5.htm




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

#131 Mensagem por juarez castro » Seg Jun 26, 2006 8:15 pm

A previsão de chegada destas células era para o inicio do 2° semestre, se confirmadas, chegaram somente no final do ano, tende em vista o prazo pra botar em dia ser de 6 meses, ou se optarem trazer de navio, e trabalhar no PAMA SP.

Grande abraço




Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#132 Mensagem por Lauro Melo » Seg Jun 26, 2006 8:22 pm

juarez castro escreveu:A previsão de chegada destas células era para o inicio do 2° semestre, se confirmadas, chegaram somente no final do ano, tende em vista o prazo pra botar em dia ser de 6 meses, ou se optarem trazer de navio, e trabalhar no PAMA SP.
Grande abraço


Na revista Janes, reportagem que confirma o Derby e divulgado que a Arábia Saudita não mais venderia os F-5, pois eles iriam para a empresa fabricante dos EF-2000.
( Esta na reportagem BVR Derby para a FAB )
SDS,




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: FAB compra 9 F 5 E F

#133 Mensagem por juarez castro » Seg Jun 26, 2006 8:23 pm

Alitson escreveu:
juarez castro escreveu:
Alitson escreveu:
juarez castro escreveu:Srs., tendo em vista a condição que se encontram as células sauditas(podres) a FAB estuda duas possibilidades :

Abrir o negócio, ou confirmar, transladar por navio as mesmas, face que para por em dia, a Northrop pediu 6 meses, mantendo as Fox para voar e transformando os Echos em scraper.
Bem, como eu havia comentado a um tempo atrás, éra muito prematuro, contarmos com a totalidade destas células no inventário da FAB, e o que se suspeitava está acontecendo.

Grande abraço


Também falaram que os Impalas estavam podres ou um lixo,

Eu n~~ao fiz esta afirmação.
estão melhores que os nossos e o pior de tudo, voando!!!!!!!!!!!!! E por isso nada a ver, pois os A-4 da marinha também vieram de navio e tiveram de ser colocados em condições de voo por tecnicos

Os aviões tinham pouquissímas horas de vôo e estavam exepcionalmente bem estocados, e a MB não tinha pilotos de asa fixa ainda formados.

americanos!!!!!!!!!!


Com certeza você deve ter bola dinformações privilegiadas que nós não temos,ficaria contente se você compartilha-se elas aqui no DB

Grande abraço


Cara tu faz uma confusão na hora de editar a tua mensagem!!!!!!!!!!!


Desculpe! Eu estava teclando, falando no telefone e atendendo meu piá ao mesmo tempo. Não fiz nada certo.

Grande abraço




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: FAB compra 9 F 5 E F

#134 Mensagem por juarez castro » Seg Jun 26, 2006 8:32 pm

Lauro Melo escreveu:
juarez castro escreveu:Srs., tendo em vista a condição que se encontram as células sauditas(podres) a FAB estuda duas possibilidades :
Abrir o negócio, ou confirmar, transladar por navio as mesmas, face que para por em dia, a Northrop pediu 6 meses, mantendo as Fox para voar e transformando os Echos em scraper.
Bem, como eu havia comentado a um tempo atrás, éra muito prematuro, contarmos com a totalidade destas células no inventário da FAB, e o que se suspeitava está acontecendo.
Grande abraço


Juarez,
Se realmente for verdade, considero um erro grotesco da FAB e uma falta de profissionalismo. Pois a quase 5 meses a notícia foi confirmada e quando foram buscar os caças ele estavam em condiÇões podres.
Não é possível que ninguém viu isto antes.
SDS,
Quarta-feira, 15 de fevereiro de 2006 - 16:10h
FAB irá comprar caças F-5E da Arábia Saudita
A Força Aérea Brasileira negocia a aquisição de nove caças F-5E/F da Arábia Saudita, sendo seis monoplace (F-5E) e três biplace (F-5F), num investimento de US$ 24 milhões que tem o objetivo de recompor a linha de aeronaves de caça em proveito da capacitação operacional de seus pilotos e da defesa do espaço aéreo.
As aeronaves deverão chegar ao país, segundo previsão inicial, até junho deste ano. A FAB estuda a possibilidade de incluir os novos F-5 no programa de modernização brasileiro, que está em andamento.
Fonte: CECOMSAER
http://www.aer.mil.br/imprensa/Noticias ... 502_F5.htm


Caro Lauro, durante o programa Peace Amazon, no final da década de 90, a FAB adquiriu as células de F 5 E ex agressors da USAF, foram lá, deram uma olhada, e como não tinham muita opção fecharam um olho. Quando o pessoal do translado foi buscar, bom no teclado não vou conseguir te contar as histórias, mas foi um legítimo MILAGRE, termos conseguido chegar sem maiores acidentes. Fato este confirmado, pois logo após a chegada estes aviões foram examinados no detalhe pelo PAMA SP e 90 %
deles foi retirado do vôo por não apresentarem as mínimas condições de segurança.
Amigão se estas células fossem a última bolachinha do pacote", a USAF já teria passado a mão, pois andavam loucos atrás de células, fato confirmado com a compra das células suíças.(as melhores conservadas e pouco voadas que se conhece).

Um dia vamos tomasr um chopp, e eu te conto essa história do translado....

Grande abraço




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

#135 Mensagem por juarez castro » Seg Jun 26, 2006 8:35 pm

Lauro Melo escreveu:
juarez castro escreveu:A previsão de chegada destas células era para o inicio do 2° semestre, se confirmadas, chegaram somente no final do ano, tende em vista o prazo pra botar em dia ser de 6 meses, ou se optarem trazer de navio, e trabalhar no PAMA SP.
Grande abraço


Na revista Janes, reportagem que confirma o Derby e divulgado que a Arábia Saudita não mais venderia os F-5, pois eles iriam para a empresa fabricante dos EF-2000.
( Esta na reportagem BVR Derby para a FAB )
SDS,


Cara! Aqui no Sul ninguém confirma a compra desses Derby, e do jeito que vão as coisas, eu não acredito que já tenham sido adquiridos.

Grande abraço




Responder