Programa F-X

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual caça vc acha que seja mais adequado para a FAB no atual momento?

Su-35 Super Flanker
35
80%
Jas-39 Gripen
4
9%
Mirage 2000 Mk2
3
7%
F-16C Block 50/52
2
5%
 
Total de votos: 44

Mensagem
Autor
Ronaldo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 171
Registrado em: Ter Mai 27, 2003 9:39 pm

#121 Mensagem por Ronaldo » Sex Abr 09, 2004 3:32 pm

Pessoal, de novo esse papo de falta de dinheiro para comprar avião? Isso é só desculpa. Achei que esse assunto ja estava morto e enterrado. Conforme o Vinicius disse, é possivel que o M2000 tenha perdido e estão tentando dar uma desculpa. Esses 700milhoes são de um financiamento que nem sequer vai ser pago agora. Só quando vierem as primeiras unidades dos novos caças. E mais ninguém esta nessa disputa só por 12 caças, disputam um contrato futuro de venda de mais de 50 caças. Esse negócio de só 12 caças não tem nada a ver




Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#122 Mensagem por Plinio Jr » Sex Abr 09, 2004 4:46 pm

Realmente eu até estava esperando algo do tipo, como o vencedor da licitação não é a Embraer com o Lixo 2000Br, haveria muita intriga e jogada política por parte do governo em não aceitar um não da FAB em relação ao Mirage 2000 e pretendem até mesmo, suspender o projeto.

O grande problema do governo foi deixar este processo entrar no campo político, muitos deputados, entre eles, esta jabiraca da Zulaiê, foram vistos reunidos com empresários e pessoas da Embraer, como pode levar com seriedade este processo ???

Mas ainda é tudo especulação, ao menos enquanto o governo não se manifestar , o processo continua rolando, mas uma coisa é certa, o páreo está entre Gripen e Su-35.

No campo de usados, acho que tanto o Cheetah/Kfir tudo a mesma porcaria, o pessoal de Anápolis não aguenta mais os Mirage III e não adianta mandar a mesma coisa p/ lá. Qto a russos com Su-27 e suecos com Gripen somente irão abrir mão de aeronaves usadas mediante a compra de novas aeronaves, ou seja, são carta fora do baralho se o FX for suspenso.

Qto aos Mirages dos Emirados Árabes, eu vejo como uma nova tentativa insistente de beneficiar a Embraer, estas aeronaves estavam sendo modernizadas p/ padrão Mirage2000-9 para somar-se a encomenda de outras 33 novas aeronaves, acompanho muito as negociaçoes de aeronaves no mercado e não tenho tido informaçoes que eles estariam colocando estas aeronaves em disponibilidade. A grande verdade é que a FAB não quer nem aeronaves novas , qto mais usadas do modelo.

Tudo pode acabar pendendo p/ a proposta da Varig-Vem do ano passado, com os F-16s holandeses, que é bom ressaltar, estão tirando de serviço por cortes orçamentários este ano, 29 aeronaves que estão modernizadas no madrão MLU que estão em bom estado. Caso realmente se confirme a compra de aeronaves usadas, acredito que esta seria a melhor opção para a FAB.

Mas ainda é tudo especulação, tanto para o FX, qto para compra de aeronaves usadas, vamos aguardar im comunicado oficial e ver se este governo terá peito para se fazer algo descente.




Ronaldo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 171
Registrado em: Ter Mai 27, 2003 9:39 pm

#123 Mensagem por Ronaldo » Sex Abr 09, 2004 7:59 pm

A disponibilidade de Su27 no mercado é uma incógnita. Que se sabe, alguns paises africanos o possuem. Mas possivelmente foram adquiridos recentemente. Resta saber se existiriam Su27 usados na Russia, ou mesmo na Ucrania ou china. Bom, ta ai uma boa coisa para se pesquisar.




edson.jesus
Júnior
Júnior
Mensagens: 36
Registrado em: Dom Mar 28, 2004 9:46 pm
Localização: São Paulo/SP

Programa F-X

#124 Mensagem por edson.jesus » Ter Abr 13, 2004 4:47 am

E ai rapaziada:

Sempre achei que só deveria me posicionar após um fato concreto sobre a decisão do programa fx, mas com as noticias que rolam é impossivel não ficar extrema preocupado com os acontecimentos futuros.
Tenho as seguintes opiniões, gostaria de expolas:

1 - Sou admirador da forma diplomatica com que o sr. Viegas trata o autentico menosprezo que a sua pasta recebe, MAS ACHO QUE TANTO ELE QUANTO OS DEMAIS COMANDANTES DEVERIAM SER MAIS ENERGICOS NA NECESSIDADE DE TER MAIS VERBA PARA CUMPRIR A SUA MISSÃO CONSTITUIÇÃO DE DEFENDER A NOSSA SOBERANIA.
Se o sr. Viegas disse publicamente que é contra o cancelamento deste programa, é porque a tentativa de cancela-lo deve estar sendo grande.

2 - Concordo plenamento com o colega Vinicius, com certeza a Embraer perdeu a disputa e novamente possibilitam algum saida mágica para posteriormente tentar inclui-la em alguma forma de cooperação.
Na 1º decisão do fx, aparentemente o Gripen venceu com aparente apoio do FMI, Lula pediu para FHC deixar para o este governo, que não teve coragem, mentiu sobre o fome zero, reinicio e agora pode parar novamente. "quanta incompentência."

3 - Desculpa das dificuldades financeiras. Se o pais quizer, com certeza pode comprar os aviões. Como todos sabemos, é outra grande mentira, o dinheiro só seria desenbolsado no futuro, podendo no caso do SU-35 dependendo da conversa ser pago até com mercadorias.
Interessante, para comprar o avião presidencial já estão até pagando.

4 - O SU-35 provavelmente foi o vencedor, mas o Lulinha paz e amor, após varios enfrentamentos com os americanos (Alca, Inspeções em Rezende, Desapoio a Invasão do Iraque, Lei do Abate Aéreo na região amazonica, pedido de vistos aos turistas americanos, entre outros) não tem mais peito de impor a nosso direito de decisão.
Acho que a intromissão americana é a mais provavel, ai ficam divulgando várias desculpas.

5 - Se para fortalecer a Força Aérea, que estava muito defesada estam tratando desta forma, o que será da Marinha e do Exército.
Aparentemente, o que pode acontecer é que vamos pagar para os americanos, um leasing mensal, AI ELES NOS DEVENDERÃO CONTRA ELES MESMOS, vamos revitalizar da guerra fria o termo "guarda chuva nuclear americano", mas para a nossa própria segurança será apenas convencional.

Outra hora falaremos sobre outros opiniões dos temas.

Um abraço e que Deus nos ajude. :oops:


Edson de Jesus




Minha Pátria é como minha familia "tudo". É nosso dever manter a paz e a nossa soberania, devemos estar preparados e prontos.
edson.jesus
Júnior
Júnior
Mensagens: 36
Registrado em: Dom Mar 28, 2004 9:46 pm
Localização: São Paulo/SP

Progama F-X

#125 Mensagem por edson.jesus » Dom Mai 02, 2004 12:13 pm

E ai rapaziada, beleza !

Pensaram que era a definição do FX, que pena, ainda vamos esperar.....

Como o tempo vai passando, agora temos um entrave a menos.
Como é sabido por todos, o Salário Mínimo, apesar de não sendo o que todos esperavam do Presidente Metalúrgico, saiu . Foi definido o que era possivel e agora ele é passado.

Como já disse, partindo deste raciocinio, acho que apesar da demora, ele vai optar pelo Sukhoy SU-35 ou pelo Gripen.

Na minha opinião, o Programa F-X ou sei até Julho/04 (antes do inicio do Horário Eleitoral - vão prometer tudo novamente), ou depois das eleições (nov/04). Na eleição o pais vai ficar mais parado do que já está.

Lí na Saraiva que os Indianos estavam com problemas nas turbinas do SU-30 que eles estão comprando da Russia. Antes que todos começem a bater, acho que todos os equipamentos tem algum problema, para isso existem os técnicos para corrigirem os defeitos e aperfeiçoarem o equipamento.

Dou como exemplo:
O Super Tucano da Embraer que teve pela Fab a divulgação que estava com problema (Se não me engano na gravidade).

O Gripen também teve um problema mencionado (acho que era motor).

Imaginem, até os americanos que que um orçamento militar maior que o PIB de grandes paises, tando o F-22 quanto o F-35 estam constantemente tendo problemas. (cortes de orçamento, computador, diminuição de opções de compra, entre varios outros que não me lembro).

Continuo otimista, tanto no Programa FX, quanto principalmente quanto aos outras necessidades urgentes de todas as Forças Armadas.

É isso ai pessoal, um abraço.


Edson de Jesus




Minha Pátria é como minha familia "tudo". É nosso dever manter a paz e a nossa soberania, devemos estar preparados e prontos.
Responder