NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36710
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3163 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#121 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 31, 2018 4:03 pm

Sobre o B-250, imagino que é uma grana que não volta mais para a empresa.
Por outro lado, os engenheiros ainda estão por aqui.
Então, a Embraer tá quase vendida, as empresas que transitam ao seu redor já estão pedindo o seu Green Card, e o ITA não dá conta de sustentar um novo modelo de negócios que vise suportar a indústria aeronáutica que sobrar no país depois disso.
A FAB por outro lado precisa substituir o T-25 e T-27 no curto prazo.
A pergunta que fica é: por que não juntar o útil ao agradável e dar um respiro à Novaer?
A Embraer também começou assim.

Abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36710
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3163 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#122 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 31, 2018 4:07 pm

Alguém saberia informar qual é a demanda real para substituir o Universal e o Tucano na AFA?
Não me dou nem o trabalho de perguntar a FAB porque a resposta não valeria nem o esforço.

Abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Tutankhamon
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 185
Registrado em: Sex Mai 11, 2018 4:46 pm
Agradeceram: 69 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#123 Mensagem por Tutankhamon » Sex Ago 31, 2018 9:16 pm

FCarvalho escreveu: Sex Ago 31, 2018 4:07 pm Alguém saberia informar qual é a demanda real para substituir o Universal e o Tucano na AFA?
Não me dou nem o trabalho de perguntar a FAB porque a resposta não valeria nem o esforço.

Abs
Fala amigo FCarvalho,
Eu lembro de ter lido algum tempo atrás que a FAB ainda ia mantê-los bom um bom tempo ( não lembro se mencionaram quanto) mas me recordo de ter ficado chateado porque o Sovi ia demorar pra se efetivar. Acho que se dependesse do pessoal dariam sinal verde mas nada de dindin.

Mas depois de encher esta linguiça ai em cima :D , o que gostaria mesmo de colocar é que este assunto ficou , pelo menos para mim, meio obscuro e fico pensando que não mereceu por parte de nossa imprensa "especializada" e ai incluo os sites de defesa já conhecidos, uma reportagem investigativa que trouxesse à luz o que realmente aconteceu, principalmente em termos contratuais, e tudo o mais.

No mais um grande abraço!!




Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2106
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 212 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#124 Mensagem por gogogas » Sex Ago 31, 2018 9:53 pm

Em relação aos Tucanos ,vão ser modernizados 50 aparelhos ...




Gogogas !
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36710
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3163 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#125 Mensagem por FCarvalho » Sáb Set 01, 2018 9:41 am

Tutankhamon escreveu: Sex Ago 31, 2018 9:16 pm
FCarvalho escreveu: Sex Ago 31, 2018 4:07 pm Alguém saberia informar qual é a demanda real para substituir o Universal e o Tucano na AFA?
Não me dou nem o trabalho de perguntar a FAB porque a resposta não valeria nem o esforço.
Abs
Fala amigo FCarvalho,
Eu lembro de ter lido algum tempo atrás que a FAB ainda ia mantê-los bom um bom tempo ( não lembro se mencionaram quanto) mas me recordo de ter ficado chateado porque o Sovi ia demorar pra se efetivar. Acho que se dependesse do pessoal dariam sinal verde mas nada de dindin.
Mas depois de encher esta linguiça ai em cima :D , o que gostaria mesmo de colocar é que este assunto ficou , pelo menos para mim, meio obscuro e fico pensando que não mereceu por parte de nossa imprensa "especializada" e ai incluo os sites de defesa já conhecidos, uma reportagem investigativa que trouxesse à luz o que realmente aconteceu, principalmente em termos contratuais, e tudo o mais.
No mais um grande abraço!!
Olá Tuta.

No caso específico do B-250, ao que parece, ficou o dito pelo não dito. Nem imprensa ou governo se incomodaram com o fato. A FAB então. Paciência.
Mas é como eu disse, foram-se os anéis mas ficaram os dedos, muito mais importantes.
Os árabes ficaram com o avião, mas nós temos os seus projetistas. Então seria o caso de juntar as duas coisas.
O modelo pode ser perfeitamente adaptado para ser o sucessor do Tucano. É o seu desenvolvimento nem custaria tão caro assim, já que a maior parte do trabalho pesado já está pronta.
Quanto ao Sovi, é a mesma coisa. Depende da FAB querer. É isso não tem nada a ver com falta de recursos, mas de foco é prioridades.
A ver se encontramos uma luz no final do túnel.

Abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36710
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3163 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#126 Mensagem por FCarvalho » Sáb Set 01, 2018 9:50 am

gogogas escreveu: Sex Ago 31, 2018 9:53 pm Em relação aos Tucanos ,vão ser modernizados 50 aparelhos ...
A intenção é essa, mas nada está decidido ainda.
Os 50 fazem parte do lote em melhores condições da AFA. Trocando em miúdos, o custo de atualizar por enquanto ainda vale o esforço.
Só não sei por quanto tempo mais. E ele tá passando bem rápido.
Me pergunto se a FAB arruma verba para tunar aviões com mais de trinta anos de uso, não poderia fazer a mesma coisa em relação a investir em seus substitutos?
Afinal eles irão voar pelos próximos vinte a trinta anos, ou até mais, enquanto aqueles não duram até o final da próxima década.
Então havemos de nos perguntar qual a melhor opção em termos de custo X beneficio.
Penso que investir agora na indústria aeronáutica que vai sobrar por aqui é o passo mais lógico e inteligente.

Abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1305
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 466 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#127 Mensagem por Cassio » Sáb Set 01, 2018 5:56 pm

Tenho alguns amigos (ex-Embraer) que estavam trabalhando na NOVAER, no projeto dos treinadores. Segundo eles, a coisa acabou... os engenheiros foram dispensados e já andam por outras empresas ou curtindo a aposentadoria.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36710
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3163 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#128 Mensagem por FCarvalho » Sáb Set 01, 2018 9:27 pm

Cassio escreveu: Sáb Set 01, 2018 5:56 pm Tenho alguns amigos (ex-Embraer) que estavam trabalhando na NOVAER, no projeto dos treinadores. Segundo eles, a coisa acabou... os engenheiros foram dispensados e já andam por outras empresas ou curtindo a aposentadoria.
Fazer o quê. Consequências da nossa própria indolência e irresponsabilidade.
Todos temos culpa nesse cartório.
Uma pena que mais uma vez ninguém irá responder por absolutamente nada.
Segue o trem.

Abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#129 Mensagem por Bolovo » Sáb Set 01, 2018 9:31 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Set 01, 2018 9:27 pm
Cassio escreveu: Sáb Set 01, 2018 5:56 pm Tenho alguns amigos (ex-Embraer) que estavam trabalhando na NOVAER, no projeto dos treinadores. Segundo eles, a coisa acabou... os engenheiros foram dispensados e já andam por outras empresas ou curtindo a aposentadoria.
Fazer o quê. Consequências da nossa própria indolência e irresponsabilidade.
Todos temos culpa nesse cartório.
Uma pena que mais uma vez ninguém irá responder por absolutamente nada.
Segue o trem.

Abs
Foi a empresa que decidiu por vontade própria ir lá se meter com os sheiks...
Ninguém tem nada a ver com isso.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36710
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3163 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#130 Mensagem por FCarvalho » Dom Set 02, 2018 11:26 am

A questão a meu ver não é essa, mas o fato de que estamos prestes a vender(entregar) a nossa maior empresa aeronáutica, e consequentemente toda a cadeia produtiva ao seu redor, dois enormes rombos na área de treinamento e transporte estão se abrindo nas ffaa's, temos soluções bem de baixo do nosso nariz e simplesmente ninguém faz nada.

Enfim, como disse antes, temos engenheiros e empresas aqui capacitadas para dar conta destes óbices, que só tendem a aumentar.

Fica a pergunta: até quando esperar pelo óbvio?

Abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Zelhos
Avançado
Avançado
Mensagens: 611
Registrado em: Dom Out 24, 2010 8:06 pm
Localização: Votorantim/SP
Agradeceram: 84 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#131 Mensagem por Zelhos » Qua Set 05, 2018 2:42 am

Cassio escreveu: Sáb Set 01, 2018 5:56 pm Tenho alguns amigos (ex-Embraer) que estavam trabalhando na NOVAER, no projeto dos treinadores. Segundo eles, a coisa acabou... os engenheiros foram dispensados e já andam por outras empresas ou curtindo a aposentadoria.
O projeto dos treinadores foi encerrado ou a empresa fechou? Consultei o CNPJ e ainda consta como ativa, assim como o site deles está em pé, apesar de desatualizado. Já o site da Callidus só tem um banner.




Um dia é da caça... o outro do caçador...


Imagem
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6765
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 771 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#132 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Set 05, 2018 8:15 pm

Zelhos escreveu: Qua Set 05, 2018 2:42 am
Cassio escreveu: Sáb Set 01, 2018 5:56 pm Tenho alguns amigos (ex-Embraer) que estavam trabalhando na NOVAER, no projeto dos treinadores. Segundo eles, a coisa acabou... os engenheiros foram dispensados e já andam por outras empresas ou curtindo a aposentadoria.
O projeto dos treinadores foi encerrado ou a empresa fechou? Consultei o CNPJ e ainda consta como ativa, assim como o site deles está em pé, apesar de desatualizado. Já o site da Callidus só tem um banner.
Provavelmente foram dispensados e só tem um "skeleton crew" agora cuidando da empresa.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36710
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3163 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#133 Mensagem por FCarvalho » Qua Set 05, 2018 8:39 pm

A empresa vai continuar existindo, nem que seja disfarçada de máquina de lavar roupa.
A parte administrativa é fácil de manter sem chamar a atenção.
Deixa tudo hibernando e se um dia houver oportunidades, os poucos engenheiros que ainda estiverem ligados a empresa vão tocando a manutenção dos projetos.
Cada um se vira do jeito que pode.
Infelizmente não se pode esperar um futuro a curto prazo diferente.

Abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
hotm
Avançado
Avançado
Mensagens: 439
Registrado em: Qui Fev 22, 2007 2:56 pm
Agradeceram: 21 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#134 Mensagem por hotm » Sáb Out 26, 2019 11:28 am

como ficou esta historia? a empresa e o aviao roubado?




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36710
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3163 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#135 Mensagem por FCarvalho » Sáb Out 26, 2019 11:56 am

hotm escreveu: Sáb Out 26, 2019 11:28 am como ficou esta historia? a empresa e o aviao roubado?
Sim, empresa e avião roubados. Esse é o termo para descrever a situação.
No ano passado foram demitidos 150 dos 200 funcionários.
Mas ninguém - MD, FAB ou GF - aqui sequer deu a atenção devida, já que em um país de banguelas, quem como ovo é rei. :evil:
A empresa continua ativa conforme consulta ao CNPJ da mesma no link abaixo.

https://consultacnpj.com/cnpj/novaer-cr ... 7516000295

O que não se sabe ao certo é sob quais condições financeiras está hoje a Novaer e se terá condições de resgatar seus compromissos e honrar os negócios já feitos antes do B-250.

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Responder