A substituição do Nae São Paulo

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: A substituição do Nae São Paulo

#121 Mensagem por pmicchi » Seg Abr 17, 2017 12:09 pm


É o tipo de raciocínio que me assusta: achar que o Ocean é um navio de primeira linha e entubar rios de dinheiro em escoltas e navios de apoio logístico. Para proteger um porta-helicopteros que não passa de 18 nós e mal consegue seguir um submarinos diesel-elétrico?

Comprar ele por um preço de oportunidade como um navio anfíbio acho perfeito, mas achar que encontramos a nau-capitânea da esquadra é um erro.




BrunoCP
Júnior
Júnior
Mensagens: 102
Registrado em: Dom Out 02, 2016 2:05 pm

Re: A substituição do Nae São Paulo

#122 Mensagem por BrunoCP » Seg Abr 17, 2017 2:17 pm

pmicchi escreveu:

É o tipo de raciocínio que me assusta: achar que o Ocean é um navio de primeira linha e entubar rios de dinheiro em escoltas e navios de apoio logístico. Para proteger um porta-helicopteros que não passa de 18 nós e mal consegue seguir um submarinos diesel-elétrico?

Comprar ele por um preço de oportunidade como um navio anfíbio acho perfeito, mas achar que encontramos a nau-capitânea da esquadra é um erro.
"A cavalo dado não se olha os dentes" [003] [003] ... ele bate 21 nós ... compatível com os novos Scorpenebr .. o navio mais rapido q a MB tinha era o A-12 q chegava a 30/32 nos .. hj n esquadra .. em missão ''tirando o amazonas'' ate pq são novos .. n passa de 12/15 nós de ''media'' .. velocidade n e tudo e o Ocean n e um navio q ''visa'' intercepção de nada .. como deveria ser a CV-3 ..e sim o Ocean e um navio de primeira linha ..pra padrões ''br'' pode ter ctz .. o Bahia ja e um ''luxo'' quem dirá ele meio na Esquadra




pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: A substituição do Nae São Paulo

#123 Mensagem por pmicchi » Seg Abr 17, 2017 4:26 pm

BrunoCP escreveu:
pmicchi escreveu:
É o tipo de raciocínio que me assusta: achar que o Ocean é um navio de primeira linha e entubar rios de dinheiro em escoltas e navios de apoio logístico. Para proteger um porta-helicopteros que não passa de 18 nós e mal consegue seguir um submarinos diesel-elétrico?

Comprar ele por um preço de oportunidade como um navio anfíbio acho perfeito, mas achar que encontramos a nau-capitânea da esquadra é um erro.
"A cavalo dado não se olha os dentes" [003] [003] ... ele bate 21 nós ... compatível com os novos Scorpenebr .. o navio mais rapido q a MB tinha era o A-12 q chegava a 30/32 nos .. hj n esquadra .. em missão ''tirando o amazonas'' ate pq são novos .. n passa de 12/15 nós de ''media'' .. velocidade n e tudo e o Ocean n e um navio q ''visa'' intercepção de nada .. como deveria ser a CV-3 ..e sim o Ocean e um navio de primeira linha ..pra padrões ''br'' pode ter ctz .. o Bahia ja e um ''luxo'' quem dirá ele meio na Esquadra
onde vc pegou essa info de 21 nós?

Seja uma ou outra, limita muito a capacidade de manobra para funções ASW ou ASuW. Para missoes anfíbias ok ... afinal o alvo (terra firme) não se mexe ... :D




BrunoCP
Júnior
Júnior
Mensagens: 102
Registrado em: Dom Out 02, 2016 2:05 pm

Re: A substituição do Nae São Paulo

#124 Mensagem por BrunoCP » Seg Abr 17, 2017 4:48 pm

pmicchi escreveu:
BrunoCP escreveu: "A cavalo dado não se olha os dentes" [003] [003] ... ele bate 21 nós ... compatível com os novos Scorpenebr .. o navio mais rapido q a MB tinha era o A-12 q chegava a 30/32 nos .. hj n esquadra .. em missão ''tirando o amazonas'' ate pq são novos .. n passa de 12/15 nós de ''media'' .. velocidade n e tudo e o Ocean n e um navio q ''visa'' intercepção de nada .. como deveria ser a CV-3 ..e sim o Ocean e um navio de primeira linha ..pra padrões ''br'' pode ter ctz .. o Bahia ja e um ''luxo'' quem dirá ele meio na Esquadra
onde vc pegou essa info de 21 nós?

Seja uma ou outra, limita muito a capacidade de manobra para funções ASW ou ASuW. Para missoes anfíbias ok ... afinal o alvo (terra firme) não se mexe ... :D
:twisted: .. pensar nele mais como meio pra apoio ao CFN .. ja ta Otimo :mrgreen:




Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: A substituição do Nae São Paulo

#125 Mensagem por Wolfgang » Seg Abr 17, 2017 5:45 pm

A escolha óbvia seria um modelo frnacês. Daria de sobra para um Gripen marinho.




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: A substituição do Nae São Paulo

#126 Mensagem por juarez castro » Seg Abr 17, 2017 6:15 pm

pmicchi escreveu:

É o tipo de raciocínio que me assusta: achar que o Ocean é um navio de primeira linha e entubar rios de dinheiro em escoltas e navios de apoio logístico. Para proteger um porta-helicopteros que não passa de 18 nós e mal consegue seguir um submarinos diesel-elétrico?

Comprar ele por um preço de oportunidade como um navio anfíbio acho perfeito, mas achar que encontramos a nau-capitânea da esquadra é um erro.
A maioria dos Anfíbios faz isto de velocidade, um ou dois nós a mais ou a menos, a exceção eram os LHD americanos com caldeiras a vapor.
A velocidade cruzeiro do GT é inferior a isto, mas, obviamente com isto não estou defendendo a aquisição ou não dele, apenas dizendo q velocidade não é empecilho, é norma, o NDD Coreano faz menos que isto é um navio menor.

G abraço




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54824
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2318 vezes

Re: A substituição do Nae São Paulo

#127 Mensagem por P44 » Seg Abr 17, 2017 6:58 pm

Não postaram isto aqui?

The Brazilian Navy has reportedly sent a proposal to pay for helicopter carrier HMS Ocean in instalments.

According to Brazilian journalist Roberto Lopes in an e-mail to us :mrgreen:, the ship’s cost to the Brazilian Navy is fixed at £80.3 million pounds (312 million of Brazilian Reais).


Commander of the Brazilian Navy, Admiral Eduardo Leal Ferreira, claimed that the price of Ocean seemed “convenient”.

HMS Ocean is the UK’s only helicopter carrier and the fleet flagship of the Royal Navy. She is designed to support amphibious landing operations and to support the staff of Commander UK Amphibious Force and Commander UK Landing Force.

According to someone we spoke to currently on-board the vessel, there are rumours that this is one of a number of possibilities:

“People have been talking about what will happen to the ship after 2018, there were rumours that the vessel might be sold to another navy but there’s been no mention of what navy that might be.”

The helicopter carrier was constructed in the mid-1990s and commissioned in September 1998.

In November 2015, the MoD confirmed that HMS Ocean is to be decommissioned in 2018 with no like-for-like replacement.

This comes as the Brazilian Navy have decided to abandon the refit of the aircraft carrier Sao Paulo and decommission the vessel after a series of technical issues and accidents.

Rectification costs are understood to be a major factor in this decision.

The Sao Paulo is a Clemenceau class aircraft carrier commissioned in 1963 by the French Navy as Foch and was transferred in 2000 to Brazil, where she became the new flagship of the Brazilian Navy. The earlier intention of the navy was that the vessel would continue in active service until 2039, at which time the vessel would be nearly 80 years old.

IHS Janes reported that during its career with the Brazilian Navy, São Paulo has suffered from ‘serviceability issues and has never managed to operate for more than three months at a time without the need for repairs and maintenance’.

It is no surprise therefore that the navy have now announced, as reported by DefesaNet, that the ship will be ‘demobilised and subsequently decommissioned’.

We have contacted the Ministry of Defence and await comment.

https://ukdefencejournal.org.uk/propose ... ign=social




Triste sina ter nascido português 👎
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: A substituição do Nae São Paulo

#128 Mensagem por juarez castro » Seg Abr 17, 2017 9:42 pm

São 7500 kg por hora mais ou menos, isso na G4+, nada de mais, se isso fosse problema, o Cavour, por exemplo não usaria 4 delas. O Cavour então, consome 30 toneladas hora de combustível, o que dá mais ou menos 35000 litros, ou 35 m³ full power. O São Paulo consumiria metade disso nas turbinas (temos que considerar os motores diesel também) nos momentos em que necessitaria de potência máxima. Apenas para efeitos de reflexão, já que o São Paulo originalmente queima óleo combustível nas caldeiras, e não consegui encontrar dados de capacidade de armazenamento desse combustível, essa capacidade obviamente seria usada para armazenar Diesel. Mas apenas de capacidade de estocagem de combustível de aviação para a sua ala aérea, o São Paulo pode transportar 1900 m³, é uma escala diferente para se pensar, o que já se vê que essa história de ir do RJ até Santos e ter que reabastecer não é bem assim.[/quote]

O grifo é meu.

Junior este consumo vale quando acoplada a um alternador, mas se acoplada a uma caixa de redução, em full power, precisando aumentar a curva de torque vai fácil aos 9.000Kg.

G abraço




pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: A substituição do Nae São Paulo

#129 Mensagem por pmicchi » Seg Abr 17, 2017 10:29 pm

Usd100mi pelo Ocean é razoável. Que venha.




Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3177
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 10 vezes

Re: A substituição do Nae São Paulo

#130 Mensagem por FABIO » Seg Abr 17, 2017 10:59 pm

pmichi estamos todos na torcida,agora estou sentindo a falta do talharim aqui no fórum, onde anda o talha??
pergunta a MB já enviou comitiva para avaliar o navio?




pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: A substituição do Nae São Paulo

#131 Mensagem por pmicchi » Seg Abr 17, 2017 11:19 pm

juarez castro escreveu:
pmicchi escreveu:
É o tipo de raciocínio que me assusta: achar que o Ocean é um navio de primeira linha e entubar rios de dinheiro em escoltas e navios de apoio logístico. Para proteger um porta-helicopteros que não passa de 18 nós e mal consegue seguir um submarinos diesel-elétrico?

Comprar ele por um preço de oportunidade como um navio anfíbio acho perfeito, mas achar que encontramos a nau-capitânea da esquadra é um erro.
A maioria dos Anfíbios faz isto de velocidade, um ou dois nós a mais ou a menos, a exceção eram os LHD americanos com caldeiras a vapor.
A velocidade cruzeiro do GT é inferior a isto, mas, obviamente com isto não estou defendendo a aquisição ou não dele, apenas dizendo q velocidade não é empecilho, é norma, o NDD Coreano faz menos que isto é um navio menor.

G abraço
Para apoio anfíbio tbém não vejo problema. Isso limita para outras funções.
Com uma frota tão grande de helos em operação, é a forma mais econômica de embarca-los pelos próximos 15, 20 anos. E mantém nossa supremacia na região




Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: A substituição do Nae São Paulo

#132 Mensagem por Juniorbombeiro » Ter Abr 18, 2017 8:29 am

juarez castro escreveu:São 7500 kg por hora mais ou menos, isso na G4+, nada de mais, se isso fosse problema, o Cavour, por exemplo não usaria 4 delas. O Cavour então, consome 30 toneladas hora de combustível, o que dá mais ou menos 35000 litros, ou 35 m³ full power. O São Paulo consumiria metade disso nas turbinas (temos que considerar os motores diesel também) nos momentos em que necessitaria de potência máxima. Apenas para efeitos de reflexão, já que o São Paulo originalmente queima óleo combustível nas caldeiras, e não consegui encontrar dados de capacidade de armazenamento desse combustível, essa capacidade obviamente seria usada para armazenar Diesel. Mas apenas de capacidade de estocagem de combustível de aviação para a sua ala aérea, o São Paulo pode transportar 1900 m³, é uma escala diferente para se pensar, o que já se vê que essa história de ir do RJ até Santos e ter que reabastecer não é bem assim.
O grifo é meu.

Junior este consumo vale quando acoplada a um alternador, mas se acoplada a uma caixa de redução, em full power, precisando aumentar a curva de torque vai fácil aos 9.000Kg.

G abraço[/quote]


Na verdade não, no caso do Cavour, peguei até uma informação errada, as turbinas dele são LM2500+ e não G4+. E tem que descontar a perda das caixas de redução e não somar mais potência na turbina. No caso do Cavour então, que possui 4 Turbinas LM2500+, com potência nominal de 30,2 MW cada, o que da 120 MW no total, sua potência de eixo é de 88 MW, podemos assumir que existe uma perda de transmissão de 27% mais ou menos. Segundo o Wikipedia, sua velocidade máxima sustentada são 29 knts a 85% da potência (MCR), o que nos dá 25,67 MW por máquina, ou 102,68 MW no total. Vamos calcular esse consumo então:
A LM2500+ faz 215 g/kW-h. Isso dá 22076 kg de diesel por hora (5519 kg por turbina), ou, mais ou menos 26000 litros de diesel por hora (6500 litros por turbina), ou seja, é até menos.




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54824
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2318 vezes

Re: A substituição do Nae São Paulo

#133 Mensagem por P44 » Ter Abr 18, 2017 3:52 pm

pmicchi escreveu:Usd100mi pelo Ocean é razoável. Que venha.

Esse é o preço que o roberto lopes estipulou :twisted:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: A substituição do Nae São Paulo

#134 Mensagem por Juniorbombeiro » Ter Abr 18, 2017 5:31 pm

P44 escreveu:
pmicchi escreveu:Usd100mi pelo Ocean é razoável. Que venha.

Esse é o preço que o roberto lopes estipulou :twisted:
Quanto será que é a comissão deste lobista, digo, jornalista??? :twisted:




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: A substituição do Nae São Paulo

#135 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Abr 18, 2017 6:16 pm

Juniorbombeiro escreveu:Na verdade não, no caso do Cavour, peguei até uma informação errada, as turbinas dele são LM2500+ e não G4+. E tem que descontar a perda das caixas de redução e não somar mais potência na turbina. No caso do Cavour então, que possui 4 Turbinas LM2500+, com potência nominal de 30,2 MW cada, o que da 120 MW no total, sua potência de eixo é de 88 MW, podemos assumir que existe uma perda de transmissão de 27% mais ou menos. Segundo o Wikipedia, sua velocidade máxima sustentada são 29 knts a 85% da potência (MCR), o que nos dá 25,67 MW por máquina, ou 102,68 MW no total. Vamos calcular esse consumo então:
A LM2500+ faz 215 g/kW-h. Isso dá 22076 kg de diesel por hora (5519 kg por turbina), ou, mais ou menos 26000 litros de diesel por hora (6500 litros por turbina), ou seja, é até menos.
Junior, nenhuma turbina consome menos por causa de perdas, se sai da turbina 30,2 MW mas, por causa das perdas, só chega nas hélices de propulsão 25,67 MW então ela vai consumir o equivalente a produção de 30,2 MW, o resto se chama perda por um motivo, se não se chamaria "economia".




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Responder