Entrega do caça AF-1B à Marinha do Brasil

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Entrega do caça AF-1B à Marinha do Brasil

#121 Mensagem por juarez castro » Qui Jun 11, 2015 1:28 pm

Marechal-do-ar escreveu:
juarez castro escreveu:1 Qual é a missão?
promover as políticas externa e internas de seu corpo diretivo e defender o corpo e a nação que ele representa de agressores externos e internos
Lembrando que, na estátua que simboliza a justiça, o braço direito carrega uma espada.
juarez castro escreveu:2 De que meios necessitamos para cumpri-la?
Dos meios que maximizarão o poder militar com os recursos disponíveis, em outras palavras, para que o governo possa realmente governar a espada precisa ser bem grande.
juarez castro escreveu:3 De onde sairão os recursos para compra manter e operar?
Dos 1,5% do PIB ou coisa assim destinados ao ministério da defesa, e que um valor bem razoável.



Mas essas respostas me parecem tão óbvias... Por que as forças ainda estão perdidas?
Partindo do principio que estas são as tuas deduções, todas elas baseadas no teu raciocínio, o problema é que quem deve decidir isto não é tu e nem eu e sim o governo, tornando-se efetiva e impositiva.
Não preciso dizer que aquele livro de fantasias chamado END até hoje não foi tornado legal e efetivo.
Agora se é1%, 1,5 ou 10% do PIB é puro chute teu e de qualquer um aqui, o que se precisa é deixar claro as missões a serem cumpridas, e adequar os recursos a ela.

Grande abraço




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: Entrega do caça AF-1B à Marinha do Brasil

#122 Mensagem por joao fernando » Qui Jun 11, 2015 2:28 pm

Antes era "Fórum defesa Brasil"

Agora parece que virou o "Fórum Depressão Brasil"

E lá vamos nós...




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Entrega do caça AF-1B à Marinha do Brasil

#123 Mensagem por knigh7 » Qui Jun 11, 2015 6:41 pm

Paisano escreveu:Juarez,

Você sabe do que estou falando (escrevendo).

Não estou discutindo vetores, mas sim uma visão de FAAs.

Exército, Marinha e Força Aérea, por suas naturezas, custam muito dinheiro para se ter e se manter.

E querer tê-las achando que se pode gastar de forma mínima é, na minha opinião, brincar de se ter FAAs, porque na hora que se precisar realmente utilizar uma delas (apenas uma), não terá como.

Portanto, é a isso que eu chamo de "mulambice".

Um abraço.

Não é questão de pedir o mínimo. Mas trabalhar dentro da realidade orçamentária.

E ainda bem que há nas FFAA muita gente que não pensa como você. Porque é essa visão que não se importa com um caça de custo de contrato de manutenção de USD 4bi ao longo dos anos, mais que dobro do segundo mais caro. Um porta-aviões de 50 mil ton. CATOBAR, e assim vai. Como eu acho que o Estado deve pagar, eu acho que ele vai pagar, então foda-se.

Eu não concordo que o Estado gaste apenas 1,5% do PIB com Defesa então eu sou a favor dessas propostas caras e dinheiro vai aparecer depois porque eu acho que deve vir ou vai aparecer.

Mas eu estou acostumado com essa cabeça. Todo o dia atendo pessoas querendo fazer financiamento bem acima do que a renda deles pode arcar.

E brasileiro adora político demagogo e discurso irresponsável. Político fala o que a população quer ouvir. É só acompanhar os debates presidenciais norte-americanos que passam na TV ou pegar no YouTube debates presidenciais franceses integrais com legenda em inglês para ver a diferença.




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Entrega do caça AF-1B à Marinha do Brasil

#124 Mensagem por juarez castro » Qui Jun 11, 2015 7:28 pm

joao fernando escreveu:Antes era "Fórum defesa Brasil"

Agora parece que virou o "Fórum Depressão Brasil"

E lá vamos nós...
Eu acho que é Fórum Realidade Brasil, e sempre esteve por aqui independente de mim ou de qualquer outro, a única diferença é que tu e outros estavam entorpecidos pelo "Capitão mil maravilhas" e seu mundo encantado que agora veio abaixo e mostrou a realidade que nós vínhamos avisando.

João Fernando, infelizmente tu tens o mal de da boa parte dos Brasileiros, achar que o mundo é surreal e se negar a enxergar realidade.

Agora evidentemente, sonhar é um direito de todos.

Grande abraço




Galina
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 310
Registrado em: Qua Jul 02, 2008 4:36 pm

Re: Entrega do caça AF-1B à Marinha do Brasil

#125 Mensagem por Galina » Qui Jun 11, 2015 7:32 pm

joao fernando escreveu:Antes era "Fórum defesa Brasil"

Agora parece que virou o "Fórum Depressão Brasil"

E lá vamos nós...
Não é o ideal... Mas menos pior do que "Disneilandia Brasil"...
Realidade operacional bate à porta... Vamos discutir defesa, mas com base na realidade. Um tijolo por vez.




"Os primeiros quarenta anos da vida dão o texto, os trinta anos restantes possibilitam o comentário".
Arthur Schopenhauer
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Entrega do caça AF-1B à Marinha do Brasil

#126 Mensagem por juarez castro » Qui Jun 11, 2015 7:34 pm

Galina escreveu:
joao fernando escreveu:Antes era "Fórum defesa Brasil"

Agora parece que virou o "Fórum Depressão Brasil"

E lá vamos nós...
Não é o ideal... Mas menos pior do que "Disneilandia Brasil"...
Realidade operacional bate à porta... Vamos discutir defesa, mas com base na realidade. Um tijolo por vez.
É isto aí, afirmação equilibrada e sensata.

Grande abraço




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Entrega do caça AF-1B à Marinha do Brasil

#127 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jun 11, 2015 8:20 pm

Eu acho que nem tanto a "Disney", nem tanto a "Depressão". ;)

O que eu vejo é que existiu um momento em que esses eram os planos que tinham sido pedidos e aprovados pelo governo para as FArmadas.

Cada uma fez a sua 'viagem'... a FAB queria 100 e tantos caças, trocentos helicópteros, 3 GDAs, bases de 'deslocamento', e por aí vai. A MB veio a idéia de "2 esquadra", "2 Porta-aviões", sei lá quantas escoltas e por aí vai, para o EB mísseis de cruzeiro, Astros 2020 por todos os lados, misseis anti-aéreos aqui e ali, trocentos helis de ataque sei lá quantos 'blindados' e por aí vai.

Cada força "viajou" conforme a sua necessidade e o fato de que o Brasil tem $$$ e é um país gigantesco e que ao que parece finalmente a devida atenção as FAs estava tomando forma.

Bom... naquele momento o mundo se dividiu nos 3 grupos que aparecem desde sempre em qualquer debate. Os otimistas que acreditam, os neutros que preferem não falar nada e os pessimistas que dizem que essa não é a "realidade", e que ventos sopram e por aí vai.

No fim, para quem faz o plano, fez porque obedeceu órdens para tal. Quem já foi militar ou teve patrão sabe o que é isso! :lol:

Para quem divulgou os planos, o fez porque no meio de tanta notícia mulamba, é bom para os desesperados adoradores de Defesa (nós) terem notícias boas e fazermos o que se faz em fóruns desde sempre... Debater!!!

Obviamente caso isso não fosse a realidade quem nunca acreditou nisso faria a festa.

Esses são e sempre serão os riscos. Nada mais, nada menos.

Ninguem inventou da cabeça os 'planos'. Tais planos foram divulgados oficialmente. Se não virarem realidade culpem trocentos anos de total falta de Definição do que é Defesa no Brasil, seguida de péssimas administrações que são/foram totalmente independente de "partidos".

Acho que agora vir e dizer, 'tá vendo', 'não falei', "sabia que seria isso ai"... é permitido até um certo ponto. Porque de fato esse povo falou sim que as coisas eram viagens. Mas quando a coisa começa a tomar um rumo mais pessoal, eu espero que as pessoas controlem os seus ânimos e tenham bom senso e não se esqueçam do principio básico de qualquer debate.

Ninguem aqui é o dono da verdade. Você tem todo o direito de ter a sua opinião e discordar da opinião alheia desde que isso esteja direcionado ao debate e não as pessoas.

Quem aqui que já deu opinião de como seria ou deixaria ser as coisas e nunca errou? Que jogue a primeira pedra, mas até aonde eu vejo todos que dizem que 'sabem' tem telhado de vidro e já erraram feio nesses anos todos de DB.

Sendo assim, vamos nos focar nos debates ao invés de tentar enfiar no meio disso questões pessoais por favor.

É algo óbvio, mas parece que tem que ser repetido de tempos em tempos.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Entrega do caça AF-1B à Marinha do Brasil

#128 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Jun 11, 2015 8:36 pm

juarez castro escreveu:Partindo do principio que estas são as tuas deduções, todas elas baseadas no teu raciocínio, o problema é que quem deve decidir isto não é tu e nem eu e sim o governo, tornando-se efetiva e impositiva.
Nem tão minhas assim, a parte que quotei não é minha, procurei a definição de "forças armadas" no google e coloquei um resultado lá, como disse, as respostas são meio que "óbvias", coisas como, "qual a missão das escolas públicas?" ou "qual a missão dos hospitais públicos?", as respostas não estão na cara? E claro, concordo que a missão das forças armadas seja exatamente a mesma da definição, não uma forma de gerar empregos ou qualquer tipo de ajuste social do país, existem outros ministérios que se preocupam com isso.
juarez castro escreveu:Agora se é1%, 1,5 ou 10% do PIB é puro chute teu e de qualquer um aqui, o que se precisa é deixar claro as missões a serem cumpridas, e adequar os recursos a ela.
Novamente, não veio da minha cabeça, 1,5% do PIB é mais ou menos o que o Brasil gasta hoje, e acho que o valor a ser gasto deve ser definido antes do que se pretende comprar, e por razões simples, se quiser defender o país contra qualquer ameaça imaginável a pasta de defesa precisaria de uns R$ 10 trilhões, mas claro, não podemos pagar isso, e além do mais, pra que? O país não produz nada nem perto desse valor, para que um invasor gastaria tanto para nos atacar? Um certo percentual do PIB é suficiente para que nenhuma invasão rentável vala a pena, então é isso que temos que gastar, não mais e nem menos.

Agora, se esse percentual é 1%, 1,5% ou 2% eu não sei, a OTAN recomenda que seus membros gastem 2%, nós gastamos mais ou menos 1,5%, mas nosso PIB é relativamente alto, 1,5% é muito dinheiro, uns R$ 30 bi por ano, da para comprar uns 3 Nimitz por ano, uns 300 caças por ano, ou uns 3000 Leo 2 por ano, e cada um desses equipamentos dura por muitos anos, acontece que não temos um porta aviões que funcione, não temos um único caça moderno, não temos nenhum Leo 2 ou equivalente, não temos defesa antiaérea de longo alcance, não temos mísseis balísticos, etc, então onde se gasta tanto dinheiro se não temos nada?

Não da para acusar os colegas de fórum que gostariam de ver equipamentos melhores de não serem realistas, o atual orçamento é suficiente para as aspirações de todos eles, talvez não todas, mas individualmente, qualquer uma dessas aspirações da.

Sabe o que é surreal? Surreal é ter quase 400 mil militares mal equipados e mal treinados com seu orçamento sendo quase todo consumido com salários e aposentadorias e ainda pedir aumento de efetivo, isso sim é surreal, isso é ficar de fora da realidade orçamentária, isso é brincar de FAAs, ou mesmo brincar de ser general.

Já ser realista é buscar na tecnologia uma forma de aumentar o poder militar (afinal, é para isso que as FAs servem) enquanto reduz os maiores custos (salários), em outras palavras, ao invés de centenas de navios parados com milhares de marinheiros em terra, um pouco menos de bons navios (e pode até incluir um NAE!) com menos marinheiros, mas com esses marinheiros no mar, ao invés de centenas de aviões que não servem para nada, poucos aviões muito capazes, ao invés de milhares de blindados enferrujados com soldados que mal sabem atirar, algumas centenas de blindados que dão significado a palavra "blindagem" e soldados que são peritos no tiro, é isso o que toda força bem sucedida faz, alias, não só as forças, é isso que toda empresa, fábrica, etc. faz, usar a tecnologia para aumentar a produtividade e reduzir custos, isso sim é ser realista!

E antes que alguém culpe o Lula, o FHC, a Dilma ou qualquer indivíduo, lembro que durante a ditadura militar as forças armadas eram a mesma coisa surrealista que é hoje, e no fim, quem aqui no fórum é realista e quem é que vive nesse mundo surreal que são nossas FAs?




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Entrega do caça AF-1B à Marinha do Brasil

#129 Mensagem por juarez castro » Qui Jun 11, 2015 11:08 pm

Marechal-do-ar escreveu:
juarez castro escreveu:Partindo do principio que estas são as tuas deduções, todas elas baseadas no teu raciocínio, o problema é que quem deve decidir isto não é tu e nem eu e sim o governo, tornando-se efetiva e impositiva.
Nem tão minhas assim, a parte que quotei não é minha, procurei a definição de "forças armadas" no google e coloquei um resultado lá, como disse, as respostas são meio que "óbvias", coisas como, "qual a missão das escolas públicas?" ou "qual a missão dos hospitais públicos?", as respostas não estão na cara? E claro, concordo que a missão das forças armadas seja exatamente a mesma da definição, não uma forma de gerar empregos ou qualquer tipo de ajuste social do país, existem outros ministérios que se preocupam com isso.
juarez castro escreveu:Agora se é1%, 1,5 ou 10% do PIB é puro chute teu e de qualquer um aqui, o que se precisa é deixar claro as missões a serem cumpridas, e adequar os recursos a ela.
Novamente, não veio da minha cabeça, 1,5% do PIB é mais ou menos o que o Brasil gasta hoje, e acho que o valor a ser gasto deve ser definido antes do que se pretende comprar, e por razões simples, se quiser defender o país contra qualquer ameaça imaginável a pasta de defesa precisaria de uns R$ 10 trilhões, mas claro, não podemos pagar isso, e além do mais, pra que? O país não produz nada nem perto desse valor, para que um invasor gastaria tanto para nos atacar? Um certo percentual do PIB é suficiente para que nenhuma invasão rentável vala a pena, então é isso que temos que gastar, não mais e nem menos.

Agora, se esse percentual é 1%, 1,5% ou 2% eu não sei, a OTAN recomenda que seus membros gastem 2%, nós gastamos mais ou menos 1,5%, mas nosso PIB é relativamente alto, 1,5% é muito dinheiro, uns R$ 30 bi por ano, da para comprar uns 3 Nimitz por ano, uns 300 caças por ano, ou uns 3000 Leo 2 por ano, e cada um desses equipamentos dura por muitos anos, acontece que não temos um porta aviões que funcione, não temos um único caça moderno, não temos nenhum Leo 2 ou equivalente, não temos defesa antiaérea de longo alcance, não temos mísseis balísticos, etc, então onde se gasta tanto dinheiro se não temos nada?

Não da para acusar os colegas de fórum que gostariam de ver equipamentos melhores de não serem realistas, o atual orçamento é suficiente para as aspirações de todos eles, talvez não todas, mas individualmente, qualquer uma dessas aspirações da.

Sabe o que é surreal? Surreal é ter quase 400 mil militares mal equipados e mal treinados com seu orçamento sendo quase todo consumido com salários e aposentadorias e ainda pedir aumento de efetivo, isso sim é surreal, isso é ficar de fora da realidade orçamentária, isso é brincar de FAAs, ou mesmo brincar de ser general.

Já ser realista é buscar na tecnologia uma forma de aumentar o poder militar (afinal, é para isso que as FAs servem) enquanto reduz os maiores custos (salários), em outras palavras, ao invés de centenas de navios parados com milhares de marinheiros em terra, um pouco menos de bons navios (e pode até incluir um NAE!) com menos marinheiros, mas com esses marinheiros no mar, ao invés de centenas de aviões que não servem para nada, poucos aviões muito capazes, ao invés de milhares de blindados enferrujados com soldados que mal sabem atirar, algumas centenas de blindados que dão significado a palavra "blindagem" e soldados que são peritos no tiro, é isso o que toda força bem sucedida faz, alias, não só as forças, é isso que toda empresa, fábrica, etc. faz, usar a tecnologia para aumentar a produtividade e reduzir custos, isso sim é ser realista!

E antes que alguém culpe o Lula, o FHC, a Dilma ou qualquer indivíduo, lembro que durante a ditadura militar as forças armadas eram a mesma coisa surrealista que é hoje, e no fim, quem aqui no fórum é realista e quem é que vive nesse mundo surreal que são nossas FAs?
Olha a cada post teu, mais eu me convenço que devo ficar calado, vocês só pensam em comprar, comprar , mas não pensam manter e operar.
Fique com tuas verdades absolutas, eu vou me sentar na cadeira, olhar para as pradaria, sorvendo um amargo e dar boas risadas.....

Passe bem e continue com seus sonhos......

Grande abraço




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Entrega do caça AF-1B à Marinha do Brasil

#130 Mensagem por juarez castro » Qui Jun 11, 2015 11:22 pm

Carlos Lima escreveu:Eu acho que nem tanto a "Disney", nem tanto a "Depressão". ;)

O que eu vejo é que existiu um momento em que esses eram os planos que tinham sido pedidos e aprovados pelo governo para as FArmadas.
[destacar]Pedidos por quem???? Quem tem que dizer qual´é a missão é o governo e não as Fas.[/destacar]

Cada uma fez a sua 'viagem'... a FAB queria 100 e tantos caças, trocentos helicópteros, 3 GDAs, bases de 'deslocamento', e por aí vai. A MB veio a idéia de "2 esquadra", "2 Porta-aviões", sei lá quantas escoltas e por aí vai, para o EB mísseis de cruzeiro, Astros 2020 por todos os lados, misseis anti-aéreos aqui e ali, trocentos helis de ataque sei lá quantos 'blindados' e por aí vai.

Cada força "viajou" conforme a sua necessidade e o fato de que o Brasil tem $$$ e é um país gigantesco e que ao que parece finalmente a devida atenção as FAs estava tomando forma.

Nuca tomou, pois enquanto tivermos esta estrutura arcaica e feudal não vamos a lugar algum.

Bom... naquele momento o mundo se dividiu nos 3 grupos que aparecem desde sempre em qualquer debate. Os otimistas que acreditam, os neutros que preferem não falar nada e os pessimistas que dizem que essa não é a "realidade", e que ventos sopram e por aí vai.

No fim, para quem faz o plano, fez porque obedeceu órdens para tal. Quem já foi militar ou teve patrão sabe o que é isso! :lol:
[destacar]Negativo, o EB e a FAB não entraram no buraco e na conversa fiada do Brapfil puthênfia, lembra de um forista por acá chamando a FAB de tacanha porque tão "somente" 36 caças????[/destacar]?


Para quem divulgou os planos, o fez porque no meio de tanta notícia mulamba, é bom para os desesperados adoradores de Defesa (nós) terem notícias boas e fazermos o que se faz em fóruns desde sempre... Debater!!!

Obviamente caso isso não fosse a realidade quem nunca acreditou nisso faria a festa.

Esses são e sempre serão os riscos. Nada mais, nada menos.

Ninguem inventou da cabeça os 'planos'. Tais planos foram divulgados oficialmente. Se não virarem realidade culpem trocentos anos de total falta de Definição do que é Defesa no Brasil, seguida de péssimas administrações que são/foram totalmente independente de "partidos".

Acho que agora vir e dizer, 'tá vendo', 'não falei', "sabia que seria isso ai"... é permitido até um certo ponto. Porque de fato esse povo falou sim que as coisas eram viagens. Mas quando a coisa começa a tomar um rumo mais pessoal, eu espero que as pessoas controlem os seus ânimos e tenham bom senso e não se esqueçam do principio básico de qualquer debate.

Ninguem aqui é o dono da verdade. Você tem todo o direito de ter a sua opinião e discordar da opinião alheia desde que isso esteja direcionado ao debate e não as pessoas.

[destacar]Pois é que interessante né Lima, mas foi exatamente o contrário do que foi feito aqui comigo e com outros que ousaram contraria senhores feudais da defesa que alardeavam aos quatro ventos a maravilhas do novo Brasil. Ofensas, difamações, desclassificações, mentiras e plantação de informação, a especialidade do pseudo "dono da marinha", quer que eu te lembre ou não precisa??????[/destacar]

Quem aqui que já deu opinião de como seria ou deixaria ser as coisas e nunca errou? Que jogue a primeira pedra, mas até aonde eu vejo todos que dizem que 'sabem' tem telhado de vidro e já erraram feio nesses anos todos de DB.

[destacar]Errar é humano e natural, persistir no erro é burrice.[/destacar]

Sendo assim, vamos nos focar nos debates ao invés de tentar enfiar no meio disso questões pessoais por favor.

E o que eu tenho feito, apesar dos pesares....

É algo óbvio, mas parece que tem que ser repetido de tempos em tempos.

[destacar]Vale para todos e para o passado???[/destacar]

[]s
CB_Lima




Avatar do usuário
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2138
Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
Localização: Porto Velho/RO
Agradeceram: 12 vezes

Re: Entrega do caça AF-1B à Marinha do Brasil

#131 Mensagem por Brigadeiro » Qui Jun 11, 2015 11:52 pm

Boa noite, senhores!
Peço mil desculpas por também tratar a discussão meio off, mas acho que é pertinente o que vou dizer:

Tenho lido e concordado com praticamente todas as partes das discussões e acho que pra muita coisa a solução é muito mais complexa do que simplesmente cortar custos ou encher as bases ou quartéis de equipamentos. Afinal de contas, não basta simplesmente retirar um meio como o Nae São Paulo como forma de otimizar os gastos da Marinha, por exemplo. Eu já trabalhei na área de orçamento e sei que uma vez retirada a dotação orçamentária destinada ao Nae, por exemplo, ela não é direcionada a outros meios ou áreas da Marinha, mas volta para o "cofre" e quem está sentado nele não vai dar a mínima aos oficiais e praças especializados nas operações deste navio e sim, ver qual "torneira" está pingando menos para direcionar a ela. Assim, estes oficiais e praças que passaram por anos de treinamento e especialização terão que contentar-se e serem transferidos ou serem dispensados (o que pra mim é o maior desperdício que se pode ter - o desperdício de conhecimento/capacitação).
Este país possui condições de ter um poderio militar 10x maior do que temos hoje, o que falta na verdade é vontade política, mas para que a faz é muito mais atrativo a discussão sem profundidade que praticamente todo o meio político nacional sabe fazer muito bem (e que ninguém se importa em mudar este status quo).
Eu acho que nós deveríamos unir forças parar de ficarmos discutindo pontos de vistas e levar a discussão sobre a importância da Defesa Nacional em um nível mais elevado para que possa sair das fronteiras do DB. Como? Bem, não sei como, mas creio que mobilizando de alguma forma e vendo a melhor maneira de levar a nossa voz até aqueles que precisam ouvir. Com meus 10 anos de DB eu não sei porque até hoje não fizemos isso...
Acho que no dia em que fizermos essa mobilização e começarmos a discutir formas de levar os assuntos aqui discutidos para fora da "caixinha", os milhares de posts se tornarão em vozes ativas e não em peças para rirmos mais tarde.
Isso vai fazer com que tenhamos o poderio militar que desejamos? Não, mas com certeza deixará claro que possuem interesses maiores do que o Bolsa Família e o Big Brother e que querem deste país um mínimo de capacidade de defesa.




Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Entrega do caça AF-1B à Marinha do Brasil

#132 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Jun 12, 2015 12:01 am

juarez castro escreveu:Olha a cada post teu, mais eu me convenço que devo ficar calado, vocês só pensam em comprar, comprar , mas não pensam manter e operar.
Fique com tuas verdades absolutas, eu vou me sentar na cadeira, olhar para as pradaria, sorvendo um amargo e dar boas risadas.....
Leu onde escrevi treinamento? Li onde escrevi menos soldados melhor treinados? E sabe porque os soldados estão mal treinados?
Porque usam pouco o equipamento que (não) tem, não sobra dinheiro para compras, não sobra dinheiro para munição, não sobra dinheiro para combustível, não sobra dinheiro para peças de reposição, e assim, não tem treino.

Agora por favor me responda, você quotou o meu post só para dizer que eu não mencionei, explicitamente, o custo operacional? Por acaso você discorda em algum ponto? Você ao menos entende que tudo o que escrevi vai muito além do custo de aquisição?




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13521
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2307 vezes

Re: Entrega do caça AF-1B à Marinha do Brasil

#133 Mensagem por gabriel219 » Sex Jun 12, 2015 2:11 am

Duvido que diminuir o efetivo ajude em algo. Ainda precisamos de uma Brigada Blindada em Salvador, mais 3 Brigadas de Infantaria em Belém, Campo Grande e São Luís, (2 leves e 1 mec), transferir a Bda Pqdt para Anápolis ou Brasília e equipsr as demais bases, fora mais Pelotões ou até Batalhões de fronteira. Isso apenas no EB, sem falar em maior quantidade de caças, no mínimo 96-120 (poderiam ser 60 Gripens C/D e os 20+4 EF-2000 Espanhóis, além dos nossos 36 Gripens) com 3 GDA's (reduziria a frota de AMX para 36 e o dinheiro economizado investiria em integração de mísseis ar-solo no mesmo) para a FAB e outra frota e mais patrulheiros para a Marinha.

Precisamos de, mais ou menos, 450 mil homens. Reduzir para 165 mil, mas bem treinados e equipados, deixará buracos enormes no país, sem nenhum tipo de defesa.

Creio que o ideal seria expandir o orçamento para 2,5% do PIB (PIB atual de 4,7 Trilhões) e manter tropa ativa de 450 mil em todas as Forças. Um orçamento com 80-90 Bi anual já dá para manter toda a tropa e operar o que desejamos em até 60% ou mais de operacionabilidade, sendo tropas de fronteira, patrulheiros e caças de 4,5ºg e de patrulha operando em, no mínimo, 90%. Se ocorrer uma guerra, as tensões já estarão ocorrendo tempo o suficiente de enviar mais recursos para operar em 100% e se preparar para a provável guerra. As maiores potências fazem isto e não ficam reduzindo seu efetivo á fim de ter uma tropa mais equipada e treinada, operando 100%, mas na hora do combate não termos homens suficientes.

A não ser que sejam 165 mil distribuídos ao longo da fronteira, para segurar um ataque inimjgo enquanto a reserva R-1 não chega. Ai é outra história a se pensar.


Abs.




Avatar do usuário
Lucas Lasota
Avançado
Avançado
Mensagens: 692
Registrado em: Ter Nov 10, 2009 9:23 pm
Agradeceram: 91 vezes

Re: Entrega do caça AF-1B à Marinha do Brasil

#134 Mensagem por Lucas Lasota » Sex Jun 12, 2015 3:22 am

juarez castro escreveu:
joao fernando escreveu:Antes era "Fórum defesa Brasil"

Agora parece que virou o "Fórum Depressão Brasil"

E lá vamos nós...
Eu acho que é Fórum Realidade Brasil, e sempre esteve por aqui independente de mim ou de qualquer outro, a única diferença é que tu e outros estavam entorpecidos pelo "Capitão mil maravilhas" e seu mundo encantado que agora veio abaixo e mostrou a realidade que nós vínhamos avisando.

João Fernando, infelizmente tu tens o mal de da boa parte dos Brasileiros, achar que o mundo é surreal e se negar a enxergar realidade.

Agora evidentemente, sonhar é um direito de todos.

Grande abraço

Prezado, me diga quando que as forças armadas estiveram às mil maravilhas? Na década de 90, quando não se tinha dinheiro nem para desfile de 7 de setembro? Na década de 80, quando praticamente todas as grandes empresas de defesa brasileira faliram? Talvez a década de 70, período único na história do Brasil durante o "milagre econômico"? Ou foi a década de 60 que durante o fatídico episódio da Guerra da Lagosta ficou mais do que provado o nosso estado de prontidão?

Apesar de tudo isto, as missões constitucionais foram executadas - mesmo que aos trancos e barrancos. Agora, depois da abertura política de 85 estamos vendo uma atenção maior às forças armadas. Estão sendo trocados os aviões que somente os militares compraram, os carros de combate adquiridos também na época do governo militar, sem mencionar o armamento individual padrão, os helicópteros, os navios de combate e a aviação de transporte que somente os militares tinham prestado atenção.

Além disso, em muito tempo, há a consecução de projetos ditos estratégicos, como o Sisfrom, Astros 2020, Amazônia Azul, KC-390 e outros. Na década de 90, o único projeto estratégico de grande monta que vingou (com casos de corrupção, é verdade) foi o Sivam.

É lógico, portanto, que dificuldades financeiras surgem destes esforços. Mas esta é a realidade do Brasil. Não temos a disposição norte-americana em destinar o que destinam para a defesa. Não temos o gás e petróleo russo para bancar aquela porcentagem do PIB às forças armadas.

Ou seja, a única realidade que vale a pena negar é justamente esta apocalíptica que os amigos vêm pregando e profetizando aqui no fórum.




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Entrega do caça AF-1B à Marinha do Brasil

#135 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Jun 12, 2015 8:29 am

gabriel219 escreveu:As maiores potências fazem isto e não ficam reduzindo seu efetivo á fim de ter uma tropa mais equipada e treinada, operando 100%, mas na hora do combate não termos homens suficientes.
As grandes potências já reduziram seu efetivo, e quando se fala em economizar, eles não sacrificam a operacionalidade, ao invés disso, reduzem o efetivo ainda mais, os EUA estão reduzindo o número de brigadas, nesse ritmo, em breve, teremos mais brigadas que eles, não que nossas brigadas façam mais do que as deles.

Os EUA tem um efetivo de 1 milhão e 350 mil, mas um orçamento de uns US$ 640 bilhões para manter isso, é óbvio que não temos condições de manter algo assim, mas trazendo um exemplo mais próximo da nossa realidade, a Alemanha tem um efetivo de 180 mil e um orçamento de 33 bilhões de euros, como vê, é um efetivo bem reduzido em relação a tempos passados, não é muita prepotência achar que um país mais pobre que a Alemanha precise de um efetivo 2,5 vezes maior mesmo não tendo condições de equipar e treinar esse efetivo?

E quanto a reservas, a Alemanha tem apenas 40 mil homens na reserva, não sei o que te faz achar que reservista ajuda alguma coisa, a maior ajuda que os reservistas (e não militares em geral) podem dar em caso de guerra é na produção de munições e demais materiais necessários, soldado mal treinado tem pouco valor, especialmente hoje, com toda a sofisticação existente no campo de batalha.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Responder