"Empresa DB"- Vamos conversar sobre isso

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: "Empresa DB"- Vamos conversar sobre isso

#121 Mensagem por LeandroGCard » Dom Mai 27, 2012 11:26 am

Skyway escreveu:Pessoalmente, para o alvo, não me agrada muito a utilização de alumínio em vários componentes. Pensei em algo muito mais simples de se fazer, mais leve e consequentemente mais "descartável". O corpo do alvo, pensei em um tubo de plástico de pequena espessura, ou de papelão prensado e "enrolado", tipo um tubo de batata pringles só que nas dimensões que queremos. Acrescentamos o cone do nariz em fibra de vidro e o cone da cauda pode ser tambem de fibra ou de plástico.

Quando digo plástico, penso naquele bem fino, leve e duro(desculpem a minha falta de conhecimento específico do material :mrgreen: ) que a gente encontra em algumas embalagens, coincidentemente tipo a da concorrente da batata pringles, a Elma Chips Stax.

As asas podem ser de espuma de alta densidade com varetas de alumínio ou madeira como recheio, revestida de folhas finas de madeira balsa e cobertas com um adesivo tipo "papel contact" muito utilizado em aeromodelismo. Essa asa que descrevi é incrivelmente leve, resistente, e utilizada em vários aeromodelos.

Não que seja ruim construir tudo com uma dose de alumínio, mas construir com alumínio é mais trabalhoso, e penso na aeronave como algo descartável, logo quanto mais simples melhor.
No projeto que estou desenvolvendo as peças de alumínio ou são simples perfis retangulares cortados ou chapas finas de 1,0 e 0,5mm usadas da mesma forma que se utilizaria uma folha de plástico. O grau de dificuldade é até menor, pois o alumíno resiste ao calor do motor e não seria necessário incorporar componentes isolantes de calor.

O formato da estrutura e o reforço das asas estou fazendo de ripas de madeira e seções recortadas de compensado. Já construí o casco de um pequeno veleiro que projetei usando esta técnica e é bem fácil e barato. Depois é só revestir com as folhas de alumínio e pregar ou aparafusar. Para a asa é só montar a folha de alumínio sobre a estrutura de madeira, pregar em alguns pontos e encaixar em um molde, depois tapar as pontas (pode ser com peças de compensado também) e jogar o poliuretano expansível. E todas as superfícies de comando seriam de simples chapa de compensado 4mm com folhas de alumínio coladas por fora com cola de aramida ou epoxi, e tudo recortado depois com serra tico-tico e lixado para dar acabamento. Simples, fácil e barato. Só no bico da fuselagem, que é uma forma um pouco mais complexa, estou prevendo o uso de fibra de vidro.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: "Empresa DB"- Vamos conversar sobre isso

#122 Mensagem por Skyway » Dom Mai 27, 2012 8:12 pm

Sim, entendi, porém o que tenho em mente é algo mais simples ainda, mas acho que não to sabendo explicar.

To meio sem tempo agora, mas mais tarde acredito que vou poder explicar melhor minha ideia.

Um abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceram: 84 vezes

Re: "Empresa DB"- Vamos conversar sobre isso

#123 Mensagem por Rodrigoiano » Dom Mai 27, 2012 9:13 pm

Só para esclarecer, minha participação no tópico se restringe a opiniões e troca de conhecimento, sem NENHUM comprometimento com futura empresa, além do desejo que tenha sucesso! Minha "praia" profissional é outra, atualmente advocacia e em breve, o funcionalismo público, se Deus quiser! O DB é um grande hobby para mim, pois alia um entusiasmo com assuntos de defesa (particularmente aérea), geopolítica e gerais, com aprendizado e troca de informações. Já aprendi muito aqui e louvo o conhecimento dos colegas!

Grande abraço a todos os futuros "empresários" e fornecedores de armas do país e quiçá do mundo!




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: "Empresa DB"- Vamos conversar sobre isso

#124 Mensagem por LeandroGCard » Dom Mai 27, 2012 10:02 pm

Segue o projeto do alvo aéreo de desenho simplificado, este já mostrando detalhes estruturais (faltam ainda detalhes das fixações e da janela de acesso à válvula de combustível):

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Notem o motor tipo "valveless", mais simples, maior e dispensando o afilamento da fuselagem para entrada de ar. Vejam também a estrutura simples de madeira nas asas e na fuselagem, a instalação do tanque de propano e o engate inferior para lançamento por catapulta. Este desenho também ainda não está devidamente dimensionado, mas os perfis metálicos já usam dimensões comerciais.

Sei fazer o dimensionamento de praticamente todos os componentes do projeto, desde que tenha os dados de peso e dimensões dos itens off-the-shelf (tanque de propano, válvula, eletrônica, servos, etc...). O único componente que não sei dimensionar é o motor, e acho que nem existem modelos teóricos para isso, a única forma de desenvolvê-lo seria através de uma pesquisa inicial sobre detalhes de alguns que já tiverem sido construídos e de testes sistemáticos com protótipos. Isso exigiria acesso a uma oficina de serralheria/caldeiraria (alguém aí tem acesso a isso?) e a construção de um banco de provas para medir o empuxo.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: "Empresa DB"- Vamos conversar sobre isso

#125 Mensagem por Skyway » Seg Mai 28, 2012 2:08 am

Leandro, como prometido, tentarei ilustrar minha ideia de praticidade do projeto. Dê um desconto na qualidade do desenho quase infantil, mas é que estou pregado de sono, e sinceramente não sei se amanha irei achar esse post tão elucidativo quando estou achando agora... :lol:


Minha proposta de material para o corpo do alvo seria um tubo de papelão de espessura fina, desse tipo:
Imagem

O cone da cauda poderia ser de Polietileno, nessa espessura:
Imagem

O cone seria aparafusado e reforçado com cola no tubo de papelão.
http://i.imgur.com/nguPd.jpg

Dentro do tubo vão todos os componentes em uma bandeja, assim como fazemos no aeromodelismo. Transmissor de imagem da câmera, receptor do radio-controle, baterias, tanque de combustível e toda sua respectiva fiação, organizada(não como meu desenho ridiculo) da mesma forma que no aeromodelismo.
http://i999.photobucket.com/albums/af118/igorsouz2/pos-lenha/DSC03048.jpg

Imagem

Receptor:
Imagem

Bateria padrão de aeromodelismo:
http://bimg2.mlstatic.com/s_MLB_v_F_f_200819856_8495.jpg

Transmissor(e receptor em terra) de vídeo para a câmera:
http://img.alibaba.com/photo/272402147/FPV_800mW_1_3GHz_video_transmitter_wireless_system.jpg

Câmera:
Imagem

Um abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: "Empresa DB"- Vamos conversar sobre isso

#126 Mensagem por LeandroGCard » Seg Mai 28, 2012 10:05 am

Sky, em que tamanho de alvo estamos falando?

Eu até conheço estes tubos de papelão resinado, mas pelo que me lembre eles só são fabricados até um diâmetro de cerca de 100mm, e o alvo que estou imaginando teria um diâmetro da fuselagemna faixa dos 250 a 300mm. Mesmo que existam tubos deste diâmetro em papelão receio que a resistência deles deixaria a desejar.

Veja bem, não estou pensando em nada para competir diretamente com as pequenas asas-delta que o EB já usa, em parte devido ao alerta do Túlio sobre a "panelinha" que já está estabelecida no EB, e em parte porque estou pensando em um mercado mais sério de exportação, com alvos que possam se necessário transportar sistemas de telemetria para medir a distância em que passam os projéteis de canhão e os mísseis (é assim que se avaliam os sistemas antiaéreos, pois dificilmente se conta com um impacto direto).

Estamos falando da mesma coisa?


Leandro G. Card




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60697
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6379 vezes
Contato:

Re: "Empresa DB"- Vamos conversar sobre isso

#127 Mensagem por Túlio » Seg Mai 28, 2012 8:47 pm

Apenas uma questão (renovada, aliás) que pode perfeitamente ser discutida aqui mesmo nos "Geraes":


:arrow: Desenvolver e fabricar?

ou

:arrow: Desenvolver e licenciar?




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: "Empresa DB"- Vamos conversar sobre isso

#128 Mensagem por Skyway » Seg Mai 28, 2012 9:54 pm

LeandroGCard escreveu:Sky, em que tamanho de alvo estamos falando?

Eu até conheço estes tubos de papelão resinado, mas pelo que me lembre eles só são fabricados até um diâmetro de cerca de 100mm, e o alvo que estou imaginando teria um diâmetro da fuselagemna faixa dos 250 a 300mm. Mesmo que existam tubos deste diâmetro em papelão receio que a resistência deles deixaria a desejar.

Veja bem, não estou pensando em nada para competir diretamente com as pequenas asas-delta que o EB já usa, em parte devido ao alerta do Túlio sobre a "panelinha" que já está estabelecida no EB, e em parte porque estou pensando em um mercado mais sério de exportação, com alvos que possam se necessário transportar sistemas de telemetria para medir a distância em que passam os projéteis de canhão e os mísseis (é assim que se avaliam os sistemas antiaéreos, pois dificilmente se conta com um impacto direto).

Estamos falando da mesma coisa?


Leandro G. Card
Mas estamos falando do mesmo tamanho uai, existem sim tubos de papelão de vários diâmetros e espessuras, o que pode contornar o problema de resistência sem sacrificar muito o peso. Tubos assim são feitos para os mais diversos fins, para armazenar tecidos, peças, massas... Acredito que não teríamos problema em encontrar um ideal.

Penso a mesma coisa que você Leandro, em um alvo de médio porte, porém a propulsão que escolhemos não é a melhor no que tange a potência. É a melhor em custo, sem dúvida, mas não em potência. Então o quanto pudermos cortar de peso da criança, melhor na minha opinião. E simplificar o processo de produção com uma peça desse tipo que proponho, no meu entender vai baratear e deixar tudo mais leve. Mesma coisa com um pulse-jet valvulado, onde não há a necessidade de um tanque pesado de propano alem do fato do motor ficar mais confiável.

As asas podem ser simplificadas também, tudo visando deixar elas mais leves.

Acho que sei o que está acontecendo aqui Leandro...acho que estamos abordando um problema com soluções diferentes por que estamos tomando como base coisas diferentes. Acho que você está pensando numa miniatura de aeronave, com estruturas de metal, monocoque, semi-monocoque e etc. E eu estou pensando em um aeromodelo de porte médio/grande, com as soluções de construção de um aeromodelo e etc. Não é isso? :mrgreen:




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: "Empresa DB"- Vamos conversar sobre isso

#129 Mensagem por LeandroGCard » Seg Mai 28, 2012 9:55 pm

Túlio escreveu:Apenas uma questão (renovada, aliás) que pode perfeitamente ser discutida aqui mesmo nos "Geraes":


:arrow: Desenvolver e fabricar?

ou

:arrow: Desenvolver e licenciar?
Se houver quem queira licenciar por mim melhor, sobra tempo e energia para desenvolver outros projetos, que para mim é a parte divertida.

Leandro G. Card




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60697
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6379 vezes
Contato:

Re: "Empresa DB"- Vamos conversar sobre isso

#130 Mensagem por Túlio » Seg Mai 28, 2012 9:57 pm

Eu idem. Além de reduzir bastante a pressão da panelinha... 8-]




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: "Empresa DB"- Vamos conversar sobre isso

#131 Mensagem por LeandroGCard » Seg Mai 28, 2012 10:26 pm

Skyway escreveu:Mas estamos falando do mesmo tamanho uai, existem sim tubos de papelão de vários diâmetros e espessuras, o que pode contornar o problema de resistência sem sacrificar muito o peso. Tubos assim são feitos para os mais diversos fins, para armazenar tecidos, peças, massas... Acredito que não teríamos problema em encontrar um ideal.

Penso a mesma coisa que você Leandro, em um alvo de médio porte, porém a propulsão que escolhemos não é a melhor no que tange a potência. É a melhor em custo, sem dúvida, mas não em potência. Então o quanto pudermos cortar de peso da criança, melhor na minha opinião. E simplificar o processo de produção com uma peça desse tipo que proponho, no meu entender vai baratear e deixar tudo mais leve. Mesma coisa com um pulse-jet valvulado, onde não há a necessidade de um tanque pesado de propano alem do fato do motor ficar mais confiável.

As asas podem ser simplificadas também, tudo visando deixar elas mais leves.

Acho que sei o que está acontecendo aqui Leandro...acho que estamos abordando um problema com soluções diferentes por que estamos tomando como base coisas diferentes. Acho que você está pensando numa miniatura de aeronave, com estruturas de metal, monocoque, semi-monocoque e etc. E eu estou pensando em um aeromodelo de porte médio/grande, com as soluções de construção de um aeromodelo e etc. Não é isso? :mrgreen:
Eu de fato cheguei a ver tubos de papelão resinado em algumas embalages com diâmeros de uns 120 a 150mm, mas aí já eram bem pesados, com paredes extremamente grossas, e ainda assim me pareceram frágeis. Não sei se daria para economizar peso assim. Você não consegue dar uma pesquisada e descobrir algo sobre isso? Eu vou checar o peso no caso da minha estrutura de madeira coberta por folha de alumínio de 0,5mm e depois comparamos.

Na verdade eu também penso no alvo como um aeromodelo, só que eu peguei o tempo em que mesmo os aeromodelos mais simples a elástico eram construídos com uma complexa estrutura treliçada de ripas de madeira balsa revestida de tela, inclusive as asas. No meu timeframe esta história de depron, isopor maciço cortado a fio e plástico termoformado é coisa bem recente :) . E tenho receio de que estas técnicas não tenham resistência para modelos maiores.


Com relação ao pulse-jet valvulado, que combustível você propõem? O valveless do porte que está no meu projeto também pode usar qualquer combustível líquido, mas isso exigiria uma bomba acionada por um motor que imagino seria elétrico que exigiria pesadas baterias. Por outro lado, o valvulado pode usar propano também. O valvulado talvez possa ter um rendimento melhor, mas acredito que não com uma válvula vibrátil (ou válvula de reed), seria necessário partir para uma tipo veneziana. E acho que ele exigiria um sistema de ignição também, e tudo isso o tornaria um projeto bem mais complicado.

Este ponto do motor, juntamente com a parte eletrônica, na verdade é o mais crítico do projeto. Todo o restante até que é bem fácil. Ainda não encontrei nenhuma boa referência sobre dimensionamento de pulse-jets, e sem isso teríamos que fazer testes bem extensivos para descobrir os parâmetros básicos (dimensões, peso, empuxo, consumo, etc...) antes de podermos continuar o projeto.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: "Empresa DB"- Vamos conversar sobre isso

#132 Mensagem por Skyway » Seg Mai 28, 2012 10:46 pm

LeandroGCard escreveu:
Skyway escreveu:Mas estamos falando do mesmo tamanho uai, existem sim tubos de papelão de vários diâmetros e espessuras, o que pode contornar o problema de resistência sem sacrificar muito o peso. Tubos assim são feitos para os mais diversos fins, para armazenar tecidos, peças, massas... Acredito que não teríamos problema em encontrar um ideal.

Penso a mesma coisa que você Leandro, em um alvo de médio porte, porém a propulsão que escolhemos não é a melhor no que tange a potência. É a melhor em custo, sem dúvida, mas não em potência. Então o quanto pudermos cortar de peso da criança, melhor na minha opinião. E simplificar o processo de produção com uma peça desse tipo que proponho, no meu entender vai baratear e deixar tudo mais leve. Mesma coisa com um pulse-jet valvulado, onde não há a necessidade de um tanque pesado de propano alem do fato do motor ficar mais confiável.

As asas podem ser simplificadas também, tudo visando deixar elas mais leves.

Acho que sei o que está acontecendo aqui Leandro...acho que estamos abordando um problema com soluções diferentes por que estamos tomando como base coisas diferentes. Acho que você está pensando numa miniatura de aeronave, com estruturas de metal, monocoque, semi-monocoque e etc. E eu estou pensando em um aeromodelo de porte médio/grande, com as soluções de construção de um aeromodelo e etc. Não é isso? :mrgreen:
Eu de fato cheguei a ver tubos de papelão resinado em algumas embalages com diâmeros de uns 120 a 150mm, mas aí já eram bem pesados, com paredes extremamente grossas, e ainda assim me pareceram frágeis. Não sei se daria para economizar peso assim. Você não consegue dar uma pesquisada e descobrir algo sobre isso? Eu vou checar o peso no caso da minha estrutura de madeira coberta por folha de alumínio de 0,5mm e depois comparamos.

Na verdade eu também penso no alvo como um aeromodelo, só que eu peguei o tempo em que mesmo os aeromodelos mais simples a elástico eram construídos com uma complexa estrutura treliçada de ripas de madeira balsa revestida de tela, inclusive as asas. No meu timeframe esta história de depron, isopor maciço cortado a fio e plástico termoformado é coisa bem recente :) . E tenho receio de que estas técnicas não tenham resistência para modelos maiores.


Com relação ao pulse-jet valvulado, que combustível você propõem? O valveless do porte que está no meu projeto também pode usar qualquer combustível líquido, mas isso exigiria uma bomba acionada por um motor que imagino seria elétrico que exigiria pesadas baterias. Por outro lado, o valvulado pode usar propano também. O valvulado talvez possa ter um rendimento melhor, mas acredito que não com uma válvula vibrátil (ou válvula de reed), seria necessário partir para uma tipo veneziana. E acho que ele exigiria um sistema de ignição também, e tudo isso o tornaria um projeto bem mais complicado.

Este ponto do motor, juntamente com a parte eletrônica, na verdade é o mais crítico do projeto. Todo o restante até que é bem fácil. Ainda não encontrei nenhuma boa referência sobre dimensionamento de pulse-jets, e sem isso teríamos que fazer testes bem extensivos para descobrir os parâmetros básicos (dimensões, peso, empuxo, consumo, etc...) antes de podermos continuar o projeto.


Leandro G. Card
Vamos afinando nossas idéias uai! :D

Tubos de papelão existem em diversos diâmetros e espessuras. Isso tem aparecido mais ultimamente por que está virando moda o uso de tubos de papelão como formas para concreto na construção civil, no lugar daqueles moldes de madeira. Então fabricantes o fazem em qualquer diâmetro e espessuras variadas.

Vi algumas pulse-jet à querosene muito interessantes. Tem Pulse-jet que "roda" até com diesel. A válvula pode ser tipo persiana "tipo" a argus das V-1, simplificada, logicamente.

Quanto a bomba para combustível líquido, na verdade não é necessária. Existem projetos que utilizam apenas um tubo de venturi (pombas, o pulse-jet já é praticamente um tubo de venturi :mrgreen: ) para sugar o combustível para dentro da turbina. Aliais, na aviação civil várias bombas de combustível modernas utilizam esse princípio pela ausência de peças móveis.

Mas concordo sem tirar nem uma vírgula que primeiro precisamos conhecer as pulse-jet, para então saber o que dá e o que não dá pra fazer com elas.

Um abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: "Empresa DB"- Vamos conversar sobre isso

#133 Mensagem por LeandroGCard » Ter Mai 29, 2012 11:09 am

Skyway escreveu:Quanto a bomba para combustível líquido, na verdade não é necessária. Existem projetos que utilizam apenas um tubo de venturi (pombas, o pulse-jet já é praticamente um tubo de venturi :mrgreen: ) para sugar o combustível para dentro da turbina. Aliais, na aviação civil várias bombas de combustível modernas utilizam esse princípio pela ausência de peças móveis.

Mas concordo sem tirar nem uma vírgula que primeiro precisamos conhecer as pulse-jet, para então saber o que dá e o que não dá pra fazer com elas.

Um abraço!
Com relação ao combustível, você conhece este mini-botijão descartável de combustível para fogareiros portáteis?

Imagem
Eles são compactos, feitos de chapa fina estampada como frascos de desodorante ou inseticida, tem uma estrutura bem leve e custam bem menos de 10 reais cada em qualquer loja de material de acampamento:

http://www.sugoibigfish.com.br/cartucho ... 11442.aspx

Cada um tem 190g de uma mistura de butano e propano, e pode-se utilizar vários em paralelo para obter um bom fluxo de combustível por um preço bem baixo. É só desenvolver o sistema de engate e as tubulações, já tenho uma idéia para um em perfil de alumínio que é muito simples.

Existe também um modelo maior, com 465g de propano, que inclui engate rosqueado mas é estruturalmente mais pesado (peso total de 850g):

Imagem


Qualquer uma destas opções elimina a necessidade de um tanque com pescador e de uma bomba ou até de um venturi, que mesmo sendo simples é um ítem a mais a ser desenvolvido e produzido. No meu projeto eu usei uma garrafa de alumínio do tipo usada para óxido nitroso em carros tunados, mas vou substituir pelos tubos descartáveis acima que são muito mais baratos e fáceis de encontrar.

um abraço,


Leandro G. Card




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60697
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6379 vezes
Contato:

Re: "Empresa DB"- Vamos conversar sobre isso

#134 Mensagem por Túlio » Dom Jun 03, 2012 6:52 pm

PERGUNTA:

:arrow: Depois de feito o propulsor, tanto faz qual o propelente, não? Segundo pesquisei, pode-se usar gás de cozinha, combustível líquido ou ambos juntos. Após feito o propulsor, não se poderia testar as três opções, buscando o melhor custo-benefício?

E postei mais coisa a respeito...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: "Empresa DB"- Vamos conversar sobre isso

#135 Mensagem por LeandroGCard » Seg Jun 04, 2012 9:38 pm

Túlio escreveu:PERGUNTA:

:arrow: Depois de feito o propulsor, tanto faz qual o propelente, não? Segundo pesquisei, pode-se usar gás de cozinha, combustível líquido ou ambos juntos. Após feito o propulsor, não se poderia testar as três opções, buscando o melhor custo-benefício?

E postei mais coisa a respeito...
Pelo que li isso seria sim possível, para os motores maiores (acho que com cerca de 5Kg de empuxo para cima, mas depende muito do modelo específico). Os motores pequenos operam em frequências maiores e requerem um combustível que se misture com o ar mais rapidamente, e aí só mesmo combustíveis gasosos. Até nos maiores a ignição é feita com gás, e só depois se substitui o combustível por algum líquido.


Leandro G. Card




Responder