UM MBT NACIONAL

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60811
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6417 vezes
Contato:

Re: UM MBT NACIONAL

#121 Mensagem por Túlio » Qua Abr 11, 2012 3:57 pm

Nos entendemos, cupincha... 8-]




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#122 Mensagem por Boss » Qua Abr 11, 2012 4:50 pm

> Brasil
> (insira força) entre as maiores/melhores do mundo


Imagem




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60811
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6417 vezes
Contato:

Re: UM MBT NACIONAL

#123 Mensagem por Túlio » Qua Abr 11, 2012 4:52 pm

ECA!!! :evil: :evil: :evil: :evil:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#124 Mensagem por Luís Henrique » Qui Abr 12, 2012 12:57 am

Túlio escreveu:
Luís Henrique escreveu: Temos muito mais território, muito mais riquezas para defender do que a Turquia.
Ela não possui uma Amazônia, nem um aquífero Guarani, nem o pré-sal. Também não possui 8,5 mi de km² e 200 mi de habitantes.

Cupincha, me permitas acrescentar que, mesmo sem Amazônia azul ou verde, o grosso de nosso comércio externo passa pelo mar. Apenas isso já justificaria desde SEMPRE uma MB entre as maiores. Repito, desde sempre... :wink: 8-]
Claro. Mas não podemos esquecer do EB.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36779
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3167 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#125 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 12, 2012 5:08 pm

Creio que não deveríamos esquecer de todas as três forças. Mas...

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Snowmeow
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 262
Registrado em: Ter Mar 27, 2012 6:05 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: UM MBT NACIONAL

#126 Mensagem por Snowmeow » Sáb Abr 14, 2012 1:29 pm

Sei lá, eu acho que poderíamos repensar o Osório e/ou o Tamoio como bases para a construção da futura VBCC sobre lagartas.
Nós soubemos como construir MBTs de ponta e MBTs com bom custo-benefício. Em vez de recomeçar tudo do zero, por que não basearmos a VBCC nacional usando o que foi aprendido com o Osório e/ou o Tamoio?
(Parece até óbvio, né? Se falei besteira, me corrijam.)




"Não cortes uma árvore no Inverno; sentirás falta dela no Verão." J. N. Dias
"Você sabe porque USA nunca sofreu golpe de estado? Porque em USA, não existe embaixada de USA." Michele Bachelet, nova presidenta do Chile
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#127 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sáb Abr 14, 2012 3:40 pm

Snowmeow escreveu:Sei lá, eu acho que poderíamos repensar o Osório e/ou o Tamoio como bases para a construção da futura VBCC sobre lagartas.
Nós soubemos como construir MBTs de ponta e MBTs com bom custo-benefício. Em vez de recomeçar tudo do zero, por que não basearmos a VBCC nacional usando o que foi aprendido com o Osório e/ou o Tamoio?
(Parece até óbvio, né? Se falei besteira, me corrijam.)
Vamos projetar um carro de combate para o futuro baseado em projetos dos anos 70!!!

Brilhante!!!

Bacchi




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60811
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6417 vezes
Contato:

Re: UM MBT NACIONAL

#128 Mensagem por Túlio » Sáb Abr 14, 2012 4:26 pm

Valeria uma lida no começo deste tópico... :wink: 8-]




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#129 Mensagem por Guerra » Dom Abr 15, 2012 9:30 am

marcelo bahia escreveu:Não, guerra!! As tropas mecanizadas HOJE são a prioridade do EB!
marcelo bahia, eu já perdi as contas de quantas reuniões eu participei sobre esse tema. A prioridade das tropas mecanizadas era ontem. Só os exércitos do continennte africano estava fzendo o que a gente fazia aqui no Brasil.
O guarani vai dar ao EB uma mobilidade estrategica que nunca teve. Mas o poder ofensivo do EB esta nas tropas blindadas.
No plano tático as tropas mecanizadas só vão desonerar as blindadas, que hoje cumpre missões que poderia ser cumprida por uma tropa de infantaria mecanizada. E as blindadas vão ficar com uma unica missão.
A estratégia Braço Forte é do Exército, feita pelo Exército e com o mínimo de ingerência do "nove dedos-apedeuta" ou da "búlgara-vermelho-petista-comuno-trotkista-lenilista-stalinista-guerrilheira"!!
Vc esta misturando alhos e bugalhos. A decisão de optar pelo guarani é do EB. O motivo é bem simples. O EB já tinha um projeto para as tropas blindadas que já estava em andamento desde 2003 e tinha um projeto na gaveta que era o guarani. Dai vem a tal da END com essa história de carregar tudo em avião. O EB embarcou.Mas até agora o maior investimento do EB foi nas tropas blindadas.
Não tem nenhuma relação com ganhar votos e eleições. Como se o Braço Forte do EB fosse gerar votos numa sociedade que caga e anda para o tema defesa. Menos, por favor!
Nao. Eu fui muito injusto. Os politicos que estão no governo sao os unicos politicos do Brasil que não trabalham em prol de eleições. Não foi aqui no Brasilque o candidato prometeu mundos e fundos, escreveu carta para militar e quando foi eleito a primeira coisa que fez foi cortar verba.
Mas se uma caminha num ritmo mais forte que a outra, e não o inverso, o sinal foi dado, meu caro. Não digo que estamos caminhando para a doutrina dos Países Baixos, mas que existe uma reflexão sobre a doutrina anterior existe, aaaaah se existe!
Como assim? Por enquanto as tropasmecnizadas são só promessas para 2030. As tropas blindadas já esta operando faz tempo. Todas unidades blindadas sofreram algum tipo de reforma. A logistica esta montada, todos os sistemas demanobra estão operando. Essas tais tropas mecanizadas ditas como FXdo EB, se quer tem planos para os seus sistemas de manobra. Ninguém se quer disse como vai ser o sistema de apoio de fogo dessas tropas.Ninguém disse como vai ser a parte de engenharia dessas tropas.
É como as bruxas; "não acredito em bruxas, mas que elas estão por aí não tenho dúvidas" por mais que você negue. Você não achou estranho priorizar o Leo 1A5 quando há Leo 2 aos montes por aí, até pelo mesmo preço?? Pode ter certeza que não é só pelo custo de manutenção, é pela leveza do CC. Nosso próximo MBT vai estar muito mais próximo do Tamoyo do que do Altay turco, pelo menos em relação ao peso. Não tenha dúvida disso. Quanto mais agilidade, mais próximo da doutrina dos generais. O Leo 1A5 é o nosso laboratório para um novo CC leve. Talvez em parceria com a própria KWM
Vc deve ter uma fonte muito boa para essas afirmaçoes.
Você quer dizer que o EB tenta há uma VIDA, não?? .
Desde a 1 GM.
Porque eu desconheço quando foi que o EB em toda sua história teve uma força blindada de envergadura. Como disse antes, o "pacote completo" envolve força mecanizada (família Guarani) e MBTs, mas a prioridade é desenvolver a força mecanizada: leve, ágil, flexível e -acima de tudo- AEROMECANIZADA!! É só ver o que está sendo feito e juntar as peças: família Guarani + KC-390 + helicópteros de transporte + mísseis anti-tanques + COBRA = prioridade para as FORÇAS AEROMECANIZADAS/AEROTRANSPORTÁVEIS como essas: :twisted: .
OK. vai ficar tudolindo e maravilhoso. Vão colocar tudo num avião (menos a artilharia que até agora ninguém disse como vai ser a artilharia dessas tropas), vamos transportar tudo escoltado por caças de ultima geraçao (isso se o FX sair até lá) para esse local muito longe onde vai ser essa guerra surpresa quenão deu tempo dos generais anteciparem a movimentação de tropa, sendo obrigado a acrregar tudo em aviaão. A estrategia esta perfeita. Mas a minha duvida é na hora da tatica.
Quero ver como vai deseronlar essa guerra modernissima com um blindado que não tem mobilidade tatica, não tem poder de fogo e nem proteção blindada.
Para mim o Guarani é só uma peça. Importante, eu diria. Mas esta longe de ser a arma definitiva, que vai vencer todas as guerras. Dizer que isso ai é o FX do EB é uma piada de mal gosto.
Vai ser um CC de nova geração, talvez revolucionário. Os russos estão trabalhando a 7 chaves, pode esperar que algo novo vai surgir daí. Talvez ao ponto de termos que repensar MBTs como o Leo 2, ou o Merkava. Em nenhum momento insinuei que os russos abandonariam os CC. Não é parte da filosofia deles..
É. Vamos esperar os russos dar toda essa tecnologia de graça para gente como o Lula disse que dariam os caças.


http://www.oxygino.com/site/wp-content/uploads/2012/01/oxygino_kc-390_guarani.jpg

Obs: que lindo esse desenho. Vou pedir meu filho para desenhar no paint brush umas peças de artilharia ali do lado.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#130 Mensagem por Lord Nauta » Dom Abr 15, 2012 11:17 pm

Atenção com os alemães.

:wink: :wink: :wink:


Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5243
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 502 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#131 Mensagem por delmar » Dom Abr 15, 2012 11:40 pm

Lord Nauta escreveu:Atenção com os alemães.
:wink: :wink: :wink:
Sds
Lord Nauta
Se não ficarem atentos vão ver com quantos alemães se faz uma bandinha, pra tocar na festa da cerveja. :lol:




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#132 Mensagem por Bourne » Seg Abr 16, 2012 6:05 am

Leopard 2???? :shock: :shock: :shock: :shock:

Sobe tudo ir voando para lutar um guerra secreta sei lá onde é complicado. Certas coisas como artilharia e tanques vai ser difícil colocá-los em aviões. Ainda considerando a grande e moderna força de caças da FAB, a possibilidade de ser derrubado é bem real.




Avatar do usuário
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1708
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 1:18 am
Localização: Calábria-Itália
Agradeceram: 16 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#133 Mensagem por marcelo bahia » Ter Abr 17, 2012 2:05 am

Bourne escreveu:Leopard 2???? :shock: :shock: :shock: :shock:

Sobe tudo ir voando para lutar um guerra secreta sei lá onde é complicado. Certas coisas como artilharia e tanques vai ser difícil colocá-los em aviões. Ainda considerando a grande e moderna força de caças da FAB, a possibilidade de ser derrubado é bem real.
Quem falou em colocar tanques (MBTs) num KC-390?? Quem falou em "guerra secreta"?? :?

Não acredito em Leopards 2, mas acredito no desenvolvimento de um MBT nacional em parceria com a KMW e com os requisitos do EB. Certamente seria um MBT muito mais leve do que o Leopard 2. Assim como houve a parceria com a IVECO para a família Guarani, pode haver uma parceria futura (2020) com a KMW. Os investimentos em Santa Maria podem apontar pra isso.

Sds.




Editado pela última vez por marcelo bahia em Ter Abr 17, 2012 2:21 am, em um total de 1 vez.
Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
Avatar do usuário
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1708
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 1:18 am
Localização: Calábria-Itália
Agradeceram: 16 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#134 Mensagem por marcelo bahia » Ter Abr 17, 2012 2:18 am

Guerra escreveu:Obs: que lindo esse desenho. Vou pedir meu filho para desenhar no paint brush umas peças de artilharia ali do lado.
Acredite no que quiser e pense como quiser! Não vou seguir com essa discussão. Se você acha que a END foi empurrada guela abaixo do EB, então paciência!

Sobre a sua ironia final, já não caio mais nessa.




Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2919
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 178 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#135 Mensagem por saullo » Ter Abr 17, 2012 12:30 pm

marcelo bahia escreveu:
Bourne escreveu:Leopard 2???? :shock: :shock: :shock: :shock:

Sobe tudo ir voando para lutar um guerra secreta sei lá onde é complicado. Certas coisas como artilharia e tanques vai ser difícil colocá-los em aviões. Ainda considerando a grande e moderna força de caças da FAB, a possibilidade de ser derrubado é bem real.
Quem falou em colocar tanques (MBTs) num KC-390?? Quem falou em "guerra secreta"?? :?

Não acredito em Leopards 2, mas acredito no desenvolvimento de um MBT nacional em parceria com a KMW e com os requisitos do EB. Certamente seria um MBT muito mais leve do que o Leopard 2. Assim como houve a parceria com a IVECO para a família Guarani, pode haver uma parceria futura (2020) com a KMW. Os investimentos em Santa Maria podem apontar pra isso.

Sds.
Eu também creio nesse desenvolvimento em conjunto com a KMW, que pode ser de um MBT na faixa de 45 toneladas e de uma VCIM para substituir os M-113, com peso de umas 25 toneladas.

Abraços




Responder