Cruzex IV

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
crubens
Sênior
Sênior
Mensagens: 1864
Registrado em: Seg Set 17, 2007 4:05 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Agradeceram: 9 vezes

Re: Cruzex IV

#121 Mensagem por crubens » Ter Abr 15, 2008 9:00 am

soultrain escreveu:crubens ,

O Thor sabe muito bem o que diz, ouça-o que ele é uma das pessoas aqui que tem experiência fora da literatura, se é que me compreende...

[[]]'s
E quem disse que tenho experiência só dentro da literatura, se é que me compreende...




"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Cruzex IV

#122 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Abr 15, 2008 9:55 am

Thor, você poderia dizer se os F-2000 participarão da Cruzex?

Os Su-30 venezuelanos têm a obrigação de dar uma sova. Ah já sei, podem querer esconder o jogo...

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Cruzex IV

#123 Mensagem por soultrain » Ter Abr 15, 2008 9:57 am

Crubens,

És piloto da FAB?

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
crubens
Sênior
Sênior
Mensagens: 1864
Registrado em: Seg Set 17, 2007 4:05 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Agradeceram: 9 vezes

Re: Cruzex IV

#124 Mensagem por crubens » Ter Abr 15, 2008 10:52 am

Soultrain,

Digamos que já voei em caça e conheci pilotos da FAB nos tempos que estava na ativa nas FFAA(Exército), e hoje mantenho contatos com pilotos de F-5 e A-1 que me mantém atualizado.




"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Cruzex IV

#125 Mensagem por soultrain » Ter Abr 15, 2008 11:01 am

Ok,

Mas julgo que a sua afirmação não será a mais correcta, a comparação entre F-16 e F-5, nesse quesito, é F-16 sem duvida e se estivermos a falar das versões com "big mouth" a distância ainda é maior.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

Re: Cruzex IV

#126 Mensagem por Tigershark » Ter Abr 15, 2008 11:06 am

Thor escreveu:
Pablo Maica escreveu:Olha acredito que se os venezuelanos se habilitarem com os seus Su a frança talvez mande alguns Rafales, ai se tiverem sucesso, a propaganda vai comer solta, se levarem uma sova ninguem nuca sabera dos resultados desta cruzex. Mas acredito que se não vieram Rafas pelomenos algunS -5 devem vir.

Mas depois destas tensões a cruzex deste ano vai ferver.


Um abraço e t+ :D
Os Venezuelanos vão trazer F-16 e Su-30, porém com os novos brinquedinhos farão apenas missões de ataque e não vão realizar missões de Sweep (escolta), por não estarem com a doutrina de combate ar-ar ainda solidificada. Os franceses não trarão Rafales nem E-3F, é uma pena... ainda estão na dúvida se virão RDY ou -C. Os nossos amigos chilenos devem trazer os F-5.
Caberá apenas aos R-99A o controle dessa guerra toda, a qual terá como oponentes alguns F-5EM e A-1.
Abraços
Acho realmente que será uma pena a ausência dos rafales.Se eles já estão definidos como o próximo vetor do GDA seria muito interessante vê-los em ação contra alguns de nossos supostos adversários.




Avatar do usuário
crubens
Sênior
Sênior
Mensagens: 1864
Registrado em: Seg Set 17, 2007 4:05 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Agradeceram: 9 vezes

Re: Cruzex IV

#127 Mensagem por crubens » Ter Abr 15, 2008 11:21 am

soultrain escreveu:Ok,

Mas julgo que a sua afirmação não será a mais correcta, a comparação entre F-16 e F-5, nesse quesito, é F-16 sem duvida e se estivermos a falar das versões com "big mouth" a distância ainda é maior.

[[]]'s
Caro Amigo,

Não estou dizendo que o F-5 é melhor que o F-16, a lógica é sempre dar F-16. Mas o que falei me foi passado por piloto de F-5, que disse que o F-5 é um excelente avião para o combate aéreo, ainda mas agora que foi modernizado, então numa situação de igualdade com o F-16 num dogfight o que irá definir será o braço do piloto. Inclusive um brigadeiro na época do lançamento da modernização disse na televisão, que eu achei um exagero, que o F-5 passando a ter uma eletrônica no estado da arte e armamento também no estado da arte, se equivaleria a um F-16.
Tem mais, rolou acho que foi aqui no DB ou no Base Militar à algum tempo, que em um exercício da força aérea chilena com a US navy, os F-5 tiger III dos chilenos deram uma surra nos F-14 no dogfigth.




"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Cruzex IV

#128 Mensagem por soultrain » Ter Abr 15, 2008 11:25 am

Mas crubens, o pesadão F-14 não é um dogfigther, o resto que disse é circuntancial e até concordo com a maior parte.

Agora, qualquer versão do F-16 pode bater no F-5 em dogfight e não há surpresas, o contrário é que é supresa e mostra que há uma boa doutrina e um bom piloto ao comando.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Carlos Mathias

Re: Cruzex IV

#129 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Abr 15, 2008 11:32 am

Não conta tanto???
Desconheço isso que disse, arena IR só conta manobrabilidade, e isso o F-16 dá um banho no F-5. Só perde se o piloto der muito mole... da mesma maneira que tivemos M-III enquadrando M-2000 em 2004, mas foi descuido total do piloto.
Huuuum THOR, as experiências com o MIG-29 + HMS+R73 contra caças americanos sem esse equipamento foram me parece(pelo menos para a OTAN foi) conclusivas da grande vantagem conferida por estes sistemas.

Agora, um caça leve como o F-5M com um P-V e DASH contra outro caça assim armado equilibra e muito o combate, pois segundo reza a lenda, basta olhar.
Como eu disse, e eu não sou piloto com experiência em combate com DASH + P-IV/V, a manobrabilidade não conta TANTO, mas conta é claro.
Agora, se me falarem que um caça com TVC-3D dá um vantagem maior, aí eu concordo. Mas sem pre baseado no que leio por aí das experiências de FAs, nada de experiência em combate WVR + HSD+MAA-IR 4ºG.

E só prá lembrar o que eu disse:
Se estiver portando o P-IV ou MAA-1B é parelho, porque a manobrabilidade não conta taaanto. Mas estando ambos com as mesmas armas em WVR aí a vantagem será de quem puder manobrar mais. Pouca vantagem, mas é uma vantagem.




Avatar do usuário
crubens
Sênior
Sênior
Mensagens: 1864
Registrado em: Seg Set 17, 2007 4:05 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Agradeceram: 9 vezes

Re: Cruzex IV

#130 Mensagem por crubens » Ter Abr 15, 2008 12:16 pm

soultrain escreveu:Mas crubens, o pesadão F-14 não é um dogfigther, o resto que disse é circuntancial e até concordo com a maior parte.

É mas os pesadões F-14 eram usados como caça de defesa de frota e tinha que enfretar o que lhe aparecesse pela frente tanta na arena BVR como no combate corpo a corpo, eles tem uma agilidade impressionante para o seu tamanho, e ainda mais com uso da geometria variável que ajuda bastante. Eles enfrentavam na extinta escola top gun os ágeis A-4 e F-5 nos exercícios de dogfight. Agora, já que vc diz que o F-14 não é um dogfigther então o também pesadão SU-35 também não deve ser um dogfigther :wink:

Agora, qualquer versão do F-16 pode bater no F-5 em dogfight e não há surpresas, o contrário é que é supresa e mostra que há uma boa doutrina e um bom piloto ao comando.

Era isso que eu estava tentando dizer, isso seria o normal entre uma versão do F-5E e qualquer versão do F-16, mas já na versão F-5M a coisa já muda um pouco de figura, se ambos tem uma eletrônica e armamento semelhantes(o que não é o caso da versão A do F-16, este fica aquém sem um MLU, como no caso dos F-16 da Venezuela), e tem grande manobrabilidade( ouvi um relato certa vez de um major, que em um exercício contra F-16 da USAF, que toda vez no dogfigth, quando um F-16 procurava trava-lo na mira ele entrava numa curva apertada e o F-16 não conseguia acompanha-lo fazendo assim que ele se livrasse e isso ocorreu até que o F-16 dessitiu do combate, e olhe que foi com um F-5E e não o M), o que vai determinar a vitória é justamente o que vc disse, uma boa doutrina e um bom piloto ao comando e não o avião em si.
[[]]'s




"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
Avatar do usuário
Fábio Nascimento
Sênior
Sênior
Mensagens: 1849
Registrado em: Sex Nov 26, 2004 9:55 am
Localização: Salvador Ba
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

Re: Cruzex IV

#131 Mensagem por Fábio Nascimento » Ter Abr 15, 2008 6:32 pm

Quando começa a Cruzex?? :D

Vou pentelhar como o outro Fábio até que alguem me responda!




_______________________________________________.
Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

Re: Cruzex IV

#132 Mensagem por Thor » Ter Abr 15, 2008 6:44 pm

Fábio Nascimento escreveu:Quando começa a Cruzex?? :D

Vou pentelhar como o outro Fábio até que alguem me responda!
Já deram a resposta aqui. Acho que de 1 a 14 de novembro. Natal (coalisão) x Fortaleza (alguns A-1 e F-5).




Brasil acima de tudo!!!
Avatar do usuário
Fábio Nascimento
Sênior
Sênior
Mensagens: 1849
Registrado em: Sex Nov 26, 2004 9:55 am
Localização: Salvador Ba
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

Re: Cruzex IV

#133 Mensagem por Fábio Nascimento » Ter Abr 15, 2008 6:51 pm

Fábio Nascimento escreveu:Quando começa a Cruzex?? :D

Vou pentelhar como o outro Fábio até que alguem me responda!
Obrigado!

Vou esperar ancioso para ver se vão fazer um portões abertos, para ir até lá, depois disso vai ser difícil de ver caças como estes a menos de 2.000 Km de Salvador.
Natal da para ir e voltar no mesmo dia! :D




_______________________________________________.
Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

Re: Cruzex IV

#134 Mensagem por Thor » Ter Abr 15, 2008 6:54 pm

Carlos Mathias escreveu:
Não conta tanto???
Desconheço isso que disse, arena IR só conta manobrabilidade, e isso o F-16 dá um banho no F-5. Só perde se o piloto der muito mole... da mesma maneira que tivemos M-III enquadrando M-2000 em 2004, mas foi descuido total do piloto.
Huuuum THOR, as experiências com o MIG-29 + HMS+R73 contra caças americanos sem esse equipamento foram me parece(pelo menos para a OTAN foi) conclusivas da grande vantagem conferida por estes sistemas.

Agora, um caça leve como o F-5M com um P-V e DASH contra outro caça assim armado equilibra e muito o combate, pois segundo reza a lenda, basta olhar.
Como eu disse, e eu não sou piloto com experiência em combate com DASH + P-IV/V, a manobrabilidade não conta TANTO, mas conta é claro.
Agora, se me falarem que um caça com TVC-3D dá um vantagem maior, aí eu concordo. Mas sem pre baseado no que leio por aí das experiências de FAs, nada de experiência em combate WVR + HSD+MAA-IR 4ºG.

E só prá lembrar o que eu disse:
Se estiver portando o P-IV ou MAA-1B é parelho, porque a manobrabilidade não conta taaanto. Mas estando ambos com as mesmas armas em WVR aí a vantagem será de quem puder manobrar mais. Pouca vantagem, mas é uma vantagem.
Desculpe, não prestei muita atenção nos detalhes...
Mas quem é que usará esse Dash integrado com P-IV até novembro??

Normalmente nas cruzex só temos treinamento de combates próximos na fase de adaptação (FIT), quando durante cerca de 3 dias fazemos NBA com os gringos na ala, para eles se familiarizarem com o ambiente nacional (controle, tráfego, terreno,etc) e temos várias saídas de combate dissimilar (2x1, 1x1, M-2000 x F-5, F-2000 x F-16, etc...). Nesses exercícios que podemos ver a agressividade e domínio nessa arena. Provavelmente nessa Cruzex devem planejar o mesmo.
Na fase LIVEX temos ataques em pacotes em slots ofensivos e slots defensivos, quando aeronaves são dispostas em FAOR (CAP) para proteger nosso território. Temos F-16, M-2000 e outras aeronaves que devem desempenhar esse papel. O figurativo inimigo deverá ser composto por A-1 e F-5.




Brasil acima de tudo!!!
Carlos Mathias

Re: Cruzex IV

#135 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Abr 15, 2008 6:59 pm

Desculpe, não prestei muita atenção nos detalhes...
Mas quem é que usará esse Dash integrado com P-IV até novembro??
Bem Thor, eu coloquei tudo na condicional. Se for nosso F-5M como está de MAA-1 e AIM-9B fica difícil, porque os F-16AV já tem P-IV.




Responder