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Enviado: Qui Fev 28, 2008 12:22 pm
por Dandolo Bagetti
P44 escreveu:
Dandolo o que sabes do sistema de ensino em Portugal?
tu queres ver que o doidolo da baguete é este GAJO?:
Imagem

:?: :?: :?: :?:
Portugal tem melhorado muito, por causa da unificação européia.
O melhor ensino é do Japão, Israel e Alemanha. O mais criativo é dos EUA.

Enviado: Qui Fev 28, 2008 12:26 pm
por cabeça de martelo
Não houve nem há uma unificação Europeia, há uma Comunidade Europeia, o que é bastante diferente. O ensino tem melhorado ou piorado de acordo com o investimento e politicas de educação de cada governo. Neste momento o governo Português está a apostar nos cursos tecnico-profissionais, na eliminação de cursos do ensino superior (cursos com poucos alunos e com pouca saida profissional) e na entrega do controlo das escolas aos municipios.

Enviado: Qui Fev 28, 2008 12:44 pm
por P44
cabeça de martelo escreveu:Não houve nem há uma unificação Europeia, há uma Comunidade Europeia, o que é bastante diferente. O ensino tem melhorado ou piorado de acordo com o investimento e politicas de educação de cada governo. Neste momento o governo Português está a apostar nos cursos tecnico-profissionais, na eliminação de cursos do ensino superior (cursos com poucos alunos e com pouca saida profissional) e na entrega do controlo das escolas aos municipios.
claro, é preciso arranjar mais uns "tachos"....

ps- Que treta é essa de "unificação" europeia, isso não existe nem nunca existirá

Enviado: Qui Fev 28, 2008 12:54 pm
por cabeça de martelo
Aí já somos dois a dizer o mesmo ó Pzito! :wink:

Enviado: Qui Fev 28, 2008 1:55 pm
por Fábio Nascimento
Cara, só agora vi este tópico, eu ri feito um louco aqui no escritório, ta todo mundo curioso p saber porque :lol:

Enviado: Qui Fev 28, 2008 2:07 pm
por Dandolo Bagetti
Quando um aluno for reprovado, o professor deve ser chamado para se explicar.
Não se reprovam alunos mentalmente sadios. Em princípio, a culpa deverá ser do professor. Uma escola séria deve ser dessa maneira... A escola deve desenvolver nos alunos os 7 tipos de inteligências (Gardner). Esses tipos de inteligências, poderíamos ampliá-los para uns 15.
Acho que no Brasil ainda não temos nenhuma escola desse tipo. :shock:

Enviado: Qui Fev 28, 2008 2:23 pm
por cabeça de martelo
É por causa dessa mentalidade que o ensino está a diminuir de qualidade. Então para quê que os meninos vão se esforçar se no final não chumbam? Para quê vão à escola se não têm falta? Para quê serem disciplinados, se podem mandar o professor para um certo sitio que eu cá sei e ser o rei dos vandalos...

Enviado: Qui Fev 28, 2008 2:25 pm
por Fábio Nascimento
Uma amiga minha ensinava numa favela em Salvador, quando um aluno dela foi reprovado ele(o aluno) chamou minha colega para dar explicações :twisted: .
Obs. Ele tinha 11 anos e uma faca :shock:

Resultado, ela resolveu terminar o estágio dela numa escolinha para pequenos mauricinhos, é mais perto de casa e mais seguro :shock:

:lol: :lol:

Enviado: Qui Fev 28, 2008 4:45 pm
por Dandolo Bagetti
Fábio Nascimento escreveu:Uma amiga minha ensinava numa favela em Salvador, quando um aluno dela foi reprovado ele(o aluno) chamou minha colega para dar explicações :twisted: .
Obs. Ele tinha 11 anos e uma faca :shock:

Resultado, ela resolveu terminar o estágio dela numa escolinha para pequenos mauricinhos, é mais perto de casa e mais seguro :shock:

:lol: :lol:
A qualidade do nível de vida no Brasil regrediu muito. De 1958 até 1963 estudei em escolas públicas. O ensino era ótimo e não havia bandidagem. De 1963 a 1970 estudei no Colégio Militar do RJ, que era considerado o melhor ensino do Brasil. Dali fui para a Academia Militar (mais 4 anos).
O que vemos hoje nas escolas públicas ? Tráfico de drogas, crianças grávidas, alunos bandidos ... Piorou depois do Gov Sarney.
A Crise Política não é apenas no Brasil, mas mundial.
Um amigo alemão me disse, que na Alemanha os políticos também estão metendo a mão no herário e fazem o que querem.
É por isso que estou a favor do Regime da China com Tiro na Nuca.
Não vejo outra solução.

Enviado: Sex Fev 29, 2008 6:46 am
por P44
Dandolo Bagetti escreveu:Quando um aluno for reprovado, o professor deve ser chamado para se explicar.
Não se reprovam alunos mentalmente sadios. Em princípio, a culpa deverá ser do professor. Uma escola séria deve ser dessa maneira.
.. A escola deve desenvolver nos alunos os 7 tipos de inteligências (Gardner). Esses tipos de inteligências, poderíamos ampliá-los para uns 15.
Acho que no Brasil ainda não temos nenhuma escola desse tipo. :shock:
vai-ta lixar! :lol:

vê-se mesmo que não conheces a realidade

Enviado: Sex Fev 29, 2008 7:01 am
por Dandolo Bagetti
P44 escreveu:
Dandolo Bagetti escreveu:Quando um aluno for reprovado, o professor deve ser chamado para se explicar.
Não se reprovam alunos mentalmente sadios. Em princípio, a culpa deverá ser do professor. Uma escola séria deve ser dessa maneira.
.. A escola deve desenvolver nos alunos os 7 tipos de inteligências (Gardner). Esses tipos de inteligências, poderíamos ampliá-los para uns 15.
Acho que no Brasil ainda não temos nenhuma escola desse tipo. :shock:
vai-ta lixar! :lol:

vê-se mesmo que não conheces a realidade
http://pt.wikipedia.org/wiki/Intelig%C3 ... %BAltiplas

Inteligências múltiplas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A teoria das inteligências múltiplas foi desenvolvida, a partir da década de 1990, por uma equipa de pesquisadores da Universidade de Harvard liderada pelo psicólogo Howard Gardner. Ela identificou e descreveu originalmente sete tipos de inteligência nos seres humanos e obteve grande impacto na educação no início da década de 1990. Mais recentemente, acrecentou-se à lista um oitavo tipo, a inteligência naturalista.

As inteligências
Lógico-matemática - abrange a capacidade de analisar problemas, operações matemáticas e questões científicas. Medida por testes de QI, é mais desenvolvida em matemáticos, engenheiros e cientistas, por exemplo.
Linguística - caracteriza-se pela maior sensibilidade para a língua falada e escrita. Também medida por testes de QI, é predominante em oradores, escritor e poetas.
Espacial - expressa-se pela capacidade de compreender o mundo visual de modo minucioso. É mais desenvolvida em arquitetos, desenhistas e escultores.
Musical - expressa-se através da habilidade para tocar, compor e apreciar padrões musicais, sendo mais forte em músicos, compositores e dançarinos.
Físico-cinestésica - traduz-se na maior capacidade de utilizar o corpo para a dança e os esportes. É mais desenvolvida em mímicos, dançarinos e desportistas, por exemplo.
Intrapessoal - expressa na capacidade de se conhecer, estando mais desenvolvida em escritores, psicoterapeutas e conselheiros.
Interpessoal - é uma habilidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros. Encontra-se mais desenvolvida em políticos, religiosos e professores.
Naturalista - traduz-se na sensibilidade para compreender e organizar os fenômenos e padrões da natureza. É característica de paisagistas, arquitetos e mateiros, por exemplo.

[editar] Trajetória da teoria
Depois de quase duas décadas de tentativas de estudiosos de explicar a inteligência, Howard Gardner conceituou-a de modo mais refinado como "um potencial biopsicológico para processar informações que pode ser ativado num cenário cultural para solucionar problemas ou criar produtos que sejam valorizados numa cultura".

Em seu processo de revisão de sua teoria Gardner acrescentou a "Inteligência Natural" à lista das inteligências originais, que refere-se à habilidade de reconhecer e classificar plantas, animais, minerais, incluindo rochas e gramíneas e toda a variedade de fauna e flora e devido às suas contribuições para uma maior compreensão do meio ambiente e de seus componentes.

Porém, o mesmo não ocorre com a chamada "Inteligência Existencial" ou "Inteligëncia Espiritual". Embora o autor se sinta interessado por este nono tipo, conclui que "o fenômeno é suficientemente desconcertante e a distância das outras inteligências suficientemente grande para ditar prudência - pelo menos por ora" – conclui em seu recente livro intitulado "Inteligência: um conceito reformulado" (2001).

Gardner explica que as inteligências não são objetos que podem ser contados, e sim, potenciais que poderão ser ou não ativados, dependendo dos valores de uma cultura específica, das oportunidades disponíveis nessa cultura e das decisões pessoais tomadas por indivíduos e/ou suas famílias, seus professores e outros.

Enviado: Sex Fev 29, 2008 1:37 pm
por Alcantara
Doindolo, minha ex-mulher é professora e eu te digo por exeriência: sem obrigatoriedade, quase nenhum aluno se esforça pra aprender alguma coisa.

Queria ver você de professor em uma sala de aula com 40 alunos 'progressivos' (as turmas agora são em regime de 'progressão', isto é, ninguém mais é reprovado, mesmo que não saiba porra nenhuma de qualquer matéria).

E com alunos de 'comunidades' carentes, que é pra ficar bonito e bem dentro da realidade. :twisted:


Abraços!!! :wink:

Enviado: Sex Fev 29, 2008 4:47 pm
por Dandolo Bagetti
Alcantara escreveu:Doindolo, minha ex-mulher é professora e eu te digo por exeriência: sem obrigatoriedade, quase nenhum aluno se esforça pra aprender alguma coisa.

Queria ver você de professor em uma sala de aula com 40 alunos 'progressivos' (as turmas agora são em regime de 'progressão', isto é, ninguém mais é reprovado, mesmo que não saiba porra nenhuma de qualquer matéria).

E com alunos de 'comunidades' carentes, que é pra ficar bonito e bem dentro da realidade. :twisted:


Abraços!!! :wink:
É um crime reprovar um aluno que tem a mente sã. O aluno que for mentalmente perturbado não pode ficar numa sala de aula, mas ir se tratar com psicólogos e psiquiatra, depois vai para uma turma especial. O Aluno é o Rei, e não o professor. O professor tem que aprender técnicas para estimular e se adaptar ao aluno. A aula deve ser agradável, divertida, lúdica, interessante, desafiadora. Alunos que tiverem mais dificuldade para absorver os temas básicos, terão aulas complementares, no que ele estiver fraco. Seria quase uma aula particular. Temos que ver, que quando o aluno passa de ano, ele sempre vai rever entre 10 a 20% da matéria do ano anterior.
Um judeu me disse, que Israel nunca reprovou um aluno, pois poderia estar reprovando um gênio (não sei se esse fato é verdadeiro). Einstein foi um aluno muito problemático.
Trabalhei em pesquisa na área educacional e com uma pedagoga exemplar, que tem alguns cursos de pós. Ela me disse, quando era uma das coordenadoras educacionais da escola municipal, havia um aluno problemático, que nenhuma professora gostava de trabalhar. Ao entrevistar o aluno, percebeu que ele tinha uma grande capacidade. Chamou a mãe dele e montou um processo psicopedagógico. Esse aluno hoje é Juiz de Direito e nunca se esquece da professorinha, que teve paciência de ajudá-lo na infância. Todo ano ele liga para ela agradecendo. Os alunos superdotados devem avançar nas turmas da frente, caso contrário sentirão falta de motivação. 8-]

Enviado: Sex Fev 29, 2008 5:58 pm
por Alcantara
Ótimo! Lindo o que a 'professorinha' fez por ele.

Agora multiplique (por baixo, muito por baixo) 40 alunos por 8 turmas e o resultado multiplique por duas escolas. Quero ver o mesmo resultado com os outros 639 alunos. Isso pra um semestre e se não der aula particular (pra ajudar a ganhar o suficiente para ter uma qualidade de vida razoável).

A propósito, coordenador pedagógico dá aula? :?: :|


Abraços! [001]

Enviado: Sex Fev 29, 2008 6:18 pm
por Immortal Horgh
Alcantara escreveu:Doindolo, minha ex-mulher é professora e eu te digo por exeriência: sem obrigatoriedade, quase nenhum aluno se esforça pra aprender alguma coisa.

Queria ver você de professor em uma sala de aula com 40 alunos 'progressivos' (as turmas agora são em regime de 'progressão', isto é, ninguém mais é reprovado, mesmo que não saiba porra nenhuma de qualquer matéria).

E com alunos de 'comunidades' carentes, que é pra ficar bonito e bem dentro da realidade. :twisted:


Abraços!!! :wink:

Esse é o verdadeiro pavor que tenho sobre ir lecionar. Sei que sou bem exigente e se pego uma turma sem vontade de aprender, como iria bombar todo mundo? 8-]


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