EB faz a sua primeira encomenda do Marruá

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Knight
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#121 Mensagem por Knight » Ter Fev 26, 2008 9:53 am

vilmarmoccelin escreveu:Pois é, ela pode muito bem começar a trazer outros equipamentos como caminhões militares como esses aqui:

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O interessante é que hoje fabricar veículos desse tipo (caminhões e jipes militares) é meio que uma brincadeira de Lego. Fabrica-se um chassi, pega uma peça de uma fábrica, outra de outra fábrica e vai montando. Depois é só criar uma 'capa' por cima dessa estrutura, e como é pro mercado militar não precisa ser bonito, pode ser igual o Marruá, ou aqueles caminhões da Engesa... Sem contar que as carrocerias costumam ser padronizadas.

Claro, não é tãaaaao simples assim. É necessário fazer cálculos, testes, etc... Mas não é tão complicado quanto se fabricar um blindado, que necessita de uma estrutura blindada e funcional, que precisa alcançar requisitos relativos à balística, além de equipamentos ópticos e eletrônicos dependendo da 'função' do blindado.
Se a Agrale fizer um desses aí, pode esquecer os VW e Mercedes.
Por isso que fico pensando no potencial da Agrale.
Alguns ex-Engesa foram pra lá...




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Túlio
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#122 Mensagem por Túlio » Ter Fev 26, 2008 12:21 pm

Agrale? Esse cara-chata aí é IVECO...

E cara-chata tinha o EE-50...


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#123 Mensagem por Bourne » Ter Fev 26, 2008 3:48 pm

Knight escreveu:
Túlio escreveu:Quanto aos caminhões, lembro que a Agrale se baseou no jipe ENGESA EE-4 para fazer o Marruá, vai que o próximo lançamento se baseie no...

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Nobre Túlio, neste caso era melhor ela se basear no projeto da Iveco que o Vilmar colocou.
A cabine "cara chata" oferece mais visibilidade para o condutor e quando ela abre, deixa acesso total ao motor.
Imagino que não temos a necessidade, mas se fosse blindar, também protegia mais.

A Avibrás não fez caminhões também?
Será que não seria possível uma combinação Agrale-Avibrás neste assunto?
E quem sabe Mectron-Avibrás no resto :twisted:
Não acredito que a associação Agrale-Avibrás possa vingar ou em outro projeto, Knight.

Á impossibilidade não é por causa da qualificação técnica das duas empresa, mas na gritante diferença na administração de ambas.

A Agrale é um exemplo de empresa, bem administrada, sólida finaceiramente, tem uma estratégia clara de mercado de curto e longo prazo. a Agrale não precisa de nenhuma empresa para compartilhar o projeto de um caminhão, ela tem condições de fazê-lo sozinha e organizar toda uma rede de fornecedores, como já faz no mercado civil.

A Avibrás é uma empresa morta-viva, é uma questão de tempo para quebrar e ser liquidada. Enquanto não resolver seus problemas internos, a Avibrás não será uma parceira confiável. Creio que um dos possiveis interessados em comprar o que sobrar da Avibras e contratar o pessoal qualificado é a Agrale.




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#124 Mensagem por Bolovo » Ter Fev 26, 2008 3:50 pm

Túlio escreveu:Agrale? Esse cara-chata aí é IVECO...

E cara-chata tinha o EE-50...


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Esse EE-50 era fodástico.




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#125 Mensagem por Bourne » Ter Fev 26, 2008 3:53 pm

Antes da Agrale partir para a produção de caminhões militares, é necessário que as FA's abram licitação ou demonstrem interesse real de adquirir um veículo desses. Construir um caminhão militar não é tão dificil e como existe uma renovação constante dos caminhões militares, não é um sonho tão distânte.




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#126 Mensagem por Knight » Ter Fev 26, 2008 4:29 pm

born escreveu:Não acredito que a associação Agrale-Avibrás possa vingar ou em outro projeto, Knight.

Á impossibilidade não é por causa da qualificação técnica das duas empresa, mas na gritante diferença na administração de ambas.

A Agrale é um exemplo de empresa, bem administrada, sólida finaceiramente, tem uma estratégia clara de mercado de curto e longo prazo. a Agrale não precisa de nenhuma empresa para compartilhar o projeto de um caminhão, ela tem condições de fazê-lo sozinha e organizar toda uma rede de fornecedores, como já faz no mercado civil.

A Avibrás é uma empresa morta-viva, é uma questão de tempo para quebrar e ser liquidada. Enquanto não resolver seus problemas internos, a Avibrás não será uma parceira confiável. Creio que um dos possiveis interessados em comprar o que sobrar da Avibras e contratar o pessoal qualificado é a Agrale.
Fiquei fazendo um paraledo da Avibrás com a Engesa.
A Engesa morreu da pior maneira possível. Estou pensando em como a Avibrás poderia ser reestruturada em três empresas.
Uma parte para Agrale
Uma parte para Mectron
Uma parte para mercado civil ou liquidação (eles faziam antena parabólica...)

A associação Agrale-Avibrás que pensei era aquisição mesmo (técnicos e teconologia e marca)




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#127 Mensagem por Knight » Ter Fev 26, 2008 4:34 pm

born escreveu:Antes da Agrale partir para a produção de caminhões militares, é necessário que as FA's abram licitação ou demonstrem interesse real de adquirir um veículo desses. Construir um caminhão militar não é tão dificil e como existe uma renovação constante dos caminhões militares, não é um sonho tão distânte.
A questão dos caminhões também passa pela compra unificada das três forças...

É tão complicado fazer os requisitos atendendo as três?

Com requisito na mão, acredito que a agrale vai fazer.




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#128 Mensagem por Knight » Ter Fev 26, 2008 4:36 pm

Bolovo escreveu:
Túlio escreveu:Agrale? Esse cara-chata aí é IVECO...

E cara-chata tinha o EE-50...


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Esse EE-50 era fodástico.
Desses dá até para exportar :D




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#129 Mensagem por Bourne » Ter Fev 26, 2008 5:27 pm

Knight escreveu:
born escreveu:Não acredito que a associação Agrale-Avibrás possa vingar ou em outro projeto, Knight.

Á impossibilidade não é por causa da qualificação técnica das duas empresa, mas na gritante diferença na administração de ambas.

A Agrale é um exemplo de empresa, bem administrada, sólida finaceiramente, tem uma estratégia clara de mercado de curto e longo prazo. a Agrale não precisa de nenhuma empresa para compartilhar o projeto de um caminhão, ela tem condições de fazê-lo sozinha e organizar toda uma rede de fornecedores, como já faz no mercado civil.

A Avibrás é uma empresa morta-viva, é uma questão de tempo para quebrar e ser liquidada. Enquanto não resolver seus problemas internos, a Avibrás não será uma parceira confiável. Creio que um dos possiveis interessados em comprar o que sobrar da Avibras e contratar o pessoal qualificado é a Agrale.
Fiquei fazendo um paraledo da Avibrás com a Engesa.
A Engesa morreu da pior maneira possível. Estou pensando em como a Avibrás poderia ser reestruturada em três empresas.
Uma parte para Agrale
Uma parte para Mectron
Uma parte para mercado civil ou liquidação (eles faziam antena parabólica...)

A associação Agrale-Avibrás que pensei era aquisição mesmo (técnicos e teconologia e marca)
Knight, estou de acordo com suas idéias sobre uma das possibilidades de salvar a "alma" da Avibrás.




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#130 Mensagem por Duka » Ter Fev 26, 2008 7:46 pm

Não axo provavel q a Agrale venha a produzir caminhões militares, axo possivel q façam alguma versão militarizada de seus atuais modelos... Mas obviamente não ficaria triste em estar errado! :wink:




Abraços
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#131 Mensagem por delmar » Ter Fev 26, 2008 9:30 pm

A Agrale já teve interesse em construir uma viatura blindada da Inbrafiltro, usando a plataforma do Marrua. Aquele que a Inbrafiltro pretendia fazer em cima do Land Rover e parece que ficou muito caro. Usando a plataforma do Marruá os custos cairiam muito
Não sei se as tratativas ainda estão de pé ou o assunto morreu. Tratava-se de um projeto viável economicamente, já que ele que poderia ser vendido também para muitas policias estaduais alem de ser, eventualmente, exportado. Não dependeria assim apenas das compras das forças armadas brasileiras. Ressalte-se ainda que a Agrale já possui uma rede de assistência em vários estados e até no exterior.

saudações




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#132 Mensagem por Junker » Ter Fev 26, 2008 9:33 pm

Bolovo escreveu:
Túlio escreveu:Agrale? Esse cara-chata aí é IVECO...

E cara-chata tinha o EE-50...


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Esse EE-50 era fodástico.
pra matar a saudade:

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#133 Mensagem por Túlio » Ter Fev 26, 2008 9:34 pm

Junker escreveu:
Bolovo escreveu: Esse EE-50 era fodástico.
pra matar a saudade:

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Kôza linda, e não é 'militarizado', é MILITAR mesmo!!! 8-]




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#134 Mensagem por Bolovo » Ter Fev 26, 2008 9:46 pm

Túlio escreveu:
Junker escreveu: pra matar a saudade:

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Kôza linda, e não é 'militarizado', é MILITAR mesmo!!! 8-]
Exatamente. Não é essas gambiarra de Mercedez Benz e VW que quebra o eixo em qualquer buraco.

Era peso pesado mesmo.




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#135 Mensagem por WalterGaudério » Ter Fev 26, 2008 10:44 pm

Knight escreveu:Sim... retomando...
O Marruá é um modelo de "habilitação" da Agrale como fornecedora militar.
Ela tem outros projetos da mesma família e, se o EB especificar, faria também um Marruá blindado.
Lógico que as especificações poderiam levar a outro motor/supensão etc.

Questiono aos amigos:
A Agrale já pode ser considerada parceira para novos desenvolvimentos para o EB?
Se o Marruá afinal oferecer tudo o que foi prometido pela fabricante, porque não?

Só fico estressado por não saber qual o motivo do EB não envolver mais a AVIBRAS/TECTRAM, que na minha opnião tem muita capacidade à disposição do EB, que no entanto parece ignorar a empresa.

A Agrale tem tudo para emplacar, mas acho que deveria haver uma "distribuição de vocações" entre as empresas de defesa. A Avibrás/Tectram ficaria encarregada do desenvolvimento de veículos pesados e a Agrale se encarregaria de veículos leves.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
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