Atirador de Elite do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Charlis
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Fev 22, 2005 1:52 pm

#121 Mensagem por Charlis » Ter Mar 15, 2005 11:28 am

Olá pessoal, aqui me apresento, sou Charlis, aparecerei por aqui sempre q puder p/ tentar esclarecer minhas dúvidas e ajudar c/ o que for possível na dos outros, estou trabalhando em uma modificação de um simulador de combate (Operation flashpoint, já postado por aqui por Spetsnaz) que consiste em adicionar armas, unidades e veículos de nossas forças armadas.
No caso gostaria de saber como funciona a graduação do Mil dot, usado na luneta do AGCL, entrei no site do fabricante mas fui incapaz de entender aquela explicação em inglês, na prática, gostaria de saber, usando sua graduação como estimar a distância do alvo e como fazer a compensação na elevação da arma p/ atingir estas distâncias maiores.
Rodrigo,ou alguém vc que já teve o contato c/ esse sistema ou saiba como funciona, saberia me explicar?

Muito obridago;

Charlis.




Avatar do usuário
fredom
Sênior
Sênior
Mensagens: 777
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 8:41 pm
Localização: Brasilia

#122 Mensagem por fredom » Ter Mar 15, 2005 3:16 pm

bem vindo Charlis, espero que possa nos ajudar a fazer um forum cada vez melhor.




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#123 Mensagem por rodrigo » Ter Mar 15, 2005 3:58 pm

Imagem
Com a arma zerada para o centro do retículo a 100mts, as subdivisões representam a queda do projétil a cada distância. Então, olhe no desenho acima, para acertar um alvo a 300mts, você usará o 2º ponto da subdivisão como centro da sua visada, ao invés do centro normal do retículo. Existem também compensações de vento, em que se utiliza a variação lateral do retículo, mas isso é bem mais complicado, e também não posso fornecer todo o ´´pulo do gato``.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Charlis
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Fev 22, 2005 1:52 pm

#124 Mensagem por Charlis » Qua Mar 16, 2005 10:49 am

Obrigado pela recepção!! ;)

rodrigo, obrigado pela atenção, esse sisttema que vc explicou é o mais lógico mesmo porém creio que esse nem seja específicaemnte o retículo MILdot, pois pelo q pude entender, ele tem alguma maneira de identificar a distância do alvo e a graduação não seria necessáriamente em metros poi pelo q entendi ela seguiria uma tabela, pergunto isso pois no site da leopauld tem uma pequena informação que por motivos técnicos não pude compreeder.
ainda sim neste q vc postou, há alguma maneira de estimar a distância do alvo? se não uma pequena escala gráfica ao lado do retículo poderia ser usado p/ essa tarefa como vc já deve ter visto em outros retículos.
Abaixo segue uma imegem da referida explicação e o link caso alguém esteja interessado a ajudar a desvendar este mistério:
Imagem

http://www.leupold.com/products/tactical_products/reticles_tactical.htm
Veja ele se refere à algo parecido c/ miliradianos!?!?!
Vc asabe se usamos realmente esse sistema mildot ou é apenas um parecido?
Outra dúvida é, essas lunetas, usadas pelos nossos caçadores, tem algum zoom? creio que não, se sim, como funciona o ajuste de distãncia? alguns scopes c/ zoom creio q já fazem a compensação de distância no dispositivo mesmo, "elevando a cruz" automaticamente não?

Grato;
Charlis




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#125 Mensagem por Guerra » Qui Mar 17, 2005 9:29 am

rodrigo escreveu:Imagem
Com a arma zerada para o centro do retículo a 100mts, as subdivisões representam a queda do projétil a cada distância. Então, olhe no desenho acima, para acertar um alvo a 300mts, você usará o 2º ponto da subdivisão como centro da sua visada, ao invés do centro normal do retículo. Existem também compensações de vento, em que se utiliza a variação lateral do retículo, mas isso é bem mais complicado, e também não posso fornecer todo o ´´pulo do gato``.


Rodrigo, eu acho que não entendi sua explicação. Você esta dizendo que no AGLC a distancia é dada pelo reticulo, ou que pode ser compensado uma distancia maior através do reticulo? Na técnica de tiro com luneta, seja com fuzil ou arma anticarro, a distancia é avaliada, calculada por cartas, binóculos ou medida através de telêmetros e depois ajustada na luneta, como disse o Charlis, elevando a cruz. As graduações da luneta servem para dar as precessões no tiro para alvos moveis. Explicando melhor: num alvo parado a cruz (colimação) é feita em cima do alvo, em rota de desfile (ou em outro ângulo), a cruz é feita a frente do alvo, levando em consideração além do ângulo de deslocamento e a distancia, a velocidade do alvo e o vento também. No AGLC não é assim?




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#126 Mensagem por rodrigo » Qui Mar 17, 2005 11:50 am

Guerra, não se trata de característica da arma, e sim do retículo empregado na luneta. O sistema MIL DOT foi desenvolvido pelos MARINES, e é padrão das FFAA americanas, inclusive para uso em armas anti-material. Seu sistema baseado na medida do miliradianos permite o cálculo de compensação de queda do projétil e o cálculo de distâncias até o alvo(necessário que se saiba a estimativa do tamanho do alvo).

Charlis, entre em contato comigo via MP.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#127 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Mar 17, 2005 12:53 pm

No jogo Counter-Strike os retículos das armas de Sniper são o Mil Dot.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#128 Mensagem por Guerra » Qui Mar 17, 2005 1:31 pm

rodrigo escreveu:Guerra, não se trata de característica da arma, e sim do retículo empregado na luneta. O sistema MIL DOT foi desenvolvido pelos MARINES, e é padrão das FFAA americanas, inclusive para uso em armas anti-material. Seu sistema baseado na medida do miliradianos permite o cálculo de compensação de queda do projétil e o cálculo de distâncias até o alvo(necessário que se saiba a estimativa do tamanho do alvo).

Charlis, entre em contato comigo via MP.


E qual é o reticulo da luneta usada no AGLC?




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#129 Mensagem por rodrigo » Sáb Mar 19, 2005 8:23 pm

E qual é o reticulo da luneta usada no AGLC?

Isso vai depender da luneta. A LEUPOLD MARK IV usa o retículo MIL DOT. Mas existem alguns modelos antigos de luneta, e alguns adquiridos de forma particular.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#130 Mensagem por rodrigo » Sáb Mar 19, 2005 8:25 pm

Imagem
Soldado brasileiro da Força de Paz no Haiti ( MINUSTAH) com um fuzil FAL, 7,62mm, e uma luneta. Cumpre uma função similar a de atirador de elite( Sniper). Garante a proteção das forças operando ao nível do terreno.

FONTE: http://www.defesanet.com.br




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

#131 Mensagem por Túlio » Dom Nov 27, 2005 3:40 pm

Agora, e retomando esse excelente tópico, tão injustamente relegado ao esquecimento, algumas considerações:
:arrow: A meu ver, em mata fechada, o FAL é mais arma que o AGLC, o horizonte de tiro é curtíssimo, num precisa de floating bull barrel & quetales, era dar uma aliviada no gatilho, botar um scope de umas 4x ou mesmo Aimpoint e...PRESTO! Instant sniper rifle! Nota: eu falei PARA MATA FECHADA!:wink:
:arrow: Lembro de ter lido sobre o EB avaliando a Puma .38 no CIGS, creio que uma .22 é que eles deveriam ter avaliado, a Puma é fragílima, mecanismo complicado e...enguiça - falo por experiência - pois foi desenhada originalmente para 'digerir' munição diferente da .38/357, que tem os lados retos. Se forem ver as originais (.32/20, .38/40 e .44/40) da Winchester 1894, que é a arma da qual copiaram a Puma, notarão que os cartuchos num são bem retos, vão afilando à medida que evoluem em direção à ponta - projétil - suavizando a ação do mecanismo. Ademais, aquela alavanca machuca a mão - também falo por experiência, heheheheeh - e favorece disparos acidentais, pois o indicador vai em diração ao gatilho quando se aciona a alavanda para recarregar...
:arrow: Ao Balena - que fim levou o vivente? Excepcionais postagens...- digo: Sobre as balestras, queria ver uma sentinela abrir o berreiro com uma seta enfiada no rosto...heheheheh
Na selva, a distância é tão curta que atirar em outra parte do corpo é impensável, vamos logo ao C3I do índio :twisted: ...As fuças... :twisted:
Além disso, quem usa capacete lá?
:arrow: Sobre o veneno: se não usam, para quê servem aquelas zarabatanas? O efeito traumático deve ser mínimo, então deve ter veneno sim... Olhaí:
Imagem
Num é nenhuma vara de pescar...heheheheh :wink:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#132 Mensagem por talharim » Dom Nov 27, 2005 6:37 pm

tulio escreveu:
Sobre o veneno: se não usam, para quê servem aquelas zarabatanas? O efeito traumático deve ser mínimo, então deve ter veneno sim... Olhaí:


Pois é tulio,eu tenho certeza que o EB deve ter algum tipo de ramamento químico para ser utilizado nessas zarabatanas...

É lógico que o EB vai negar até a morte até porque o Brasil assinou vários tratados de não-proliferação desse tipo de arma,mas os laboratórios do EB com ceretza devem ter conhecimento para produção de algum tipo de veneno.

Se eu quiser eu produzo o veneno nevrálgico VX na minha casa porque tenho a fórmula......imaginem o EB que pode produzir em larga escala...

Tá aki uma parte da fórmula para quem quiser :

Imagem

Muito cuidado com esse veneno !!!




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

#133 Mensagem por Túlio » Dom Nov 27, 2005 6:45 pm

Na boa, Talharim:
Apaga esse treco aí, se é arma química mesmo, ainda vai aparecer algum 'zé' para nos tirar pra terrorista, já deu bolo com outros sites por causa de posts desse tipo, índio véio...Agora, sim, eu também vou dizer:
Menos, Talharim, menos... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Abração




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#134 Mensagem por talharim » Dom Nov 27, 2005 7:06 pm

Essa fórmula é de domínio público !

Aliás nós poderíamos criar um tópico para discutir sobre armas químicas e biológicas,é um assunto pouquíssimo abordado por aki :wink: Deve ter um tópico perdido sobre esse assunto ? :roll:

O VX é meu preferido 8-] Se quiser dar uma morte terrível para teu inimigo...dê-lhe uma bosa dose de VX.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

#135 Mensagem por Túlio » Dom Nov 27, 2005 7:14 pm

Se num tem problema isso, então me desculpes, e retifico:
Mais, Talharim, mais...heheheheeh

PS: estou esperando então o tópico... Mas num deixes de postar nesse aqui também..




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Responder