P44 escreveu:Até o nosso "Barracudinha" com 40 anos e barba branca por todo o casco chegava para pôr um navio desses no fundo....é isso que parece que os colegas brasileiros não entendem...A-4??? Escoltas? onde ? onde?
Qualquer submarino , português, espanhol, chinês, marciano que estivesse nas proximidades faria com que o A-12 nem saísse do porto em caso de conflito (veja-se as Malvinas e o "irmão" 25 de Mayo)
Caro "P44",
Se for por aí, nenhum navio pode sair do porto. Hoje os submarinos convencionais bem mantidos são mortíferos, "afundando" forças-tarefas inteiras em exercícios, vide África do Sul recentemente, o nosso S-34 Tikuna nos EUA que mandou ver com os "mermão" do norte (a ser divulgado em matéria futura no site Base Militar).
Ou seja, não é só o A-12 São Paulo que é presa fácil para por exemplo nossos submarinos : são outros NAe bem maiores, fragatas, submarinos nucleares, etc.
P44 escreveu:Eu acho que os Harrier seriam uma boa solução para o A-12, os A-4 bons só para o Museu, agora quando começam com delirios como F35 e outros que tais... e o $$$$$$$$$$$ ? para comprar, operar, manter...etc etc...
Daí eu acho muito sinceramente que ao invés de investirem num PA (é bonito, é imponente, dá nas vistas, isso tudo é verdade...mas que poder tem na actualidade o A-12....ZERO...) , esses recursos financeiros seriam muito melhor empregues numa boa frota de SSKs

é óbvio é que não ficam tão bonitos em paradas navais mas pronto

Sabe qual o efetivo dos Fuzileiros Navais do Brasil ? Respondo-te : 15 mil ! 3o maior de todos, se não me engano. Temos navios para apoiar de forma suficiente um desembarque ? Não. Mesmo que seja como porta-helicópteros, o A-12 se paga, podendo levar mais de 30 helicópteros, dar manutenção, etc. Coisa que os NDD's e NDCC da MB não fazem.
Fora que o A-12 está sendo usado para criar doutrina, treinamento, etc, da aviação de caça-ataque embarcada. Algo que se gasta muitos anos para adquirir.
Enfim, o problema não é o A-12 São Paulo. E sim a escolha de um avião de caça-ataque, AEW, etc, para ele. Mesmo sem os mesmos, o A-12 é útil hoje, sem substitutos na MB.
[]s, Roberto