sapao escreveu:Sapão escreveu: como classificar o estado de uma pista: distancia, piso, auxilios em funcionamento?
Danos provocadas por acidentes, ação do inimigo, desgaste por falta de manutenção, também servem?
sapao escreveu:qual missão: defender ou atacar ou ambos?
O que é otimo: cumprir com restrição, cumprir em qualquer ambiente, cumprir nas CNTP? porque só sabendo o que é o maximo para termos uma "boa otimização", se estou certo no entendimento da sua expressão.
Ambos.....o ótimo como a própria expressão subentende, seria o melhor, seria cumprir todas missões sem restrições, em qualquer ambiente, CNTP??? oque é isso?....mas sabemos que em aviação reunir condições perfeitas é muito difícil, otimização é você extrair o melhor que um avião pode fazer dada as as condições em que este irá operar...
está tão difícil de entender assim? Seu eu tenho uma avião que seja mais limitado operacionalmente que os outros, com o aumento de restrição na operação, sua limitação não poderá ser mais comprometida?...outra .... você quer que eu cite cada situação que os aviões tem que operar?...pow...me arranja o ROB que a FAB fez para a seletiva do FX que eu lhe digo...ja disse que não sei fazer ROB, apenas gostaria de entender como aquele último em questão foi feito....cada finalista tem suas características que foram apontadas no relatório com trocentas mil páginas....neste relatório "biblia" as capacidade que cada um está lá...um deles com certeza deve-se sair melhor...é claro, o fantasma apenas na imaginação!!!
sapao escreveu:Sapão escreveu: pode deixar que eu aviso quando mudar; porque saber a temperatura, o vento e a altitude é o MAIS BÁSICO para qualquer piloto. Do aeroboero ao F-22.
É verdade...o aeroboero consegue operar nas mesmas condições do F-22, basta piloto do aeroboero coletar os dados básicos, como uma tempestade e sair decolando como um F-22 pode fazer....algo bem basico...
ahhh...eu agradeço se puder avisar...
sapao escreveu:Sapão escreveu:Com ou sem REVO? Alternado o Eduardo Gomes ou Ponta Pelada? Brasilia-Manaus ou Brasilia-Manaus+ x min on station- Brasilia?
Ahhh sim...pode acrescentar isso tambem.
sapao escreveu:Sapão escreveu: o que tiver menos então é melhor?
É não é?...se eu preciso de menos e posso fazer mais, não seria melhor?
sapao escreveu:Porque você está sugerindo a performance de um Heavy Fighter com o apoio de solo do T-25.
Não meu caro, a interpetração é livre e você pode chegar a conclusão que quiser, inclusive a uma absurda!...não posso culpa-lo...erro de interpretação é um problema comum.
sapao escreveu:Não tem como expandir para os dois lado no projeto, cada escolha de caracteristica (mais potencia) vai gerar uma consequencia (mais consumo).
O que você sugere é um motor com MAIS potencia e MENOS consumo! É o sonho de qualquer piloto, só que o projeto nasce de um engenheiro e não de uma pai-de-santo..
Mas na linha de evolução dos motores não isso que se tem alcançado? MAIS potência com MENOS consumo?...ou de nada está adiantando as novas tecnologias e tudo é enganação e papo de fabricante?
Um pai-de-santo seria útil pra entender oque a FAB realmente quer, porque, com um avião fantasma como selecionado..tá difícil!
sapao escreveu:Sapão escreveu: o relatorio está aqui:
http://www.sdee.aer.mil.br/Legislacao/d ... da_fab.pdf
Neste documento você vai achar TODAS as missões da FAB e o porque de cada uma delas; com a ajuda da net para pesquisar os parametros (não se esqueça, altitude e temperatura são basicos
) e distâncias, fica o desafio para o seu relatorio.
Olha.... dei uma espiada no relatorio, que, diga-se de passagem, é muito bom(muito bom mesmo!), obrigado por nos proporcionar, até salvei ele aqui..... lá esclarece muita coisa, porém, só diz quais são as missões da FAB, não diz, como é feito as missões, quais aeronaves ultilizadas em cada tipo de missão, quais armamentos por tipo de missão, quais envelopes utilizado em cada tipo de missão, quais pistas e em que condições-caracteristica podem ser utilizadas nas missões, qual infraestrutura é preciso pra cada tipo de aeronave e missão, se é preciso revo em alguma das missões e quais seriam....todas as missões específicas para a caça brasileira, os histórico das missões ja realizadas com dados coletados...enfim...é meio difícil produzir uma relatório mais caprichado a não ser um que saia meia boca...sapao, você que é um cara que entende da coisa, me indica ai um lugar que eu possa achar tudo isso!
sapao escreveu:Sapão escreveu: novamente, você está simplificando as coisa
Seu posso simplificar porque deveria complicar?...não sei quanto a você!
sapao escreveu:Decola com bem menos: quanto menos, com relação a quem e com qual carga?
Seu exemplo era: decolar com 1200m com alguma carga últil? algum caça faz isso? se sim e em qualquer condição, é maior que o F-35B?, se sim, descarta do F-35B e compra aquele pra operar, se não, vai correr pra onde? ou fica com o F-35B ou fique com o outro sem choro tentando até conseguir! simples não! pra que complicar?
sapao escreveu:bom de logistica: a que preço (financeiro, politico, industrial)?
político
sapao escreveu:-stealth: com qual custo beneficio para nós?
É a tendencia do futuro, assim como a ausência de piloto em futuras aeronaves de combate, qual delas vai demorar mais pra entrar em operação na FAB? ou a FAB vai ficar de fora dessa experiência também? quer ficar a mercê da evolução...continue como está!
sapao escreveu:-preço: financeiro, politico ou industrial?
vou chutar...politico de novo.
sapao escreveu:Sapão escreveu: então me responde uma pergunta:
-Você chega em uma concessionaria para comprar um carro e pede o modelo basico?
Se eu for rico(terei até SNB!) vou pedir o melhor, agora se eu for pobre, e com espírito mais pobre ainda, nem entro...
sapao escreveu:Em uma loja de eletronicos e pede um celular basico ou computador básico?
Idem anterior
sapao escreveu:Em uma loja de eletrodomesticos e pede uma maquina de lavar basica, uma geladeira basica, um fogão basico?
Idem a primeira..
sapao escreveu:Acho que não...
Porque é exatamente isso que você está afirmando, que o basico é obvio quando ela NÃO é. Nem para as coisas mais simples que compramos isso existe hoje em dia, que dira para uma plataforma de armas.
E oque é que eu estou afirmando? por favor!!! não coloque palavras em minha boca pois assim você me dá o direito de fazer o mesmo !!!!!.ao que me parece, estais fazendo confusão...estavamos falando sobre oque seria uma operação básica de uma aeronave, eu iniciei com alguns exemplos o mais básico possivel, você começou a acrescentar itens atrás de itens que, a meu entender, estaria saindo do foco "básico" e indo além, agora você vem com essa essas perguntas toscas sobre carro, celular, computador...e quer que cheguemos conclusões definitivas?...desculpe meu amigo sapão...além de forçar a discussão, você agora está simplificando.
sapao escreveu:Se o vendedor for gente boa ainda vai querer perguntar quais são suas preferencias, se não for vai empurrar o que ele quiser!
Não sei quanto a você, mas sempre sou eu que decido oque comprar quando vou as compras.
sapao escreveu:Você por acaso acha que esse tipo de compra e tão diferente assim?
Olha, nunca comprei um caça antes, se um dia acontecer, com certeza será bem diferente do concurso do FX.
sapao escreveu:Porque você acha que o relatório tem a quantidade de paginas que têm?
Eu imagino que para alguma valia, sapao... se você me afirmar aqui que a decisão do gripen ter ido pra final, não tem nada haver com FAB, eu retiro tudo o que disse até agora sobre a FAB e peço desculpas publicamente, cara....é difícil entender que um relatório tecnico com milhares de paginas pode ter chegado a seleção de um avião que até agora não existe nem protótipo.
sapao escreveu:Sapão escreveu: Perdendo o REVO qualquer FFAA do mundo esta enrascada.
Bom, então temos que levar em conta a perda do REVO, reforço mais ainda a ideia de um avião com grande capacidade de levar alta carga a grande distância.
sapao escreveu:E rodopista não resolveria o problema porque ainda assim teriamos que colocar a logistica ali para atender um caça...provavelmente muito mais arriscado do que limitar o raio de ação das aeronaves
Sapão, salvo engano, uns tempos atrás a FAB fez um exercício para o atendimento dessa necessidade, com deslocamento por via terrestre de uma infraestrutura de um lugar para outro, se esse tipo ocorrência não está sendo levado em consideração, então é melhor apagar a luz e fechar a porta, a melhor coisa para um inimigo é a prevesibilidade.
sapao escreveu:Sapão escreveu:Peso maximo de decolagem igual ao peso maximo de pouso é quase impossivel, msa pode ser que exista
Ah sim..esqueci de dizer....com o combustível gasto ou alijado.
sapao escreveu:menor pista de que tipo de material: saibro, brita, asfalto, concreto?
Se avião puder operar em todas, seria um avião de macho mesmo! os russos entendem disso...mas no geral, em pistas de asfalto e concreto que são mais comum.
sapao escreveu:todo armamento de qual perfil: ar-ar, ar-solo, ar-mar?
todos as configurações possíveis conforme a caracteristica da missão...é possível?
sapao escreveu:uma semana ou um mês? são 3 semanas de diferença; e nesta caso a limitação seria da localidade de estocar a logistica para a operação, e não da aeronave em si.
Uma semana, e depois, uma mês....é possível? sobre o aeroporto...bom....um avião teria que voar no final do teste, se a infraesturura influenciar negativamente neste resultado durante esse período, seria algo importante a se pensar, bom eu imagino que a FAB tenha essa preocupação ou em caso de Guerra ela só vai operar quando tudo tiver nos conformes?
sapao escreveu:dentre as 10ton qual seria a proporção entre misseis, bombas, tanques e pod´s? Estariamos colocando a esmo para testar a capacidade de carga ou testariamos as configuraçães: ar-ar, ar-solo, ar-mar, REC, ELINT, MAGE?
Tai, boa dica....por que não!!!! acrescenta isso tudo também.
sapao escreveu:sob o mar só a nave do Team America ou do G.I. Joe, não acho que esteja disponivel para nós essa tecnologia ainda
(foi mal, perco o amigo mas não a piada!); sobre o mar somente ou em algum perfil especifico?
Boa piada....eu fiquei em duvida de como escrever...e saiu essa pérola..
...SOBRE(
) o mar em perfil baixo(quer a altitude?
)...que tal como los hermanos nas Malvinas!!!
sapao escreveu:que tipo de montanhas: em terreno montuoso ou montanhoso?
Montuoso? primeira vez que leio isso!! se puder explicar.....seria entre montanhas a la tornado da RAF na Irlanda...estou em Resende-RJ e vendo algumas montanhas(ou picos?) por aqui...kkk...imagino que haja mais por ai, não temos montanhas no Brasi?
sapao escreveu:sobre a floresta, serrado, caatinga: para que finalidade? mostrar que ele pode voar?
Adorei o sarcasmo...
...ah sim....leia de novo oque escrevi,
voando baixo( tá escrito lá, é so conferir)...... sobre estas regiões e ver se o avião, carregado com armamento e combustível até o talo e navegando sobre as condições daquelas regiões terá o mesmo rendimento, ou voar baixo em qualquer lugar(temperatura, topografia etc) é tudo igual?
sapao escreveu:que tipo de tempo ruim:visibilidade, vento, chuva, tempestade?
pôe na conta também...
sapao escreveu: que tipo de piloto automatico?
aquele sistema a bordo que pilota a aeronave sem dedo do piloto?...igual àquele pequeno dinossauro dos desenhos do Fred Fristone, que fica pilotando o avião de uma pequena caixa logo abaixo do painel....piada devolvida...
sapao escreveu:que tipo de lançamento e que tipo de bombas?
Alta, média, baixa altura, com/sem guiamento, com uma, duas, três, quatro bombas, simultânea ou não, bombas burras e "inteligente"...já dá pra começar.
sapao escreveu:que tipo de combate: BVR; WRV missil, canhão ou ambos? Teria que voar quanto tempo ou que distancia sem o REVO antes de entrar em combate?
BVR, WVR missil e/ou canhão, o primeiro sem canhão..4, 6,8 horas, até o AMX ja fez isso!...distância, Brasília-Manaus, o básico..... com revo completo....acrescenta ai mais umas 4 horas.
sapao escreveu:sem nenhum arranhão so o jato da mulher maravilha, que fica arranhado mas não aparece.
Sei não heim!...a FAB tem uma tara por avião invisível....taí o Gripen que não me deixa mentir...
sapao escreveu:Novamente acho que não está disponivel para nós.
Uma pena!
sapao escreveu:Sapão escreveu: Da mesma maneira que o fabricante não quer passar as informações dos seus equipamentos, mas isso tem que ocorrer.
Fazer oque...tocar o barco!
sapao escreveu:Sapão escreveu: Pode ser que eles estejam apenas esperando a chegada de uma nova aeronave para ser homologado, mas vai saber?
Tudo o que você colocou, aparentemente, são equivalentes. O que na verdade não quer dizer nada porque não sabemos as reais capacidades destes equipamentos; e ainda assim temos que contar com a boa vontade de quem fabrica que nos venda para que possamos testar e tentar tirar os bugs que virão junto diminuindo a capacidade operacional.
Como você disse, teremos que morrer nas mãos dos caras para intregarmos nossas armas, que seja com o que melhor colaborador.
sapao escreveu:Sapão escreveu:Negativo, não tem como igualar pois são aeronaves completamente diferentes portanto as propostas apresentadas foram completamente diferentes!
O que foi feito foi conferir a performance informada pelo fabricante de acordo com o que ele havia prometido.
Qualquer uma das três propostas seriam (e foram) baseadas em estimativas futuras que as empresas colocaram; e obviamente um prototipo ou mesmo um modelo anterior demonstrou as possibilidades do projeto. E isso certamente entrou na hora da avaliação: que NENHUM dos três existia ainda!
Se a FAB foi por este caminho, meus sentimentos! aqui voltamos ao começo de uma discussão ja debatida, já expus o que penso!
sapao escreveu:Sapão escreveu: A decisão é nossa!
Ou melhor, nossa eleitores brasileiros!
Nossos eleitores brasileiros elegeram o Lula que decidiu-se em 07/09/2009 pelo o Rafale, depois disso foi um festival de bananal, bateção de cabeça e baixaria com todo mundo do processo até o pescoço envolvido no circo...no final ainda continuamos esperando a bezerra se suicidar......lamentável....me desculpe as palavras rudes!
sapao escreveu:Sapão escreveu: aceitação não, avaliação. E como lhe disse, é apenas UM dos fatores de decisão.
Que seja....melhor que confiar só no fabricante.
sapao escreveu:Sapão escreveu: Na verdade acreditaram que o combate WVR iria ser limitado aos misseis, (independente de ser contra caças ou aeronaves maiores).
Infelizmente não estavam treinados para o BVR (coisa nova então), e as limitações do equipamento (que inicialmente precisava iluminar o alvo até o impacto) permitiam que as aeronaves inimigas vencessem pelo principio da massa.
Mesmo assim o numero de vitorias sempre favoreceu os americanos, mas a um numero que não valia a pena do ponto de vista do CustoXBeneficio.
Sim...podemos reinterpretar os acontecimentos de várias formas, a guerra não tem somente uma nuance, no geral também concordo com oque escreveste.
sapao escreveu:Sapão escreveu: se para lavar um torpedo já tivemos que abaixar as calças (no passado, eu espero), imagina para troca um pneu!
...imaginei o tamanho do sabonete!!!
sapao escreveu:Sapao escreveu: ai que você se engana; cada vez mais ela está sendo seguida principalmente nos grandes acordos; esse não vai ser diferente.
Tomara.
sapao escreveu:Sapao escreveu: decidiram não, DEFINIRAM!
Enquanto o fabricante não colocar no PAPEL tudo o que prometeu e o responsavel assinar, não tem nada certo...
De qualquer forma as negociações DEFINITIVAS já se iniciaram, a epoca de promessas miraculosas não terá mais espaço, quem deram estivessemos assim.