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Re: A-12

Enviado: Sáb Mar 15, 2014 10:23 pm
por FCarvalho
joao fernando escreveu:
FCarvalho escreveu:Notícia para quem gosta de ouvir, acreditar e se satisfazer com os discursos oficiais de última hora.
Há 15 anos atrás falavam a mesma coisa do Nae SP, e que por hoje estaríamos recebendo, ou terminando a construção de seus substituto.
Falavam também que em 2022/2023 estaríamos recebendo nosso novo Nae, que depois passou para 2025, que virou 2028...
Mas tudo bem, tem gosto para tudo neste mundo. :roll:
abs.
Mas não se falava em estaleiro pra subnuc né? [000]
Não se falava, e/ou pensava, em muitas coisas João Fernando. Em muitas coisas. [001]

abs.

Re: A-12

Enviado: Dom Mar 16, 2014 3:32 am
por knigh7
joao fernando escreveu:
FCarvalho escreveu:Notícia para quem gosta de ouvir, acreditar e se satisfazer com os discursos oficiais de última hora.
Há 15 anos atrás falavam a mesma coisa do Nae SP, e que por hoje estaríamos recebendo, ou terminando a construção de seus substituto.
Falavam também que em 2022/2023 estaríamos recebendo nosso novo Nae, que depois passou para 2025, que virou 2028...
Mas tudo bem, tem gosto para tudo neste mundo. :roll:

abs.
Mas não se falava em estaleiro pra subnuc né? [000]
30 anos depois do projeto...

Como a nova data de entrada em serviço do 1o NAe foi novamente postergada, agora para 2029, então significa que ele vai entrar em operação lá para 2040. Daqui mais ou menos uns 60 anos a MB vai conseguir operar 2 NAes de 50.000T.

Re: A-12

Enviado: Dom Mar 16, 2014 11:52 am
por FCarvalho
É sempre mais do mesmo em negócios de defesa no Brasil.

Primeiro alguém tem que dizer que tem uma necessidade. Depois outro alguém tem que provar o porque dessa necessidade. Aí mai um outro alguém vai pensar em como satisfazer essa necessidade. E quando tudo estiver certo para satisfazer tal necessidade, vem mais alguém que não tinha nada com isso e pergunta porque temos essa necessidade, e aí começa tudo denovo... :roll:

E assim caminha a nossa tosca humanidade tupiniquim.

abs.

Re: A-12

Enviado: Qui Abr 03, 2014 8:16 pm
por arcanjo
qui, 03/04/2014 - 17:17
Comandante da Marinha visita NAe “São Paulo”

Imagem
Comandante da Marinha dirige-se à tripulação

No dia 25 de março, o Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, visitou o Navio-Aeródromo “São Paulo” (NAeSPaulo), acompanhado do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, Almirante-de-Esquadra Wilson Barbosa Guerra, do Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Sergio Roberto Fernandes dos Santos, e do Comandante da Força de Superfície, Contra-Almirante José Renato de Oliveira.

Participaram da visita o Diretor de Sistema de Armas da Marinha, Vice-Almirante Alipio Jorge Rodrigues da Silva; o Chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Navais (ComOpNav), Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho; o Diretor do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, Contra-Almirante (EN) “Mario Ferreira Botelho; o Subchefe de Logística e Plano Diretor do ComOpNav, Contra-Almirante Renato Batista de Melo; e o Coordenador da Modernização do NAeSPaulo, Contra-Almirante (RM-1) José Moraes Sinval Reis.

Após uma breve apresentação sobre o Período de Modernização de Meio (PMM) a que o navio será submetido, a partir de 2015, foram percorridas algumas das instalações de bordo, destacando-se a Praça de Máquinas de Ré, Praça de Caldeiras de Vante, os Hangares e o Convés de Voo.

Ao final da visita, o Comandante da Marinha dirigiu-se à tripulação, manifestando a sua satisfação em ver a excelente apresentação do navio e ressaltando a essencialidade do NAeSPaulo para o País, motivando todos a superarem os desafios para modernização do meio.

https://www.marinha.mil.br/noticias/com ... o%E2%80%9D

abs.

arcanjo

Re: A-12

Enviado: Sex Abr 04, 2014 9:08 am
por talharim
O Sampa so volta em 2015 , mas pelo menos tem a noticia oficial de modernizaçao e nao apenas de manutençao .

Sendo assim espero o Sampa totalmente operacional em 2016 com A-4BR,C-1BR e Seahawk ja no convoo

Re: A-12

Enviado: Sex Abr 04, 2014 10:59 am
por artenobre
começa em 2015, terminar só Deus sabe quando

Re: A-12

Enviado: Sex Abr 04, 2014 11:22 am
por Marino
Marino escreveu:O Almirantado visitar é ótimo, vêem in loco os problemas e alocam verbas de suas reservas de contingência.
A modernização nao significa imobilização.
Depende do que for modernizado, o que ainda vai ser divulgado.
E a modernização, com o uso até 2028, era inevitável.
Marino escreveu:Quando eu estava na ativa, existia um projeto de trocar os radares franceses por radares iguais ao da fragata vencedora do Prosuper.
Especificamente um SMART-L.
Vai ser MUITO bom se for verdade.

Re: A-12

Enviado: Sex Abr 04, 2014 11:35 am
por FCarvalho
Se a definição do Prosuper for demandada por estes dias ainda, é possível que muitas das novidades que veremos nas futuras escoltas poderão vir a ser incluídas no PMG do Nae SP.

Minha única curiosidade mesmo em relação a esta modernização é quanto a defesa AAe do navio. Não é possível ver-se um navio capitânia da esquadra praticamente sem nenhuma defesa efetiva nesta área. E já mais que passou do tempo de termos uma solução para isso.

Talvez a aquisição dos Pantsyr nos deem uma direção. ou não. Talvez a simples aquisição da dupla Spada + Bofors 40/70 MK III ou IV, como os da Niterói seja uma solução de consenso. Ou uma solução endógena no médio prazo... enfim. Do jeito que está é que não pode ficar.

abs

Re: A-12

Enviado: Sex Abr 04, 2014 11:41 am
por Marino
Nao é PMG e sim modernização.
E como falei acima, isto nao significa imobilização obrigatória do meio.

Re: A-12

Enviado: Sex Abr 04, 2014 11:55 am
por FCarvalho
Sem problema. o que espero é que nesta modernização algo seja efetivamente feito a despeito da defesa AAe do navio. Se isto irá forçar ou não uma "parada técnica" do navio para a sua instalação, isso pra mim é o de menos.

Mas que seja feito. como disse, do jeito que está é que não pode ficar. uma solução satisfatória tem que ser encontrada. defesa AAe de Nae com Mistral é que não dá.

abs.

Re: A-12

Enviado: Sex Abr 04, 2014 12:58 pm
por Marino
Vamos ser práticos.
A defesa AAe de uma Força Naval é provida pelos caças embarcados, prioritariamente.
Uma segunda linha, já em uma situação "desconfortável", é dada pelos mísseis de defesa de área.
A terceira linha, quando tudo dá errado, é provida pelos mísseis de defesa de ponto e canhões como os citados por vc acima. Nesta situação, tudo deu errado.
Então, colocar mísseis de defesa de ponto no SP é atitude psicológica antes de tudo.
Se uma aeronave inimiga se aproxima sem ser detectada, lança um míssil, este míssil penetra a cobertura dos escoltas e ameaça o NAe, phudeu tudão.

Re: A-12

Enviado: Sex Abr 04, 2014 1:00 pm
por Marino
Eu IMAGINO que esta modernização se concentrará nos sistemas de detecção do navio, substituindo tidos os radares de origem francesa que ainda existem no meio.

Re: A-12

Enviado: Sex Abr 04, 2014 1:37 pm
por LeandroGCard
Marino escreveu:Então, colocar mísseis de defesa de ponto no SP é atitude psicológica antes de tudo.
Se uma aeronave inimiga se aproxima sem ser detectada, lança um míssil, este míssil penetra a cobertura dos escoltas e ameaça o NAe, phudeu tudão.
Se o próprio NAe carrega alguma defesa AAe própria, então não necessariamente.

Tudo bem que o ideal é que nenhuma bomba ou míssil passasse pelas defesas exteriores, mas quem pode garantir que isso jamais irá acontecer? Afinal, mesmo o melhor time de futebol do planeta não dispensa um bom goleiro :wink: . Por isso o Nae francês carrega Aster-15 e Mistral, o novo Nae inglês carregará 4 Vulcan Phalanx, os NAe's americanos levam ESSM, RAM e Vulcan Phalanx, O Chinês leva HQ-20 e sistemas CIWS monstruosos, o Russo leva mísseis Tor e CIWS AK630, o indiano carrega Barak e AK630, e por aí vai... .

Resumindo: Todo mundo parece psicologicamente convencido de que NAe's precisam sim de defesa AAe própria 8-] .


Leandro G. Card

Re: A-12

Enviado: Sex Abr 04, 2014 2:00 pm
por alex
Acho que um navio que carrega mil marinheiros deveria ter defesa de aérea e de ponto.

Re: A-12

Enviado: Sex Abr 04, 2014 2:24 pm
por talharim
Pelo menos 4 lançadores de SIMBAD RC aquela versao automatizada que pode ser controlada pelo COC do navio deveria ser o minimo do minimo instalado .

Se tivesse que escolher entre 4 Bofors Trinity ou 4 SIMBAD RC prefiro os SIMBAD pois cobrem o navio em 360 graus os Trinity ficariam com alguns pontos cegos .