JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: JAS-39 Gripen

#11671 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Fev 16, 2013 1:13 am

P44 escreveu:NG=E

E= MLU de C

O Gripen explicado matematicamente.
C= MLU de A

Nao esqueca isso...

Desculpem mas o nome disso e Gambiarra...

Bom... Nao foi por falta de aviso que esse tipo de coisa iria rolar...

Afinal os caras mal acabaram de receber C ... Ja iriam comprar aviao Zero Km?

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Re: JAS-39 Gripen

#11672 Mensagem por Bourne » Sáb Fev 16, 2013 7:25 am

O pessoal do Typhoon anda fazendo isso para não parar a linha de produção e cronograma de desenvolvimento. Porém como não tem dinheiro para sustentar o aumento da frota, aposentam os mais antigos que não tem uma década de uso.




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Re: JAS-39 Gripen

#11673 Mensagem por P44 » Sáb Fev 16, 2013 9:40 am

Bourne escreveu:O pessoal do Typhoon anda fazendo isso para não parar a linha de produção e cronograma de desenvolvimento. Porém como não tem dinheiro para sustentar o aumento da frota, aposentam os mais antigos que não tem uma década de uso.

e também tentam vender usado como se fosse novo? :twisted:




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Re: JAS-39 Gripen

#11674 Mensagem por NovaTO » Sáb Fev 16, 2013 10:29 am

Eu não vejo o E como: C+MLU :)

Não da forma como o C=A+MLU

As modificações estruturais mais novo motor e novas asas o tornam um caça bem diferente da versão anterior. ;)

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Re: JAS-39 Gripen

#11675 Mensagem por P44 » Sáb Fev 16, 2013 10:31 am

Mas é o que diz o texto oficial:

"Modificação de 60 Gripen C ao padrão Gripen E"




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Re: JAS-39 Gripen

#11676 Mensagem por crubens » Sáb Fev 16, 2013 1:12 pm

No blog ali ao lado, o pessoal adorador do gripen de lá já arranjou uma outra interpretação para a palavra "modificação". :roll:




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Re: JAS-39 Gripen

#11677 Mensagem por Penguin » Sáb Fev 16, 2013 2:15 pm

P44 escreveu:Mas é o que diz o texto oficial:

"Modificação de 60 Gripen C ao padrão Gripen E"
Como seria essa modificação para acomodar quase 1000 litros de combustível extra, uma nova turbina (maior que a original) e o reposicionamento do trem de de pouso? Para não falar da nova eletrônica...

Para modificar do A para o C, que não envolvia nenhuma dessas complicações, se trocava a fuselagem.

No final, esses E suecos acabarão custando praticamente o mesmo que os "brand news" E da Suíça.




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Re: JAS-39 Gripen

#11678 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Fev 16, 2013 4:13 pm

Sei nao... Cada vez que alguem tenta justificar ... Mais Parece gambiarra e das brabas mesmo.

Isso esta cada vez com mais cara de upgrade de eletronica com mais uma coisa aqui e Ali e chamam de E ou simplesmente um Sr Frankenstein.

Lamentavel e imagina Se o Su-35 ou o Rafale tivessem isso...

Ia ser um Deus nos acuda... O pior que ja falamos Varias dezenas de vezes q a coisa ia descambar p esse lado ... Pelo menos agora e oficial !!

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Re: JAS-39 Gripen

#11679 Mensagem por P44 » Sáb Fev 16, 2013 4:31 pm

Penguin escreveu:
P44 escreveu:Mas é o que diz o texto oficial:

"Modificação de 60 Gripen C ao padrão Gripen E"
Como seria essa modificação para acomodar quase 1000 litros de combustível extra, uma nova turbina (maior que a original) e o reposicionamento do trem de de pouso? Para não falar da nova eletrônica...

Para modificar do A para o C, que não envolvia nenhuma dessas complicações, se trocava a fuselagem.

No final, esses E suecos acabarão custando praticamente o mesmo que os "brand news" E da Suíça.
Não sei como seria essa modificação,tem de perguntar aos suecos, mas "modificação" é o termo usado na declaração oficial da SAAB
Modification of 60 Gripen C to Gripen E with first deliveries to Sweden in 2018 – expected in the fourth quarter 2013 at the latest.
http://www.defense-aerospace.com/articl ... sales.html

ou seja, pegam em ALGO QUE JÁ EXISTE e o modificam.




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Re: JAS-39 Gripen

#11680 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Fev 16, 2013 6:24 pm

Ou seja ... Gambiarra!

Essa malandragem Sueca e Triste demais...

O Risco dos custos de operacao dessa gambiarra aumentaram muito ja que so existirao 22 avioes novos construidos!

Cruzes :(

Tem gente na Suica que deve estar cocando a cabeca ...

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Re: JAS-39 Gripen

#11681 Mensagem por NovaTO » Sáb Fev 16, 2013 6:28 pm

Não entendo como malandragem. Existem dezenas de JAS-39C que seriam estocados. Melhor usar parte deles para os novos Gripen E, e eles já fizeram isso com o Gripen A. Desta vez as diferenças entre o E e o C serão grandes, mas de certa forma eles já sabem o que deve ser feito, visto que o Gripen Demo, serviu exatamente para isso. :)

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Re: JAS-39 Gripen

#11682 Mensagem por knigh7 » Sáb Fev 16, 2013 8:28 pm

Luís Henrique escreveu:importante destacar que falam em MODERNIZAÇÃO de 60 Gripen C para versão E.

Ou seja, aeronaves novas apenas as suíças. Se tudo der certo.
O importante é que se tenha Gripens E/F, independentemente de serem modificados ou não.




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Re: JAS-39 Gripen

#11683 Mensagem por Penguin » Sáb Fev 16, 2013 8:34 pm

NovaTO escreveu:Não entendo como malandragem. Existem dezenas de JAS-39C que seriam estocados. Melhor usar parte deles para os novos Gripen E, e eles já fizeram isso com o Gripen A. Desta vez as diferenças entre o E e o C serão grandes, mas de certa forma eles já sabem o que deve ser feito, visto que o Gripen Demo, serviu exatamente para isso. :)

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Quem decide se serão construídos novos ou se aproveitarão algo é o cliente e nesta situação o FMV para o caso sueco. No caso Suíço, o release diz que serão novos.

Quem faz malandragem, tenta enganar o cliente, e este não é o caso pois o cliente é o Governo da Suécia via FMV quem determina os rumos do programa.

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Editado pela última vez por Penguin em Sáb Fev 16, 2013 10:17 pm, em um total de 2 vezes.
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Re: JAS-39 Gripen

#11684 Mensagem por knigh7 » Sáb Fev 16, 2013 8:35 pm

Carlos Lima escreveu:
P44 escreveu:NG=E

E= MLU de C

O Gripen explicado matematicamente.
C= MLU de A

Nao esqueca isso...

Desculpem mas o nome disso e Gambiarra...

Bom... Nao foi por falta de aviso que esse tipo de coisa iria rolar...

Afinal os caras mal acabaram de receber C ... Ja iriam comprar aviao Zero Km?

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Os "E" não serão derivados da versão "A". Na Força Aérea Sueca existem na ativa 101 Gripens já originalmente produzidos em versão "C" e apenas 31 "A/B" modificados para "C/D" e com a estrutura já bem desgastada. A modernização vai começar daqui a 5 anos e se estender até 2023.




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Re: JAS-39 Gripen

#11685 Mensagem por Penguin » Sáb Fev 16, 2013 8:57 pm

Artigo que saiu na ultima edição de FARNBOROUGH AIR SHOW e que esclarece um pouco as coisas...



Gripen E/F Fighter Takes A Step Forward

FARNBOROUGH AIR SHOW » JULY 10, 2012
by DAVID DONALD
http://www.ainonline.com/aviation-news/ ... ep-forward

Formerly the Gripen Demo, aircraft 39-7 is the avionics testbed for the Gripen E/F.
July 10, 2012, 2:00 PM

Saab has brought its new-generation Gripen to the Farnborough International Airshow not as a demonstrator aircraft for potential new technologies, as previously, but as a systems prototype for the intended production Gripen NG, or Gripen E/F as it is also known. Designated as aircraft 39-7, the two-seat Gripen has new avionics and new cockpit installed, and just before Farnborough received the full-standard Selex Galileo ES-05 Raven e-scan radar, complete with repositioner. In this guise, 39-7 has become the avionics testbed for the Gripen E/F.


By the end of next year Saab is scheduled to have flown a full E/F prototype aircraft (39-8), newly built to the upgraded standard. The final configuration of the Gripen E/F has yet to be decided, but the major elements are already selected. The aircraft will have a General Electric F414 engine, possibly in its higher-rated EPE variant, and has a wider fuselage housing more fuel. Additional weapons pylons are installed.

Following delivery of the Raven radar, in late 2012 Selex Galileo’s Nerviano plant is due to deliver the first Skyward G infrared search-and-track system, which will also be fitted in 39-7 for tests that are scheduled to begin early next year. Skyward G gives the Gripen E/F a sophisticated multi-target passive tracking capability, able to handle up to 200 targets. Its scanning capability matches that of the radar in azimuth. It can also be used for target imaging and as a flying aid, producing a steerable infrared picture in a helmet-mounted display.

The SIT426 advanced indentify-friend-or-foe (IFF) system that Selex Galileo has developed for the Gripen E/F has already been pole-tested at the Arboga range. It is not due to be incorporated into a Gripen airframe until the first production JAS 39E/F, which is scheduled to fly in December 2014. As the IFF system is separate from the radar this does not affect the program’s development, as ground testing can accomplish most of the IFF program’s requirements.

Swiss Choice, Too

Sweden has committed to the JAS 39E/F, and it has also been selected by Switzerland, although there is still a political process to go through before any Swiss contract is signed. Swedish requirements are stated as being between 60 and 80 aircraft, and they will gradually replace the existing JAS 39C/D fleet between 2020 and 2030. It is likely that all of the aircraft will be JAS 39E single-seaters.

Switzerland’s requirement is for 22 aircraft, which will replace the Northrop F-5. The political process involves ratification by the two houses of the Swiss parliament, and is likely to include a public referendum. Such processes are likely to conclude in 2014.

Saab has promised to deliver the first Gripen E/F four years after contract award, but has not ruled out the ability to expedite development should another customer require earlier delivery. Sweden and Switzerland have aligned their requirements to produce an aircraft with a common baseline configuration and expected initial operating capability to be achieved in 2018.

Gripen NG aircraft will, in effect, be new-build machines although some elements of existing JAS 39C/Ds will be re-used, notably the wings. This is made possible by the E/F’s design, which widens the fuselage to achieve greater lifting area rather than enlarging the wing surfaces.

Still Marketing C/D Version

In the meantime, Saab continues to market the current Gripen C/D, highlighting the type’s good performance and low cost per flying hour, and to support existing customers. Hungary has recently extended its Gripen lease to 2026, and negotiations are ongoing with the Czech Republic to also extend. Thailand is to receive its second batch of six aircraft next year, with most of them already flying in Sweden.

South Africa is scheduled to receive its final aircraft this summer, and earlier this year began operations with the Thales DJRP (digital joint reconnaissance pod). All the aircraft have been officially handed over, but four were retained in Sweden to allow South African participation in the Lion Effort Gripen User Group exercise held at Ronneby in May.

Saab continues to target a number of opportunities for the Gripen around the world. Brazil is the most obvious, where the aircraft is pitched against the Rafale and the F-18. Success there could open the door to further Latin American sales. Thailand is likely to order a third batch of aircraft, while Malaysia is in the market for a replacement for the Russian MiG-29. Other Far East possibilities exist in the Philippines, Indonesia and Vietnam, while in eastern Europe several nations have new fighter requirements.

Saab’s UK office is also continuing conceptual work on a carrier-capable Sea Gripen, with an eye on Indian and Brazilian requirements. Risk-reduction work on the Sea Gripen will continue up to the point of an evaluated concept, according to a Saab official, “and then we’ll park it” to await further developments.




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