JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Luís Henrique
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Re: JAS-39 Gripen

#11626 Mensagem por Luís Henrique » Qui Jan 17, 2013 5:54 pm

Governo Sueco aprova compra de 60 Gripens NG

O governo da Suécia aprovou a proposta das Forças Armadas de adquirir 60 aeronaves de combate Saab Gripen E (NG), proporcionando um grande impulso para versão de desenvolvimento do produto carro-chefe da fabricante.

Confirmada hoje, 17 de Janeiro, a decisão de colocar em campo a aeronave a partir de 2018 também é de grande importância para o governo da Suíça, que ano passado assinou um acordo com sua contraparte sueca para desenvolvimento conjunto do programa para o modelo E. A Suíça escolheu o tipo de aeronave com base no requisito de compra de 22 novas aeronaves para substituir seus caças Northrop F-5, com entregas iniciais previstas para meados de 2018.

Uma equipe de avaliação da Suíça conduziu seus voos mais recentes usando a aeronave demonstrativa para o Gripen E a partir das instalações da Saab, em Linköping, em Dezembro passado. A atividade envolveu a verificação e integração bem sucedida do radar de varredura eletrônica ativa do tipo multi-tarefa Selex Galileo Raven ES-05, disse a Saab.

O governo da Suécia tinha incluído uma proposta para compra de 40 a 60 Gripens de nova geração como parte de seu processo orçamentário de 2013, que foi lançado ano passado. As entregas finais das aeronaves estão previstas para serem concluídas em 2027, dada a aprovação da compra.

http://www.aereo.jor.br/2013/01/17/gove ... ripens-ng/




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: JAS-39 Gripen

#11627 Mensagem por Justin Case » Qui Jan 17, 2013 6:24 pm

Luís Henrique escreveu:Governo Sueco aprova compra de 60 Gripens NG

O governo da Suécia aprovou a proposta das Forças Armadas de adquirir 60 aeronaves de combate Saab Gripen E (NG), proporcionando um grande impulso para versão de desenvolvimento do produto carro-chefe da fabricante.

Confirmada hoje, 17 de Janeiro, a decisão de colocar em campo a aeronave a partir de 2018 também é de grande importância para o governo da Suíça, que ano passado assinou um acordo com sua contraparte sueca para desenvolvimento conjunto do programa para o modelo E. A Suíça escolheu o tipo de aeronave com base no requisito de compra de 22 novas aeronaves para substituir seus caças Northrop F-5, com entregas iniciais previstas para meados de 2018.

Uma equipe de avaliação da Suíça conduziu seus voos mais recentes usando a aeronave demonstrativa para o Gripen E a partir das instalações da Saab, em Linköping, em Dezembro passado. A atividade envolveu a verificação e integração bem sucedida do radar de varredura eletrônica ativa do tipo multi-tarefa Selex Galileo Raven ES-05, disse a Saab.

O governo da Suécia tinha incluído uma proposta para compra de 40 a 60 Gripens de nova geração como parte de seu processo orçamentário de 2013, que foi lançado ano passado. As entregas finais das aeronaves estão previstas para serem concluídas em 2027, dada a aprovação da compra.

http://www.aereo.jor.br/2013/01/17/gove ... ripens-ng/
Amigos, boa tarde.

Aqui tem uma notícia mais detalhada: http://www.thelocal.se/45666/20130117/#.UPhbzR1EGuN
The Swedish Armed Forces will buy 60 JAS 39 Gripen fighter jets, at the top of a 40-60 range stated in an agreement last year, the Swedish government said on Thursday.
"The first planes will be delivered in 2018 and the system is expected to be fully operational around 2027," it said in a statement.
"It's an historic decision that will secure Swedish air combat capability for a long time ahead," Defence Minister Karin Enström said in the statement.
The decision means the country would be able to maintain "strategically important" know-how in the country's aerospace sector, she added.
However, the decision includes a clause allowing the Armed Forces to cancel the order should Switzerland or some other country cancel their planned Gripen orders.
The government said on August 25th last year that it would order between 40 and 60 Gripen jets during the signing of a framework agreement with Switzerland.
The Riksdag approved the government's plans in December, and now the government has decided to order the maximum number of planes called for in the agreement.
The Swiss Federal Council announced in November 2011 that the country would purchase 22 Gripen for an estimated 3.1 billion francs ($3.3 billion), reportedly the cheapest of three offers.
The acquisition has been controversial in Switzerland, where a parliamentary report found that the choice "carries the most risks: technically, commercially, financially and in respect of the delivery date."
The decision has to be ratified by the Swiss parliament this spring before a definitive contract is signed in the summer.
According to the Swedish Armed Forces, Sweden currently has 134 JAS 39 Gripen aircraft of earlier generations in service.
Details about the cost of the deal were not made public.
The announcement comes days after Nato head Anders Fogh Rasmussen warned that Sweden could not count on help from the military alliance i
f it came under attack.
While Sweden cooperates closely with Nato, it is not a member and the country's major political parties have refrained from pushing the issue, opting instead to maintain Sweden's current p
olicy of non-alignment.
AFP/The Local/dl
Alguém sabe o que está previsto para o Gripen F?
Haverá biposto? Quem vai desenvolver?
Abraços,

Justin




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Re: JAS-39 Gripen

#11628 Mensagem por Penguin » Qui Jan 17, 2013 7:00 pm

Sweden To Order 60 Gripen Fighter Jets

Jan. 17, 2013 - 07:48AM | By AGENCE FRANCE-PRESSE | Comments

Sweden will order 60 JAS 39 Gripen fighter jets, the government said Jan. 17. Above, a JAS 39 Gripen takes off in 2011. (Patric Soderstrom / Scanpix Sweden via AFP)

STOCKHOLM — The Swedish Armed Forces will buy 60 JAS 39 Gripen fighter jets, at the top of a 40-60 range stated in an agreement last year, the Swedish government said Jan. 17.

“The first planes will be delivered in 2018. and the system is expected to be fully operational around 2027,” it said in a statement. “It’s an historic decision that will secure Swedish air combat capability for a long time ahead,” Defense Minister Karin Enstroem said in the statement.

The decision means the country would be able to maintain strategically important know-how in the country’s aerospace sector, she added.

Sweden said on Aug. 25 that it would order between 40 and 60 Gripen jets during the signing of a framework agreement with Switzerland. The Swiss Federal Council announced in November 2011 that the country would purchase 22 Gripen jets for an estimated 3.1 billion francs (2.5 billion euros or $3.3 billion), reportedly the cheapest of three offers.

French plane maker Dassault’s Rafale and the Eurofighter, produced by the EADS consortium, were the other bidders.

The decision has to be ratified by the Swiss parliament this spring before a definitive contract is signed in the summer. The acquisition has been controversial in Switzerland, where a parliamentary report found that the choice “carries the most risks: technically, commercially, financially and in respect of the delivery date.”

According to the Swedish armed forces, Sweden currently has 134 JAS 39 Gripen aircraft of earlier generations in service.




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Re: JAS-39 Gripen

#11629 Mensagem por NovaTO » Qui Jan 17, 2013 9:23 pm

Com essa notícia, vejo o "caça de papel" se tornando realidade. Só falta agora a aprovação do Parlamento Suiço (que foi facilitado pela notícia de hoje).

Bom para a Suécia que manterá sua indústria por mais 20 anos no mínimo, para a Suiça que contará com bom caça custo-benefício, mas com muitos recursos.

E ruim para o Brasil por ter perdido mais um bonde. Fala sério, mais uma oportunidade perdida. :evil: :evil: [002] [004]

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Re: JAS-39 Gripen

#11630 Mensagem por Penguin » Sex Jan 18, 2013 2:56 pm

Governo Suíço aprova investimento para compra de 22 caças Gripen E

Publicado em 18/01/2013

O caça Gripen NG foi demonstrado em outubro na Suíça. (Foto: Ministério de Defesa da Suíça)
Como parte do Programa de Armamento de 2012, o Conselho Federal pediu ao Parlamento Suíço para aprovar a aquisição de 22 aviões de combate Gripen E por um custo total de 3,13 bilhões de francos (US$ 3,48 bilhões). Estes aviões serão para substituir os antigos caças F-5E Tiger II da Força Aérea da Suíça.


Junto com os 33 caças F/A-18 Hornets da força aérea, os Gripens vão ajudar para assegurar o acompanhamento e a defesa do espaço aéreo suíço. Um fundo especial (Fundo Gripen) será criado para financiar esta aquisição. Sua criação está baseada numa lei federal (Lei do Fundo Gripen), que podem ser objeto de um opcional referendo.

O Gripen cumpre os requisitos estabelecidos pelas forças armadas, e é significativamente mais barato do que seus concorrentes. Ele tem a melhor relação custo-benefício e os custos operacionais mais baixos.

A decisão do Conselho Federal de optar por esta aeronave está baseado na necessidade de adquirir um avião de combate capaz de realizar suas missões, sem focar no máximo desempenho. Isso permitirá que os outros componentes das forças armadas a ser possam ser financiados, conforme necessidade.

Lei do Fundo Gripen

A Lei sobre o Fundo Gripen vai financiar a aquisição destas aeronaves. O fundo Gripen é um fundo especial para o Estado, tal como definido pelo art. 52 da Lei de 7 de Outubro de 2005 sobre as finanças da Confederação (Lei das Finanças, LFC, RS 611.0), e deve ser financiado por dotações do teto para os gastos militares.

Estas atribuições devem ser distribuídas por dez anos para equilibrar os custos orçamentais efetuados pelas forças armadas e do orçamento federal. Isto irá resultar numa maior segurança no planeamento de outro projeto de armas, e permitirá que os saldos de crédito possam ser evitados de forma mais ampla.

O fundo de aquisição Gripen será fornecido exclusivamente através dos gastos das forças armadas, e nenhum investimento adicional será necessário da Confederação.

Estão previstos pagamentos maiores na conclusão do contrato – os pagamentos feitos em 2014 e 2016 – e durante as entregas, o último a ser prestado entre 2018 e 2021.

A Lei do Fundo Gripen é a condição para a oferta de aquisição no programa de armas em 2012. Esta lei está sujeito a um referendo opcional.

Impacto sobre a atividade econômica na Suíça

Os fornecedores estrangeiros se comprometem a compensar 100% do valor do contrato para a indústria suíça. Não existe uma obrigação de fornecedores suíços, órgãos governamentais e fornecedores de pequenas aquisições.

O volume total de offsets está atualmente estimado em cerca de 2,5 bilhões de francos, o que corresponde à atividade econômica de cerca de 10.000 homens-ano. Isto irá resultar num aumento do conhecimento e de valor aumentando o nível industrial de alta tecnologia.

A operações de compensações serão vinculadas para a indústria sueca para promover relações comerciais da indústria suíça para indústria suíça de forma sustentável e até mesmo além do prazo dos títulos. Eles irão adquirir novos mercados.

A aquisição do Gripen também terá um impacto positivo sobre as regiões em que os aeroportos militares e bases de treinamento militar estão localizados.

A substituição dos F-5 Tiger irá apoiar e manter os empregos nessas regiões, e até mesmo criar novos nas áreas de tecnologia, indústria e serviços, bem como nas forças armadas.

Fonte: Ministério de Defesa da Suíça – Tradução: Cavok




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Re: JAS-39 Gripen

#11631 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jan 18, 2013 3:18 pm

Acho que ainda vai rolar muita água sob essa ponte...

Além disso vai ser interessante ver essa história de custos baixos virar realidade com 80 aviões encomendados...

E até agora ninguém falou nada sob os bipostos...

[029]

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Re: JAS-39 Gripen

#11632 Mensagem por Penguin » Sex Jan 18, 2013 3:18 pm

Armaments Program 2012: 22 Saab Gripen E Combat Aircraft

(Source: Swiss Ministry of Defence, Civil Defence and Sports; issued Jan. 18, 2013)


(Issued in French only; unofficial translation by defense-aerospace.com)



As part of Armaments Program 2012, the Federal Council has asked Parliament to approve the acquisition of 22 Gripen E combat aircraft for a total cost of 3.126 billion francs.

These aircraft are to replace the air force’s obsolete F-5E Tiger fighters.

Along with the air force’s 33 F/A-18 Hornets, Gripen will help to ensure the monitoring and defence of Swiss airspace. A special fund (Gripen Fund) will be set up to finance this acquisition. Its creation is based on a federal law (Gripen Fund Act) which may be subject to an optional referendum.

Gripen meets the requirements set by the armed forces, and is significantly cheaper than its competitors. It has the best cost-benefit ratio and the lowest operating costs.

The Federal Council's decision to opt for this aircraft is based on the need to acquire a combat aircraft capable of carrying out its missions, without aiming for maximum performance. This will allow the other components of the armed forces to be financed as necessary.

Gripen Fund Act

The Law on the Gripen Fund will finance the acquisition of these aircraft. The Gripen fund is a special state fund as defined by art. 52 of the Act of 7 October 2005 on the finances of the Confederation (Finance Act, LFC, RS 611.0), and must be funded by allocations under the ceiling on military spending.

These allocations must be spread over ten years to balance the budgetary costs incurred by the armed forces and the federal budget. This will result in greater security in planning other weapons project, and will allow credit balances to be avoided to a large extent.

The Gripen procurement fund will be provided exclusively through the armed forces expenditures, and no additional investment will be required Confederation.

It is expected to make the larger payments at the conclusion of the contract - payments made in 2014 and 2016 - and during deliveries, the latter being provided between 2018 and 2021.

The Fund Act Gripen is the condition for the acquisition offer in the weapons program in 2012. This Act is subject to an optional referendum.

Impact on economic activity in Switzerland

Foreign suppliers undertake to offset 100% of the contract value to the Swiss industry. No obligation, against, from Swiss suppliers, government bodies and suppliers of small acquisitions.

The total volume of offset is currently estimated at around 2.5 billion francs, which corresponds to the economic activity of some 10,000 man-years. This will result in an increase in the know-how and added value to industrial high technological level.

Clearing operations shall be binding upon the Swedish industry to promote Swiss industry business relationships Swiss industry in a sustainable way and even beyond the term of the bonds. They will acquire new markets.

The acquisition of Gripen will also have a positive impact on the regions in which military airfields and military training bases are located.

Replacement of F-5 Tiger will support and maintain jobs in these regions, and even create new ones in the fields of industry, technology and services, as well as in the armed forces.

-ends-




Editado pela última vez por Penguin em Sex Jan 18, 2013 9:13 pm, em um total de 1 vez.
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Re: JAS-39 Gripen

#11633 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jan 18, 2013 3:21 pm

Acho que ainda vai rolar muita água sob essa ponte...

Além disso vai ser interessante ver essa história de custos baixos virar realidade com 80 aviões encomendados...

E até agora ninguém falou nada sob os bipostos...

[029]

PS: É bom deixar claro que acho que faz sentido para um país do tamanho e ambições da Suiça que nem aeronaves de REVO tem operar uma aeronave como o Gripen E.

Para eles sem dúvida é a opção mais barata e com custos baixos.

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Re: JAS-39 Gripen

#11634 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jan 18, 2013 3:21 pm

Acho que ainda vai rolar muita água sob essa ponte...

Além disso vai ser interessante ver essa história de custos baixos virar realidade com 80 aviões encomendados...

E até agora ninguém falou nada sob os bipostos...

[029]

PS: É bom deixar claro que acho que faz sentido para um país do tamanho e ambições da Suiça que nem aeronaves de REVO tem operar uma aeronave como o Gripen E.

Para eles sem dúvida é a opção mais barata e com custos baixos.

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Re: JAS-39 Gripen

#11635 Mensagem por Penguin » Sex Jan 18, 2013 9:10 pm

Um dos grandes trunfos do Gripen NG para a FAB me parece ser....ver último parágrafo da 1a coluna e continuação (última edição da RFA):

Imagem




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Re: JAS-39 Gripen

#11636 Mensagem por Olinda » Sex Jan 18, 2013 9:48 pm

Caso o Brasil escolha o Gripen-NG, esta escolha causaria uma necessidade de um maior numero de caças, ou mais horas voadas, ou a aquisição de um outro modelo de caça pesado?

Vejo muitas coisas boas no Gripen-NG, mas acho que as desvantagens são maiores.




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Re: JAS-39 Gripen

#11637 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jan 18, 2013 10:00 pm

Penguin escreveu:Um dos grandes trunfos do Gripen NG para a FAB me parece ser....ver último parágrafo da 1a coluna e continuação (última edição da RFA):

Imagem
Sem saber detalhes sobre a arquitetura... fica díficil.

Parece mais aquelas promessas de marketing para ser honesto.

No mais, é bom lembrar que um grande número de componentes do Gripen é Made in USA e precisa das devidas autorizações mesmo que a arquitetura dos seus sistemas seja boa...

E para ser honesto esse 'trunfo' está mais para 'super-trunfo'.

É muito bla bla bla (como sempre) sem nem existir um avião voando ainda...

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Re: JAS-39 Gripen

#11638 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jan 18, 2013 10:02 pm

Olinda escreveu:Caso o Brasil escolha o Gripen-NG, esta escolha causaria uma necessidade de um maior numero de caças, ou mais horas voadas, ou a aquisição de um outro modelo de caça pesado?

Vejo muitas coisas boas no Gripen-NG, mas acho que as desvantagens são maiores.
Exato.

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Re: JAS-39 Gripen

#11639 Mensagem por NovaTO » Sex Jan 18, 2013 10:59 pm

Olinda escreveu:Caso o Brasil escolha o Gripen-NG, esta escolha causaria uma necessidade de um maior numero de caças, ou mais horas voadas, ou a aquisição de um outro modelo de caça pesado?

Vejo muitas coisas boas no Gripen-NG, mas acho que as desvantagens são maiores.

Caro Olinda,

O Gripen E/F a despeito de ser um caça de leve tendendo para o médio, terá capacidades infinitamente superiores à qualquer vetor operado atualmente pela FAB. Um caça com capacidade planejada de carga de 6 tons, contra os 4 do AMX e 3,5 do F-5E . Por ser monomotor e esse motor ser praticamente o mesmo GE-414 que é usado no F-18E e futuramente no Tejas MK2, é garantia de logística e baixos custos operacionais. No meu entender 36 Gripen E/F é muito mais que 36 F-5EM ou 36 AMX. Mas é claro que 36 não resolve. O Brasil é territorialmente extenso, manter o que temos hoje em quantidade é o mínimo, ou seja 46+11+12=71. Somando-se à esses o AMX, +53, totalizando 124. 120 Gripen E/F no TO da AS já seria muita coisa. A mas 120 F-18E ou 120 Rafale seriam muito mais. Concordo. Se o orçamento da FAB for elástico para comportar F-18E, Rafale e Gripen em igual número, ótimo. Agora caso exista alguma restrição orçamentária, um teto, que faça optar por exemplo, entre 120 Gripen E/F ou 60 Rafale/F-18E, ficaria com a primeira opção. Quantidade tem sua qualidade por si mesma, especialmente quando o cobertor é curto. :)

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Re: JAS-39 Gripen

#11640 Mensagem por Luís Henrique » Sex Jan 18, 2013 11:15 pm

NovaTO escreveu:
Olinda escreveu:Caso o Brasil escolha o Gripen-NG, esta escolha causaria uma necessidade de um maior numero de caças, ou mais horas voadas, ou a aquisição de um outro modelo de caça pesado?

Vejo muitas coisas boas no Gripen-NG, mas acho que as desvantagens são maiores.

Caro Olinda,

O Gripen E/F a despeito de ser um caça de leve tendendo para o médio, terá capacidades infinitamente superiores à qualquer vetor operado atualmente pela FAB. Um caça com capacidade planejada de carga de 6 tons, contra os 4 do AMX e 3,5 do F-5E . Por ser monomotor e esse motor ser praticamente o mesmo GE-414 que é usado no F-18E e futuramente no Tejas MK2, é garantia de logística e baixos custos operacionais. No meu entender 36 Gripen E/F é muito mais que 36 F-5EM ou 36 AMX. Mas é claro que 36 não resolve. O Brasil é territorialmente extenso, manter o que temos hoje em quantidade é o mínimo, ou seja 46+11+12=71. Somando-se à esses o AMX, +53, totalizando 124. 120 Gripen E/F no TO da AS já seria muita coisa. A mas 120 F-18E ou 120 Rafale seriam muito mais. Concordo. Se o orçamento da FAB for elástico para comportar F-18E, Rafale e Gripen em igual número, ótimo. Agora caso exista alguma restrição orçamentária, um teto, que faça optar por exemplo, entre 120 Gripen E/F ou 60 Rafale/F-18E, ficaria com a primeira opção. Quantidade tem sua qualidade por si mesma, especialmente quando o cobertor é curto. :)

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E desde quando o Gripen custa a metade dos outros dois???
Pelo que foi divulgado na Índia (MMRCA) o Gripen impressionou, pois não imaginavam que um caça tão pequeno pudesse ser bom. Porém disseram que CUSTA CARO.
Aqui no Brasil foi divulgado que o Rafale custaria E$ 53 mi, o SH U$ 55 mi e o Gripen U$ 50 mi.
Uma diferença de apenas 10% em relação ao Super Hornet. Que é um caça médio-pesado.




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