Aviões A-4 da MB serão modernizados?
Moderador: Conselho de Moderação
- Ilya Ehrenburg
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?
Enganam-se aqueles que raciocinam, que a Segurança Nacional, por ser um assunto de Estado e não de Governo, teriam as iniciativas do atual Governo, levadas à frente por um eventual governo tucano. Devo dizer que tal perspectiva é ingênua, ante a atitude histórica do PSDB e seus membros, quanto às armas nacionais e militares, quando do período que estiveram à testa da nação.
Se eleito, José Serra enterra os projetos em curso, como o coveiro que aparenta ser.
Se eleito, José Serra enterra os projetos em curso, como o coveiro que aparenta ser.
Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Também acho, a menos que amarrem tudo com correntes vermelhas de aço soviético.
- jumentodonordeste
- Sênior
- Agradeceu: 46 vezes
- Agradeceram: 216 vezes
Ele não pode fazer tudo que quiser.
Executivo não é independente a esse ponto.
O Serra, se ganhar, sabe que tem que fazer um governo fantástico se o PSDB ainda quiser governar esse país.
Executivo não é independente a esse ponto.
O Serra, se ganhar, sabe que tem que fazer um governo fantástico se o PSDB ainda quiser governar esse país.
Me parece lógico, quem quer continuidade dos programas deve votar na continuidade desse governo, mudar, significa uma aposta em algo diferente, pode ser alguma coisa seja mantida, mas também que muita coisa seja descontinuada.Ilya Ehrenburg escreveu:Enganam-se aqueles que raciocinam, que a Segurança Nacional, por ser um assunto de Estado e não de Governo, teriam as iniciativas do atual Governo, levadas à frente por um eventual governo tucano. Devo dizer que tal perspectiva é ingênua, ante a atitude histórica do PSDB e seus membros, quanto às armas nacionais e militares, quando do período que estiveram à testa da nação.
[]´s
- lelobh
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 14 vezes
8 anos atrás estávamos em estado terminal e muita gente aparentemente esqueceu. O PSDB de ontem é o mesmo de hoje.jumentodonordeste escreveu: O Serra, se ganhar, sabe que tem que fazer um governo fantástico se o PSDB ainda quiser governar esse país.
Dom Pedro II, quando da visita ao campo de Batalha, Guerra do Paraguai.
Rebouças, 11 de setembro de 1865: "Informou-me o Capitão Amaral que o Imperador, em luta com os ministros que não queriam deixá-lo partir, cortou a discussão dizendo: " (D. Pedro II) Ainda me resta um recurso constitucional: Abdicar, e ir para o Rio Grande como um voluntário da Pátria."
Rebouças, 11 de setembro de 1865: "Informou-me o Capitão Amaral que o Imperador, em luta com os ministros que não queriam deixá-lo partir, cortou a discussão dizendo: " (D. Pedro II) Ainda me resta um recurso constitucional: Abdicar, e ir para o Rio Grande como um voluntário da Pátria."
-
- Sênior
- Agradeceram: 2 vezes
Condordo 100%. E todos conhecem o PSDB.PRick escreveu:Me parece lógico, quem quer continuidade dos programas deve votar na continuidade desse governo, mudar, significa uma aposta em algo diferente, pode ser alguma coisa seja mantida, mas também que muita coisa seja descontinuada.Ilya Ehrenburg escreveu:Enganam-se aqueles que raciocinam, que a Segurança Nacional, por ser um assunto de Estado e não de Governo, teriam as iniciativas do atual Governo, levadas à frente por um eventual governo tucano. Devo dizer que tal perspectiva é ingênua, ante a atitude histórica do PSDB e seus membros, quanto às armas nacionais e militares, quando do período que estiveram à testa da nação.
[]´s
Um fraternal abraço,
.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "
Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "
Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
-
- Sênior
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
É isso mesmo.lelobh escreveu:8 anos atrás estávamos em estado terminal e muita gente aparentemente esqueceu. O PSDB de ontem é o mesmo de hoje.jumentodonordeste escreveu: O Serra, se ganhar, sabe que tem que fazer um governo fantástico se o PSDB ainda quiser governar esse país.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
- guilhermecn
- Sênior
- Agradeceu: 61 vezes
- Agradeceram: 4 vezes
lelobh escreveu:8 anos atrás estávamos em estado terminal e muita gente aparentemente esqueceu. O PSDB de ontem é o mesmo de hoje.jumentodonordeste escreveu: O Serra, se ganhar, sabe que tem que fazer um governo fantástico se o PSDB ainda quiser governar esse país.
"You have enemies? Good. That means you've stood up for something, sometime in your life."
Winston Churchill
Winston Churchill
- Franz Luiz
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 5 vezes
O PSDB, assim como os EUA, não sei porquê,
sempre me recordam da fábula do escorpião.
Franz
sempre me recordam da fábula do escorpião.
Franz
Menos, menos pessoal. Não sejam tão radicais!
Eu acompanho o DB faz algum tempo e raramente opino, mas agora me vejo obrigado a intervir para desmistificar essa tese de que o Governo Lula esteja investindo mais em defesa do que o antigo Governo Tucano.
Ao analisarmos os números do orçamento da União, veremos que não houve , em momento algum, uma mudança de patamar em relação ao que se aplicava em DEFESA durante a gestão tucana . O que os diferencia de fato, e isso é inegável, é a tentativa atual de se estabelecer uma estratégia de defesa de longo prazo.
Voltando aos números. Se vistos de uma forma realista e desapaixonada, veremos que o atual Governo despende menos recursos em relação ao PIB do que os tucanos, mesmo se aparentemente em valores nominais possa parecer que estejam investindo mais. E como eu posso provar isso? Simplesmente consultando o histórico do orçamento do Governo, aliás como já fiz aqui ( no tópico do fx-2), sem despertar muito a atençao dos foristas!
Num primeiro momento, posso ser taxado de doido por alguns aqui, mas veremos:
Algumas correções nessa tabela devem ser feitas antes de continuarmos:
O PIB de 2009 foi de R$ 3.143 bilhões, o gasto está certo, sendo assim a relação gasto/PIb foi de 1,632 %. E a nova previsão do PIB de 2010 está estimada em +- R$ 3.470 Bi, com despesas de R$ 59 bi, perfazendo uma relação gasto/PIB de 1,70%.
Após 2010 foi apenas uma projeção minha, portanto desconsiderem!
Refazendo as novas médias, teremos:
Governo tucano = 1,75% do pib;
Governo petista = 1,56% do pib.
Como vimos até aqui, com base nos números ( não estou inventando nada, está tudo nos registros oficiais!) não existiu nenhuma mudança de paradigma em relação ao orçamento de defesa, embora não seja isso que andam alardeando por aí!
Se considerarmos os valores nominais, o PT vem investindo muito mais, vide os R$ 59 bi do orçamento de 2010 e os R$ 28 bi de 2002(último ano do PSDB). Nossa..., é mais que o dobro , diram alguns. Sim , mas para base de comparação, isto é, pra se saber o quanto de atenção um país dá à sua defesa, é usado no mundo todo a relação gasto/PIb.
Constatando-se os fatos, veremos que o crescimento do orçamento se deu única e exclusivamente por inércia, ou seja, pelo aumento do PIB, e não porque se tenha dado prioridade as nossas FA!
Contrariando o que muitos apregoam, não vejo o porque desse temor todo em relação a possível mudança de gestão no Governo Federal,e nem temo pela descontinuidade dos atuais projetos de reestruturação e renovação de armamentos , uma vez, já se fazerem tardios. A questão não é mais se fulano irá fazer, mas sim, como será feito! O que pode mudar,e isso eu admito, é em relaçao a determinadas alianças estratégicas que o atual Governo pôs em prática, mas não uma redução dos gastos em defesa, haja vista, que os números ( sempre eles), não nos deixam falsear a verdade!
Não foi intenção minha utilizar este espaço para fazer campanha para A ou B ( nem tenho preferências político-ideológicas por ninguém), apenas quis esclarecer um assunto que eu acho que é tratado com um certo tom de terrorismo por parte de alguns aqui e que as vezes não correspondem com a verdade.
Não tenho a intenção de ofender ninguém, somente quero externar minha opinião!
Lá vem pedrada!
Eu acompanho o DB faz algum tempo e raramente opino, mas agora me vejo obrigado a intervir para desmistificar essa tese de que o Governo Lula esteja investindo mais em defesa do que o antigo Governo Tucano.
Ao analisarmos os números do orçamento da União, veremos que não houve , em momento algum, uma mudança de patamar em relação ao que se aplicava em DEFESA durante a gestão tucana . O que os diferencia de fato, e isso é inegável, é a tentativa atual de se estabelecer uma estratégia de defesa de longo prazo.
Voltando aos números. Se vistos de uma forma realista e desapaixonada, veremos que o atual Governo despende menos recursos em relação ao PIB do que os tucanos, mesmo se aparentemente em valores nominais possa parecer que estejam investindo mais. E como eu posso provar isso? Simplesmente consultando o histórico do orçamento do Governo, aliás como já fiz aqui ( no tópico do fx-2), sem despertar muito a atençao dos foristas!
O PIB de 2009 foi de R$ 3.143 bilhões, o gasto está certo, sendo assim a relação gasto/PIb foi de 1,632 %. E a nova previsão do PIB de 2010 está estimada em +- R$ 3.470 Bi, com despesas de R$ 59 bi, perfazendo uma relação gasto/PIB de 1,70%.
Como vimos até aqui, com base nos números ( não estou inventando nada, está tudo nos registros oficiais!) não existiu nenhuma mudança de paradigma em relação ao orçamento de defesa, embora não seja isso que andam alardeando por aí!
Se considerarmos os valores nominais, o PT vem investindo muito mais, vide os R$ 59 bi do orçamento de 2010 e os R$ 28 bi de 2002(último ano do PSDB). Nossa..., é mais que o dobro , diram alguns. Sim , mas para base de comparação, isto é, pra se saber o quanto de atenção um país dá à sua defesa, é usado no mundo todo a relação gasto/PIb.
Constatando-se os fatos, veremos que o crescimento do orçamento se deu única e exclusivamente por inércia, ou seja, pelo aumento do PIB, e não porque se tenha dado prioridade as nossas FA!
Contrariando o que muitos apregoam, não vejo o porque desse temor todo em relação a possível mudança de gestão no Governo Federal,e nem temo pela descontinuidade dos atuais projetos de reestruturação e renovação de armamentos , uma vez, já se fazerem tardios. A questão não é mais se fulano irá fazer, mas sim, como será feito! O que pode mudar,e isso eu admito, é em relaçao a determinadas alianças estratégicas que o atual Governo pôs em prática, mas não uma redução dos gastos em defesa, haja vista, que os números ( sempre eles), não nos deixam falsear a verdade!
Não foi intenção minha utilizar este espaço para fazer campanha para A ou B ( nem tenho preferências político-ideológicas por ninguém), apenas quis esclarecer um assunto que eu acho que é tratado com um certo tom de terrorismo por parte de alguns aqui e que as vezes não correspondem com a verdade.
Não tenho a intenção de ofender ninguém, somente quero externar minha opinião!
Lá vem pedrada!
Você mesmo respondeu sua pergunta, você postou o gasto total com o Orçamento de Defesa, porém, INVESTIMENTO é outra coisa, no Governo Lula está se INVESTINDO muito mais, quer dizer, está se gastando muito mais em compra de armas e desenvolvimento da industria bélica.lorp escreveu:Menos, menos pessoal. Não sejam tão radicais!
...........
Lá vem pedrada!
Além disso, é preciso notar que a porcentagem do PIB, mascara outra coisa, você viu o montante em reais? Pulou de 13 para 59 bilhões, de uma olhada nos gastos por ministérios, e verá que o que vimos durante o Governo de FHC, foram gastos muito pequenos, que só aumentaram dos últimos 02 anos, porque foi dado um aumento para os militares, para compensar o que eles teriam que pagar se previdencia.
Por último existem os gastos que não estão aparentes, quer dizer os grandes contratos de compra de armamento são feios mediante empréstimos, que não aparecem na dotação orçamentária atual. O comprometimento com gastos de investimentos será muito aumentado com os contratos dos SUBS, Helos e do FX-2.
Agora, a grande mundaça está sendo feita pela END, pela reestruturação do MD, do comando das FA´s e por últimos a nova legislação. Hoje, de fato o NJ é o primeiro Ministro da Defesa que tivemos desde a criação do Ministério, o resto era figuração.
[ ]´s
...Além disso, é preciso notar que a porcentagem do PIB, mascara outra coisa, você viu o montante em reais? Pulou de 13 para 59 bilhões, de uma olhada nos gastos por ministérios...
Não há como comparar inicio de governo de um , com final de governo de outro, deveria usar os valores finais de cada gov.( R$ 28 Bi x R$ 59 Bi), pois assim a comparação ficaria mais justa e imparcial, e além do mais seria impossível o governo da época chegar ao valor de R$ 59 bilhoes, pelo simples fato desse dinheiro não estar disponivel para tal, pois iria comprometer quase a totalidade da receita da União.
Na relação gasto/pib é que eu mais me atenho, não por que vá de encontro à minha argumentação, mas porque estabelece uma base de comparação mais precisa para avaliarmos se houve ou não uma guinada para cima no quesito orçamento. Analisando apenas os valores em reais, sem vislumbrarmos o todo, qualquer um dirá que se está destinando muito mais dinheiro as FA.Se assim visto, é verdade, porém ao relacionarmos estes valores com toda a riqueza produzida pelo país, veremos que nunca existiu um salto na dotação orçamentária, algo que realmente indicasse uma mudança de patamar!
A relação gasto/pib oscilou entre 1,5 e 1,7% no atual Governo. Percentuais inferiores ao do Gov. anterior. O orçamento fica naquele 1,5, 1,6, 1,5 e 1,7 % do Pib, não dando até agora, um sinal claro e efetivo de que isso vá mudar, de que se esteja buscando alcançar uma relação gasto/PIB mais elevada.
Gastos com defesa em alguns países, segundo a CIA no seu The World Factbook:
Israel = 7,3 %;
EUA = 4,0 %;
China = 4,0 % ??;
Rússia = 3,9 %;
Colômbia = 3,4 %;
Chile = 2,7 %;
Corea do Sul = 2,7 %;
França = 2,6 %;
Irã = 2,5 %;
Índia = 2,5 %;
Austrália = 2,4 %;
Reino Unido = 2,4 %;
Itália = 1,8 %.
Na questão de investimentos, de fato está havendo um gradual aumento e ainda com a acertada intenção de reativar o setor bélico nacional, mas também aí cabe uma resalva.
Antes vai mais uma tabela com os investimentos em cada ano:
Obs.: Dados inferiores a 1999 eu não encontrei de forma detalhada e o ano 2002 é um mistério, pois no Senado o arquivo está corrompido, na Câmara idem, na Secretaria de Orçamento Federal a página não existe e no SIAF está indisponível. Muita coincidência, não?
Olhando os dados desta tabela vemos que as despesa de pessoal nos diferente Governos foi praticamente igual (em percentual) e nos investimentos foi maior, ou melhor, está sendo maior no atual Governo, tanto em percentual quanto em Reais( pelo motivo já explicado acima).
Em relação as compras que estão sendo feitas, elas serão adicionadas na rubrica de encargos financeiros das FA- item Outros na tabela-, sendo calculadas para caber certinho entre os míseros 1,5 e 1,7% do orçamento-com-crescimento-inercial que nós temos e que está muito aquém do que precisamos!
O que realmente temos que reconhecere e dar vivás no atual Governo, é a reestruturação e planejamento de longo prazo que ele vem fazendo. Pois em relação ao orçamento, não temos o que comemorar!
Teríamos que estar buscando uma relação gasto/Pib de pelo menos 2,5% pra nos aproximarmos das ditas “potências militares”, ou será que não é isso que queremos?
Vêem agora porque eu digo que o atual Governo não tem um orçamento/despesa maior que o anterior?
Lá vem pedrada de novo!
Não há como comparar inicio de governo de um , com final de governo de outro, deveria usar os valores finais de cada gov.( R$ 28 Bi x R$ 59 Bi), pois assim a comparação ficaria mais justa e imparcial, e além do mais seria impossível o governo da época chegar ao valor de R$ 59 bilhoes, pelo simples fato desse dinheiro não estar disponivel para tal, pois iria comprometer quase a totalidade da receita da União.
Na relação gasto/pib é que eu mais me atenho, não por que vá de encontro à minha argumentação, mas porque estabelece uma base de comparação mais precisa para avaliarmos se houve ou não uma guinada para cima no quesito orçamento. Analisando apenas os valores em reais, sem vislumbrarmos o todo, qualquer um dirá que se está destinando muito mais dinheiro as FA.Se assim visto, é verdade, porém ao relacionarmos estes valores com toda a riqueza produzida pelo país, veremos que nunca existiu um salto na dotação orçamentária, algo que realmente indicasse uma mudança de patamar!
A relação gasto/pib oscilou entre 1,5 e 1,7% no atual Governo. Percentuais inferiores ao do Gov. anterior. O orçamento fica naquele 1,5, 1,6, 1,5 e 1,7 % do Pib, não dando até agora, um sinal claro e efetivo de que isso vá mudar, de que se esteja buscando alcançar uma relação gasto/PIB mais elevada.
Israel = 7,3 %;
EUA = 4,0 %;
China = 4,0 % ??;
Rússia = 3,9 %;
Colômbia = 3,4 %;
Chile = 2,7 %;
Corea do Sul = 2,7 %;
França = 2,6 %;
Irã = 2,5 %;
Índia = 2,5 %;
Austrália = 2,4 %;
Reino Unido = 2,4 %;
Itália = 1,8 %.
Na questão de investimentos, de fato está havendo um gradual aumento e ainda com a acertada intenção de reativar o setor bélico nacional, mas também aí cabe uma resalva.
Obs.: Dados inferiores a 1999 eu não encontrei de forma detalhada e o ano 2002 é um mistério, pois no Senado o arquivo está corrompido, na Câmara idem, na Secretaria de Orçamento Federal a página não existe e no SIAF está indisponível. Muita coincidência, não?
Olhando os dados desta tabela vemos que as despesa de pessoal nos diferente Governos foi praticamente igual (em percentual) e nos investimentos foi maior, ou melhor, está sendo maior no atual Governo, tanto em percentual quanto em Reais( pelo motivo já explicado acima).
Em relação as compras que estão sendo feitas, elas serão adicionadas na rubrica de encargos financeiros das FA- item Outros na tabela-, sendo calculadas para caber certinho entre os míseros 1,5 e 1,7% do orçamento-com-crescimento-inercial que nós temos e que está muito aquém do que precisamos!
O que realmente temos que reconhecere e dar vivás no atual Governo, é a reestruturação e planejamento de longo prazo que ele vem fazendo. Pois em relação ao orçamento, não temos o que comemorar!
Teríamos que estar buscando uma relação gasto/Pib de pelo menos 2,5% pra nos aproximarmos das ditas “potências militares”, ou será que não é isso que queremos?
Vêem agora porque eu digo que o atual Governo não tem um orçamento/despesa maior que o anterior?
Lá vem pedrada de novo!
lorp escreveu:...Além disso, é preciso notar que a porcentagem do PIB, mascara outra coisa, você viu o montante em reais? Pulou de 13 para 59 bilhões, de uma olhada nos gastos por ministérios...
Israel = 7,3 %;
EUA = 4,0 %;
China = 4,0 % ??;
Rússia = 3,9 %;
Colômbia = 3,4 %;
Chile = 2,7 %;
Corea do Sul = 2,7 %;
França = 2,6 %;
Irã = 2,5 %;
Índia = 2,5 %;
Austrália = 2,4 %;
Reino Unido = 2,4 %;
Itália = 1,8 %.
Lá vem pedrada de novo!
O Orçamento atual é muito maior que o anterior, principalmente em investimento! Onde vale realmente para o que estamos debatendo. Você parte do pressuposto que o Governo anterior iria manter a porcetagem do PIB, porém, isso é apenas uma opinião sua, nada mais que isso.
Além disso, não estão ainda no Orçamento Atual, os contratos que estamos fechando agora, Submarinos, Helos e o FX-2.
O que temos de fato é que a política de defesa do FHC era igual as anteriores, quer dizer, os investimento consistia em comprar de pratileira ou compras de ocasião de sucatas. O único grande contrato de 08 anos de FHC, se resumiu ao SIVAM.
[]´s
Realmente, isto ai é o $$ efetivamente gasto.lorp escreveu:Menos, menos pessoal. Não sejam tão radicais!
Lá vem pedrada!
O que lhe foge a análize com relação a aquisições e desenvolvimentos iniciadas no governo atual... ( E que já devem passar dos 40 bilhões de reais). É que as mesmas são em sua totalidade, financiamentos de longo prazo...
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
- flavio pereira montes
- Júnior
- Agradeceu: 7 vezes