knigh7 escreveu: Qua Set 20, 2023 12:34 am
FCarvalho escreveu: Ter Set 19, 2023 1:03 pm
Esse é o sonho de consumo inalcançável do EB para a sua AAe.
Pode continuar sonhando, porque isso é o máximo que vai conseguir deste sistema.
Se os indianos não nos atrabalharem, é provável que até a média altura seja semelhantes:
As Bias de média altura das brigadas terá uma seção de mísseis antiaéreos composta por 1 centro de comando e radar+ 4 UT nos Guaranis. Terão também 1 seção de canhões. Como o EB é um tradicioonal operador dos sostemas Bofors de 35mm ou vão ser os Skyranger 35 ou o Skyranger 30 (minha preferência por pesam 1 tonelada a menos e o sistema,- e isso par ao Guarani faz diferença- oferece 1mil disparos por minuto enquato o Skyranger 35 cada canhão da dupla ofereçe 550 tiros/minuto.
No tocante a média altura, o IrisT SLM atende aos requisitos do EB bem como a Diehl vai integrar o Saber M200 Multimissão, bem como assinou acordos com a AEL para o sistema utilizar nosso data-link (Link BR2).
Haverá soluções diferentes para a AAe das bdas e dos GAAe.
O programa Defesa AAe Comum está direcionado para aqueles, enquanto a defesa AAe das brigadas vai ser uma solução a parte que o EB jogou para o futuro, o que para mim foi um acerto, pois o RO da VBC AAe estava mais que na cara que era para comprar o sistema da SAAB.
A organização atual da 15a Bda Inf Mec dispõe 1 Bia AAe para a defesa de toda ela. No caso das bdas cav mec a opção deve ser por algo semelhante. Haverá também AAe a nível de BIMec e RCM, só não sei dizer qual disposição\organização do equipamento e pessoal.
Eu acho que o EB vai optar, como sempre, por soluções do tipo "bom, nem tão bonito assim e essencialmente barato." Isso pode indicar que o uso de sistemas Manpad casado talvez com canhão um canhão de 30mm. Um configuração que se for adotada deve ser um modelo simples e sem muitas frescuras, e com direcionamento a partir de outro veículo, apesar de existir no mercado soluções que integram tudo na mesma torre.
Se aquela conversa de usar a UT30BR equipada com sistemas anti drone vingar, talvez seja possível vislumbrar o seu uso também como AAe, uma vez que a torre já está integrada ao Guarani e seria o caso de adicionar os mísseis e um canhão de maior cadência que o atual. Um radar como o Giraffe 1X, pequeno e leve, pode também fazer parte da solução. Não ficarei surpreso se eles fizerem isso. A UT30BR seria a solução de oportunidade mais barata e simples para uma torre AAe no Guarani, já que a TORC30 ao que parece não será retomada em qualquer tempo, o que é uma lástima. Seria o modelo ideal para AAe na VBC AAe com um Bofors 40 Mk 4 e um radar Giraffe 1X. Só faltaria adicionar os mísseis.
Quanto aos indianos, eu creio que se a Embraer levar o KC-390 na concorrência deles, vai haver espaço para negociar muitas coisas. E se o que eles apresentaram na demonstração feita ao cmte do EB tiver procedência, então pode ser que seja uma solução interessante, pois não vai atrapalhar em nada a organização da AAe nas bdas. E o Akash NG pode ter um futuro interessante no longo prazo por aqui, se eles fizerem uma oferta com sistema aberto. E o EB deixa isso muito claro no RO\RTLI do sistema.. Se os valores forem mais em conta, também, quem sabe compramos até mais do que as 15 baterias propostas, pois em termos de demanda o EB sozinho precisa de todas elas para cobrir os 5 GAAe que possui. Se contar o GAAe Slv então são 18 baterias. Isto, claro, se se mantiver a atual organização dos GAAe com 3 bia tiro.
A ver.