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Re: Modernização dos AMX!!!

Enviado: Dom Jan 10, 2010 8:56 am
por Thor
Disso ai tudo eu acho que ele só se empolgou muito quando disse que o A-1 é mais manobrável que o A-4. O resto eu acreditaria.

Re: Modernização dos AMX!!!

Enviado: Dom Jan 10, 2010 8:59 am
por Adriano
Alitson escreveu:Correto, porém falar que o radar vive apagando, tenha dó!!!! :roll:
Com a penúria por que passam as FAs argentinas... os radares devem estar é apagados de vez... mas aí são outros quinhentos...

Re: Modernização dos AMX!!!

Enviado: Dom Jan 10, 2010 9:02 am
por jumentodonordeste
Thor escreveu:Disso ai tudo eu acho que ele só se empolgou muito quando disse que o A-1 é mais manobrável que o A-4. O resto eu acreditaria.

Mas em low ele não é mais manobrável mesmo ?

Re: Modernização dos AMX!!!

Enviado: Dom Jan 10, 2010 10:22 am
por Flávio Rocha Vieira
Adriano escreveu:
Alitson escreveu:Correto, porém falar que o radar vive apagando, tenha dó!!!! :roll:
Com a penúria por que passam as FAs argentinas... os radares devem estar é apagados de vez... mas aí são outros quinhentos...
Não pagam a conta da luz, dá nisso... :mrgreen:

Um fraternal abraço,

Re: Modernização dos AMX!!!

Enviado: Dom Jan 10, 2010 10:55 am
por GustavoB
Se a seguinte afirmação for correta

"O Rafale é propulsado por dois motores Snecma M-88-2, que rendem 7439 kg de empuxo com pós combustão. Trata-se de um motor confiavel e de 3º geração, entre os motores franceses. Seu sistema de controle aberto, ele se mostra uma grande adaptabilidade em diversas situações. Este motor, está disponivel para programas de remotorização de aéronaves antigas como caças A-4 Skyhawk, que podem obter uma significativo ganho de desempenho e eficiência, usando uste motor com tecnologia no estado da arte",

e o Rafale virtualmente o vencedor do FX, não seria esta a melhor opção para remotorização dos A-4 ou os motores serão apensas recondicionados?

Re: Modernização dos AMX!!!

Enviado: Dom Jan 10, 2010 11:45 am
por gaitero
GustavoB escreveu:Se a seguinte afirmação for correta

"O Rafale é propulsado por dois motores Snecma M-88-2, que rendem 7439 kg de empuxo com pós combustão. Trata-se de um motor confiavel e de 3º geração, entre os motores franceses. Seu sistema de controle aberto, ele se mostra uma grande adaptabilidade em diversas situações. Este motor, está disponivel para programas de remotorização de aéronaves antigas como caças A-4 Skyhawk, que podem obter uma significativo ganho de desempenho e eficiência, usando uste motor com tecnologia no estado da arte",

e o Rafale virtualmente o vencedor do FX, não seria esta a melhor opção para remotorização dos A-4 ou os motores serão apensas recondicionados?
Não seria viável...

O problema dos A-4... e de sua motorização, chama-se burocracia brasileira... Os motores chegam a ficar 3 meses parados da Receita federal... Isto sem contar as constantes greves... :wink:

Re: Modernização dos AMX!!!

Enviado: Dom Jan 10, 2010 12:04 pm
por Alcantara
GustavoB escreveu:Se a seguinte afirmação for correta

"O Rafale é propulsado por dois motores Snecma M-88-2, que rendem 7439 kg de empuxo com pós combustão. Trata-se de um motor confiavel e de 3º geração, entre os motores franceses. Seu sistema de controle aberto, ele se mostra uma grande adaptabilidade em diversas situações. Este motor, está disponivel para programas de remotorização de aéronaves antigas como caças A-4 Skyhawk, que podem obter uma significativo ganho de desempenho e eficiência, usando uste motor com tecnologia no estado da arte",

e o Rafale virtualmente o vencedor do FX, não seria esta a melhor opção para remotorização dos A-4 ou os motores serão apensas recondicionados?
Só por curiosidade... de onde vem essa afirmação/informação? :?:

Re: Modernização dos AMX!!!

Enviado: Dom Jan 10, 2010 1:09 pm
por WalterGaudério
Alcantara escreveu:
GustavoB escreveu:Se a seguinte afirmação for correta

"O Rafale é propulsado por dois motores Snecma M-88-2, que rendem 7439 kg de empuxo com pós combustão. Trata-se de um motor confiavel e de 3º geração, entre os motores franceses. Seu sistema de controle aberto, ele se mostra uma grande adaptabilidade em diversas situações. Este motor, está disponivel para programas de remotorização de aéronaves antigas como caças A-4 Skyhawk, que podem obter uma significativo ganho de desempenho e eficiência, usando uste motor com tecnologia no estado da arte",

e o Rafale virtualmente o vencedor do FX, não seria esta a melhor opção para remotorização dos A-4 ou os motores serão apensas recondicionados?
Só por curiosidade... de onde vem essa afirmação/informação? :?:
Para mim esse é um fato novo. Se for possível e viável econômicamente então, pode ser considerado pelo menos...

Re: Modernização dos AMX!!!

Enviado: Dom Jan 10, 2010 1:23 pm
por Túlio
Thor escreveu:Disso ai tudo eu acho que ele só se empolgou muito quando disse que o A-1 é mais manobrável que o A-4. O resto eu acreditaria.

Depende do conceito de manobrabilidade, cupincha: creio que o Skyhawk começa a curva primeiro graças a seu estupendo roll longitudinal, declarado como uns 720ºs, ou seja, em um segundo ele deria capaz de dar duas voltas completas em seu eixo longitudinal. Claro, com aquelas asinhas tudo tri, parece que o F-5 também faz isso. Agora, na continuação da curva creio que o AMX, com muitíssimo mais asa, 'puxa' mais e melhor... :wink:

Re: Modernização dos AMX!!!

Enviado: Dom Jan 10, 2010 1:30 pm
por GustavoB
Alcantara escreveu:
GustavoB escreveu:Se a seguinte afirmação for correta

"O Rafale é propulsado por dois motores Snecma M-88-2, que rendem 7439 kg de empuxo com pós combustão. Trata-se de um motor confiavel e de 3º geração, entre os motores franceses. Seu sistema de controle aberto, ele se mostra uma grande adaptabilidade em diversas situações. Este motor, está disponivel para programas de remotorização de aéronaves antigas como caças A-4 Skyhawk, que podem obter uma significativo ganho de desempenho e eficiência, usando uste motor com tecnologia no estado da arte",

e o Rafale virtualmente o vencedor do FX, não seria esta a melhor opção para remotorização dos A-4 ou os motores serão apensas recondicionados?
Só por curiosidade... de onde vem essa afirmação/informação? :?:
Havia esquecido do link. Vai

http://aircombatcb.blogspot.com/2006/06 ... essor.html

Achei boa a opção, apesar de não ter encontrado informações sobre os motores na modernização dos A4.

Re: Modernização dos AMX!!!

Enviado: Dom Jan 10, 2010 5:07 pm
por Jacobs
O A-1 é um avião de ataque! Sangue puro!
Mas, como todo avião de caça, também possui capacidades ar-ar.
No TO ar-ar, deve-se raciocinar com auto-defesa e alguma coisa de defesa contra leakers em um pacote. Nada além disso.
Já o A-4 é um caça multi-missão da década de 50. Com conceitos de operação e estruturais da década de 50!
Bem diferente do A-1, que foi concebido e criado nos anos 80. Portanto, com 30 anos de avanços nas concepções de engenharia, eletrônica e operação.
É de se imaginar, portanto, que há um abismo de evoluções que separa os dois projetos.
E são esses abismos que tornam o A-1 muito superior ao A-4, em que pese a "modernização" aplicada ao Argentino.
No que tange à modernização, é importante ressaltar que a modernização argentina é completamente diferente das modernizações nacionais. O conceito e o produto final de lá é bem diferente do encontrado por aqui.
A Argentina não possui indústria aeronáutica! A Argentina não possui indústria de tecnologia bélica!
A Argentina trocou apenas alguns displays de sua aeronave e trocou seu radar. (já comentei os problemas do mesmo)
As modernizações brasileiras, comentados em todo mundo, são "revolucionárias" e mudam quase que completamente a aeronave.
Portanto, digo e repito, o A-1 é bem superior ao A-4AR. Mesmo sem modernização!
Segue a última resposta dele.

Ele diz que o radar ARG-1 apaga quando tem outro em operação. Será isso falta de manutenção (que nem os Cirano dos nossos finados M-III), ou tem a ver com o downgrade em relação ao APG-66 original?

Re: Modernização dos AMX!!!

Enviado: Dom Jan 10, 2010 5:11 pm
por Luís Henrique
Nunca ouviram falar do Super AMX????? :shock: :shock:

Você pega o AMX que tem 6,6t vazio e 5.000 kg/F de empuxo seco com as Spey.

você reduz o peso do AMX em 20% utilizando materiais compósitos de nova geração.
Modifica um pouco a estrutura, alongando algumas partes de modo a adequar a aeronave ao vôo supersônico.
Instala a nova F-414 que deve gerar cerca de 6.800 kg/F de empuxo DRY.
Instala o AESA do Gripen NG, o Raven.
Moderniza os aviônicos e sistemas de contra-medidas.

Voilá.

Temos um caça SEM pós-combustor. Que terá velocidade supersônica até em missões de ataque.
Bom, barato e nacional.

Lembrando que a relação potência/peso do Super AMX seria de aproximadamente 1,28. Ou seja, mesmo sem pós-combustor teria uma relação superior ao Gripen C com pós-combustor ligado.
Assim o Super AMX teria um ALTO supercruise.

Re: Modernização dos AMX!!!

Enviado: Dom Jan 10, 2010 5:11 pm
por jumentodonordeste
Jacobs escreveu:
O A-1 é um avião de ataque! Sangue puro!
Mas, como todo avião de caça, também possui capacidades ar-ar.
No TO ar-ar, deve-se raciocinar com auto-defesa e alguma coisa de defesa contra leakers em um pacote. Nada além disso.
Já o A-4 é um caça multi-missão da década de 50. Com conceitos de operação e estruturais da década de 50!
Bem diferente do A-1, que foi concebido e criado nos anos 80. Portanto, com 30 anos de avanços nas concepções de engenharia, eletrônica e operação.
É de se imaginar, portanto, que há um abismo de evoluções que separa os dois projetos.
E são esses abismos que tornam o A-1 muito superior ao A-4, em que pese a "modernização" aplicada ao Argentino.
No que tange à modernização, é importante ressaltar que a modernização argentina é completamente diferente das modernizações nacionais. O conceito e o produto final de lá é bem diferente do encontrado por aqui.
A Argentina não possui indústria aeronáutica! A Argentina não possui indústria de tecnologia bélica!
A Argentina trocou apenas alguns displays de sua aeronave e trocou seu radar. (já comentei os problemas do mesmo)
As modernizações brasileiras, comentados em todo mundo, são "revolucionárias" e mudam quase que completamente a aeronave.
Portanto, digo e repito, o A-1 é bem superior ao A-4AR. Mesmo sem modernização!
Segue a última resposta dele.

Ele diz que o radar ARG-1 apaga quando tem outro em operação. Será isso falta de manutenção (que nem os Cirano dos nossos finados M-III), ou tem a ver com o downgrade em relação ao APG-66 original?
As duas coisas!

Re: Modernização dos AMX!!!

Enviado: Dom Jan 10, 2010 5:16 pm
por Jacobs
Luís Henrique escreveu:Nunca ouviram falar do Super AMX????? :shock: :shock:

Você pega o AMX que tem 6,6t vazio e 5.000 kg/F de empuxo seco com as Spey.

você reduz o peso do AMX em 20% utilizando materiais compósitos de nova geração.
Modifica um pouco a estrutura, alongando algumas partes de modo a adequar a aeronave ao vôo supersônico.
Instala a nova F-414 que deve gerar cerca de 6.800 kg/F de empuxo DRY.
Instala o AESA do Gripen NG, o Raven.
Moderniza os aviônicos e sistemas de contra-medidas.

Voilá.

Temos um caça SEM pós-combustor. Que terá velocidade supersônica até em missões de ataque.
Bom, barato e nacional.

Lembrando que a relação potência/peso do Super AMX seria de aproximadamente 1,28. Ou seja, mesmo sem pós-combustor teria uma relação superior ao Gripen C com pós-combustor ligado.
Assim o Super AMX teria um ALTO supercruise.
Bem que a sua viagem na maionese foi interessante. Mas a asa e a estrutura teriam que ser totalmente reprojetados. No final ele ia acabar virando um Gripen-cópia-de-pobre.

Re: Modernização dos AMX!!!

Enviado: Dom Jan 10, 2010 5:34 pm
por M.M.M.
MEUS CAMARADAS , NAO SOU MILITAR DE CARREIRA , APENAS DE ALMA E DIGO QUE A ESTRATEGIA IMPLEMENTADA ATE O PRESENTE MOMENTO VEM GARANTINDO IMPRESSIONANTES RESULTADOS .......O BRASIL VEM AVANÇANDO EM VARIAS AREAS E QUANDO O CIRCULO TECNOLOGICO ESTIVER FECHADO TEREMOS BASE PARA ALGO MUITO MAIOR .....VEJAM POR EXEMPLO OS ACORDOS COM A FRANÇA .......DOU MINHA CARA A TAPA SE EM DEZ OU 15 ANOS NAO TEREMOS EXPLICITAMENTE IMPLEMENTADO E EM ANDAMENTO A CONSTRUÇAO DE 1 PORTA AVIAO BRASILEIRO AQUI NO BRASIL...E TALVEZ ATE COM PROPULSAO NUCLEAR.....HA MILITARES DE ALTA COMPETENCIA GERENCIANDO E PLANEJANDO O FUTURO MILITAR DE NOSSA NAÇAO ......POREM ISSO É ASSUNTO INTERNO. NOSSOS MELHORES HOMENS E MULHERES SAO MILITARES E INFELIZMENTE SE NOSSOS POLITICOS TIVESSEM 5% DA INDOLE DE UM MILITAR NOSSO PAIS SERIA 60%MAIS BEM ESTRUTURADO EM TODAS AS AREAS.......