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Re: Fotos e Fotos

Enviado: Qua Dez 25, 2013 7:53 pm
por Bolovo
rodman escreveu:Vi umas ilustrações deste conceito feitos pela SAAB em uma edição da Revista Força Aérea anos atrás.
Esse que vc tá falando é o tal do FS2020.

Imagem

Re: Fotos e Fotos

Enviado: Qua Dez 25, 2013 11:07 pm
por rodman
Bolovo escreveu:
rodman escreveu:Vi umas ilustrações deste conceito feitos pela SAAB em uma edição da Revista Força Aérea anos atrás.
Esse que vc tá falando é o tal do FS2020.

Imagem
Não é este não, ele era bem semelhante ao Gripen atual com mudança no formato da porta de acesso e etc., e o que mais chamava a atenção era o escape do motor serrilhado.

Re: Fotos e Fotos

Enviado: Qui Dez 26, 2013 1:31 am
por Glauber Prestes
Não sei.... Trocar os canards por tvc e uma asa mais centralizada pra gerar um equilibrio de peso talvez seria mais efetivo, e bem mais stealth.....

Re: Fotos e Fotos

Enviado: Qui Dez 26, 2013 1:34 am
por Bolovo
Algo como um mini F-23...

Re: Fotos e Fotos

Enviado: Qui Dez 26, 2013 2:05 am
por Glauber Prestes
Por aí.... Não tinha pensado no f-23, mas é nessa linha... TVC 3d de preferência...

Re: Fotos e Fotos

Enviado: Qui Dez 26, 2013 3:07 am
por Marechal-do-ar
Bi-motor...

Quanto aos canards, não vejo problemas com eles, seguem as linhas das asas nesses desenhos.

Quanto as baias, me parecem que dedicaram espaço para armas, em um avião aparentemente pequeno isso pode ser um grande problema, será que misseis ar-ar não podem fica escondidos dentro das entradas de ar? Eles ocupam muito espaço pelas aletas de controle, mas o volume total não é grande, podem não influir muito no fluxo de ar para os motores e ocupariam um volume bem menor do que em baias exclusivas, para bombas não tem jeito.


Não ia nem comentar porque duvido muito que o desenho final do próxima caça da SAAB seja assim.

Re: Fotos e Fotos

Enviado: Qui Dez 26, 2013 3:58 am
por Glauber Prestes
Monomotor. Um bom motor dimensionado dá conta de um caça do tamanho do FS2020 sem nenhuma deficiência, e emitindo muito menos calor do que um bimotor. E não me venham falar em confiabilidade... Isso é papo da época do Vietnã, quando a confiabilidade dos motores não era tão alta e a manutenção era muito precária, em relação aos dias de hoje. Pode acontecer? Claro, toda máquina pode falhar, mas as chances são beeeem baixas. Claro, sem contar os MiG-21 indianos! Hahahah

Re: Fotos e Fotos

Enviado: Qui Dez 26, 2013 4:02 pm
por Petry
Glauber Prestes escreveu:Monomotor. Um bom motor dimensionado dá conta de um caça do tamanho do FS2020 sem nenhuma deficiência, e emitindo muito menos calor do que um bimotor. E não me venham falar em confiabilidade... Isso é papo da época do Vietnã, quando a confiabilidade dos motores não era tão alta e a manutenção era muito precária, em relação aos dias de hoje. Pode acontecer? Claro, toda máquina pode falhar, mas as chances são beeeem baixas. Claro, sem contar os MiG-21 indianos! Hahahah
Esses dias um MiG-31 teve problema em apenas um de seus dois motores e caiu. Acho que para os projetistas esse assunto já está superado.

Re: Fotos e Fotos

Enviado: Qui Dez 26, 2013 7:20 pm
por Marechal-do-ar
Quem falou em confiabilidade Glauber? O problema é a potência mesmo, olha outros caças de 5ª geração(em kgf):

Código: Selecionar todos

       peso  empuxo   e/p
F-22  19700   31200  1,58
F-35  13300   19100  1,44
T-50  18500   29400  1,59
Todos tem muita potência, e nenhum desses motores disponíveis para a SAAB, qual seria o motor mais potente disponível para a SAAB? Uma EJ2x0? GE 414EPE? Com muita sorte eles conseguem 13000kgf por motor, mais de 30% menos que o F-35 que já é submotorizado em relação aos seus contemporâneos, o que SAAB faria para compensar? Reduzir o peso? O F-35 já está muito próximo do limite mínimo para um caça invisível, será que a SAAB conseguiria cortar 30% do peso? Ou mesmo 40% para ficar com relação semelhante aos outros dois? Seria um feito impressionante da SAAB se conseguissem colocar baias internas no Gripen e tornar o desenho furtivo sem aumentar o peso, mas um feito quase impossível, seria mais fácil colocar dois motores, aumenta o limite para o peso dando mais liberdade ao projeto e da mais opções de motores já que pode escolher motores menos potentes.

Re: Fotos e Fotos

Enviado: Qui Dez 26, 2013 7:38 pm
por henriquejr
Parece que o motor do F-16 é o mais potente dentre os monomotores. Será que não poderia ser uma opção para o Gripen?

Re: Fotos e Fotos

Enviado: Qui Dez 26, 2013 7:57 pm
por Bolovo
henriquejr escreveu:Parece que o motor do F-16 é o mais potente dentre os monomotores. Será que não poderia ser uma opção para o Gripen?
Gostaria de saber como vc faria isso.

O motor GE404/414 do Gripen tem 3,9 metros de comprimento e 89 cm de diâmetro e GE F110 ou P&W F100 do F-16 tem entre 5~6 metros de comprimento e 118 cm de diâmetro.......

Motor da classe do GE404/414 só o EJ200 do Eurofighter e o M88 do Rafale.

Re: Fotos e Fotos

Enviado: Qui Dez 26, 2013 9:33 pm
por henriquejr
Bolovo escreveu:
henriquejr escreveu:Parece que o motor do F-16 é o mais potente dentre os monomotores. Será que não poderia ser uma opção para o Gripen?
Gostaria de saber como vc faria isso.

O motor GE404/414 do Gripen tem 3,9 metros de comprimento e 89 cm de diâmetro e GE F110 ou P&W F100 do F-16 tem entre 5~6 metros de comprimento e 118 cm de diâmetro.......

Motor da classe do GE404/414 só o EJ200 do Eurofighter e o M88 do Rafale.
Bolovo, eu errei quando citei o Gripen, na verdade a intenção era referente ao FS2020, caso a FAB decida participar do seu desenvolvimebto. Creio as ultimas versões GE F110 ou o P&W F100 poderia ser ótimas opções, ja que seu empulxo pode ultrapassar as 32.000lbs!

Re: Fotos e Fotos

Enviado: Qui Dez 26, 2013 9:35 pm
por Bolovo
Ah, sim... mas será que liberariam para nosotros? Acho mais fácil usar o AL-31 russo...

Re: Fotos e Fotos

Enviado: Qui Dez 26, 2013 9:41 pm
por henriquejr
Acho que liberariam sim. Temos que lembrar que quem fornece esses motores são empresas privadas, que tem seus interesses financeiros, além de gerar empregos, renda e divisas para os EUA, que andam precisando muito. Alem do mais, o Brasil não é um país que está na lista negra deles, lembro que durante o FX1 o Congresso Americano já tinha liberado ao Brasil uma serie de equipamentos militares modernos, entre eles estes modernos motores.

Re: Fotos e Fotos

Enviado: Sex Dez 27, 2013 4:21 am
por Glauber Prestes
Petry escreveu:
Glauber Prestes escreveu:Monomotor. Um bom motor dimensionado dá conta de um caça do tamanho do FS2020 sem nenhuma deficiência, e emitindo muito menos calor do que um bimotor. E não me venham falar em confiabilidade... Isso é papo da época do Vietnã, quando a confiabilidade dos motores não era tão alta e a manutenção era muito precária, em relação aos dias de hoje. Pode acontecer? Claro, toda máquina pode falhar, mas as chances são beeeem baixas. Claro, sem contar os MiG-21 indianos! Hahahah
Esses dias um MiG-31 teve problema em apenas um de seus dois motores e caiu. Acho que para os projetistas esse assunto já está superado.
Nenhum avião é inderrubável né...