Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
Bolovo
- Sênior
![Sênior Sênior](./images/ranks/rank_5_senior.gif)
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceram: 442 vezes
#11161
Mensagem
por Bolovo » Qua Dez 25, 2013 7:53 pm
rodman escreveu:Vi umas ilustrações deste conceito feitos pela SAAB em uma edição da Revista Força Aérea anos atrás.
Esse que vc tá falando é o tal do FS2020.
![Imagem](http://i.imgur.com/nVtBC.jpg)
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
rodman
- Sênior
![Sênior Sênior](./images/ranks/rank_5_senior.gif)
- Mensagens: 803
- Registrado em: Seg Dez 26, 2005 5:30 pm
- Localização: Santos SP
- Agradeceram: 24 vezes
-
Contato:
#11162
Mensagem
por rodman » Qua Dez 25, 2013 11:07 pm
Bolovo escreveu:rodman escreveu:Vi umas ilustrações deste conceito feitos pela SAAB em uma edição da Revista Força Aérea anos atrás.
Esse que vc tá falando é o tal do FS2020.
![Imagem](http://i.imgur.com/nVtBC.jpg)
Não é este não, ele era bem semelhante ao Gripen atual com mudança no formato da porta de acesso e etc., e o que mais chamava a atenção era o escape do motor serrilhado.
-
Glauber Prestes
- Moderador
![Moderador Moderador](./images/ranks/rank_6_moderador.gif)
- Mensagens: 8382
- Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
- Agradeceram: 248 vezes
#11163
Mensagem
por Glauber Prestes » Qui Dez 26, 2013 1:31 am
Não sei.... Trocar os canards por tvc e uma asa mais centralizada pra gerar um equilibrio de peso talvez seria mais efetivo, e bem mais stealth.....
-
Bolovo
- Sênior
![Sênior Sênior](./images/ranks/rank_5_senior.gif)
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceram: 442 vezes
#11164
Mensagem
por Bolovo » Qui Dez 26, 2013 1:34 am
Algo como um mini F-23...
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
Marechal-do-ar
- Sênior
![Sênior Sênior](./images/ranks/rank_5_senior.gif)
- Mensagens: 8789
- Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
- Agradeceram: 419 vezes
#11166
Mensagem
por Marechal-do-ar » Qui Dez 26, 2013 3:07 am
Bi-motor...
Quanto aos canards, não vejo problemas com eles, seguem as linhas das asas nesses desenhos.
Quanto as baias, me parecem que dedicaram espaço para armas, em um avião aparentemente pequeno isso pode ser um grande problema, será que misseis ar-ar não podem fica escondidos dentro das entradas de ar? Eles ocupam muito espaço pelas aletas de controle, mas o volume total não é grande, podem não influir muito no fluxo de ar para os motores e ocupariam um volume bem menor do que em baias exclusivas, para bombas não tem jeito.
Não ia nem comentar porque duvido muito que o desenho final do próxima caça da SAAB seja assim.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
-
Glauber Prestes
- Moderador
![Moderador Moderador](./images/ranks/rank_6_moderador.gif)
- Mensagens: 8382
- Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
- Agradeceram: 248 vezes
#11167
Mensagem
por Glauber Prestes » Qui Dez 26, 2013 3:58 am
Monomotor. Um bom motor dimensionado dá conta de um caça do tamanho do FS2020 sem nenhuma deficiência, e emitindo muito menos calor do que um bimotor. E não me venham falar em confiabilidade... Isso é papo da época do Vietnã, quando a confiabilidade dos motores não era tão alta e a manutenção era muito precária, em relação aos dias de hoje. Pode acontecer? Claro, toda máquina pode falhar, mas as chances são beeeem baixas. Claro, sem contar os MiG-21 indianos! Hahahah
-
Petry
- Avançado
![Avançado Avançado](./images/ranks/rank_4_avancado.gif)
- Mensagens: 451
- Registrado em: Ter Jul 06, 2010 10:43 pm
- Agradeceram: 45 vezes
#11168
Mensagem
por Petry » Qui Dez 26, 2013 4:02 pm
Glauber Prestes escreveu:Monomotor. Um bom motor dimensionado dá conta de um caça do tamanho do FS2020 sem nenhuma deficiência, e emitindo muito menos calor do que um bimotor. E não me venham falar em confiabilidade... Isso é papo da época do Vietnã, quando a confiabilidade dos motores não era tão alta e a manutenção era muito precária, em relação aos dias de hoje. Pode acontecer? Claro, toda máquina pode falhar, mas as chances são beeeem baixas. Claro, sem contar os MiG-21 indianos! Hahahah
Esses dias um MiG-31 teve problema em apenas um de seus dois motores e caiu. Acho que para os projetistas esse assunto já está superado.
-
Marechal-do-ar
- Sênior
![Sênior Sênior](./images/ranks/rank_5_senior.gif)
- Mensagens: 8789
- Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
- Agradeceram: 419 vezes
#11169
Mensagem
por Marechal-do-ar » Qui Dez 26, 2013 7:20 pm
Quem falou em confiabilidade Glauber? O problema é a potência mesmo, olha outros caças de 5ª geração(em kgf):
Código: Selecionar todos
peso empuxo e/p
F-22 19700 31200 1,58
F-35 13300 19100 1,44
T-50 18500 29400 1,59
Todos tem muita potência, e nenhum desses motores disponíveis para a SAAB, qual seria o motor mais potente disponível para a SAAB? Uma EJ2x0? GE 414EPE? Com muita sorte eles conseguem 13000kgf por motor, mais de 30% menos que o F-35 que já é submotorizado em relação aos seus contemporâneos, o que SAAB faria para compensar? Reduzir o peso? O F-35 já está muito próximo do limite mínimo para um caça invisível, será que a SAAB conseguiria cortar 30% do peso? Ou mesmo 40% para ficar com relação semelhante aos outros dois? Seria um feito impressionante da SAAB se conseguissem colocar baias internas no Gripen e tornar o desenho furtivo sem aumentar o peso, mas um feito quase impossível, seria mais fácil colocar dois motores, aumenta o limite para o peso dando mais liberdade ao projeto e da mais opções de motores já que pode escolher motores menos potentes.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
-
henriquejr
- Sênior
![Sênior Sênior](./images/ranks/rank_5_senior.gif)
- Mensagens: 5442
- Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
- Localização: Natal/RN
- Agradeceram: 428 vezes
#11170
Mensagem
por henriquejr » Qui Dez 26, 2013 7:38 pm
Parece que o motor do F-16 é o mais potente dentre os monomotores. Será que não poderia ser uma opção para o Gripen?
.
-
Bolovo
- Sênior
![Sênior Sênior](./images/ranks/rank_5_senior.gif)
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceram: 442 vezes
#11171
Mensagem
por Bolovo » Qui Dez 26, 2013 7:57 pm
henriquejr escreveu:Parece que o motor do F-16 é o mais potente dentre os monomotores. Será que não poderia ser uma opção para o Gripen?
Gostaria de saber como vc faria isso.
O motor GE404/414 do Gripen tem 3,9 metros de comprimento e 89 cm de diâmetro e GE F110 ou P&W F100 do F-16 tem entre 5~6 metros de comprimento e 118 cm de diâmetro.......
Motor da classe do GE404/414 só o EJ200 do Eurofighter e o M88 do Rafale.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
henriquejr
- Sênior
![Sênior Sênior](./images/ranks/rank_5_senior.gif)
- Mensagens: 5442
- Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
- Localização: Natal/RN
- Agradeceram: 428 vezes
#11172
Mensagem
por henriquejr » Qui Dez 26, 2013 9:33 pm
Bolovo escreveu:henriquejr escreveu:Parece que o motor do F-16 é o mais potente dentre os monomotores. Será que não poderia ser uma opção para o Gripen?
Gostaria de saber como vc faria isso.
O motor GE404/414 do Gripen tem 3,9 metros de comprimento e 89 cm de diâmetro e GE F110 ou P&W F100 do F-16 tem entre 5~6 metros de comprimento e 118 cm de diâmetro.......
Motor da classe do GE404/414 só o EJ200 do Eurofighter e o M88 do Rafale.
Bolovo, eu errei quando citei o Gripen, na verdade a intenção era referente ao FS2020, caso a FAB decida participar do seu desenvolvimebto. Creio as ultimas versões GE F110 ou o P&W F100 poderia ser ótimas opções, ja que seu empulxo pode ultrapassar as 32.000lbs!
.
-
Bolovo
- Sênior
![Sênior Sênior](./images/ranks/rank_5_senior.gif)
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceram: 442 vezes
#11173
Mensagem
por Bolovo » Qui Dez 26, 2013 9:35 pm
Ah, sim... mas será que liberariam para nosotros? Acho mais fácil usar o AL-31 russo...
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
henriquejr
- Sênior
![Sênior Sênior](./images/ranks/rank_5_senior.gif)
- Mensagens: 5442
- Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
- Localização: Natal/RN
- Agradeceram: 428 vezes
#11174
Mensagem
por henriquejr » Qui Dez 26, 2013 9:41 pm
Acho que liberariam sim. Temos que lembrar que quem fornece esses motores são empresas privadas, que tem seus interesses financeiros, além de gerar empregos, renda e divisas para os EUA, que andam precisando muito. Alem do mais, o Brasil não é um país que está na lista negra deles, lembro que durante o FX1 o Congresso Americano já tinha liberado ao Brasil uma serie de equipamentos militares modernos, entre eles estes modernos motores.
.
-
Glauber Prestes
- Moderador
![Moderador Moderador](./images/ranks/rank_6_moderador.gif)
- Mensagens: 8382
- Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
- Agradeceram: 248 vezes
#11175
Mensagem
por Glauber Prestes » Sex Dez 27, 2013 4:21 am
Petry escreveu:Glauber Prestes escreveu:Monomotor. Um bom motor dimensionado dá conta de um caça do tamanho do FS2020 sem nenhuma deficiência, e emitindo muito menos calor do que um bimotor. E não me venham falar em confiabilidade... Isso é papo da época do Vietnã, quando a confiabilidade dos motores não era tão alta e a manutenção era muito precária, em relação aos dias de hoje. Pode acontecer? Claro, toda máquina pode falhar, mas as chances são beeeem baixas. Claro, sem contar os MiG-21 indianos! Hahahah
Esses dias um MiG-31 teve problema em apenas um de seus dois motores e caiu. Acho que para os projetistas esse assunto já está superado.
Nenhum avião é inderrubável né...