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Re: NOTÍCIAS
Enviado: Sáb Nov 22, 2008 1:12 am
por Paisano
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Sáb Nov 22, 2008 2:04 am
por PRick
Estamos aqui falando de abobrinhas e promessas de venda coisas pequenas.
Quando a notícia que vem do povo do mar é a maior de nossa história militar! Se os croassantes firmarem mesmo o acordo de 3+1 SNA completo, uma arma realmente estratégica, com um custo unitário sem valor de mercado, dado que não seria oferecido pelos EUA por exemplo. Que dirá a simples transferência de tecnologia de um caça.
Se isso for mesmo assinado em 23 de dezembro, quem falar mal dos croassantes vai ser exilado na Ossétia do Sul, ou por pode ser na do norte, dependendo de qual torcida pertence!
Estou até agora pasmo, e ainda dizem quais seriam as vantagens do pacotão croassante! E ainda tem a Carla Bruni
(sei que tem gente que não gosta,
).
[ ]´s
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Sáb Nov 22, 2008 6:29 am
por zarata
PRick escreveu:Estamos aqui falando de abobrinhas e promessas de venda coisas pequenas.
Quando a notícia que vem do povo do mar é a maior de nossa história militar! Se os croassantes firmarem mesmo o acordo de 3+1 SNA completo, uma arma realmente estratégica, com um custo unitário sem valor de mercado, dado que não seria oferecido pelos EUA por exemplo. Que dirá a simples transferência de tecnologia de um caça.
Se isso for mesmo assinado em 23 de dezembro, quem falar mal dos croassantes vai ser exilado na Ossétia do Sul, ou por pode ser na do norte, dependendo de qual torcida pertence!
Estou até agora pasmo, e ainda dizem quais seriam as vantagens do pacotão croassante! E ainda tem a Carla Bruni
(sei que tem gente que não gosta,
).
[ ]´s
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Sáb Nov 22, 2008 9:11 am
por Fernando Teles
Caça intercepta avião britânico no litoral do Rio
Falha fez cargueiro ser identificado como invasor; foi escoltado até terminal militar e liberado
Roberto Godoy
Um jato supersônico F-5M do 1º Grupo de Aviação de Caça, da Base Aérea de Stª Cruz, no Rio, interceptou ontem um DC-8 comercial ao largo do litoral, na altura de Cabo Frio. A aeronave, um cargueiro com 20 toneladas a bordo, era fretada pelo governo britânico. O caça brasileiro estava armado com mísseis e um canhão de 30 milímetros.
O avião seguia do Arquipélago das Malvinas-Falklands, no Atlântico Sul, rumo à Ilha de Ascensão, acima da linha da África. O piloto do cargueiro pretendia pousar em Cabo Frio para reabastecimento. Por uma falha na documentação ou por erro na comunicação, o jato foi classificado como invasor. Passava um pouco das 15 horas.
Um caça já estava no ar sete minutos mais tarde e realizou a interceptação logo em seguida, “provando a capacidade de resposta do sistema de alerta permanente da aviação de defesa aérea”, segundo um oficial da FAB. O piloto não resistiu à ordem de acompanhar o caça. O DC-8 foi levado para o terminal militar do Aeroporto Internacional do Galeão, onde regularizou a situação e seguiu viagem. Até as 19h50, o episódio era tratado como informação sigilosa. O cargueiro, um quadrimotor dos anos 80, tem autonomia de 12 mil quilômetros. A versão de passageiros tem 250 assentos.
Durante a Guerra das Malvinas, em 1982, uma dupla de F-5 da FAB interceptou, também sobre o litoral do Rio, um bombardeiro Vulcan que havia sofrido uma pane no sistema de reabastecimento em vôo, depois de ter cumprido uma missão de ataque contra posições argentinas. O F-5M é resultado do programa de revitalização tecnológica do caça F-5E Tiger II, americano, comprado pelo Brasil ao longo dos últimos 35 anos em lotes sucessivos. Os primeiros 42 foram adquiridos por US$ 300 milhões em 1973.
O pacote mais recente envolve 11 aeronaves usadas, negociadas na Jordânia. Todas as 57 unidades contabilizadas da frota atual da FAB serão modernizadas pelo consórcio firmado entre a Embraer e a Elbit, israelense. O custo médio do programa é de US$ 280 milhões.
O F-5M opera com o radar principal Grifo-F, capaz de acompanhar vários alvos simultaneamente, definindo prioridades segundo o grau da ameaça. Há sensores secundários. Esse recurso eletrônico, associado ao registro frontal pequeno, decorrente do desenho esguio, permite que o caça se aproxime do inimigo sem ser detectado, garantindo um disparo seguro e limitando o tempo de reação. O F-5M voa a 1.800 km/h. Em missão de interceptação, leva dois mísseis de curto alcance e canhão de 30 mm.
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Sáb Nov 22, 2008 10:54 am
por Túlio
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Sáb Nov 22, 2008 12:03 pm
por Skyway
...pelo menos ele acertou a quantidade de canhões no Mike.
Muito legal isso. O Grifo deve ter dado uma diferença ENORME com o caso do Vulcan onde os F-5E não sabiam direito onde estava o avião.
Parabens a FAB pela reação rápida!
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Sáb Nov 22, 2008 12:23 pm
por Marino
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Embraer unveil latest C-390 design
Brazilian defence company Embraer unveiled the latest design concept of its C-390 medium transport aircraft (MTA) at the company's São José dos Campos facility near São Paulo on 7 November. Vice-president for market intelligence Fernando Ikedo said that the company had revised the aircraft's initial design to reflect the heavier lift capacity required in response to a request for proposal (RfP) from the Brazilian Air Force (FAB) in the last week of October
[first posted to
http://idr.janes.com - 14 November 2008]
Elbit to update Brazil's AMX fleet
Brazil's Embraer has contracted Elbit Systems of Israel to carry out avionics upgrade work on the Brazilian Air Force's (FAB's) fleet of AMX A-1A strike aircraft. The programme will involve equipping the aircraft with a new central battle mission computer and processor, as well as glass cockpit display systems featuring a 6x8 inch colour screen and digital map, a helmet mounted display (HMD), an ammunition management system and unspecified additional systems
[first posted to
http://idr.janes.com - 14 November 2008]
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Sáb Nov 22, 2008 1:00 pm
por Gerson Victorio
Skyway escreveu:...
pelo menos ele acertou a quantidade de canhões no Mike.
Muito legal isso. O Grifo deve ter dado uma diferença ENORME com o caso do Vulcan onde os F-5E não sabiam direito onde estava o avião.
Parabens a FAB pela reação rápida!
errou o calibre!
Gerson
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Sáb Nov 22, 2008 1:34 pm
por Skyway
Por isso a minha resposta ué, já que o Túlio havia falado do calibre no post anterior.
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Sáb Nov 22, 2008 2:00 pm
por Galina
Bender escreveu:...
Em tempo, em momento algum minha intenção era ridicularizar alguém.
pequeno o alcance do radar...
...
Bem, o "outro" também já se defendeu...
[]'s
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Sáb Nov 22, 2008 2:15 pm
por Copello
"Esse recurso eletrônico, associado ao registro frontal pequeno, decorrente do desenho esguio, permite que o caça se aproxime do inimigo sem ser detectado, garantindo um disparo seguro e limitando o tempo de reação."
F-5 M Stealth .....Godoyzada das boas!
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Sáb Nov 22, 2008 2:38 pm
por Galina
Copello escreveu:"Esse recurso eletrônico, associado ao registro frontal pequeno, decorrente do desenho esguio, permite que o caça se aproxime do inimigo sem ser detectado, garantindo um disparo seguro e limitando o tempo de reação."
F-5 M Stealth .....Godoyzada das boas!
Copello,
Godoyzada é legal
!
Certamente o F-5 está longe de ser stealth. Contudo, queria aqui trazer à lembrança o desempenho dele na Red Flag, onde foi tido por todos como um ótimo lutador BVR.
Aposto que o F-5EM tem um pequena assinatura radar mesmo e um bom alcance de radar, ainda mais levando em conta que a FAB pôde mexer no Grifo e fazê-lo ao nosso estilo, com uma antena MAIOR. Alguém se recorda de uma "lenda fabiana" reproduzida aqui no fórum pelo Orestes de alcance de 144 km ?
Se não bastasse, a assinatura lateral hoje também é muito importante, principalmente num ambiente de guerra em rede...
Outra coisa importantíssima, que o pessoal não tem falado aqui, é que QUANTO MENOR o rcs mais EFETIVO é o jamming. A pequena assinatura "maximiza" o jamming e a interferência eletrônica ! Isto é fundamental !
Basta ver o comentário do piloto americano (me fugiu o nome) na última Red Flag, onde ele cita o perigo representado pelos Mig-21 com upgrade...
ISTO NÃO É ACHISMO. Afirmo com segurança o que escrevi
Por essa e por outras acho (minha opinião, e agora sim é achismo) que o F-X "go to..... gripen".
Abraços,
Luerti
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Sáb Nov 22, 2008 2:45 pm
por PRick
Galina escreveu:Copello escreveu:"Esse recurso eletrônico, associado ao registro frontal pequeno, decorrente do desenho esguio, permite que o caça se aproxime do inimigo sem ser detectado, garantindo um disparo seguro e limitando o tempo de reação."
F-5 M Stealth .....Godoyzada das boas!
Copello,
Godoyzada é legal
!
Certamente o F-5 está longe de ser stealth. Contudo, queria aqui trazer à lembrança o desempenho dele na Red Flag, onde foi tido por todos como um ótimo lutador BVR.
Aposto que o F-5EM tem um pequena assinatura radar mesmo e um bom alcance de radar, ainda mais levando em conta que a FAB pôde mexer no Grifo e fazê-lo ao nosso estilo, com uma antena MAIOR. Alguém se recorda de uma "lenda fabiana" reproduzida aqui no fórum pelo Orestes de alcance de 144 km ?
Se não bastasse, a assinatura lateral hoje também é muito importante, principalmente num ambiente de guerra em rede...
Outra coisa importantíssima, que o pessoal não tem falado aqui, é que QUANTO MENOR o rcs mais EFETIVO é o jamming. A pequena assinatura "maximiza" o jamming e a interferência eletrônica ! Isto é fundamental !
Basta ver o comentário do piloto americano (me fugiu o nome) na última Red Flag, onde ele cita o perigo representado pelos Mig-21 com upgrade...
ISTO NÃO É ACHISMO. Afirmo com segurança o que escrevi
Por essa e por outras acho (minha opinião, e agora sim é achismo) que o F-X "go to..... gripen".
Abraços,
Luerti
O galho é que o Gripen tem RCS maior que os 02 concorrentes do FX-2, assim, como o F-5M, a FAB precisa de um caça, não de F-5M ou Gripens.
O F-5M na vida real terá sérios problemas, porque só pode levar 02 BVR´s. A ainda apresenta limitações de vôo sérias com eles, mais um tanque sub-alar e 02 mísseis nas pontas das asas. Não vamos nos iludir com um TO montado que favorece muito os defensores no combates ar-ar, como a CRUZEX.
[ ]´s
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Sáb Nov 22, 2008 2:59 pm
por Galina
PRick escreveu:Galina escreveu:
Copello,
Godoyzada é legal
!
Certamente o F-5 está longe de ser stealth. Contudo, queria aqui trazer à lembrança o desempenho dele na Red Flag, onde foi tido por todos como um ótimo lutador BVR.
Aposto que o F-5EM tem um pequena assinatura radar mesmo e um bom alcance de radar, ainda mais levando em conta que a FAB pôde mexer no Grifo e fazê-lo ao nosso estilo, com uma antena MAIOR. Alguém se recorda de uma "lenda fabiana" reproduzida aqui no fórum pelo Orestes de alcance de 144 km ?
Se não bastasse, a assinatura lateral hoje também é muito importante, principalmente num ambiente de guerra em rede...
Outra coisa importantíssima, que o pessoal não tem falado aqui, é que QUANTO MENOR o rcs mais EFETIVO é o jamming. A pequena assinatura "maximiza" o jamming e a interferência eletrônica ! Isto é fundamental !
Basta ver o comentário do piloto americano (me fugiu o nome) na última Red Flag, onde ele cita o perigo representado pelos Mig-21 com upgrade...
ISTO NÃO É ACHISMO. Afirmo com segurança o que escrevi
Por essa e por outras acho (minha opinião, e agora sim é achismo) que o F-X "go to..... gripen".
Abraços,
Luerti
O galho é que o Gripen tem RCS maior que os 02 concorrentes do FX-2, assim, como o F-5M, a FAB precisa de um caça, não de F-5M ou Gripens.
O F-5M na vida real terá sérios problemas, porque só pode levar 02 BVR´s. A ainda apresenta limitações de vôo sérias com eles, mais um tanque sub-alar e 02 mísseis nas pontas das asas. Não vamos nos iludir com um TO montado que favorece muito os defensores no combates ar-ar, como a CRUZEX.
[ ]´s
Aí é que está a questão Prick, o RCS normalmente é medido pela PARTE FRONTAL, única área de um caça convencional que comporta uma redução efetiva ! Tente lembrar daquele conceito na forma de um gráfico (esqueci o nome agora, acho que é assinatura pacman), onde mostra que a redução num caça convencional é real no quadrante frontal.
Lateralmente continua uma bomba. Aliás, com cabides, mesmo o RCS frontal é uma bomba e lateralmente digamos que seria uma bomba atômica. Assim, o RCS global (médio) de um SU-35 (por exemplo) é maior que o do Gripen, pois o tamanho faz a diferença, ainda que "pelado" a 0º grau de apresentação (frontal) sejam idênticos, segundo me disseram. E outra coisa: o Gripen NG prevê uma assinatura menor que a do C/D, exceção feita aos cabides duplos...
Se alguém tivesse mais dados para aportar, seria interessante para melhorar o debate.
Quanto aos doís mísseis do F-5, também acho que é pouco. Falta-lhe persistência de combate e maior e melhor desempenho de vôo.
Abraços,
Luerti
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Sáb Nov 22, 2008 3:01 pm
por caixeiro
PRick escreveu:Estamos aqui falando de abobrinhas e promessas de venda coisas pequenas.
Quando a notícia que vem do povo do mar é a maior de nossa história militar! Se os croassantes firmarem mesmo o acordo de 3+1 SNA completo, uma arma realmente estratégica, com um custo unitário sem valor de mercado, dado que não seria oferecido pelos EUA por exemplo. Que dirá a simples transferência de tecnologia de um caça.
Voce tem acertado mesmo no diz nesse post, andamos dizendo muita abrobinha mesmo
demais alem da conta e a Marinha anda dando mais noticias que a FAB e quase sempre elas sao boas, a Marinha persegue esse objetivo a muito tempo e perece que vai realizar grande feito, se for tudo verdade seremos olhado com outros olhos, nao mais como potencia regional e sim como player mundial, e bom que os Russos prestem atencao dessa vez.
Se isso for mesmo assinado em 23 de dezembro, quem falar mal dos croassantes vai ser exilado na Ossétia do Sul, ou por pode ser na do norte, dependendo de qual torcida pertence!
Estou até agora pasmo, e ainda dizem quais seriam as vantagens do pacotão croassante! E ainda tem a Carla Bruni
(sei que tem gente que não gosta,
).
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Carla Bruni Podeeeeee !!!!