Mundo Árabe em Ebulição

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36388
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#11101 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 27, 2018 7:48 pm

Com ou sem apoio, o que os curdos podem fazer, se muito, é tentar manter posição o mais que possível e causar estragos o suficiente aos turcos que lhes force um investimento maior do que o previsto para tomar Afrin e região.

No mais, o mundo vai ficar olhando e, como sempre, fingindo que não é consigo.

A ver como os primos do lado leste da Síria e do Iraque irão responder a isso junto aos seus "aliados" ocidentais.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Poti
Avançado
Avançado
Mensagens: 464
Registrado em: Dom Dez 07, 2003 1:03 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 123 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#11102 Mensagem por Poti » Sáb Jan 27, 2018 9:43 pm

T129 em ação. Filmado pelo YPG/PKK.




Avatar do usuário
Poti
Avançado
Avançado
Mensagens: 464
Registrado em: Dom Dez 07, 2003 1:03 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 123 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#11103 Mensagem por Poti » Sáb Jan 27, 2018 9:52 pm

Tem algo interessante ocorrendo na Turquia, a população que estava muito dividida por razões políticas está muito unida em relação à intervenção em Afrin e na Síria.
Algo bem ruim para os curdos pois significa que a população terá alta tolerância às mortes de soldados turcos.
Acho que situação não ficará boa para o Ypg/Ypj/PKK... Eles deviam ter seguido o exemplo dos peshmergas, teria sido uma melhor decisão à nível estratégico.
Agora é melhor virar a casaca e se aliar com russos, governo sírio e Teerã para tentar não se ferrar. Mas poder de barganha será pequeno.




Avatar do usuário
Sterrius
Sênior
Sênior
Mensagens: 5140
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 1:28 pm
Agradeceram: 323 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#11104 Mensagem por Sterrius » Sáb Jan 27, 2018 11:46 pm

Afrin não é essencial pros Curdos igual a área que faz fronteira com o Iraque. È menos de 25% do territorio ocupado. E todo mundo sabe disso.

Vão fazer a turquia sangrar ali mas não a nenhuma vantagem em realmente apostar todas as fichas por Afrin.




Avatar do usuário
Poti
Avançado
Avançado
Mensagens: 464
Registrado em: Dom Dez 07, 2003 1:03 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 123 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#11105 Mensagem por Poti » Dom Jan 28, 2018 12:21 am

Sterrius escreveu:Afrin não é essencial pros Curdos igual a área que faz fronteira com o Iraque. È menos de 25% do territorio ocupado. E todo mundo sabe disso.

Vão fazer a turquia sangrar ali mas não a nenhuma vantagem em realmente apostar todas as fichas por Afrin.
Mas para os turcos é vital. Depois tirar da região de Manjib e daí em diante...
Não estou vendo o exército turco sangrar, da mesma forma que tomaram a região de al-bab perdendo somente 40 homens.
40 homens para acabar com a continuidade territorial dos curdo, foi um ganho e tanto.
Ainda acho que o exército sírio vai entrar na região.




Avatar do usuário
Guilherme123
Júnior
Júnior
Mensagens: 120
Registrado em: Dom Nov 22, 2009 4:29 pm

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#11106 Mensagem por Guilherme123 » Ter Jan 30, 2018 12:16 am

Os Turcos enviaram um comboio com mais de 100 carros em direção ao front com o Exército Sírio. Artilharia Síria e bombardeios russos estão alertando para que os turcos não avancem.
Imagem




Avatar do usuário
Guilherme123
Júnior
Júnior
Mensagens: 120
Registrado em: Dom Nov 22, 2009 4:29 pm

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#11107 Mensagem por Guilherme123 » Ter Jan 30, 2018 12:21 am

A cidade e a base aérea de Abu Duhur foram completamente liberadas pelo Exército Sírio.

Imagem




Avatar do usuário
wagnerm25
Sênior
Sênior
Mensagens: 3590
Registrado em: Qui Jan 15, 2009 2:43 pm
Agradeceram: 198 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#11108 Mensagem por wagnerm25 » Ter Jan 30, 2018 1:06 pm

Boa teoria.

Imagem

Imagem




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60653
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6369 vezes
Contato:

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#11109 Mensagem por Túlio » Ter Jan 30, 2018 2:26 pm

Bueno, por um lado o Toophan-1 só ganha do MSS 1.2 no alcance (e por pouco) mas, por outro, como dizem nos tweets, podem ser supridos quase que para sempre.

Turcos no fio da navalha. A meu ver, jamais deveriam ter entrado lá, tá ficando cada vez mais FEIO pro lado deles...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
wagnerm25
Sênior
Sênior
Mensagens: 3590
Registrado em: Qui Jan 15, 2009 2:43 pm
Agradeceram: 198 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#11110 Mensagem por wagnerm25 » Ter Jan 30, 2018 2:44 pm

Túlio escreveu:Bueno, por um lado o Toophan-1 só ganha do MSS 1.2 no alcance (e por pouco) mas, por outro, como dizem nos tweets, podem ser supridos quase que para sempre.

Turcos no fio da navalha. A meu ver, jamais deveriam ter entrado lá, tá ficando cada vez mais FEIO pro lado deles...
O ponto é que não se sabe até onde isso é verdade. Acho meio estranho o Irã, amigão do Assad, estar ajudando os Curdos em alguma coisa. Inclusive pq os Curdos tb são um problema no Irã (não estes, mas é tudo Curdo afinal).

Mas pode ser afinal que o Assad odeie mais os Turcos que os Curdos, aí então pode haver algum sentido.

No fim e ao cabo, acho que os Curdos estão meio que por conta nessa empreitada, exceto por alguma ajuda por baixo dos panos dos EUA, afinal a Turquia é da OTAN e tal. Uma ajuda explícita ia pegar mal.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60653
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6369 vezes
Contato:

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#11111 Mensagem por Túlio » Ter Jan 30, 2018 3:20 pm

"O inimigo do meu inimigo é meu amigo, mesmo que seja meu inimigo também; ele apenas fica pra próxima".




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#11112 Mensagem por Bolovo » Ter Jan 30, 2018 7:54 pm

Vamos nos lembrar do exemplo máximo disso quando os americanos e israelenses enviavam armamentos por conta própria para o Irã combater o Iraque nos anos 80...




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Sterrius
Sênior
Sênior
Mensagens: 5140
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 1:28 pm
Agradeceram: 323 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#11113 Mensagem por Sterrius » Ter Jan 30, 2018 9:21 pm

Assad e Iran estão coordenados. Ambos fazem movimentos em conjunto pq seus objetivos se alinham.

Se eles fornecem os Curdos é porque tem acordos sendo feitos com os mesmos.

No Xadrez da Siria eu ainda acredito que Assad e Iran estão sendo os mais realistas. Não os vejo almejando 100% do território Sirio e em uma paz negociada com os Curdos que fariam seu país com um pequeno Trecho da Siria + Iraque que seria Continuo.

De brinde a Siria e Iraque dariam acesso ao mar aos curdos, o que tornaria o país possível.

E turquia seria a unica a ficar p* da vida. Com seu jogo de geopolítica da região fracassando.
E arabia saudita sairia derrotada com 4 países +alinhados politicamente do que nunca. E todos da outra vertente islamica.




Grep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1816
Registrado em: Dom Nov 25, 2012 3:21 pm
Agradeceram: 37 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#11114 Mensagem por Grep » Qua Jan 31, 2018 7:51 am

Acho difícil um estado Curdo com acesso ao mar ser estabelecido, a Turquia iria convulsionar caso isso acontecesse, deixaria de existir como a conhecemos.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36388
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#11115 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 31, 2018 12:25 pm

Os turcos tem um exército de mais de 700 mil homens e milhares de tanques. Um Estado curdo na sua fronteira do mediterrâneo ao Cáspio não seria aceito de forma alguma.
Eles torrariam todo o seu exército na Síria antes disso acontecer.
E se eles resolverem empreender uma invasão massiva do norte da Síria e do Iraque, como é que fica? Quem vai lá meter a cara para segurar os turcos? Os seus aliados americanos? Os russos? O Iran?
Acho meio difícil. A sorte da Síria já está traçada há muito tempo.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Responder