Aviões A-4 da MB serão modernizados?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bender

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#1111 Mensagem por Bender » Sáb Out 31, 2009 11:53 pm

Lord Nauta
Prezados Senhores,

Em relação aos A4 o que tenho sempre colocado para diversas pessoas, entre elas algumas autoridades, e a quantidade de células a serem modernizadas. Existem 18 unidades a disposição para operação. O contrato assinado com a EMBRAER não menciona opções de modernização. Como a pespectiva real e a Aviação Naval dispor apenas dos A4 nos proxímos anos o ideal seria a modernização de todos os exemplares operacionais.Tem sido mencionado neste fórum que no caso de perda de uma das aeronaves seria então possivel modernizar um dos aviões que não foram contemplados pelo programa. Entretanto isto não e feito de um dia para o outro,demanda um tempo consideravel. Devemos considerar a possibilidade de uma vitória do PSDB ou até do PV nas proxímas eleições presidenciais. O que teremos pela frente, uma desaceleração dos programas de modernização das FFAA's?. E possível que isto aconteça e o que de fato vai estar garantido e o que estiver assinado. Em função desta possibilidade e que penso que algumas ações deveriam ser tomadas, entre elas ampliar o nº de A4 modernizados incluindo um completo pacote de armamentos. Outros programas deveriam ser também acelerados, como por exemplo, ampliar o total de SH70 e definir a questão das aeronaves AEW&C. Com tudo para que isso ocorra e preciso recursos a serem liberados no atual governo. Acredito que a liberação dos Royalties do petróleo que estão contigenciados seriam suficientes para acelerar alguns programas, entre eles, até mesmo os dos navios de escolta. A liberação ou não destes recursos em 2010 vai demonstrar se o que tudo que tem acontecido em relação ao assunto defesa e simples retórica ou não. Devemos estarmos preparados para mas noticias ou seja nos proxímos anos temos na Marinha apenas o PROSUB os NaPa e modernizações/atualizações dos atuais meios.
Sds

Lord Nauta
Concordo totalmente com voce Nauta,devemos estar preparados para tudo e algo mais,e não é uma questão de estar enchendo a cara de vinagre não,os próximos 12 meses serão decisivos para uma série de questões com relação ao futuro das FAs,inclusive para o futuro do Min. NJ também,que é o articulador e Cmte dessa questão toda.Só que eu "acho" que ele fica bem menos que esses 12 meses ai, infelizmente.

Sds.

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#1112 Mensagem por Bolovo » Sáb Out 31, 2009 11:59 pm

Vinagrentos.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#1114 Mensagem por faterra » Dom Nov 01, 2009 1:40 am

Há uma luz surgindo no fim do túnel. Na disputa da pré-candidatura à disputa presidencial pelo PSDB há um "cabo de força" sendo disputado pelo Aécio e o Serra. O Serra quer que as prévias aconteçam lá prá março do ano que vem. O Aécio quer que ela seja até o final deste ano, e já deixou claro que se isto não acontecer vai sair candidato ao senado. O Serra está com esta postura porque quer ver como se define o cenário político até lá e, dependendo... SAIRÁ COMO CANDIDATO AO GOVERNO DE SÃO PAULO (Deus existe... tomara que ele tome este rumo e - sei que é pedir muito - dê com os burros n'água). 8-]

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

#1115 Mensagem por Lord Nauta » Dom Nov 01, 2009 3:44 pm

Bolovo escreveu:Vinagrentos.

Prezado Amigo Bolovo

A questão não se trata simplesmente de ser ou não ser ''vinagrento''. As pequenas e modestas analises que tenho realizado são baseadas na historiografia politica e militar brasileiras além da coleta de sentimentos de altas autoridades. Como todos os Senhores também anseio em ver o Brasil energir para o mundo como uma grande nação capaz de demonstrar e projetar solidas capacidades politica, economica e militar. Entretanto não podemos negligenciar o ''baixo nível'' da elite politica brasileira e o peso que a mesma apresenta nas decisões relativas ao Poder Militar nacional. Talvez o termo ''vinagrento'' seja sinonimo de pragmático. De qualquer forma agradeço as criticas sempre construtivas.

Sds

Lord Nauta

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#1116 Mensagem por Bolovo » Dom Nov 01, 2009 3:48 pm

Nauta, na verdade fui irônico, pois quem é chamado de "vinagrento" por aqui, sou eu mesmo :mrgreen: por não acreditar muito que tais planos vão ser concretizados de fato, por uma série de motivos, políticos, econômicos e aquela história toda. Se eu tivesse postado uma mensagem como a sua, teria recebido pedras, tijolos e tudo mais direto na cabeça, mas....

Abraços!

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

#1117 Mensagem por Lord Nauta » Dom Nov 01, 2009 3:52 pm

Bolovo escreveu:Nauta, na verdade fui irônico, pois quem é chamado de "vinagrento" por aqui, sou eu mesmo :mrgreen: por não acreditar muito que tais planos vão ser concretizados de fato, por uma série de motivos, políticos, econômicos e aquela história toda. Se eu tivesse postado uma mensagem como a sua, teria recebido pedras, tijolos e tudo mais direto na cabeça, mas....

Abraços!

Prezado Amigo Bolovo

Obrigado pela especial atenção. Vamos todos torcer para que os atuais planos sejam de fato realizados.

Um abraço

Lord Nauta

delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 504 vezes

#1118 Mensagem por delmar » Dom Nov 01, 2009 7:36 pm

Lord Nauta escreveu:
Bolovo escreveu:Vinagrentos.

Prezado Amigo Bolovo

A questão não se trata simplesmente de ser ou não ser ''vinagrento''. As pequenas e modestas analises que tenho realizado são baseadas na historiografia politica e militar brasileiras além da coleta de sentimentos de altas autoridades. Como todos os Senhores também anseio em ver o Brasil energir para o mundo como uma grande nação capaz de demonstrar e projetar solidas capacidades politica, economica e militar. Entretanto não podemos negligenciar o ''baixo nível'' da elite politica brasileira e o peso que a mesma apresenta nas decisões relativas ao Poder Militar nacional. Talvez o termo ''vinagrento'' seja sinonimo de pragmático. De qualquer forma agradeço as criticas sempre construtivas.

Sds

Lord Nauta
Não sei se foi o Geisel que disse "O futuro a Deus pertence", mas foi alguém. Assim julgar o futuro comportamento pelo comportamento do passado, pode dar errado. Estamos entrando, na América do Sul e no mundo, em uma nova fase. Como serão os próximos anos é impossível prever pois os parâmetros anteriores, podem não mais servir.
O fator de desequilibrio poderá ser o Perú, se o Humalla vencer as eleições de 2011 por lá. É uma pessoa radical, pior que o Morales da Bolivia. As variáveis são muitas mas, em todas elas, vejo o Brasil necessitando atualizar as forças armadas, independente de quem for o presidente, a Dilma ou o Serra.

saudações

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Carlos Mathias

#1119 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Nov 01, 2009 8:48 pm

Ah amigo, então prepara teu fígado pro caso do Serra ganhar. :?

delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 504 vezes

#1120 Mensagem por delmar » Seg Nov 02, 2009 9:04 am

Carlos Mathias escreveu:Ah amigo, então prepara teu fígado pro caso do Serra ganhar. :?
Pode até ser mas, normalmente, são as circunstâncias que determinam o comportamento a seguir e não o contrário. Isto é verdade especialmente no caso dos políticos (e da população em geral). Vamos pensar em irrigação quando há estiagem, em vacinação quando há uma epidêmia, em novas estradas quando as atuais ficam congestionadas e por ai vai.
Estamos a pensar em defesa por sentirmos que há algo de ruim no horizonte da América do Sul. Este é um sentimento que existe hoje no Brasil, de maneira difusa, em toda população. s políticos vão seguir isto.

saudações

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Agradeceu: 46 vezes
Agradeceram: 218 vezes

#1121 Mensagem por jumentodonordeste » Seg Nov 02, 2009 10:03 am

delmar escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Ah amigo, então prepara teu fígado pro caso do Serra ganhar. :?
Pode até ser mas, normalmente, são as circunstâncias que determinam o comportamento a seguir e não o contrário. Isto é verdade especialmente no caso dos políticos (e da população em geral). Vamos pensar em irrigação quando há estiagem, em vacinação quando há uma epidêmia, em novas estradas quando as atuais ficam congestionadas e por ai vai.
Estamos a pensar em defesa por sentirmos que há algo de ruim no horizonte da América do Sul. Este é um sentimento que existe hoje no Brasil, de maneira difusa, em toda população. s políticos vão seguir isto.

saudações

Concordo.

Mas nem tudo é assim.
Armas serão compradas, isso é fato, seja Serra ou Dilma, armas novas serão compradas.
A dúvida que fica no ar é se a END será seguida ou se Serra vai simplesmente abandonar essa "estratégia" e partir para uma nova, que iria demandar mais tempo e mais atraso.
Por que eu acho isso?

A END nasceu com uma grave falha, não pode ser considerada uma ESTRATÉGIA de fato, a END é mais um plano de governo, se fosse uma verdadeira estratégia ela seria criada com a presença da oposição na formulação, isso é estratégia, algo que ultrapassa um governo.

gaitero
Sênior
Sênior

#1122 Mensagem por gaitero » Seg Nov 02, 2009 4:51 pm

Lord Nauta escreveu:
gaitero escreveu: Dos 23 caças comprados, apenas 18 foram destinados a operação. Destes 3 biplace e 15 monoplace.

Devem ser modernizados deste total, 12 unidades, sendo 3 biplace e 9 monoplace. E os outros 6 devem ser aproveitados. As 3 unidades biplace devem operar apenas em terra.

Com relação ao Rafale F-1, eu acredito que o F-X2 deve primeiro ter um vencedor.

A MB já recebeu informações do F/A-18 e do Rafale F-1.

É claro que a MB pode vir a não comprar o Rafale F-1, assim como pode vir a não comprar o F/A-18. Mas esta lacuna existe e é necessário que se pense em um vetor capaz de executar missões de superioridade aérea.

Caso se confirme a intenção. Haveram 18 unidades operacionais. O que permitira manter ao menos 12 operando a partir do A-12.
Prezados Senhores,

Em relação aos A4 o que tenho sempre colocado para diversas pessoas, entre elas algumas autoridades, e a quantidade de células a serem modernizadas. Existem 18 unidades a disposição para operação. O contrato assinado com a EMBRAER não menciona opções de modernização. Como a pespectiva real e a Aviação Naval dispor apenas dos A4 nos proxímos anos o ideal seria a modernização de todos os exemplares operacionais.Tem sido mencionado neste fórum que no caso de perda de uma das aeronaves seria então possivel modernizar um dos aviões que não foram contemplados pelo programa. Entretanto isto não e feito de um dia para o outro,demanda um tempo consideravel. Devemos considerar a possibilidade de uma vitória do PSDB ou até do PV nas proxímas eleições presidenciais. O que teremos pela frente, uma desaceleração dos programas de modernização das FFAA's?. E possível que isto aconteça e o que de fato vai estar garantido e o que estiver assinado. Em função desta possibilidade e que penso que algumas ações deveriam ser tomadas, entre elas ampliar o nº de A4 modernizados incluindo um completo pacote de armamentos. Outros programas deveriam ser também acelerados, como por exemplo, ampliar o total de SH70 e definir a questão das aeronaves AEW&C. Com tudo para que isso ocorra e preciso recursos a serem liberados no atual governo. Acredito que a liberação dos Royalties do petróleo que estão contigenciados seriam suficientes para acelerar alguns programas, entre eles, até mesmo os dos navios de escolta. A liberação ou não destes recursos em 2010 vai demonstrar se o que tudo que tem acontecido em relação ao assunto defesa e simples retórica ou não. Devemos estarmos preparados para mas noticias ou seja nos proxímos anos temos na Marinha apenas o PROSUB os NaPa e modernizações/atualizações dos atuais meios.

Sds

Lord Nauta
Posso esclarecer alguns pontos...
liberação dos Royalties do petróleo que estão contigenciados seriam suficientes para acelerar alguns programas
Bem, os Royalties contingenciados não serão liberados, porque eles com certeza não estão mais a disposição do governo. O que se pode fazer é proibir qualquer governo futuro de fazer o mesmo. Ou seja, proibir qualquer governo de contingenciar qualquer verba para fins militares, seja de royalties, seja de orçamento. Assim as FA's, mesmo sem o apoio direto do Governo em exercício, teria através da consituição, garantido o seu repasse anual.
ampliar o nº de A4 modernizados incluindo um completo pacote de armamentos.
A modernização dos A-4 deve se estender até 2014, ou seja, a modernização de outras 6 unidades pode ser tomado pelo proximo presidente. Caso o presidente eleito em 2010 não corresponda aos anseios da nação.

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
gaitero
Sênior
Sênior

#1123 Mensagem por gaitero » Seg Nov 02, 2009 4:57 pm

jumentodonordeste escreveu:
delmar escreveu: Pode até ser mas, normalmente, são as circunstâncias que determinam o comportamento a seguir e não o contrário. Isto é verdade especialmente no caso dos políticos (e da população em geral). Vamos pensar em irrigação quando há estiagem, em vacinação quando há uma epidêmia, em novas estradas quando as atuais ficam congestionadas e por ai vai.

saudações

Concordo.

Mas nem tudo é assim.
Armas serão compradas, isso é fato, seja Serra ou Dilma, armas novas serão compradas.
A dúvida que fica no ar é se a END será seguida ou se Serra vai simplesmente abandonar essa "estratégia" e partir para uma nova, que iria demandar mais tempo e mais atraso.
Por que eu acho isso?

A END nasceu com uma grave falha, não pode ser considerada uma ESTRATÉGIA de fato, a END é mais um plano de governo, se fosse uma verdadeira estratégia ela seria criada com a presença da oposição na formulação, isso é estratégia, algo que ultrapassa um governo.
Discordo em genero numero e grau...

A END é uma estratégia e outra igual somente daqui a 50 anos...

A END foi criada por dois membros do PMDB. Ou seja, ''neutros'' ( Mangabeira e Nelson ). Com o aval de boa fé do Lula e com o apoio dos três militares de mais alta patente em exercício.

Com relação aos dois. Um tem uma queda pelo PSDB e outro pelo PT.

Serra ou qualquer outro não poderão dizer não a END, porque ela esta a alterar a constituição. Ou seja, é uma política de ESTADO ( nação ) não de GOVERNO.

O que pode acontecer, é uma tendência do governo eleito, em desacelerar o programa. Por motivos proprios...

Porém nem mesmo nisto eu acredito hoje...

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
flavio pereira montes
Júnior
Júnior
Agradeceu: 7 vezes

#1124 Mensagem por flavio pereira montes » Seg Nov 02, 2009 9:39 pm

Desculpe o off topic, mas a END não será um canto de cisne??????????

De concreto e obra recente????????????? 8-]

GustavoB
Sênior
Sênior
Agradeceram: 68 vezes

#1125 Mensagem por GustavoB » Ter Nov 03, 2009 8:17 am

A END é uma estratégia e outra igual somente daqui a 50 anos...

A END foi criada por dois membros do PMDB. Ou seja, ''neutros'' ( Mangabeira e Nelson ). Com o aval de boa fé do Lula e com o apoio dos três militares de mais alta patente em exercício.

Com relação aos dois. Um tem uma queda pelo PSDB e outro pelo PT.

Serra ou qualquer outro não poderão dizer não a END, porque ela esta a alterar a constituição. Ou seja, é uma política de ESTADO ( nação ) não de GOVERNO.

O que pode acontecer, é uma tendência do governo eleito, em desacelerar o programa. Por motivos proprios...

Porém nem mesmo nisto eu acredito hoje...

OK gaiteiro, mas o que pode acontecer se o PSDB ganhar é voltar o ânimo privatista e tentarem vender a Petrobras, o que teria, obviamente, desdobramentos na exploração da pré-sal e, por extensão, nos recursos para a Marinha.

Da mesma forma, bem sabemos, não há em nosso país uma cultura de continuísmo administrativo. Pela primeira vez, em 2002, o governo seguiu e incrementou políticas públicas que acreditou acertadas - cito a política econômica e programas da área da Saúde. Porém, quem garante que um Serra da vida fará o mesmo? A tendência é acabar com o trabalho do antecessor para que a população esqueça o mais rápido possível dele. Trocando em miúdos, isso significa revisar todos os programas em andamento, resultando, no mínimo, em atrasos e no risco de desarticulação.

Responder