Concordo totalmente com voce Nauta,devemos estar preparados para tudo e algo mais,e não é uma questão de estar enchendo a cara de vinagre não,os próximos 12 meses serão decisivos para uma série de questões com relação ao futuro das FAs,inclusive para o futuro do Min. NJ também,que é o articulador e Cmte dessa questão toda.Só que eu "acho" que ele fica bem menos que esses 12 meses ai, infelizmente.Prezados Senhores,
Em relação aos A4 o que tenho sempre colocado para diversas pessoas, entre elas algumas autoridades, e a quantidade de células a serem modernizadas. Existem 18 unidades a disposição para operação. O contrato assinado com a EMBRAER não menciona opções de modernização. Como a pespectiva real e a Aviação Naval dispor apenas dos A4 nos proxímos anos o ideal seria a modernização de todos os exemplares operacionais.Tem sido mencionado neste fórum que no caso de perda de uma das aeronaves seria então possivel modernizar um dos aviões que não foram contemplados pelo programa. Entretanto isto não e feito de um dia para o outro,demanda um tempo consideravel. Devemos considerar a possibilidade de uma vitória do PSDB ou até do PV nas proxímas eleições presidenciais. O que teremos pela frente, uma desaceleração dos programas de modernização das FFAA's?. E possível que isto aconteça e o que de fato vai estar garantido e o que estiver assinado. Em função desta possibilidade e que penso que algumas ações deveriam ser tomadas, entre elas ampliar o nº de A4 modernizados incluindo um completo pacote de armamentos. Outros programas deveriam ser também acelerados, como por exemplo, ampliar o total de SH70 e definir a questão das aeronaves AEW&C. Com tudo para que isso ocorra e preciso recursos a serem liberados no atual governo. Acredito que a liberação dos Royalties do petróleo que estão contigenciados seriam suficientes para acelerar alguns programas, entre eles, até mesmo os dos navios de escolta. A liberação ou não destes recursos em 2010 vai demonstrar se o que tudo que tem acontecido em relação ao assunto defesa e simples retórica ou não. Devemos estarmos preparados para mas noticias ou seja nos proxímos anos temos na Marinha apenas o PROSUB os NaPa e modernizações/atualizações dos atuais meios.
Sds
Lord Nauta
Sds.