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Re: A-12

Enviado: Seg Fev 18, 2013 10:57 am
por Sávio Ricardo
Andre Correa escreveu: Dizer que poderia estar em piores condições baseado numa opinião tirada do achismo, não conta pra nada.
[009]
Mas, particulamente, tudo que posto aqui é achismo, não posto nada convicto, porque não sou militar, é impossivel alguem de fora, e as vezes até de dentro, do meio militar postar alguma coisa com absoluta certeza. :roll:

Da mesma forma que ACHO que um navio do US Navy estaria em piores condições que o Foch, você também ACHA que não estaria :mrgreen: resumindo...é tudo ACHISMO André Véio. :wink:

Re: A-12

Enviado: Seg Fev 18, 2013 12:17 pm
por LeandroGCard
Sávio Ricardo escreveu:
Andre Correa escreveu: Dizer que poderia estar em piores condições baseado numa opinião tirada do achismo, não conta pra nada.
[009]
Mas, particulamente, tudo que posto aqui é achismo, não posto nada convicto, porque não sou militar, é impossivel alguem de fora, e as vezes até de dentro, do meio militar postar alguma coisa com absoluta certeza. :roll:

Da mesma forma que ACHO que um navio do US Navy estaria em piores condições que o Foch, você também ACHA que não estaria :mrgreen: resumindo...é tudo ACHISMO André Véio. :wink:
Bem,

Independentemente do estado do navio (que ACHO seria praticamente o mesmo) temos que ter em mente que o Independence é 3 vezes maior que o A-12, o que significaria grosso-modo 3 vezes mais custos para colocar em ordem e para manter depois, sem falar na ala aérea. Se era para manter uma ou duas dúzias de A-4 operacionais o A-12 estava para lá de bom, o Independence seria um grande exagero. E não vejo a MB à época podendo operar muito mais do que isto em termos de aeronaves de asa fixa (como também não vejo hoje).


Leandro G. Card

Re: A-12

Enviado: Seg Fev 18, 2013 3:02 pm
por Andre Correa
Tal como eu disse, faltou poder, ou vontade, de negociação da Marinha junto ao Governo Federal. Afinal, não iam comprar um NAe de 326 metros para operar meia duzia de A-4. Na altura, poderia ter-se incluído um pacote melhor, e talvez incluído a FAB numa compra maior de aeronaves, etc... Porque não fizemos nada disso, e continuamos da dependencia de todos, e totalmente defasados... a única coisa que conseguimos foi algum ufanismo e muita treta, as custas do suor de muita gente, altamente competente, mas que infelizmente estava a colocar seus esforços em material altamente defasado... ou seja, grande capacidade, mas mal aproveitada...

[009]

Re: A-12

Enviado: Seg Fev 18, 2013 3:55 pm
por Carlos Lima
Na verdade a coisa era um pouco mais delicada do que isso.

Por muito pouco a compra dos A-4 não gerou uma gigantesca crise nas FAs. Tinha muita gente na FAB que estava super infeliz com essa compra (e com a do Foch) inclusive com ameaças de crise e tudo.

Ou seja, até "politicamente" a compra de uma aeronave 'menos capaz' e um PA menor foi uma boa para a MB.

Além disso tem a questão dos diques que a MB não possui nenhum com capacidade de docagem de um navio do porte do Independence (é claro que isso poderia ser contornado).

Enfim, a dimensão política naquele momento indicava muita cautela com essas compras.

[]s
CB_Lima

Re: A-12

Enviado: Seg Fev 18, 2013 6:28 pm
por Marino
Carlos Lima escreveu:Na verdade a coisa era um pouco mais delicada do que isso.

Por muito pouco a compra dos A-4 não gerou uma gigantesca crise nas FAs. Tinha muita gente na FAB que estava super infeliz com essa compra (e com a do Foch) inclusive com ameaças de crise e tudo.

Ou seja, até "politicamente" a compra de uma aeronave 'menos capaz' e um PA menor foi uma boa para a MB.

Além disso tem a questão dos diques que a MB não possui nenhum com capacidade de docagem de um navio do porte do Independence (é claro que isso poderia ser contornado).

Enfim, a dimensão política naquele momento indicava muita cautela com essas compras.

[]s
CB_Lima
Até que enfim alguém pondera um pouco.
Se lerem os posts da época verão exatamente isto:
- inexistência de dique na MB capaz de docar o navio
- necessidade de 5000 homens para tripular o navio
- impossibilidade de termos a curto prazo uma ala aérea do tamanho para o navio
- ETC
Mas leriam também que a MB tem um planejamento estratégico que define o tamanho do navio que precisamos.

Re: A-12

Enviado: Seg Fev 18, 2013 8:07 pm
por FCarvalho
Marino, as coisas, bem ou mal, estão se acertando para a aviação naval da MB. Vai demorar? Vai. E penso que muito. Mas vai sair. E como diria o ditado: "antes tarde do que nunca."

abs.

Re: A-12

Enviado: Seg Fev 18, 2013 9:55 pm
por Marino
De acordo.

Re: A-12

Enviado: Ter Fev 19, 2013 12:41 pm
por JL
Essa briga com a FAB é execrável, aliás os brigadeiros que endossam esta posição antagônica, deveriam ter vergonha, pois cometem um ato contra a pátria. Pois esta mais que provado que em termos de guerra naval uma aviação diretamente sob o comando naval é extremamente necessário. Vejam os exemplos da Alemanha e da Itália na IIGM.

Claro que esta briga estúpida, prejudicou totalmente o desenvolvimento da Aviação Naval Brasileira. Agora eu particularmente penso que a adoção do caça Harrier, nos anos 80, teria sido uma solução viável e eficiente para dotar o Minas Gerais de uma capacidade de combate razoável.
E hoje nós deveríamos estar operando algo semelhante ao Principe das Astúrias espanhol (que inclusive deu baixa). Lógico que os Harrier não alcançariam toda a capacidade operacional que aeronaves lançadas por catapulta podem obter. Mas em termos econômicos parece que seria mais viável, pois poderíamos operá-los em navios que não necessitariam de uma planta propulsora a base de vapor.
Mas não se por que motivos políticos o Harrier, que inclusive pouso no Minas nunca vingou na nossa Marinha. A aeronave serviu bem aos Marines norte americanos, a Royal Navy a RAF, aos Espanhóis e a India. Foi provada nas Malvinas, a versão mais avançada usada no Iraque. Mas para nós não servia. Bem coisas do Brasil.

Re: A-12

Enviado: Ter Fev 19, 2013 2:27 pm
por J.Ricardo
Gente, momento história: essa briga foi uma grande cartada do presidente JK, ele comprou o Minas e deixou a MB e FAB se engalfinhando e deixando ele em paz, lembrem-se que naquela época os militares eram perigosos (para a democracia e seus governantes) e se achavam maiores que o Brasil...

Re: A-12

Enviado: Seg Fev 25, 2013 8:28 am
por talharim
DIRETORIA-GERAL DO MATERIAL
ARSENAL DE MARINHA DO RIO DE JANEIRO

AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO ELETRÔNICO Nº 12062/2012 - UASG 741000
Nº Processo: 12062 . Objeto: Pregão Eletrônico - Material refratario
e metalico de fixação para a manutenção de quatro caldeiras de
propulsão do Nae São Paulo.
Total de Itens Licitados: 00056 . Edital:
25/02/2013 de 08h30 às 11h00 e de 13h às 15h30 . Endereço: Praca
Barao de Ladario, S/nr. - Ilha Das Cobras Centro - RIO DE JANEIRO
- RJ . Entrega das Propostas: a partir de 25/02/2013 às 08h30
no site www.comprasnet.gov.br. . Abertura das Propostas: 12/03/2013
às 09h00 site www.comprasnet.gov.br.
SELMA DO COUTO FERREIRA
Membro da Equipe de Apoio

Re: A-12

Enviado: Sex Mar 01, 2013 8:20 am
por talharim
NAVIO-AERÓDROMO SÃO PAULO
EXTRATO DE REGISTRO DE PREÇOS
Registrador: Navio Aeródromo "São Paulo"; Espécie: Ata de Registro
de Preço nº 001/2013; Objeto: Locação de 2 (dois) geradores, de 700
KVA cada um, em containeres marítimos, a serem instalados no
Navio Aeródromo "São Paulo", compreendendo também o fornecimento
de itens adicionais,
listados no subitem 1.3 do termo de
referência Anexo "A" do edital, para cada um dos equipamentos
alugados: Pregão Eletrônico SRP 91603/005/2012; Data de assinatura
da Ata: 21/02/2013; Prazo de Validade: 20/02/2014; Itens: 01, 02 e
03; Valor R$ 159.560,00, Registrada: AGGREKO ENERGIA LOCAÇÃO
DE GERADORES LTDA, CNPJ 02.283.886/0001-53.

Re: A-12

Enviado: Sex Mar 01, 2013 8:13 pm
por general-lee
Nosso portasauro quando ficar totalmente reformado,ficara tinindo e podera durar mais uns 10 anos....ora si... sds [014] [069] [081]

Re: A-12

Enviado: Ter Mar 05, 2013 6:30 pm
por J.Ricardo
Andre Correa escreveu:Tal como eu disse, faltou poder, ou vontade, de negociação da Marinha junto ao Governo Federal. Afinal, não iam comprar um NAe de 326 metros para operar meia duzia de A-4. Na altura, poderia ter-se incluído um pacote melhor, e talvez incluído a FAB numa compra maior de aeronaves, etc... Porque não fizemos nada disso, e continuamos da dependencia de todos, e totalmente defasados... a única coisa que conseguimos foi algum ufanismo e muita treta, as custas do suor de muita gente, altamente competente, mas que infelizmente estava a colocar seus esforços em material altamente defasado... ou seja, grande capacidade, mas mal aproveitada...

[009]
Mas os A-4 foram adquiridos para o Minas Gerais, a compra do SP foi posterior a compra dos aviões. O SP herdou os A-4 do Minas...

Re: A-12

Enviado: Qui Mar 14, 2013 3:33 pm
por capsantanna
O problema é que os A-4 não herdaram "ainda" o São Paulo.

Re: A-12

Enviado: Qui Mar 14, 2013 6:09 pm
por Alitson
Com 50 anos cada um eles estão bem perto de deixarem uma herança de bilhões de dólares de prejuízos para nós contribuintes...