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Re: A-12
Enviado: Qui Jan 31, 2013 12:36 pm
por Lord Nauta
Sávio Ricardo escreveu:Lord Nauta escreveu:
Então neste caso, segundo sua opinião, a MB se enquadraria na mesma qualificação já que para mobiliar 2 NPM da classe Juan Carlos I não seriam necessários mais do que 30/36 F-35.
Sds
Lord Nauta
Prezado Lord, creio que não me compreendeu, estou querendo dizer que 36 SH nem sem comparam com 36 F35, o ultimo causa muito mais "alvoroço", militarmente e politicamente dizendo, que o primeiro.
Abs
Grato pelo esclarecimento.
Sds
Lord Nauta
Re: A-12
Enviado: Seg Fev 04, 2013 12:14 pm
por Fábio Nascimento
E o A-12? Como andam os testes?
Re: A-12
Enviado: Sex Fev 15, 2013 10:09 am
por JL
O que eu vou escrever é fato, apesar de ser uma conclusão minha. Conclusão tirada de conversa com militar que esteve a bordo.
O casco do navio esta bom, ou seja estruturalmente adequado. Mas o que ainda tem de problemas internos para serem sanados é algo muito grande. Inclusive o problema da geração de energia. Ou seja, ou a MB gasta uma quantia em dinheiro equivalente a construir um navio, faixa de mais de 500 milhões de dólares, para botar o navio na doca seca, rasgar ele e trocar o que tem que ser trocado, contratando empresas internacionais para reprojetar novos equipamentos compatíveis com o navio. Falo dos tais turbogeradores por exemplo por exemplo. Ou vai do jeito que vai. Segundo informe o gasto com SP já supera 400 milhões de reais. E deste jeito vai ficar mais anos e anos gastando e não operando. Compramos um navio que se fosse uma fruta seria bonita por fora mas podre por dentro.
Esta é a dura realidade. E depois de arrumar tudo isto, ainda vai restar os sensores e defesa antiaérea.
Mas opinião pessoal, creio que vale a pena, gastar uns 500 ou 700 milhões de dólares o custo de uma fragata nova para ter um Nae com capacidade de operar caças e helis pesados. Vale a pena. Afinal um Nae vence qualquer coisa sobre o mar em combate.
Re: A-12
Enviado: Sex Fev 15, 2013 10:17 am
por Sávio Ricardo
Mas será que um Turbo gerador de navio é tão mais complexo que um de qualquer usina terméletrica, que são fabricados pela TGM???
Re: A-12
Enviado: Sex Fev 15, 2013 1:09 pm
por JL
Complexo não, apenas que tem que ser um produto exclusivo projetado para atender as especificações do navio e as dimensões exatas da praça de máquinas do anterior. Aliás este deve ser o problema encontrar similares para substituir equipamentos antigos não mais fabricados. Quanto vai custar para uma empresa do ramo projetas e construir uma única unidade do equipamento para atender exclusivamente o nosso São Paulo. Muito caro, mas considerando o custo de um Nae novo e a capacidade que ele pode dar, creio que vale a pena.
Re: A-12
Enviado: Sex Fev 15, 2013 3:10 pm
por henriquejr
Volto a perguntar, o que fizeram com os TGs do NAe Clemeceau, irmão do A-12? Se não me engano são 3 TGs em cada NAe da classe, será que no navio irmão não tinha pelo menos um em bom estado?!
Re: A-12
Enviado: Sex Fev 15, 2013 4:21 pm
por FABIO
O A-12 ja era
EDITADO será que a MB não ver que não faz mais sentido gastar nessa banheira,
é aceitar que em caso de guerra estamos fudido e mal pago
Re: A-12
Enviado: Sex Fev 15, 2013 4:29 pm
por Fábio Nascimento
Pegou Ar...
Re: A-12
Enviado: Sex Fev 15, 2013 4:29 pm
por Fábio Nascimento
Pegou Ar...
Re: A-12
Enviado: Sex Fev 15, 2013 4:51 pm
por FABIO
Cade meu gardenal
desculpem estou pessimista hoje.
Re: A-12
Enviado: Sex Fev 15, 2013 5:57 pm
por Olinda
JL escreveu:Complexo não, apenas que tem que ser um produto exclusivo projetado para atender as especificações do navio e as dimensões exatas da praça de máquinas do anterior. Aliás este deve ser o problema encontrar similares para substituir equipamentos antigos não mais fabricados. Quanto vai custar para uma empresa do ramo projetas e construir uma única unidade do equipamento para atender exclusivamente o nosso São Paulo. Muito caro, mas considerando o custo de um Nae novo e a capacidade que ele pode dar, creio que vale a pena.
Também penso que vale apena. E acredito que com a evolução tecnologica o tamanho do TG não seja problema, e talvez possa ser montado dentro do navio.
Re: A-12
Enviado: Sex Fev 15, 2013 8:08 pm
por FCarvalho
Senhores, gostemos ou não, a MB não tem outra opção que não o Nae SP, se quiser mesmo ter novamente uma aviação naval de asa fixa.
Já são quase 15 anos deste projeto desde a aquisição dos A-4K, e a MB não pode e nem tem como voltar atrás, em virtude das seríssimas implicações não somente doutrinárias, como de planificação estratégica e financeira. Ou alguém aqui acha que o quase nada do erário público que foi posto durante estes 15 anos no projeto poderia ser gasto assim, e simplesmente, não chegar a seu termo, saindo ileso, longe do foco da mídia e das criticas dos oportunistas de plantão? Muito já foi investido e muito mais ainda o será. Não tem volta.
Ou é isso, ou é perder, novamente, o sonho da aviação de asas fixa na MB. E desta vez, creio, se acontecer, será para sempre. Insisto, não tem volta.
abs.
Re: A-12
Enviado: Sex Fev 15, 2013 8:57 pm
por JL
Não tem jeito, a MB optou por aeronaves lançáveis por catapultas e para este uso, somente existem navios aeródromos nos EUA e um único na França. Então ou prepara o Sampa a qualquer custo ou coloca os aviões em terra e pode esquecer a ideia de uma esquadra com um Nae. Pois na atual altura do campeonato creio que seria muito difícil mudar tudo para operar os caríssimos F35 e V-22 Osprey, com a finalidade de adquirir uma plataforma com rampa de decolagem.
Re: A-12
Enviado: Sáb Fev 16, 2013 10:46 am
por artenobre
para quem pensa em desenvolver e produzir aqui a parte motriz de um sub nuclear acho que seria um bom exercicio desenvolver a parte de geradores para o A-12. que teoricamente seria muito mais simples que tudo num Sub Nuclear.
Re: A-12
Enviado: Sáb Fev 16, 2013 11:01 am
por Sávio Ricardo
Até agora, lendo esses post's sobre TG tanto no A12 quanto no SNB, acho dificil a TGM não conseguir produzir um de qualidade, mas não acredito que a MB ainda não a consultou.