PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1096 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 05, 2016 4:24 pm

jauro escreveu:Estas VBR estão vindo para transformar a Inf Mtz em Mec. Então seriam necessárias, por menos, 41 VBR SR, por Bda Inf Mec ou seja 41x4=164. Essas VBR seriam usadas como CC-SR.
Jauro, o PEEx prevê quantas bdas inf mec ao todo? Alguma definição final quanto a isso?
jauro escreveu:Escrevi que seria temeroso, não impossível, utilizar uma Vtr mais pesada para aquilo que a CavMec mais se presta, que é o Reconhecimento. Mas como se trata de novos MEM, é bem provável que ele venha atendendo às duas vertentes (do poder de choque e do reconhecimento). Assim precisaríamos de mais 400 e tantos VBR/CC-SR, onde 600 Vtr estariam de bom tamanho para atender as Bda Mec atuais.
Seriam 600 só para a cav mec, ou já contando também a cav lda e a inf mec? Se não, então estamos falando de mais de 800 bldos VBR-SR. Isto é procedente mesmo?

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1195
Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
Localização: Niterói - RJ
Agradeceram: 233 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1097 Mensagem por RobsonBCruz » Dom Nov 06, 2016 3:43 pm

FCarvalho escreveu:Jauro, o PEEx prevê quantas bdas inf mec ao todo? Alguma definição final quanto a isso?
jauro escreveu: Estas VBR estão vindo para transformar a Inf Mtz em Mec. Então seriam necessárias, por menos, 41 VBR SR, por Bda Inf Mec ou seja 41x4=164. Essas VBR seriam usadas como CC SR.
RobsonBCruz escreveu:No Anexo D do novo PAEX 2016-2019 consta:

b. CMT 02 – SUPERIORIDADE NO ENFRENTAMENTO
3) CO 06 – Ação Terrestre
Implantar a capacidade mecanizada em 4 brigadas de infantaria motorizada;




jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1098 Mensagem por jauro » Dom Nov 06, 2016 5:27 pm

FCarvalho escreveu:
jauro escreveu:Estas VBR estão vindo para transformar a Inf Mtz em Mec. Então seriam necessárias, por menos, 41 VBR SR, por Bda Inf Mec ou seja 41x4=164. Essas VBR seriam usadas como CC-SR.
Jauro, o PEEx prevê quantas bdas inf mec ao todo? Alguma definição final quanto a isso? Quatro, 41x4= 164. 15ª; 3ª; 11ª e 9ªBda.
jauro escreveu:Escrevi que seria temeroso, não impossível, utilizar uma Vtr mais pesada para aquilo que a CavMec mais se presta, que é o Reconhecimento. Mas como se trata de novos MEM, é bem provável que ele venha atendendo às duas vertentes (do poder de choque e do reconhecimento). Assim precisaríamos de mais 400 e tantos VBR/CC-SR, onde 600 Vtr estariam de bom tamanho para atender as Bda Mec atuais.
Seriam 600 só para a cav mec, ou já contando também a cav lda e a inf mec? Se não, então estamos falando de mais de 800 bldos VBR-SR. Isto é procedente mesmo? 600 no total 164 para a Inf e 430 para a Cav Mec=594 Vtr.

abs.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1099 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 06, 2016 8:50 pm

Obrigado Jauro e Robson pelas informações.

Adendo, este número de 4 bgdas inf mec ele é fixo, não teremos mais, ou é algo que pode ser alterado no futuro, tendo em vista a quantidade de bgdas inf mtz que temos?

Pelo exposto, tais bgdas serão apenas em Goias, RJ, SP e Paraná. Nada no NE e nada no centro-oeste. Confere?

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2924
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 181 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1100 Mensagem por saullo » Dom Nov 06, 2016 9:28 pm

Eu acho que a 8a, no Sul, e a 13a, no Centro-Oeste, poderiam ser as próximas a serem convertidas para mecanizadas, assim que houver dinheiro pra isso. Também se poderia colocar uma das brigadas do Nordeste nessa lista.

Abraços




Avatar do usuário
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1195
Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
Localização: Niterói - RJ
Agradeceram: 233 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1101 Mensagem por RobsonBCruz » Dom Nov 06, 2016 9:56 pm

saullo escreveu:Eu acho que a 8a, no Sul, e a 13a, no Centro-Oeste, poderiam ser as próximas a serem convertidas para mecanizadas, assim que houver dinheiro pra isso. Também se poderia colocar uma das brigadas do Nordeste nessa lista.

Abraços
Quando a Estratégia Braço Forte (EBF) foi apresentada, em 2009, previa 6 brigadas de infantaria mecanizada, as 4 listadas pelo Jauro e mais as 2 citadas por você.

Depois caiu para 5, indicando que a 13ª seria Leve, e por fim (até que mude) 4, não ficando claro se seria a 8ª ou 11ª a ser transformada. Pela informação do Jauro acima, já deve estar certo que será a 11ª.

Particularmente, acho que a 7ª (Natal-RN) também deveria ser transformada.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1102 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 07, 2016 1:02 am

Particularmente acredito que todas as 3 bgdas inf mtz do NE deveriam ser mecanizadas, já que o EB não se dará o trabalho de dispor de tropas blindadas naquela região.

Ao menos dispor-se de veículos bldos SR seria um mínimo para dar alguma credibilidade para aquelas tropas.

Há necessidade de duas bgdas inf mec na região centro-oeste. Uma para cada estado. Afinal, são mais de mil kms de fronteira "seca" sem a menor proteção e com o pouco que tem a pé.

Isso de concentrar tudo no sul e sudeste me parece algo meio que surreal. Será que a nossa doutrina não consegue sair do sec. XIX.

abs.




Carpe Diem
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1103 Mensagem por Lord Nauta » Seg Nov 07, 2016 4:44 am

FCarvalho escreveu:Particularmente acredito que todas as 3 bgdas inf mtz do NE deveriam ser mecanizadas, já que o EB não se dará o trabalho de dispor de tropas blindadas naquela região.

Ao menos dispor-se de veículos bldos SR seria um mínimo para dar alguma credibilidade para aquelas tropas.

Há necessidade de duas bgdas inf mec na região centro-oeste. Uma para cada estado. Afinal, são mais de mil kms de fronteira "seca" sem a menor proteção e com o pouco que tem a pé.

Isso de concentrar tudo no sul e sudeste me parece algo meio que surreal. Será que a nossa doutrina não consegue sair do sec. XIX.

abs.

Prezados Senhores

Qual seria as hipóteses de emprego para Bda Inf Mec e de VBC SL na região NE do país?

Sds

Lord Nauta




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18506
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2379 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1104 Mensagem por knigh7 » Seg Nov 07, 2016 5:22 am

A 4a Bda Mecanizada, no Centro-Oeste, chega mais rápido na Amazônia Ocidental.

Mas é necessário que a Amazônia Oriental possa contar também com alguma Bda "mais forte", não fique apenas com Bdas de Infantaria de Sl. O NE tem um terreno propício para treinamento e é perto da Amazônia Oriental.

No planejamento do EB 2016-2019:

1.1.4.1 Estudar a transferência de uma Bda C Mec para o CMNE




Editado pela última vez por knigh7 em Seg Nov 07, 2016 7:55 pm, em um total de 1 vez.
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1105 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Nov 07, 2016 6:09 am

Lord Nauta escreveu:Qual seria as hipóteses de emprego para Bda Inf Mec e de VBC SL na região NE do país?
Pela geopolítica a região NE é onde as Bda Inf Mec melhor se adaptam, a área é extensa, de fácil acesso por veículos sobre rodas e o tipo de conflito mais provável (que alias, já ocorreu algumas vezes na nossa história) são conflitos de baixa intensidade, revoltas, nesse caso a capacidade da Bda Inf Mec de levar veículos blindados ao local em um curto espaço de tempo representa um grande diferencial.

Já em relação aos VBC SL, essa região também é a que tem o terreno mais propício, por outro lado, é também a região em que conflitos de alta intensidade que exigiriam esse material são mais improváveis, a única hipótese de emprege nessa região que eu vejo seria no caso de um desembarque inimigo no NE que use o sertão como corredor para Brasília e SE.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1106 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 07, 2016 12:21 pm

Lord Nauta escreveu:Prezados Senhores
Qual seria as hipóteses de emprego para Bda Inf Mec e de VBC SL na região NE do país?
Sds
Lord Nauta
Eu poderia enumerar diversas, das mais mirabolantes às mais passíveis de realidade, dentro do nosso contexto atual, e no futuro a médio/longo prazo no TO sul-americano.

Mas, penso que seja importante dizer que, da mesma forma que nos parece hoje inverosímel um conflito militar no NE que justifique tal dispositivo na região, da mesma forma, não menos inverosímel também nos é a mesma situação em nossas fronteiras sul e centro-oeste. Ou Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai representam agora efetivamente uma ameaça militar para nós em qualquer prazo minimamente previsível?

Que eu saiba nossos vizinhos ao sul não estão, e não estarão em melhor condições que nós mesmos no que compete a questão defesa nacional em qualquer prazo.

Assim, não vejo como sendo descabida a proposta de envidar meios mecanizados no NE. Penso que já passamos do tempo em que os nordestinos sejam vistos apenas como mão de obra barata e/ou reserva barata para a infantaria em eventuais conflitos que se nos apareçam no sul/sudeste, ou em qualquer outra parte do país.

Até porque, e para ser bem honesto, tal como são as coisas hoje em dia neste país, eu tendo a duvidar que qualquer um de Brasília para baixo se arrogue a pulha de abrir mão de suas vidinhas urbanas e populescas para vir aqui defender a minha região se necessário. Não sem antes muitas discussões e debates sobre a "necessidade" de termos de defender "um lugar tão longe que só tem índio e floresta." :roll:

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2924
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 181 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1107 Mensagem por saullo » Seg Nov 07, 2016 12:29 pm

Um invasão do NE ocorreria depois de neutralizadas a MB e a FAB, e aí, pra que tropas bem equipadas no solo se já não teríamos nem apoio naval e nem apoio aéreo.
Se uma invasão do NE ocorrer, creio que só restará nos render ou recorrer a guerra de resistência.
O que quero frisar é que se o NE for invadido um dia, é porque já não devemos mais ter nem marinha nem força aérea com capacidade dissuassória crível para realizar a defesa do território.
Hoje, creio que nossas tropas melhor equipadas em termos de material blindado devem ficar mais perto das fronteiras com nossos vizinhos.
Eu acho até um desperdício converter a 3a Brigada em Mecanizada e não converter a 13a, essa bem mais perto da fronteira.

Abraços




Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2924
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 181 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1108 Mensagem por saullo » Seg Nov 07, 2016 3:28 pm

O NE hoje, se falando em unidades mecanizadas, só tem o RCM de Bayeux e o EsqCM de Recife.
Um ponto a se pensar, e seria legal opinião do pessoal mais ligado ao EB, é se, no caso de efetivamente passarmos a ter 4 Brigadas de Infantaria Leve no NE, sediadas em Salvador, Recife, Natal e Fortaleza, todas com 3 a 4 Batalhões em seus quadros, será que não seria interessante que os batalhões sediados nessas 4 cidades, sedes das brigadas, serem, só eles, transformados em Mecanizados?
Os demais batalhões continuariam leves, mas pelo menos nessas 4 cidades importantes teríamos unidades mecanizadas.
Sem esquecer que essas 4 brigadas demandam ter, cada uma, 1 Esquadrão de Cavalaria Mecanizado.

Abraços




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18506
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2379 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1109 Mensagem por knigh7 » Ter Nov 08, 2016 2:41 am

saullo escreveu: Eu acho até um desperdício converter a 3a Brigada em Mecanizada e não converter a 13a, essa bem mais perto da fronteira.

Abraços
A 3a Bda fica numa região central do país, de deslocamento mais fácil, é sobre rodas, podendo aproveitar essa mobilidade. E o EB estuda transferir uma Bda Mecanizada para o NE. Espero que se concretize mesmo.

Tem muita tropa aqui no Centro Sul. Na minha opinião, a Bda Paraquedista deveria mesmo sair do Rio indo para Goiânia ou Anápolis.
E a 8a Bda Mtz deveria ser transferida para o Acre, complementando o que falta para criar uma Bda lá.

Transformaria a 14a Bda em Leve Aeromóvel, com um BAvEx transferido para Florianópolis.

Assim, o estado do RS ficaria com 3 brigadas (1 Blindada e 2 Mecanizadas).

O distribuição do EB no país ficaria mais equilibrada e condizente com o cenário de distensão com a Argentina nos últimos 30 anos e maior atenção com a Amazônia.

Obs: Na minha opinião, Bda Mecanizada transferida para o NE deveria tomar o lugar de alguma lá. Eu exinguiria alguns batalhões e regimentos que estão sobrando (ex: 55o BI, 12o BI, 38o BI, 2o Reg Cavl de Guardas, 8o Btl PE, etc)




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1110 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 08, 2016 10:54 am

Não estão sobrando btl inf no EB. O que precisa é readequar a localização. O que mais falta aqui é btl do EB.
Ex: Entre Tabatinga e Cruzeiro do Sul, não existe nada a não ser 2 pel fronteira no Rio Javari. São mais de 500 kms de fronteira sem nada e ninguém por lá.
A mesma coisa se formos para o norte. Até SGC são outro 500kms sem absolutamente nada a não ser 1 pel de fronteira.
Espeço e necessidade aqui é o que não falta.

abs




Carpe Diem
Responder