Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18502
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2378 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#10816 Mensagem por knigh7 » Seg Mai 27, 2013 3:20 am

tykuna escreveu:
knigh7 escreveu:Mas essa definição que vc citou de atirador de escol é o mesmo do sargento que eu mencionei, onde há 1 por pelotão...
Desde que me entendo por gente, lembro do meu pai falar de atirador de ESCOL no EB. Detalhe, tenho 32 anos...
Sim, existe há muito.
O que é relativamente novo no EB é a função de sniper (2 equipes por batalhão de infantaria), no qual os artigos que eu li a chamam também de caçador.




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#10817 Mensagem por Alcantara » Seg Mai 27, 2013 9:54 am

Então o erro pode ser meu, Knigh7, porque eu pensava que o "Sniper" era uma função mais antiga (mais "intronizada", digamos assim) do que o "atirador de escol" (Designed Marksman).

Antigamente eu não via esse tipo de arma (Designed Marksman Rifle - DMR) nas tropas "normais" do EB. Nas de pronto emprego, sim, mas na infantaria normal, não.




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37432
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#10818 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 27, 2013 11:43 am

Se nos entendemos bem, para o EB:

sniper = caçador, pelo menos é assim que que o EB chama seus snipers;

DMR - atirador de escol, ou seja, aquele sujeito engajado que tem um bom olho para o tiro de precisão, com um treinamento melhorado, e que serve em nível Pel.

ambas as funções tem características parecidas, mas de emprego diferenciado, porque em níveis e objetivos diferentes.

A Imbel, a pedido, ou por conta própria, desenvolveu uma versão do IA2 para os atiradores de escol, como o EB chama os seus DMR, no sentido de equipá-los com esta versão do fuzil de tropa IA2:

IA2 DMR
http://1.bp.blogspot.com/-CZTeWSC1hJU/Tr4UetfZZnI/AAAAAAAAFog/HU42ZYR7l3o/s1600/IA-2+ia202.jpg
IA2 Padrão
Imagem

Enquanto os Snipers, ou caçadores, tem seu emprego restrito ao nível de comdo btl, E lançam mão de fuzis como estes aqui:

AGLC
http://bp3.blogger.com/_9meF9S6NvA4/RhFbVq2a9WI/AAAAAAAAAGc/AD6Fr2oDtP4/s400/fuzil_308_2.jpg

De qualquer forma, doutrinariamente, até onde sei, os caçadores tem algo a referenciar-se, enquanto os atiradores de escol, tem apenas a prática e experiência do dia a dia para fazê-lo. Talvez por o EB não creditar a esta função a necessidade de um maior reconhecimento e/ou preparo, bastando para sua formação aquela que o eligioep colocou, então pode-se prescindir de um manual doutrinário para o mesmo. Fato é que a sua preparação se dá no nível básico dos btls em que se encontra, sendo função dos sgts instrutores dar cabo de uma formação mais "especializada" a este tipo de atirador.

Enfim, nada mais, nada menos, do que o já famoso jeitinho brasileiro dando os seus ares pelo cotidiano verde-oliva, e produzindo os seus frutos, cujo mais recente, podemos dizer, seja esta versão do IA2.

Tomara que dê certo, até porque, acho que se a Imbel o fez, foi porque o EB de alguma forma, aprendeu algo a despeito da figura dos DMR com as guerras alheias, e decidiu dar-lhes um pouco mais de atenção.

Vamos ter de aguardar o desenvolvimento da arma e sua inserção, ou não, na tropa, para sabermos até onde vai esta curiosidade do EB quanto a função/pape de seus atiradores de escol.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37432
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#10819 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 27, 2013 11:51 am

DMR brasileiro em ação:

http://sistemasdearmas.com.br/ter/sniperebfal.jpg

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
dalton romao
Sênior
Sênior
Mensagens: 1009
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:51 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#10820 Mensagem por dalton romao » Seg Mai 27, 2013 1:26 pm

fcarvalho, esse protótipo que você coloca aqui como sendo fuzil IA2 DMR não entrou em produção. leia no site da IMBEL, amigo, em produção só fuzis de assalto tanto em 5.56 como em 7.62.




Avatar do usuário
dalton romao
Sênior
Sênior
Mensagens: 1009
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:51 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#10821 Mensagem por dalton romao » Seg Mai 27, 2013 1:28 pm

texto copiado do site da IMBEL.
A IMBEL®, recentemente agregou ao seu portfólio de produtos de defesa e segurança a Linha de Produtos IA2, constituída de fuzis de assalto 5,56 e 7,62 ; carabinas policiais 5,56 e 7,62; Facas-Baionetas IA2, e Facas de Campanha IA2 e AMZ; Linha de Produtos SATi – Sistemas de Abrigos Temporários da IMBEL® , integrados pelas linhas de Campanha e Humanitárias, que disponibiliza abrigos temporários de alto desempenho; e o conjunto rádio de comunicações militares TRC 1193 – Rádio Mallet.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18502
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2378 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#10822 Mensagem por knigh7 » Seg Mai 27, 2013 1:38 pm

E qual é o comprimento atual do fuzil de assalto IA2 7,62mm, Dalton?




Avatar do usuário
dalton romao
Sênior
Sênior
Mensagens: 1009
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:51 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#10823 Mensagem por dalton romao » Seg Mai 27, 2013 2:38 pm

92 cm aberto, 67 cm com coronha dobrada, 39 cm de cano, descarregado 4.030.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37432
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#10824 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 27, 2013 2:50 pm

dalton romao escreveu:fcarvalho, esse protótipo que você coloca aqui como sendo fuzil IA2 DMR não entrou em produção. leia no site da IMBEL, amigo, em produção só fuzis de assalto tanto em 5.56 como em 7.62.
Eu sei caro dalton, postei apenas para questão de ilustrar a discussão sobre as diferenças entre ele, que seria um hipotético DMR e o fuzil de assalto básico que está sendo hora produzido pela Imbel, e que consta apenas, até o momento, de fuzis com canos curtos, nos dois calibres. Até por isso que postei as duas fotos para ver-se a diferença entre ambos, que a primeira vista, trata-se apenas do dimensionamento diferenciado dos canos, sem nenhum adendo a mais para aquele primeiro.

Como disse aqui em post anterior, minha opinião é de que qualquer desenvolvimento futuro dos IA2 deveria tomar por base o modelo ilustrado de carabina, que me parece, ser a base ideal para um fuzil moderno, tanto em termos de peso, como de tamanho e ergonomia.

Vamos aguardar o que a avaliação do lote piloto nos diz. Até que tenhamos uma posição oficial das ffaa's sobre o desempenho dos mesmos, qualquer coisa que pensemos sobre eles será não mais que mera especulação. Eu torço para que tudo vá bem nos testes, e possamos o quanto antes, desenvolver outras versões, como as expostas nas figuras que postei, seja a carabina, a CQC e a fuzil de precisão em 7,62 e até mesmo a suposta DMR.

Para mim, tenho certeza de que há espaço para todas elas em nossas forças armadas. Resta-nos torcer e aguardar.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
dalton romao
Sênior
Sênior
Mensagens: 1009
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:51 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#10825 Mensagem por dalton romao » Seg Mai 27, 2013 3:10 pm

também aguardo que venham outras versões, amigo. como já coloquei aqui em outro post, versão CQC do 7.62 já foi mostrado. ainda nem sabemos se o 5.56 vai ser a arma de todos os batalhões. está tudo muito confuso, por enquanto, como você disse, só temos especulações, alguns protótipos e um lote piloto do 5.56. abraços.




Avatar do usuário
marcusv
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 233
Registrado em: Sáb Fev 18, 2006 1:33 am
Localização: porto alegre
Agradeceram: 31 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#10826 Mensagem por marcusv » Seg Mai 27, 2013 3:50 pm

O que esta me parecendo e que o ia2 em 7,62 sera a arma dos DMR nos pelotoes do exercito!




Avatar do usuário
dalton romao
Sênior
Sênior
Mensagens: 1009
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:51 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#10827 Mensagem por dalton romao » Seg Mai 27, 2013 4:49 pm

é uma ideia, marcusv. quem sabe um GC com 8 IA2 em 5.56 sendo que dois com lança-granadas de 40 e um com um IA2 7.62 e luneta, que seria o tal DMR e com isso nada de FAP.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6569 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#10828 Mensagem por Túlio » Seg Mai 27, 2013 4:50 pm

CREDO!!! :roll: :roll: :roll: :roll:

Leva a mal não masss... :wink: 8-]




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#10829 Mensagem por Clermont » Seg Mai 27, 2013 5:01 pm

dalton romao escreveu:é uma ideia, marcusv. quem sabe um GC com 8 IA2 em 5.56 sendo que dois com lança-granadas de 40 e um com um IA2 7.62 e luneta, que seria o tal DMR e com isso nada de FAP.
Acho arriscado um GC que não disponha de uma arma capaz de prover apoio de fogo automático aproximado. Seja uma metralhadora leve 5,56 ou 7,62; ou um fuzil automático pesado. A desvantagem dele em relação a outras frações que disponham de tal apoio seria muito grande.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6569 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#10830 Mensagem por Túlio » Seg Mai 27, 2013 5:03 pm

Totalmente de acordo, Clermont.




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Responder