Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1136 vezes
Agradeceram: 2843 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#10801 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Mai 25, 2013 1:10 pm

Sabem que mais, eu acho é que estou a fazer uma confusão do camandro. Já agora, aqui fica mais um video.
cabeça de martelo escreveu:

Salvo erro foi colocado no fórum à um ano. Dá para ver perfeitamente as coronhas e dá para perceber que as mesmas foram "simplificadas".

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#10802 Mensagem por Alcantara » Sáb Mai 25, 2013 2:01 pm

FCarvalho escreveu:
Alcantara escreveu:A versão DMR do IA2 é uma versão especial, visto que a sigla vem de Designated Marksman Rifle (DMR) e é uma arma usada por soldados especialmente treinados e designados para a função (tipo um atirador de elite, só que alí, junto da tropa, e não caçando sozinho).
http://en.wikipedia.org/wiki/Designated_marksman
O papel do DM é fornecer fogo rápido precisão em alvos inimigos em distâncias de até 1.000 metros (1.090 m) com um rifle capaz de fogo semi-automático chamado de rifle "atirador designado" equipado com uma mira telescópica. Como franco-atiradores, DMs são treinados em tiro rápido e preciso, mas ao contrário do "verdadeiro" franco-atirador mais especializado, eles também estão associadas a uma equipe de fogo de infantaria e pretende estabelecer fogo rápido precisão em alvos valiosos, conforme necessário, ampliando, assim, o alcance da equipe.
Isto para mim é uma surpresa, até porque, eu particularmente desconheço no EB a figura de um DMR, ao menos não recentemente. Alcantara, sabes dizer se há no EB gente com treino e formação e doutina para tal tipo de atividade? Se a Imbel se deu o trabalho de desenvolver uma arma com estas características, podemos ao menos supor que o EB esteja, ou interessado nesta novidade, ou apenas visando a possibilidade de um mercado externo, que hoje está bem aquecido para este tipo de emprego do armamento.

abs.
FCarvalho, pelo que já foi respondido, parece que o EB tem INTENÇÃO de criar esse função na força mas, também pelo que foi descrito, não é nada "oficial". Resumindo, estamos indo na base da "gambiarra", criando doutrina, até criar oficialmente essa função.

S.M.J., é a minha interpretação.
Subam-se os autos.

:lol:
cARValho

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
dalton romao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 52 vezes

#10803 Mensagem por dalton romao » Sáb Mai 25, 2013 2:16 pm

é isso mesmo, amigo martelo, as denominações podem mudar aqui e aí. abraços.

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1136 vezes
Agradeceram: 2843 vezes

#10804 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Mai 25, 2013 2:24 pm

Nãaaa, cá para mim é mesmo confusão da minha parte, mas tenho uma boa desculpa, já deixei a tropa à mais de 10 anos e grande parte da minha instrução foi com uma G3. Estou a ficar velho... :oops:

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5697 vezes
Agradeceram: 3253 vezes

#10805 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mai 25, 2013 2:37 pm

Alcantara escreveu:FCarvalho, pelo que já foi respondido, parece que o EB tem INTENÇÃO de criar esse função na força mas, também pelo que foi descrito, não é nada "oficial". Resumindo, estamos indo na base da "gambiarra", criando doutrina, até criar oficialmente essa função.
Subam-se os autos.
cARValho
Ora pois, mais uma "Gambiatus formatus doutrinae" para a nossa já pouco curta lista que se vai para a nossa eterna e afamada 'formação de doutrina". :mrgreen:

Tomara que ao menos esta dê certo.

abs.

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5697 vezes
Agradeceram: 3253 vezes

#10806 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mai 25, 2013 2:41 pm

eligioep escreveu:Carvalho,
me expressei mal... O que se faz é aproveitar os melhores atiradores incorporados, e se eles enganjarem, aí sim que se usa eles nesta função, recebendo uma instrução mais completa, sem ser de caçador, esta sendo uma função de Sgt. Apenas melhoram a intimidade com o armamento, recebem instruções dos caçadores, sem vir a ser um deles.
[]'s
eligio, por curiosidade, este treinamento é válido para todos os btls da infantaria ou seria levado a efeito apenas nas om's de pronto emprego e de fronteira, já que estas é que costumam engajar os conscritos?

abs.

Carpe Diem
dalton romao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 52 vezes

#10807 Mensagem por dalton romao » Sáb Mai 25, 2013 3:35 pm

eu deixei em 72, então virei matusalém. estou com 60. abraços.

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1950 vezes
Agradeceram: 2468 vezes

#10808 Mensagem por knigh7 » Dom Mai 26, 2013 1:49 am

Alcantara escreveu:
FCarvalho escreveu: Isto para mim é uma surpresa, até porque, eu particularmente desconheço no EB a figura de um DMR, ao menos não recentemente. Alcantara, sabes dizer se há no EB gente com treino e formação e doutina para tal tipo de atividade? Se a Imbel se deu o trabalho de desenvolver uma arma com estas características, podemos ao menos supor que o EB esteja, ou interessado nesta novidade, ou apenas visando a possibilidade de um mercado externo, que hoje está bem aquecido para este tipo de emprego do armamento.

abs.
FCarvalho, pelo que já foi respondido, parece que o EB tem INTENÇÃO de criar esse função na força mas, também pelo que foi descrito, não é nada "oficial". Resumindo, estamos indo na base da "gambiarra", criando doutrina, até criar oficialmente essa função.

Subam-se os autos.

cARValho
Olá, Alcantara.

A doutrina do Caçador, ou sniper, já existe no EB. E essa função está presente em algumas unidades.

Prevê que o haja 2 equipes de caçadores no pelotão de comando e apoio das companhias dos batalhões de infantaria.

Alcantara
Sênior
Sênior
Contato:

#10809 Mensagem por Alcantara » Dom Mai 26, 2013 1:54 pm

knigh7 escreveu:
Alcantara escreveu: FCarvalho, pelo que já foi respondido, parece que o EB tem INTENÇÃO de criar esse função na força mas, também pelo que foi descrito, não é nada "oficial". Resumindo, estamos indo na base da "gambiarra", criando doutrina, até criar oficialmente essa função.

Subam-se os autos.

cARValho
Olá, Alcantara.

A doutrina do Caçador, ou sniper, já existe no EB. E essa função está presente em algumas unidades.

Prevê que o haja 2 equipes de caçadores no pelotão de comando e apoio das companhias dos batalhões de infantaria.
Caçador, sim. O EB já implantou essa figura nos seus quadros.
Só que a pergunta do FCarvalho foi outra! A pergunta dele era sobre a figura do "Designated Marksman" (algo como "atirador de elite designado") no EB, tendo em vista o aparecimento de uma versão DMR (Designated Marksman Rifle - Fuzil de atirador de elite designado) do IA2.
Nesse ponto o pessoal do EB aqui do fórum explicou que "existe" a figura do "Designated Marksman" no EB, mas sem ter essa oficialmente essa função. Não é como, por exemplo, a figura do caçador.

Veja o que o Elígio respondeu:

"O que se faz é aproveitar os melhores atiradores incorporados, e se eles enganjarem, aí sim que se usa eles nesta função, recebendo uma instrução mais completa, sem ser de caçador, esta sendo uma função de Sgt. Apenas melhoram a intimidade com o armamento, recebem instruções dos caçadores, sem vir a ser um deles."

knigh7
Sênior
Sênior

#10810 Mensagem por knigh7 » Dom Mai 26, 2013 4:36 pm

Acho que está existindo uma confusão de termos.
Este a que o Elígio se referiu existe há muito tempo. É 1 por pelotão. Ele é armado com um FAL com luneta.

O que eu me refiro é o sniper. A partir de 1998 o EME passou a estudar a pertinência. Salvo engano foi no ano de 2006 que passou a ser implantado nas unidades de infantaria.
Num dos artigos que eu li, doutrinariamente ele passou a ser em nível de Cia. Mass numa das edições da revista T&D, que dou mais credibilidade, na qual a revista também denomina de caçador, esses 2 snipers (para não haver confusão) passou a ficar em nível de batalhão. Eles são armados com o AGLC (nas FE, há outros modelos).

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6292 vezes
Agradeceram: 6641 vezes
Contato:

#10811 Mensagem por Túlio » Dom Mai 26, 2013 4:42 pm

Segundo um antigo post, se não me engano do ST Guerra, já havia a implantação ou estudos para a figura do DM no EB, aqui chamado ATIRADOR DE ESCOL. Não sei no que deu...
Knight véio, sabes se o CFN usa seus Caçadores dessa maneira também?

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Alcantara
Sênior
Sênior
Contato:

#10812 Mensagem por Alcantara » Dom Mai 26, 2013 5:26 pm

knigh7 escreveu:Acho que está existindo uma confusão de termos.
Este a que o Elígio se referiu existe há muito tempo. É 1 por pelotão. Ele é armado com um FAL com luneta.

O que eu me refiro é o sniper. A partir de 1998 o EME passou a estudar a pertinência. Salvo engano foi no ano de 2006 que passou a ser implantado nas unidades de infantaria.
Num dos artigos que eu li, doutrinariamente ele passou a ser em nível de Cia. Mass numa das edições da revista T&D, que dou mais credibilidade, na qual a revista também denomina de caçador, esses 2 snipers (para não haver confusão) passou a ficar em nível de batalhão. Eles são armados com o AGLC (nas FE, há outros modelos).
Não é por nada não, Knight, mas acho que á você que está confundindo as coisas. Caçador nós sabemos que o EB tem doutrina, curso, e pessoal designado oficialmente para a tarefa.

Agora, DM, não. O que o EB fez foi pegar engajados que tenham melhor qualificação em tiro e dado um treinamento a mais, sem chegar a qualificar esse o pessoal como "caçador".

E você tem que que lembrar que o "caçador" (sniper) age diferente do "atirador de escol" (atirador de elite), com táticas (caçador, sozinho / escol, dentro do time de fogo) e armas diferentes (caçador, arma criada especificamente para a função / escol, versão aprimorada do fuzil automático da tropa), por exemplo.

DM
http://www.smithenterprise.com/images02/2006cust01.jpg http://i45.tinypic.com/2co55ya.jpg

Sniper
http://i.telegraph.co.uk/multimedia/archive/01118/sniper-460_1118968c.jpg http://www.smh.com.au/ffxImage/urlpicture_id_1047749804454_2003/03/19/iraq09,1.jpg
Abraços!

knigh7
Sênior
Sênior

#10813 Mensagem por knigh7 » Dom Mai 26, 2013 10:11 pm

Mas essa definição que vc citou de atirador de escol é o mesmo do sargento que eu mencionei, onde há 1 por pelotão...

knigh7
Sênior
Sênior

#10814 Mensagem por knigh7 » Dom Mai 26, 2013 10:17 pm

Túlio escreveu:Segundo um antigo post, se não me engano do ST Guerra, já havia a implantação ou estudos para a figura do DM no EB, aqui chamado ATIRADOR DE ESCOL. Não sei no que deu...
Knight véio, sabes se o CFN usa seus Caçadores dessa maneira também?
Não sei Túlio.

E pelo artigo do Ronaldo Olive na T&D, doutrinariamente as 2 equipes de caçadores ficam na seção de comando do batalhão de infantaria.
O que eu havia escrito, no qual vc quotou, foi de um artigo do Beraldi que eu havia lido no Sistemas de Armas.

tykuna
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 11 vezes

#10815 Mensagem por tykuna » Dom Mai 26, 2013 11:25 pm

knigh7 escreveu:Mas essa definição que vc citou de atirador de escol é o mesmo do sargento que eu mencionei, onde há 1 por pelotão...
Desde que me entendo por gente, lembro do meu pai falar de atirador de ESCOL no EB. Detalhe, tenho 32 anos...

Imagem
Responder