FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1081 Mensagem por Lord Nauta » Ter Ago 08, 2017 12:05 pm

pmicchi escreveu:Uma aeronave ASW não fica lançando sonoboias a esmo para achar submarinos ao acaso, mas é usada para se deslocar para um ponto de contato onde existe a suspeita de um submarino. Esse ponto de contato é adquirido por outro meio de detecção, normalmente meios navais, mas que não podem se deslocar tão rapido quando uma avião até esse ponto. Helicopteros embarcados também tem velocidade e raio de ação limitados.

Alem disso, essa aeronave obriga submarinos convencionais a ficar submersos sob risco de serem detectados como outros meios de superfície.

Sendo assim, nem um submarino nem um navio ASW substitui uma aeronave ASW. São meios complementares.

São complementares sim. O que escrevi se ateve a eficacia do sub x sub. O heli se o mar estiver 7/8 na escala Beaufort já não decola. O navio se estiver navegando em mar escala 10/11 já não lança armas e o avião ASW já não consegue detectar com eficiência. Enquanto que sob a superfície do mar os subs continuam a plotar os alvos e a lançar seus torpedos. E isso ai. O mar oceano invariavelmente não e uma piscina. :mrgreen:




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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1082 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 08, 2017 2:07 pm

Fato é que a AN vai precisar de um novo avião ASW daqui uns 10/15 anos. E também de mais helos e navios ASW. Como, é a pergunta que todos querem saber a resposta hoje.

É como eu disse, um projeto de um avião ASW leva em média uns 10 anos para ficar pronto. Helos podem ser comprados prontos mas custam os olhos da cara e vem/viriam a conta-gotas como os SH-16.

Os navios de escolta nem se fala.... :roll:

Subs nacionais é essa novela que estamos vendo aí.

abs.




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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1083 Mensagem por pmicchi » Ter Ago 08, 2017 4:17 pm

eu incluiria alguns aviões de patrulha e resgate de longo alcance, sem sensores ASW mas armados com MANs e TTs. Os P-3 são insuficientes para imensidão a ser patrulhada. Também ganhamos um vetor de ataque antinavio de longo alcance.




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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1084 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 08, 2017 4:25 pm

A missão SAR não se confunde com a anti-navio, pois trata-se de algo bem específico. Já é um avião bastante complexo em si mesmo em termos de sistemas. O kc-390, acredito, cedo ou tarde, fará este trabalho, complementado pelos E-2 ASW.

ps: para quem pensa que precisaríamos de uma frota monstruosa para dar conta da ZEE, FIR-SAR do Atlântico Sul vai aqui uma dica. Tínhamos 4 esq de patrulha; se a MB aproveitar esta organização, podemos chegar a dispor de 20 a 24 aeronaves E-2 ASW, junto a 16 SC-390 na aviação naval. Ou seja, com menos de 50 aeronaves nós podemos fazer o nosso trabalho nas nossas zonas de responsabilidade e ainda sobrar algumas para missões extra-região. Isto sem contar Vant's e outros tipos de aeronaves que também serão necessárias para fechar o SIGAAZ.

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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1085 Mensagem por Lord Nauta » Ter Ago 08, 2017 4:50 pm

FCarvalho escreveu:A missão SAR não se confunde com a anti-navio, pois trata-se de algo bem específico. Já é um avião bastante complexo em si mesmo em termos de sistemas. O kc-390, acredito, cedo ou tarde, fará este trabalho, complementado pelos E-2 ASW.

ps: para quem pensa que precisaríamos de uma frota monstruosa para dar conta da ZEE, FIR-SAR do Atlântico Sul vai aqui uma dica. Tínhamos 4 esq de patrulha; se a MB aproveitar esta organização, podemos chegar a dispor de 20 a 24 aeronaves E-2 ASW, junto a 16 SC-390 na aviação naval. Ou seja, com menos de 50 aeronaves nós podemos fazer o nosso trabalho nas nossas zonas de responsabilidade e ainda sobrar algumas para missões extra-região. Isto sem contar Vant's e outros tipos de aeronaves que também serão necessárias para fechar o SIGAAZ.

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Todos produzidos pela EMBRAER! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1086 Mensagem por FABIO » Ter Ago 08, 2017 4:54 pm

Nauta se a MB tem 18 aviões A-4 e so´seis serão modernizados os outros
A-4 não modernizados serão aproveitados pelo VF-1?




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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1087 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 08, 2017 5:05 pm

A ideia é essa Nauta. Temos a capacidade e a expertise para atender as demandas da AN internamente, ainda que produzindo sob licença alguns vetores.
O que precisamos é de planejamento e visão de longo prazo, além de argumentos político-econômicos, e sociais, que apoiem os investimentos necessários.
Dá para fazer as coisas com os pés no chão. Se conseguirmos priorizar o básico, a nossa casa começa pelo chão, e um dia quem sabe chegamos no telhado.
E não estou nem falando de helos, aviação leve/média, guarda costeira...

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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1088 Mensagem por Lord Nauta » Ter Ago 08, 2017 9:28 pm

FABIO escreveu:Nauta se a MB tem 18 aviões A-4 e so´seis serão modernizados os outros
A-4 não modernizados serão aproveitados pelo VF-1?


Destino de todos os que não forem modernizados: - Spare parts :mrgreen:




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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1089 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 08, 2017 11:11 pm

Me ocorreu agora que os argentinos tem ou tinham projetos de Vant's pesados, digamos assim, e que pelo pouco que pude constatar poderiam ser um objeto de parceria muito bom para nós, tendo em vista o uso destes vetores no SIGAAZ. Além de, propriamente, também a ajudar a nossa industria no desenvolvimento de seus modelos, além de simplesmente produzir aqui modelos importados e chamá-los de nacional.

abs.




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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1090 Mensagem por juarez castro » Qua Ago 09, 2017 7:03 pm

pmicchi escreveu:eu incluiria alguns aviões de patrulha e resgate de longo alcance, sem sensores ASW mas armados com MANs e TTs. Os P-3 são insuficientes para imensidão a ser patrulhada. Também ganhamos um vetor de ataque antinavio de longo alcance.
Só uma correção aqui:

Anv de patrulha/SAR de asa fixa não realiza resgate, ele localiza o objetivo e normalmente o regaste é feito por navios ou anvs de asa rotativa.
Usar o P 3 como esclarecedor marítimo em tempos de paz é rasgar dinheiro, esta tarefa hoje vai sendo paulatinamente assumida por UAV que cumprem a missão por uma fração do custo de anv com tripulação.

G abraço




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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1091 Mensagem por juarez castro » Qua Ago 09, 2017 7:09 pm

FCarvalho escreveu:A missão SAR não se confunde com a anti-navio, pois trata-se de algo bem específico. Já é um avião bastante complexo em si mesmo em termos de sistemas. O kc-390, acredito, cedo ou tarde, fará este trabalho, complementado pelos E-2 ASW.

ps: para quem pensa que precisaríamos de uma frota monstruosa para dar conta da ZEE, FIR-SAR do Atlântico Sul vai aqui uma dica. Tínhamos 4 esq de patrulha; se a MB aproveitar esta organização, podemos chegar a dispor de 20 a 24 aeronaves E-2 ASW, junto a 16 SC-390 na aviação naval. Ou seja, com menos de 50 aeronaves nós podemos fazer o nosso trabalho nas nossas zonas de responsabilidade e ainda sobrar algumas para missões extra-região. Isto sem contar Vant's e outros tipos de aeronaves que também serão necessárias para fechar o SIGAAZ.

abs
Entendam uma coisa, isto que vocês estão propondo é inviável financeiramente pra o Brasil ou qualquer outro país com bolso com dono, porque:

Porque hoje e no futuro próximo as tarefas de SAR vão ser paulatinamente assumidas por UAVs, porque:

Porque voar SAR full time com uma anv como o KC 390 liquidaria com qualquer orçamento de custeio até mesmo de potência média, porque tirando aviação de cça é uma da horas de voo mais caras.
Os esquadrões de patrulha/SAR na futura operação da MB serão equipados com UAVs de longo alcance e a Mb terá um único esquadrão de anvs de asa fixa ASW full e com capacidade secunária de ASUP com provavelmente uma dotação de 8 a 12 anvs.

G abraço




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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1092 Mensagem por juarez castro » Qua Ago 09, 2017 7:16 pm

FCarvalho escreveu:A ideia é essa Nauta. Temos a capacidade e a expertise para atender as demandas da AN internamente, ainda que produzindo sob licença alguns vetores.
O que precisamos é de planejamento e visão de longo prazo, além de argumentos político-econômicos, e sociais, que apoiem os investimentos necessários.
Dá para fazer as coisas com os pés no chão. Se conseguirmos priorizar o básico, a nossa casa começa pelo chão, e um dia quem sabe chegamos no telhado.
E não estou nem falando de helos, aviação leve/média, guarda costeira...

abs.
Eu discordo da afirmação, porque:

Porque fabricar uma avião de uso civil como os E 2 não te garante uma independência no restante, e ainda, de nada adianta ter uma anv de um só operador ou com baixa escala como foram as versões militares do EJ145.
O P 8 é anv multi missão, devido aos seus embarcados, seu perfil de missão a grande altura. Nós não conseguimos mal e porcamente projetar um radar de navegação que dirá sistemas complexos de EW, radares de busca, SARIR, acústicos, sinais e et......
Agora se para vocês, modificar ama célula na Embraer e comprar todo o sistema dos mesmos fornecedores é solução mágica do malfadado "contiúdo nacional", muito bem, mas estarão cometendo o mesmo erro da Kombi e outros tantos, o importante não é tanto a anv, mas o que tem nela.

G abraço




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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1093 Mensagem por juarez castro » Qua Ago 09, 2017 7:19 pm

Só para ilustra com um exemplo recente:

O 295 'SAR" que chegou recentemente(cheio de panes já) é um exemplo. A ANV até vá la nesta missão, mas botaram um radar de busca marítima quando deveriam por um SAR puro sangue.
Lobys, lobys e mais lobys.....criaram um cruza de jacaré com porco do mato e todos nós vamos pagar a conta e olhem que é caro.

G abraço




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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1094 Mensagem por pmicchi » Qui Ago 10, 2017 12:11 pm

me permitam discordar.

um KC-390 equipado com radar de busca e FLIR poderia fazer transporte, Revo, SAR, patrulha maritima e ataque antinavio. Um vant não pode fazer tudo isso (ainda).

Ainda mais na nossa realidade, onde não mais de 6 ou 8 avioes podem ser adquiridos, uma aeronave versátil é tudo que a MB precisa pra complementar os P-3.




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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1095 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 07, 2018 11:10 pm

Como eu costumo dizer, "a esperança é sempre a última a ser assassinada."

07 de Março, 2018 - 09:30 ( Brasília )
Saab e a arte de esperar
http://www.defesanet.com.br/gripenbrazi ... e-esperar/




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