Sobre o KC-390
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: Sobre o C-390
São Paulo, quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Novo avião militar deve fazer o 1º voo em 2014
RICARDO BONALUME NETO
DA REPORTAGEM LOCAL
Seja qual for o presidente em 2014, já está prevista uma cerimônia nesse ano ao qual ele (ou ela) deverá comparecer. Segundo o presidente da Embraer, Frederico Curado, essa é a data prevista para o primeiro voo do principal projeto da empresa na área de defesa, o cargueiro militar tático KC-390.
Se tudo correr como planejado, em 2016 começará a operação do avião na FAB e, em seguida, com sorte, em outras forças aéreas que encomendarem o modelo.
A Embraer estima em cerca de 700 aeronaves a demanda futura desse tipo de avião de transporte, para substituir modelos clássicos, como o americano C-130 Hercules, operado pela FAB e dezenas de outras forças espalhadas pelo planeta.
Mais do que a participação no projeto FX-2, do futuro caça da FAB, o projeto KC-390 é o que mais empolga a área de defesa da Embraer.
Seja qual for o vencedor da concorrência pelo caça, a Embraer terá apenas uma participação modesta na sua integração na Força Aérea, apesar de estar previsto que adquira novas tecnologias no processo.
E a escolha do governo pode não ser a que mais agrade à empresa. O caça francês Rafale pode ter sido elogiado pelo presidente e pelo ministro da Defesa, mas não é o preferido nem de muitos oficiais da FAB nem da indústria aeroespacial e eletrônica. O americano Super Hornet e o sueco Gripen são mais bem avaliados.
Já o cargueiro militar não envolve necessariamente participação estrangeira. Além de ter um grande mercado potencial, será o maior avião produzido pela empresa na sua história de 40 anos.
Como diz a sigla, tirada da terminologia da força aérea americana, o KC-390 terá dupla função: reabastecimento, em voo, de outras aeronaves (o "K") e o transporte de carga (o "C").
Outros produtos importantes da área de defesa da empresa são o avião de ataque leve Super Tucano, vendidos a vários países latino-americanos, e os aviões-radar e de sensoriamento remoto.
Novo avião militar deve fazer o 1º voo em 2014
RICARDO BONALUME NETO
DA REPORTAGEM LOCAL
Seja qual for o presidente em 2014, já está prevista uma cerimônia nesse ano ao qual ele (ou ela) deverá comparecer. Segundo o presidente da Embraer, Frederico Curado, essa é a data prevista para o primeiro voo do principal projeto da empresa na área de defesa, o cargueiro militar tático KC-390.
Se tudo correr como planejado, em 2016 começará a operação do avião na FAB e, em seguida, com sorte, em outras forças aéreas que encomendarem o modelo.
A Embraer estima em cerca de 700 aeronaves a demanda futura desse tipo de avião de transporte, para substituir modelos clássicos, como o americano C-130 Hercules, operado pela FAB e dezenas de outras forças espalhadas pelo planeta.
Mais do que a participação no projeto FX-2, do futuro caça da FAB, o projeto KC-390 é o que mais empolga a área de defesa da Embraer.
Seja qual for o vencedor da concorrência pelo caça, a Embraer terá apenas uma participação modesta na sua integração na Força Aérea, apesar de estar previsto que adquira novas tecnologias no processo.
E a escolha do governo pode não ser a que mais agrade à empresa. O caça francês Rafale pode ter sido elogiado pelo presidente e pelo ministro da Defesa, mas não é o preferido nem de muitos oficiais da FAB nem da indústria aeroespacial e eletrônica. O americano Super Hornet e o sueco Gripen são mais bem avaliados.
Já o cargueiro militar não envolve necessariamente participação estrangeira. Além de ter um grande mercado potencial, será o maior avião produzido pela empresa na sua história de 40 anos.
Como diz a sigla, tirada da terminologia da força aérea americana, o KC-390 terá dupla função: reabastecimento, em voo, de outras aeronaves (o "K") e o transporte de carga (o "C").
Outros produtos importantes da área de defesa da empresa são o avião de ataque leve Super Tucano, vendidos a vários países latino-americanos, e os aviões-radar e de sensoriamento remoto.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- talharim
- Sênior
- Mensagens: 9831
- Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
- Localização: Santos-SP
- Agradeceram: 212 vezes
Re: Sobre o C-390
Saiu hoje no DOU :
COMANDO DA AERONÁUTICA
EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO No- 15/2009
Nº Processo: 006-08/SDDP(1576) . Objeto: Fornecimento de 02
(dois) protótipos daaeronave de transporte militar e reabastecimen-to
(Aeronave KC-X), incluindo a prestação deserviços para o gerenciamento
da produção emontagem das anvs, entrega da documentação
doprojeto, relatórios de desenvolvimento e certi-ficação, relatórios de
voos de teste e de ava-liação operacional e um pacote de dados de
pro-duto. Total de Itens Licitados: 00003 . Fundamento Legal: Artigo
25, Caput, da Lei 8.666/93 . Justificativa: O preço foi analisado pela
SDDP-COPAC, por intermédio do Grupo de Acompanhamen-to e
Controle(GAC-EMBRAER). Declaração de Inexigibilidade em
07/04/2009 . MAJ BRIG AR DIRCEU TONDOLO NÔRO . Presidente
da COPAC . Ratificação em 09/04/2009 . TEN BRIG AR
JUNITI SAITO . Comandante da Aeronáutica . Valor: R$
3.028.104.951,07 . Contratada :EMBRAER - EMPRESA BRASILEIRA
DE AERONAUTICA S.A. . Valor: R$ 3.028.104.951,07
(SIDEC - 09/12/2009) 120006-00001-2009NE999999
"I would rather have a German division in front of me than a French
one behind me."
General George S. Patton.
one behind me."
General George S. Patton.
Re: Sobre o C-390
Valor: R$ 3.028.104.951,07
Mas o problema não é falta de dinheiro...




Mas o problema não é falta de dinheiro...




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
- jumentodonordeste
- Sênior
- Mensagens: 3241
- Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
- Localização: SP
- Agradeceu: 47 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
- malmeida
- Avançado
- Mensagens: 381
- Registrado em: Sex Mai 29, 2009 5:41 pm
- Localização: São Paulo, Brasil
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 12 vezes
Re: Sobre o C-390
Hmmmm, podemos dizer que menos de 19t.jumentodonordeste escreveu:Porra...
Ele pode transportar um S-7OA.
Quanto isso pesa ?




brincadeiras, à parte, o peso de um UH-60L é 10,624 lb (4,819 kg) de acordo com o wikipedia
http://en.wikipedia.org/wiki/UH-60_Black_Hawk
MAlmeida
- Alcantara
- Sênior
- Mensagens: 6586
- Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Re: Sobre o C-390
Vem cá? Não seria um S-70B? A cauda dobra...jumentodonordeste escreveu:Porra...
Ele pode transportar um S-7OA.
Quanto isso pesa ?

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 9124
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 344 vezes
- Agradeceram: 661 vezes
Re: Sobre o C-390
Tanque de guerra!!!!!! Tem que transpostar tanque de guerra!!![/general_maluco]
Um abraço e t+


Um abraço e t+

- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28558
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: Sobre o C-390
Transportar!!??!? Tem que jogar tanque de guerra, JOGAR!!!@@Pablo Maica escreveu:Tanque de guerra!!!!!! Tem que transpostar tanque de guerra!!![/general_maluco]
![]()
![]()
Um abraço e t+
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- GDA_Fear
- Sênior
- Mensagens: 2088
- Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
- Localização: Florianópolis, SC
- Agradeceram: 1 vez
Re: Sobre o C-390
kkkkk fiquei imaginando a cena...tá lá o soldadinho derrepente olha pra cima e vê um tanque de guerra sendo jogado sobre a cabeça do seu batalhão...Bolovo escreveu:Transportar!!??!? Tem que jogar tanque de guerra, JOGAR!!!@@Pablo Maica escreveu:Tanque de guerra!!!!!! Tem que transpostar tanque de guerra!!![/general_maluco]
![]()
![]()
Um abraço e t+
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28558
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: Sobre o C-390
BMD-4 é feito de isopor. Eu quero MBTs pesadíssimos voando!!!!!!!1
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 9124
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 344 vezes
- Agradeceram: 661 vezes
- jumentodonordeste
- Sênior
- Mensagens: 3241
- Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
- Localização: SP
- Agradeceu: 47 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Re: Sobre o C-390
Entre lá no PDF...Alcantara escreveu:Vem cá? Não seria um S-70B? A cauda dobra...jumentodonordeste escreveu:Porra...
Ele pode transportar um S-7OA.
Quanto isso pesa ?
Está S-70A...pode ser erro.
- Alcantara
- Sênior
- Mensagens: 6586
- Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Re: Sobre o C-390
Sim, eu já tinha visto.jumentodonordeste escreveu:Entre lá no PDF...Alcantara escreveu: Vem cá? Não seria um S-70B? A cauda dobra...
Está S-70A...pode ser erro.

A bem da verdade, nem eu, nem o PDF estão totalmente corretos. Veja:
Bem, pra mim, todas as variantes com cauda dobrável eram S-70B / SH-60B/F.S-70
The company name for the H-60/S-70 family is the S-70 Black Hawk
S-70A Black Hawk: Military model for the export market.
S-70A Firehawk: Firefighting variant of the UH-60L. Tank system designed and built by Aero Union in Chico, California.
S-70A (N) Naval Hawk: Maritime variant that blends the S-70A Black Hawk and S-70B Seahawk designs.
S-70B/C Seahawk: Maritime military model for the export market.
S-70C Firehawk: Commercial variant
S-70i Black Hawk: International military version
http://en.wikipedia.org/wiki/Sikorsky_S-70
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
Abraços
Editado pela última vez por Alcantara em Sáb Dez 19, 2009 10:46 am, em um total de 1 vez.
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"