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Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Sáb Dez 04, 2010 10:43 pm
por Penguin
Justin Case escreveu:Amigos,
Esta é um post de Shiv Aroor, editor do blog indiano LiveFist, sobre o Gripen NG e os recentes vazamentos no Wikileaks.
Não estava simples de traduzir. Vale a pena checar o original em:
http://livefist.blogspot.com/2010/12/is ... n-how.html
MMRCA - Existe um “aviso” no modo como os americanos prejudicaram o Gripen na Noruega?
Sábado, 4 de dezembro de 2010, por Shiv Aroor
Se vocês queriam vislumbrar partes da fria ação política que, todos sabem, afeta uma competição de caças na qual os americanos têm um concorrente, um extrato das mensagens recentemente vazadas pelo Wikileaks as apresentam. É simples (se você perdeu esse detalhe): de acordo com essas mensagens vazadas (entre a Embaixada dos EUA em Oslo e o Departamento de Estado), os norte-americanos negaram a liberação de um radar AESA americano para o Gripen NG em resposta a um requisito norueguês há dois anos atrás e, simultaneamente, fizeram pressão política ("encorajamento" de alto nível proveniente de Washington) para o governo norueguês escolher o F-35 em seu lugar.
Essas mensagens fornecem a mais perfeita visão de como a ameaça relativa às futuras relações políticas/diplomáticas afeta claramente os contratos de armas. É de conhecimento comum que assim acontece, mas desta vez está lá, preto no branco. Uma das mensagens apresenta, na conclusão, em um toque final, que "esforços adicionais de convencimento contribuiriam para ajudar (a Noruega) a reconhecer a importância da sua decisão e a resistir à tentação de fazer uma escolha conveniente no curto prazo, mas que prejudicaria o interesse de longo prazo."
Isto ocorreu há dois anos. Pouco depois, a Saab decidiu cancelar todas as discussões com os americanos, franceses e israelenses (a IAI teria sido pressionada por Washington a se retirar das negociações) e foi para o RAVEN AESA da Selex Galileo, atualmente em desenvolvimento e ensaio, fazendo parte da configuração oferecida à Força Aérea da Índia na competição MMRCA.
Você pode apostar que existem mensagens enviadas por Tim Roemer (embaixador americano na Índia), pedindo o mesmo tipo de coisa (incluindo visitas de alto nível para reafirmar o conceito) antes de uma decisão indiana sobre o contrato de 12 bilhões de dólares americanos no ano que vem; mas há pelo menos uma pergunta muito importante: Será que os americanos ainda têm influência sobre o Gripen NG/IN, considerando que o motor do avião (F414G), aviônicos, head-up/down displays, sistema de controle ambiental, computador de dados aéreos, sistemas de sobrevivência, regulador de pressão, válvulas de corte e radar-altímetro são de fabricação americana? Vale a pena pensar, não obstante o fato de que a Saab (como os outros cinco candidatos, conforme o caso) foram instados a apresentar uma garantia (com aprovação governamental) de que todos os subsistemas da aeronave têm exportação autorizada não apenas pelo país integrador, mas também pelo fornecedor original.
Abraços,
Justin
Isto ocorreu há dois anos. Pouco depois, a Saab decidiu cancelar todas as discussões com os americanos, franceses e israelenses (a IAI teria sido pressionada por Washington a se retirar das negociações) e foi para o RAVEN AESA da Selex Galileo, atualmente em desenvolvimento e ensaio, fazendo parte da configuração oferecida à Força Aérea da Índia na competição MMRCA.
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Sáb Dez 04, 2010 10:50 pm
por prp
Será que os americanos ainda têm influência sobre o Gripen NG/IN, considerando que o motor do avião (F414G), aviônicos, head-up/down displays, sistema de controle ambiental, computador de dados aéreos, sistemas de sobrevivência, regulador de pressão, válvulas de corte e radar-altímetro são de fabricação americana?
Uai, não era só o motor?
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Sáb Dez 04, 2010 10:50 pm
por DELTA22
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Sáb Dez 04, 2010 11:07 pm
por Penguin
Wikileaks shows US played AESA trick on Gripen in Norway
By Stephen Trimble on December 3, 2010 12:35 PM
http://www.flightglobal.com/blogs/the-d ... -aesa.html
It was September 2008 in Oslo, and a member of the US embassy named "Whitney" was very worried about the Saab Gripen's bid for Norway's fighter contract.
"Public opinion has swung away from the F-35 due to negative coverage," he wrote in a non-classified cable titled "Norway Fighter Purchase: High-Level Advocacy Needed Now".
The consequences of Norway selecting the Gripen gravely worried the US embassy, according to the cable obtained by Wikileaks and disclosed this morning by the Aftonbladet newspaper.
"Norway's decision on this purchase will either end or sustain one of the strongest pillars of our bilateral relationship and could impact subsequent Danish and Dutch decisions on the F-35, affecting NATO joint operational capacity and the vulnerability of the Northern Flank," the diplomat identified only as Whitney wrote in the cable.
It was an important decision, and the US had to play its cards carefully.
But the embassy had already acted to thwart Gripen's bid in Norway behind the scenes. Saab had previously requested that the US approve a Raytheon-made active electronically scanned array (AESA) radar -- a key upgrade as the non-stealthy Gripen competed against the stealthy, Northrop Grumman AESA-equipped F-35 in Norway. Because the AESA was American technology, the US was not obligated to release the radar to a foreign competitor.
So it didn't.
"Given this potential impact of AESA releasability on the Norway competition, and possibly the Denmark competition," says a US cable dated 8 July, "we suggest postponing the decision on AESA releasability for the Gripen until after Norway's decision in December."
On 20 November 2008, the Norway ministry of defense strongly recommended the F-35 and -- in a move that surprised even the US embassy, according to 25 November cable -- sharply criticized the Gripen's capabilities.
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Sáb Dez 04, 2010 11:14 pm
por Justin Case
Penguin escreveu:
Isto ocorreu há dois anos. Pouco depois, a Saab decidiu cancelar todas as discussões com os americanos, franceses e israelenses (a IAI teria sido pressionada por Washington a se retirar das negociações) e foi para o RAVEN AESA da Selex Galileo, atualmente em desenvolvimento e ensaio, fazendo parte da configuração oferecida à Força Aérea da Índia na competição MMRCA.
Pois é, Penguin.
Sabiamente decidiu evitar, quando possível, a dependência de seus concorrentes diretos no MMRCA (e em outras competições) e daqueles que fossem intimamente ligados aos primeiros.
Abraço,
Justin
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Sáb Dez 04, 2010 11:15 pm
por Carlos Mathias
O que o santiago quer dizer é que a França come na mão dos EUA, e dando a ordem, Paris vai enfiar o rabo entre as pernas.
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Sáb Dez 04, 2010 11:16 pm
por RobertoRS
Carlos Mathias escreveu:O que o santiago quer dizer é que a França come na mão dos EUA, e dando a ordem, Paris vai enfiar o rabo entre as pernas.
Será?!
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Sáb Dez 04, 2010 11:48 pm
por Wardog
Óbvio.
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Sáb Dez 04, 2010 11:51 pm
por Penguin
Carlos Mathias escreveu:O que o santiago quer dizer é que a França come na mão dos EUA, e dando a ordem, Paris vai enfiar o rabo entre as pernas.
Nao amigo. Vc esta paranoico com isso.
EUA e Franca sao aliados militares. Isso implica em muita coisa entre eles. Mas eh um problema deles.
O caso aqui eh outro.
A Franca tb vetou a sua antena quando o Gripen NG entrou no MMRCA.
Competicao bilionaria eh a resposta CM. Ninguem alisa. Todos querem ganhar.
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Sáb Dez 04, 2010 11:57 pm
por soultrain
Vetou????
Não vendeu! Vende quem quer, compra quem tem dinheiro. É uma verdade universal desde que há trocas comerciais.
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Dom Dez 05, 2010 12:27 am
por Penguin
soultrain escreveu:Vetou????
Não vendeu! Vende quem quer, compra quem tem dinheiro. É uma verdade universal desde que há trocas comerciais.
Claro, claro.
Um mundo eh um shopping center.
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Dom Dez 05, 2010 12:54 am
por bcorreia
Carlos Mathias escreveu:O que o santiago quer dizer é que a França come na mão dos EUA, e dando a ordem, Paris vai enfiar o rabo entre as pernas.
E a Suécia? Daria o dito cujo? Se a situação do Rafale é assim o poderia ser dito do Gripen? Se existe problema no uso de componentes menores, imagino que peças mais complexas e importantes como os motores podem causar ainda mais dores de cabeça, não?
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Dom Dez 05, 2010 2:05 am
por PRick
Esse tipo de veto é o comercial, quer dizer ninguém vai ajudar a concorrência, quando você está na disputa. Uma coisa é fornecer sistemas e componentes para o Gripen para a força aérea de seu país, outra coisa é fornecer ao seu concorrente as ferramentas para que ele possa ganhar de você disputas comerciais.
O mais engraçado é que o Santiago detonou a política da SAAB em terceirizar sistemas, dizendo que o comércio de armas não é Shoping Center, é isso mesmo. Não estamos falando aqui de simples disputa comercial, mas disputa comercial em torno da venda de armas, quer dizer forma real de imperialismo.
Não estamos falando aqui em compra de componentes, mas de construir uma plataforma com sistemas terceirizados em grande escala. Se isso barateia o projeto e o produto, também torna ele frágil as pressões políticas, comercias e industriais.
Ninguém é bobo, ninguém vai colocar azeitona na empada alheia. Por isso, prevejo ainda muitas tiradas de tapete no projeto Gripen NG. A Suecia está querendo participar do jogo, mas não quer assumir o risco desse jogo de cachorro grande.
[ ]´s
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Dom Dez 05, 2010 2:17 am
por Carlos Lima
Pois e... Esse e o problema... Eles querem vender o aviao... E os riscos... Sem se comprometer... Assim e facil
[]s
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Dom Dez 05, 2010 2:18 am
por Carlos Lima
Pois e... Esse e o problema... Eles querem vender o aviao... E os riscos... Sem se comprometer... Assim e facil
[]s