A-12
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Re: A-12
Poxa, não existe culpa da FFAA pela situação que elas passam. Esta é uma decisão política e de difícil reversão, algumas coisas que postem alguns dias atrás volto a dizer. Se os programas das FFAA conseguirem apresentar ganhos políticos fortes ganharão apoio, senão serão relegados. Quanto a situação da aviação, a previsão de operação dos Trackers não existe e o projeto para o novo PA está em banho maria. Quanto ao Sampa existe alguns avanços como o Siconta que está instalado em parte e até o fim do ano deve estar em todo ele. As buricas de spotagem serão trocadas ainda, tanto as do convoo como dos hangares. Cada vez que se mexe de um lado aparece algo ruim do outro. A convivencia com os franceses é meio difícil pois algumas coisas só eles fazem e cobram muito por isso. (alguem já teve carro frances que precisou de muita manutenção? - sabe o que falo). Quanto a aviação de asas fixas ela só vai avançar se a perspectiva de um novo P.A. se confirmar pois na sua frente estão os Subs, os Patrulhas, os Escolta e Navios anfibios. Com excessão dos Subs e dos Patrulhas o restante está atrasado no mínimo 1 ano com perspectiva de pelo menos mais 2 anos de atraso para início.
Vamos parar de meter o pau na FAB, pois todas tem projetos andando e outros nem tanto. O P.A. é fundamental para a Marinha ocupar espaço como Marinha de águas azuis. Porém na minha opinião, as vezes precisamos dar um passo atrás para dar dois a frente.
Vamos parar de meter o pau na FAB, pois todas tem projetos andando e outros nem tanto. O P.A. é fundamental para a Marinha ocupar espaço como Marinha de águas azuis. Porém na minha opinião, as vezes precisamos dar um passo atrás para dar dois a frente.
- Fábio Nascimento
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Re: A-12
Como anda os testes?Loki escreveu:Hoje, 23/8, peguei o voo das 16:00 para São Paulo, foi uma grata surpresa ver pela janela do avião o A12 navegando em mar aberto!
Muito bonito!
Abraço
Loki
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Re: A-12
Marino escreveu:Túlio, em algum tópico perdido eu já escrevi sobre estas siglas.
VSA: Vistoria de Segurança de Aviação.
Nesta fase a DAerM embarca no navio e realiza uma inspeção de aviação, onde chancela a qualificação do meio para operar, com segurança, aeronaves. No caso são duas VSA, uma para helis e outra para asa fixa. Inspetores checam cada procedimento, cada equipamento, cada atitude, cada ação em emergência, simulam panes, crash no convôo, incêndios, acidentes com pessoal, perda de comunicações, etc.
Não há espaço para erros, um militar que não saiba direito um procedimento e toda sua equipe é reprovada.
CIASA: Comissão de Inspeção e Assessoria de Adestramento.
Aqui é o CAAML e seus inspetores que entram após o navio ser aprovado na VSA.
Na verdade eles já estão atuando há muito, pois existem programas de adestramento para cada fase do navio, inclusive durante o reparo.
É a fase do inferno.
Dezenas de inspetores, de todas as áreas, checam a doutrina, ou seja, o procedimento operacional correto de todas as equipes de bordo, a fim de que ao final da inspeção o navio esteja apto a operar em GT.
Todos os sistemas são checados, todos os procedimentos da tripulação são checados, do exercício mais simples ao mais complexo.
Listas de discrepancias são feitas e divididas em 3 módulos: simples, restritivas e proibitivas, que devem ser sanadas.
Já postei tb um filme sobre a atuação da CIASA em algum tópico.
Ao final, o navio está na ponta dos cascos.
O FOST, como passado pelo Amazonas na Inglaterra, é brincadeira de criança perto do CAAML.
Espero ter ajudado.
Só para complementar, como ocorreu a CIASA e a VSA no NE Brasil:
A CIASA - Comissão de Inspeção e Assessoria de Adestramento
Em função da substituição do pessoal a cada ano e das normais necessidades de adestramento, a tripulação do navio passa por um processo de treinamento (adestramento na linguagem da MB), que culmina com a verificação do seu grau de eficiência. Desde os adestramentos preliminares até a verificação de eficiência uma comissão, formada em cumprimento a determinação do Comando-em-Chefe da Esquadra e coordenada pelo Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão (CAAML), denominada de Comissão de Inspeção e Assessoria de Adestramento (CIASA), recebe a atribuição de bem adestrar a tripulação para superar situações de emergência, que possam ocorrer na Viagem de Instrução, ou durante um conflito.
Dessa maneira, nas exigências da CIASA, também são contemplados, na medida do possível, as possibilidades do Navio-Escola Brasil ser empregado em situações de conflito, a saber: como plataforma de comando e controle de forças navais; no transporte de fuzileiros navais e de forças especiais; ou então como navio hospital.
Os navios da MB recebem uma classificação para o nível de adestramento das suas tripulações. Nas fases I e II busca-se o adestramento individual e de equipes setoriais, tais como as equipes de navegação, de combate a incêndio e a alagamentos, de condução da propulsão e da parte elétrica do navio, comunicações etc. Na fase III, o navio como um todo, onde as equipes setoriais interagem entre si e os adestramentos envolvem todos a bordo, até alcançar-se um nível que o capacite a navegar com segurança e a operar com outros navios.
Para passar de uma fase de adestramento para outra, o navio é inspecionado pela CIASA que, antes da vistoria, orienta os tripulantes por meio da condução de adestramentos. Dessa maneira, na medida em que os adestramentos alcancem resultados satisfatórios e elevados níveis de segurança, a CIASA aumenta gradativamente o grau de dificuldade do exercício, a cobrança de procedimentos e a pressão psicológica das equipes, de forma a buscar a máxima prontidão operativa do navio e as melhores condições de segurança da navegação e dos tripulantes.
Durante os adestramentos são simuladas as mais diversas ocorrências que podem acontecer na Viagem de Instrução, tais como: avarias em equipamentos do navio, navegação em condições de mar adverso, incêndios, alagamentos, queda de um tripulante na água, perda de governo do navio, redução da disponibilidade de energia elétrica, navegação em águas restritas, de transferência de carga leve (passagem de carga entre os navios, quando em navegação), de operações aéreas entre outras. Após o termino das obras do PMG e a aprovação do navio pela comissão especial do CAAML, o Navio-Escola “Brasil” estará pronto para receber os Guardas-Marinha e iniciar a sua XX Viagem de Instrução.
Fonte: http://www.alide.com.br/artigos/nebrasil/index.htm
VSA - Verificação de Segurança Aeronaútica
Entre as Fases 1 e 2, ocorre a VSA (Verificação de Segurança Aeronáutica), que consiste na saída do navio para a realização de operações aéreas, quando, toda a tripulação será qualificada por uma equipe do SIPAAER - Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.
Uma aeronave do esquadrão HU-1 foi designada para a realização desta qualificação. Vários pousos e decolagens são executados com a finalidade de adestrar a tripulação para que a mesma esteja apta a operar com helicópteros em seu convôo. A aeronave realiza exercícios de Pick-up no convôo, suspendendo uma carga de 50 Kg e realizando várias passagens em que apanhava e deixava a carga, qualificando assim, também os pilotos do HU-1 nesta oportunidade.
Um dos destaques deste adestramento é a simulação de Crash no convôo, quando a equipe de Cav do navio é posta á prova. Os instrutores/Observadores estão atentos e simulam várias situações que podem ocorrer durante um Crash. Tudo é anotado para posterior verificação quanto ao desempenho da tripulação. A equipe médica do navio também é posta à prova, com a simulação de feridos por explosão e quando a equipe de Cav retira o piloto e o leva para a enfermaria para que todo o procedimento seja testado, desde a retirada da aeronave acidentada até a enfermaria do navio.
Durante a fase de CIASA, o navio executa algumas viagens para poder testar todos os seus sistemas, e a ALIDE pode participar de uma delas até a cidade de Santos.
O NE Brasil estava retornando de sua viagem a Salvador e após uma breve parada no Rio de Janeiro, ocorreu o embarque do ComForSup Contra-Almirante Wilson Barbosa Guerra, e suspendemos no fim da tarde com destino a Ilha Grande. Na baia de Ilha Grande recebemos a visita do Comandante do Colégio Naval Capitão-de-Mar-e-Guerra Sérgio Luiz Coutinho e da turma de alunos do 3º ano, que aproveitaram esta oportunidade para se familiarizar com o navio.
Durante a fase de CIASA, o navio executa algumas viagens para poder testar todos os seus sistemas, e a ALIDE pode participar de uma delas até a cidade de Santos.
O NE Brasil estava retornando de sua viagem a Salvador e após uma breve parada no Rio de Janeiro, ocorreu o embarque do ComForSup Contra-Almirante Wilson Barbosa Guerra, e suspendemos no fim da tarde com destino a Ilha Grande. Na baia de Ilha Grande recebemos a visita do Comandante do Colégio Naval Capitão-de-Mar-e-Guerra Sérgio Luiz Coutinho e da turma de alunos do 3º ano, que aproveitaram esta oportunidade para se familiarizar com o navio.
Mais um exercício que é realizado rotineiramente, o de incêndio a bordo com a equipe de CAV desempenhando seu papel com a presteza necessária. Os alunos do CN tem mais uma oportunidade para ver como se da a vida à bordo.
[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
- Fábio Nascimento
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Re: A-12
Não é só nós que temos problemas.
Vai que dá São Paulo!!!
Testes de navegação do porta-aviões Vikramaditya fracassaram
Os testes de navegação do porta-aviões indiano Vikramaditya (ex-porta-aviões soviético Admiral Gorchkov) terminaram com diversos problemas técnicos.
A A A
RIA Novosti
Conforme informou uma fonte no Ministério da Defesa, nos testes para verificação dos motores, ao serem colocados em velocidade máxima, seis das oito caldeiras deixaram de funcionar. Agora, os especialistas terão de resolver a questão de como transportar o porta-aviões para as docas, uma vez que o navio não é capaz de navegar com uma caldeira apenas. Após o regresso aos estaleiros, os engenheiros vão decidir se as caldeiras poderão ser reparadas ou se deverão ser substituídas.
A Rússia deverá entregar o porta-aviões Vikramaditya à Índia depois de uma profunda modernização e após ser equipado com caças-bombardeiros, no quadro de um contrato assinado em 2004. Os prazos de entrega foram diversas vezes adiados e agora não há dúvidas que sofrerão novo adiamento.
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Testes de navegação do porta-aviões Vikramaditya fracassaram
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Conforme informou uma fonte no Ministério da Defesa, nos testes para verificação dos motores, ao serem colocados em velocidade máxima, seis das oito caldeiras deixaram de funcionar. Agora, os especialistas terão de resolver a questão de como transportar o porta-aviões para as docas, uma vez que o navio não é capaz de navegar com uma caldeira apenas. Após o regresso aos estaleiros, os engenheiros vão decidir se as caldeiras poderão ser reparadas ou se deverão ser substituídas.
A Rússia deverá entregar o porta-aviões Vikramaditya à Índia depois de uma profunda modernização e após ser equipado com caças-bombardeiros, no quadro de um contrato assinado em 2004. Os prazos de entrega foram diversas vezes adiados e agora não há dúvidas que sofrerão novo adiamento.
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Re: A-12
Substituir caldeiras ???Reyamneugreb escreveu:Não é só nós que temos problemas.
Vai que dá São Paulo!!!
Testes de navegação do porta-aviões Vikramaditya fracassaram
Os testes de navegação do porta-aviões indiano Vikramaditya (ex-porta-aviões soviético Admiral Gorchkov) terminaram com diversos problemas técnicos.
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A Rússia deverá entregar o porta-aviões Vikramaditya à Índia depois de uma profunda modernização e após ser equipado com caças-bombardeiros, no quadro de um contrato assinado em 2004. Os prazos de entrega foram diversas vezes adiados e agora não há dúvidas que sofrerão novo adiamento.
Elas não são solidárias com a superestrutura do navio ? Quebrou tão feio assim ?
- talharim
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Re: A-12
COMANDO DA FORÇA DE SUPERFÍCIE
NAVIO-AERÓDROMO SÃO PAULO
EXTRATO DE REGISTRO DE PREÇO
Registrador: Navio Aeródromo "São Paulo"; Espécie: Ata de Registro
de Preço nº 004/2012; Objeto: aquisição de 06 (seis) Bombas de
Borrifo do Hangar (BBH), incluindo motores elétricos montados em
base comum, instrumentação, calçamento flexível, com todos os seus
componentes, conexões de interface e elementos de fixação, prontas
para instalação a bordo, incluindo documentação técnica, manual da
BBH completo, com desenhos dimensionais, vistas explodidas com
relação de peças e componentes e respectivos "part number", análise
de falhas e possíveis correções, curvas características, desenho da
base comum e espaços para manutenção, sobressalentes para comissionamento
e ferramentas especiais; Licitação: Pregão Eletrônico
SRP 91603/015/2011; Data de assinatura da Ata.: 09/08/2012; Prazo
de Validade: 08/08/2013; Item: 01; Valor R$ 1.248.000,00, Registrada:
NETZSCH DO BRAZIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA,
CNPJ 82.749.987/0001-06.
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base comum e espaços para manutenção, sobressalentes para comissionamento
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de Validade: 08/08/2013; Item: 01; Valor R$ 1.248.000,00, Registrada:
NETZSCH DO BRAZIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA,
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"I would rather have a German division in front of me than a French
one behind me."
General George S. Patton.
one behind me."
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Re: A-12
Daqui a pouco, com tanto dinheiro gasto para por o SP a pleno, se é que um dia isto será possível, era capaz de a MB construir até mesmo as 4/5 corvetas que agora quer.
abs.
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Re: A-12
Algum dia próximo de 2025.irlan escreveu:o São Paulo já tem data para ser descomissionado?
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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Re: A-12
A pergunta que importa saber já não é mais quando vai acontecer o descomissionamento do A12, mas quando, e se, se dará o comissionamento do A13/14.WalterGaudério escreveu:Algum dia próximo de 2025.irlan escreveu:o São Paulo já tem data para ser descomissionado?
abs.
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Re: A-12
FCarvalho escreveu:A pergunta que importa saber já não é mais quando vai acontecer o descomissionamento do A12, mas quando, e se, se dará o comissionamento do A13/14.WalterGaudério escreveu: Algum dia próximo de 2025.
abs.
Pois é. No papel/planos o comissionamento do A 13 deveria acontecer até meados da próxima década. Tipo 2023/25
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
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- Andre Correa
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Re: A-12
Agora, se não houver uma mudança radical nos próximos anos, dentre aqueles que repassam o $$$ as FFAA, podem adicionar uns 15 anos a esta equação...
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Re: A-12
Eu duvido muito.
Eu já ficarei feliz se pelo menos um subnuc sair do papel, só isso já será grande vitória. Deixei de acreditar no Brasil e em seus homens. Para mim, é um país fadado a morte, sofrimento e fracasso. E que se um dia, apesar de todas as coisas, conseguir dar certo, será apenas uma Finlândia tropical.
Eu já ficarei feliz se pelo menos um subnuc sair do papel, só isso já será grande vitória. Deixei de acreditar no Brasil e em seus homens. Para mim, é um país fadado a morte, sofrimento e fracasso. E que se um dia, apesar de todas as coisas, conseguir dar certo, será apenas uma Finlândia tropical.