UM MBT NACIONAL

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13611
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2326 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1066 Mensagem por gabriel219 » Dom Mai 20, 2018 1:29 am

Complementando o post: a velocidade de projéteis cinéticos será um fator determinante, já que no futuro todos os MBT's possuirão sistemas de defesa ativa.

Jammear usando flecha seria extremamente difícil, por isso a ideia de canhões Eletromagnéticos (seja Rail ou Coil) e Eletrotérmico-químico, para propelir projéteis cinéticos há velocidades muito maiores que canhões convencionais, que fisicamente possui limitação máxima de aceleração de projéteis.

Já mísseis precisarão de "mini-jammers" ou decoys.

É por esses motivos que eu não concordo em negligenciar, no futuro, blindagem passiva por conta de ativa ou reativa.

Nós basicamente já possuímos todos os materiais para blindagem (CNT-MMC, Al-TiB2, Aço Nanométrico enriquecido com NbC, Nióbio á berça, componentes principais da blindagem AMAP B), motor, suspensão...

O que nos falta são armamentos avançados e know-how.

Por isso que a melhor saída é unir o que temos com a KMW-Rheinmetal, iniciar uma plataforma que derive dois chassis, um com 7 polias para VBC CC, VBCI pesado e VBAAp 155 mm e outro com 6 polias derivando VBTP, VBAAAe, Missile Carrier, Posto de Comando...




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36710
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3163 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1067 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 14, 2018 10:58 am

Vou repetir uma pergunta que fiz no outro tópico.
Como seria a organização de uma divisão blindada no EB?
A configuração atual é a ideal.
Grato a quem puder ajudar.

Abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38242
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2654 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1068 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Jun 14, 2018 11:49 am

Uma Divisão são por norma apenas um Estado Maior que gere/coordena três Brigadas, podendo ter outras sub-unidades de apoio a essas Brigadas como por exemplo uma unidade de aviação (helicopteros).

Exemplos:

Imagem

Imagem

Imagem




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13611
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2326 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1069 Mensagem por gabriel219 » Qui Jun 14, 2018 2:26 pm

Eu sempre defendi que, no futuro, haja a criação de uma nova Brigada Blindada, alocada no interior da Bahia. Apesar da distância, ainda sim daria para formar uma divisão blindada com 3 Brigadas Blindadas.

A ideia das SU Divisionárias, principalmente de helicópteros, passa por aquela minha ideia de realocar 4 AH-1W - SE vier - para o Sul e formar doutrina com apoio direto ás duas Brigadas Blindadas da região, já que eu vejo hoje 3 formas de uso de helicópteros de ataque em guerras convencionais.




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1070 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Jun 14, 2018 2:38 pm

FCarvalho escreveu: Qui Jun 14, 2018 10:58 am Vou repetir uma pergunta que fiz no outro tópico.
Como seria a organização de uma divisão blindada no EB?
A configuração atual é a ideal.
Grato a quem puder ajudar.

Abs
Não sei se o EB tem o conceito de "divisão blindada", então, se o conceito não existir, fica dificil falar em "ideal".

Já em relação as divisões, o conceito existe no EB, mas me parece estar longe do ideal.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36710
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3163 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1071 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 14, 2018 3:15 pm

Marechal-do-ar escreveu: Qui Jun 14, 2018 2:38 pm
FCarvalho escreveu: Qui Jun 14, 2018 10:58 am Vou repetir uma pergunta que fiz no outro tópico.
Como seria a organização de uma divisão blindada no EB?
A configuração atual é a ideal.
Grato a quem puder ajudar.
Abs
Não sei se o EB tem o conceito de "divisão blindada", então, se o conceito não existir, fica dificil falar em "ideal".
Já em relação as divisões, o conceito existe no EB, mas me parece estar longe do ideal.
Há muito tempo atrás eu ouvi falar de uma divisão chamada de "a encouraçada" no exército. Só não sei dizer se tinha alguma coisa haver com cavalaria.

Abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1072 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Jun 14, 2018 3:39 pm

Essa é a 3a divisão, esse é o apelido que seus soldados se deram durante a guerra do Paraguai, mas não tem nada a ver com cavalaria ou blindagem, a maior parte de sua existência essa unidade foi uma brigada/divisão de infantaria, inclusive, a brigada blindada subordinada a ela é a 6a brigada de infantaria blindada.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
nveras
Sênior
Sênior
Mensagens: 2627
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 1:16 pm
Agradeceram: 147 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1073 Mensagem por nveras » Qui Jun 14, 2018 3:47 pm

È uma Divisão de Cavalaria Mecanizada. 3 Brigadas de Cavalaria Mecanizada, uma de Infantaria Mecanizada e uma de Artilharia Divisionária.

http://www.3de.eb.mil.br/index.php/gran ... bordinadas




Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60777
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6406 vezes
Contato:

Re: UM MBT NACIONAL

#1074 Mensagem por Túlio » Qui Jun 14, 2018 3:56 pm

Marechal-do-ar escreveu: Qui Jun 14, 2018 3:39 pm Essa é a 3a divisão, esse é o apelido que seus soldados se deram durante a guerra do Paraguai, mas não tem nada a ver com cavalaria ou blindagem, a maior parte de sua existência essa unidade foi uma brigada/divisão de infantaria, inclusive, a brigada blindada subordinada a ela é a 6a brigada de infantaria blindada.

Que por acaso eu conheço pessoalmente e tem não apenas o C I Bld mas ainda dois RCCs, o 1º (que compartilha terreno e instalações com o citado Centro de Instrução) e o 4º, além de um R C Mec. Deve ser a Bda mais poderosa do EB (ou seria, se tivesse algum BAvEx). Há outros RCBs em outras Bdas orgânicas, o que faz da 3ª DE bem mais Encouraçada do que muitos pensam, cupincha véio. Fica aqui um link para todas as SU:

http://www.3de.eb.mil.br/index.php/gran ... bordinadas




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36710
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3163 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1075 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 14, 2018 5:04 pm

Obrigado a todos pela ajuda.

Só achei estranho que o nome da divisão não estipula a qual arma ela está ligada, sendo denominada apenas como divisão de exército.

Esse nome é novo ou simplesmente o EB largou mão de identificar suas divisões por quadros de armas e serviços.

Abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1076 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Jun 14, 2018 6:51 pm

Não faz mais sentido dedicar uma divisão a um tipo de arma, os exércitos não são mais tão grandes.

E não me espantaria se em um futuro nem tão distante o EB abandonasse a denominação "divisão", os comandos militares já tem o tamanho aproximado de uma divisão e existem em número suficiente.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60777
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6406 vezes
Contato:

Re: UM MBT NACIONAL

#1077 Mensagem por Túlio » Qui Jun 14, 2018 7:01 pm

Acredito eu que Divisão seja uma coisa mais administrativa (até Brigada como conceito de GU Op não parece ter essa valia toda), já faz tempo que o EB não observa padrões do tipo, preferindo empregar FTs de acordo com a Missão, e isso independe de GU mas sim dos agrupamentos das SU realmente necessárias, como disse, ao cumprimento da Missão.




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36710
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3163 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1078 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 14, 2018 9:04 pm

Marechal-do-ar escreveu: Qui Jun 14, 2018 6:51 pm Não faz mais sentido dedicar uma divisão a um tipo de arma, os exércitos não são mais tão grandes.
E não me espantaria se em um futuro nem tão distante o EB abandonasse a denominação "divisão", os comandos militares já tem o tamanho aproximado de uma divisão e existem em número suficiente.
Talvez no nosso caso sim, mas ainda há vários exércitos por aí que ainda usam o termo divisão não só operacionalmente como administrativa.

Por aqui o EB decidiu adotar as bgdas como sua grande unidade de referência em termos operacionais.

Abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1178
Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
Localização: Niterói - RJ
Agradeceram: 222 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1079 Mensagem por RobsonBCruz » Sex Jun 15, 2018 9:13 am

Fala-se tanto que temos que evoluir, saindo das doutrinas da IIGM, mas continuamos pensando em estrutura como se fossemos participar de um novo Dia D ou operação Barbarosa.
Até os anos 80 as divisões eram o grande comando padrão das maioria dos exércitos. A partir daí, a brigada assumiu esse papel, ficando as divisões como comandos operacionais flexíveis, ou seja, que podem reunir, conforme a necessidade, brigadas e unidades independentes de diversos tipos.
No EB, foram mantidas 4 divisões: 1ªDE (RJ), 2ª DE (SP), 3ª DE (RS) e 5ª DE (PR)
Embora na estrutura de paz essas divisões tenham brigadas vinculadas, essa é uma estrutura administrativa voltada principalmente para o preparo da força terrestre. Em caso de emprego de grande contingente (FT Divisão), esses comandos operacionais são reorganizados com a ajudicação de unidades, conforme cada necessidade.




nveras
Sênior
Sênior
Mensagens: 2627
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 1:16 pm
Agradeceram: 147 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1080 Mensagem por nveras » Sex Jun 15, 2018 10:48 am

Divisões e brigadas são denominações operacionais, as administrativas são as Regiões Militares.




Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Responder