A-12
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Re: A-12
Desculpe discordar em parte, pois realmente é importante a manutenção da capacidade de uso da aviação naval principalmente a de asas fixas. Porém esta capacidade hoje esta perdida e terá que ser buscada novamente, tendo sido jogado praticamente fora todo dinheiro gasto naquela qualificação inicial. Além disso o dinheiro gasto para manter o SP parado no porto é muito grande, deve dar pra manter uns 3 subs navegando com tranquilidade. Infelizmente o que tem que ser feito é ter muito subs (tem tripulação pequena e grande dissuassão), grande quantidade de NAPAS e a introduzação de VANTS na vigilância maritima. O restante para nós é infelizmente impossível com o recurso que temos. Acho melhor fazermos poucas coisas mas bem do que um monte de modo imcompleto. Valeu.
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Re: A-12
Isso transformaria a MB em uma Guarda Costeira com Submarinos . Isso não pode estar correto...osolamaalua escreveu:Desculpe discordar em parte, pois realmente é importante a manutenção da capacidade de uso da aviação naval principalmente a de asas fixas. Porém esta capacidade hoje esta perdida e terá que ser buscada novamente, tendo sido jogado praticamente fora todo dinheiro gasto naquela qualificação inicial. Além disso o dinheiro gasto para manter o SP parado no porto é muito grande, deve dar pra manter uns 3 subs navegando com tranquilidade. Infelizmente o que tem que ser feito é ter muito subs (tem tripulação pequena e grande dissuassão), grande quantidade de NAPAS e a introduzação de VANTS na vigilância maritima. O restante para nós é infelizmente impossível com o recurso que temos. Acho melhor fazermos poucas coisas mas bem do que um monte de modo imcompleto. Valeu.
Acho que nem tanto ao mar e nem tanto à terra !!!
Se a análise vai por esse lado, ficamos só com o S Tucano, os EC-725, alguns Esquilos de treinamento, o Phenon e o tal do 747 VIP e alguns KC-390 para transporte e mais uns Bandecos (e P95) e fim de papo na FAB. Afinal só precisamos transportar Índios, soldados, pessoal de ONG, carga e votos, ajudar com enchentes e um eventual resgate aqui e outro ali, transportar políticos e ir atrás de avião de traficante . **
** Vou deixar claro eu não acredito que isso faça sentido algum também!!!
O problema nao esta no A-12 ou vender todos os F-5 e AM-X para virar panela e economizar $$$ para manter piloto e submarino.
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Re: A-12
Vou fazer voz ao Lima. Defesa no Brasil nunca deu voto e nem verba pra gastar; e em sendo assim, se nós, sociedade e ffaa's, formos corresponder a este tipo de pensamento - o de fazer bem o mínimo, sem jamais nos pretendermos fazer bem o máximo - estaremos então a corroborar o que, para mim, em minha opinião pessoal, está claro como um projeto e visão de governo sobre as ffaa's, que não passam e nem podem passar, hora de uma guarda nacional de luxo para quebrar o galho de problemas de segurança pública, hora de transportadora oficial e mera guarda costeira.Carlos Lima escreveu:Isso transformaria a MB em uma Guarda Costeira com Submarinos . Isso não pode estar correto...osolamaalua escreveu:Desculpe discordar em parte, pois realmente é importante a manutenção da capacidade de uso da aviação naval principalmente a de asas fixas. Porém esta capacidade hoje esta perdida e terá que ser buscada novamente, tendo sido jogado praticamente fora todo dinheiro gasto naquela qualificação inicial. Além disso o dinheiro gasto para manter o SP parado no porto é muito grande, deve dar pra manter uns 3 subs navegando com tranquilidade. Infelizmente o que tem que ser feito é ter muito subs (tem tripulação pequena e grande dissuassão), grande quantidade de NAPAS e a introduzação de VANTS na vigilância maritima. O restante para nós é infelizmente impossível com o recurso que temos. Acho melhor fazermos poucas coisas mas bem do que um monte de modo imcompleto. Valeu.
Acho que nem tanto ao mar e nem tanto à terra !!!
Se a análise vai por esse lado, ficamos só com o S Tucano, os EC-725, alguns Esquilos de treinamento, o Phenon e o tal do 747 VIP e alguns KC-390 para transporte e mais uns Bandecos (e P95) e fim de papo na FAB. Afinal só precisamos transportar Índios, soldados, pessoal de ONG, carga e votos, ajudar com enchentes e um eventual resgate aqui e outro ali, transportar políticos e ir atrás de avião de traficante . **
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A permanecer o atual quadro, se não for feito nada, caminhamos para esta realidade, que, repito, minha opinião pessoal, é não só um projeto e visão de governo:
EB = exercito da salvação
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Podem até discordar, mas até que me provem o contrário, este é o futuro de nossas ffaa's.
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Re: A-12
O restante para nós é infelizmente impossível com o recurso que temos. Acho melhor fazermos poucas coisas mas bem do que um monte de modo imcompleto.
Não vi ninguém desdizer ISSO! Nem o post do Cel. JAURO, nas "Terrestres". Fazer pela metade ou menos ainda não pode estar CERTO!
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Re: A-12
alex escreveu:Eu gostaria de ver o Siconta 5 integrado e totalmente funcional no A-12.
Acho que seria um ganho incrivel para nossa engenharia e para a MB.
O siconta V vai estar perfeitamente integrado no A 12. A questão é o A 12 estar Full no que diz respeito ao resto de seus sistemas.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
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Re: A-12
Alguém conseguiria mensurar, numa escala de 0-100, o quanto do A-12 já está pronto?
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Re: A-12
Perdoe-me mas há um certo exagero nestas colocações. No mundo todo há cortes na defesa ainda mais agora com toda essa crise assolando os países. Na América do Sul vivemos uma ambiente de calmaria e integração, apesar de um pipocar ali outro aqui de vez enquanto, mas de uma forma geral a paz prevalece, por mais que alguns vejam guampas em cabeça de cobra. Então de uma forma normal a questão de defesa passa para um segundo plano, sobrepondo-se por isso a questão de vigilância em relação a questão de dissuasão de uma forma mais ampla. Apesar disso basta vermos algumas imagens das nossas FFAA e observamos avanços em todos os setores. Boa parte da aviação de transporte da FAB foi renovado, novos aviões de patrulha e vigilância, as modernizações avançam de forma continua (AMX, F5, Bandeirantes). O EB o projeto Guarani esta em pleno andamento e já conta com encomendas e possíveis exportações, outros projetos são encaminhados como a renovação da Defesa Aérea (Dizem a passos largos). E a MB conduz o maior projeto militar já executado pelo Brasil através da implantação da nova fábrica de submarinos e a construção da nova classe dessas embarcações que irá viabilizar a produção de um Sub Nuclear Brasileiro. Penso que isso não seja pouco, agora há limitações, obviamente nem tudo pode acontecer de forma conjunta, pois o problema é que havia uma defasagem tecnológica estrutural nas FFAA que infelizmente não pdem ser solucionados do dia para a noite. Faço uma ressalva em relação ao FX o qual só não esta contratado e em execução graças ao suposto vazamento da folha e ao constrangimento imposto ao governo pela FAB, esse projeto cada vez mais torna-se confuso, ainda mais agora com a história de parceria entre a EMBRAER e a BOEING. Melhor seria o simples cancelamento e uma compra direta a partir de um acordo bilateral, o problema todo é que no estágio em que estamos isso não é mais possível.FCarvalho escreveu:Vou fazer voz ao Lima. Defesa no Brasil nunca deu voto e nem verba pra gastar; e em sendo assim, se nós, sociedade e ffaa's, formos corresponder a este tipo de pensamento - o de fazer bem o mínimo, sem jamais nos pretendermos fazer bem o máximo - estaremos então a corroborar o que, para mim, em minha opinião pessoal, está claro como um projeto e visão de governo sobre as ffaa's, que não passam e nem podem passar, hora de uma guarda nacional de luxo para quebrar o galho de problemas de segurança pública, hora de transportadora oficial e mera guarda costeira.Carlos Lima escreveu: Isso transformaria a MB em uma Guarda Costeira com Submarinos . Isso não pode estar correto...
Acho que nem tanto ao mar e nem tanto à terra !!!
Se a análise vai por esse lado, ficamos só com o S Tucano, os EC-725, alguns Esquilos de treinamento, o Phenon e o tal do 747 VIP e alguns KC-390 para transporte e mais uns Bandecos (e P95) e fim de papo na FAB. Afinal só precisamos transportar Índios, soldados, pessoal de ONG, carga e votos, ajudar com enchentes e um eventual resgate aqui e outro ali, transportar políticos e ir atrás de avião de traficante . **
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Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
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Re: A-12
Em relação ao A-12, acho que a essas alturas colocá-lo operacional já tornou-se uma questão de honra para a nossa marinha. Agora uma coisa é certa, quando tivermos os nossos 12 AF-4 e 5 S2 Tracer operacionais lá para 2014/15, acho que o SP esteja totalmente operacional embora já quase dando baixa. E infelizmente esses aviões terão nessa época um valor de combate discutível. O melhor, penso que seria embarcarmos num projeto conjunto com algum país parceiro (Índia, China, França, ou outro), mas isso já é outra história.
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Re: A-12
Podemos ver que nem sempre o profissionalismo das ffaa's é suficiente para fazer com que as coisas andem. Naturalmente para as coisas acontecerem na defesa, o outro lado também tem que fazer sua parte. Este é exatamente o problema.lobo_guara escreveu:Perdoe-me mas há um certo exagero nestas colocações. No mundo todo há cortes na defesa ainda mais agora com toda essa crise assolando os países. Na América do Sul vivemos uma ambiente de calmaria e integração, apesar de um pipocar ali outro aqui de vez enquanto, mas de uma forma geral a paz prevalece, por mais que alguns vejam guampas em cabeça de cobra. Então de uma forma normal a questão de defesa passa para um segundo plano, sobrepondo-se por isso a questão de vigilância em relação a questão de dissuasão de uma forma mais ampla.
O problema Lobo-guará é que nunca em tempo algum defesa no Brasil chegou a ser prioridade, mesmo durante o regime militar. E em sendo assim, jamais houve verbas suficientes e vontade suficiente para dar a questão defesa no brasil a posição que lhe cabe, tal qual nos países mais maduros. Os governos brasileiros jamais precisaram de "crises externas" para justificar os onipresentes cortes de verbas na defesa nacional. A nós bastavam nossas próprias crises. E mesmo em nossa tão alardeada e recém conquistada abundância econômica, a desculpa para a falta de interesse e de investimentos continuam as mesmas
Apesar disso basta vermos algumas imagens das nossas FFAA e observamos avanços em todos os setores. Boa parte da aviação de transporte da FAB foi renovado, novos aviões de patrulha e vigilância, as modernizações avançam de forma continua (AMX, F5, Bandeirantes). O EB o projeto Guarani esta em pleno andamento e já conta com encomendas e possíveis exportações, outros projetos são encaminhados como a renovação da Defesa Aérea (Dizem a passos largos). E a MB conduz o maior projeto militar já executado pelo Brasil através da implantação da nova fábrica de submarinos e a construção da nova classe dessas embarcações que irá viabilizar a produção de um Sub Nuclear Brasileiro.
Sem desmerecer o que se está fazendo ou foi feito, mas havemos de convir que fazer refit em material já desgastado ou utilizar-se de compras de oportunidade a título de "modernização" já é lugar comum na história nas ffaa's brasileiras. E esta solução é recorrente. Vamos nos conformar a estes tipos de "modernizações" até quando? Será que estas soluções são as ideais ou as dispomos porque simplesmente não temos alternativas outras possíveis, vide a leniência com que o assunto defesa é tratado no Brasil?
Penso que isso não seja pouco, agora há limitações, obviamente nem tudo pode acontecer de forma conjunta, pois o problema é que havia uma defasagem tecnológica estrutural nas FFAA que infelizmente não pdem ser solucionados do dia para a noite.
Lobo, quantos programas e projetos das ffaa's ao longo dos anos, diria décadas, tornaram-se letra morta e defasados no tempo em seus cronogramas, até se mostrarem inócuos ou impraticáveis porque simplesmente quem tinha o poder de decidir não quis decidir quando necessário, se omitindo ou negligenciando suas responsabilidade? Isso é de agora ou já é cultural na relação politico-militar no Brasil?
Faço uma ressalva em relação ao FX o qual só não esta contratado e em execução graças ao suposto vazamento da folha e ao constrangimento imposto ao governo pela FAB, esse projeto cada vez mais torna-se confuso, ainda mais agora com a história de parceria entre a EMBRAER e a BOEING. Melhor seria o simples cancelamento e uma compra direta a partir de um acordo bilateral, o problema todo é que no estágio em que estamos isso não é mais possível.
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Olá!
Temos um problema !
Quando estávamos em crise tivemos que desistir de muitas coisas como investir nas FFAA e da nossa indústria bélica. Era a imposição do momento.
Na época do príncipe inclusive a receita era que se vende-se tudo barato e financiado.
Temos um problema !
Quando estávamos em crise tivemos que desistir de muitas coisas como investir nas FFAA e da nossa indústria bélica. Era a imposição do momento.
Na época do príncipe inclusive a receita era que se vende-se tudo barato e financiado.
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Re: A-12
Alguém poderia colocar o link deste post do Jauro.Túlio escreveu:O restante para nós é infelizmente impossível com o recurso que temos. Acho melhor fazermos poucas coisas mas bem do que um monte de modo imcompleto.
Não vi ninguém desdizer ISSO! Nem o post do Cel. JAURO, nas "Terrestres". Fazer pela metade ou menos ainda não pode estar CERTO!
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
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Re: A-12
WalterGaudério escreveu:Alguém poderia colocar o link deste post do Jauro.Túlio escreveu: Não vi ninguém desdizer ISSO! Nem o post do Cel. JAURO, nas "Terrestres". Fazer pela metade ou menos ainda não pode estar CERTO!
O Cel Jauro postou as informações acima onde as mesmas foram discutidas.jauro escreveu:Várias coisas (MEM) estão ficando a descoberto.
Tiraram-se os Mrt60 de uso e não há novos para substituí-los.
Idem com as MAG dos PelFuz.
Idem com os CanSR106mm e 57mm, não há MSS.
Idem com os bofors C60 de 40mm.
Idem com CC dos RCB.
Idem com a revitalização dos 208 M113.
Idem com o material de comunicações tático.
Idem com o LRj. Cadê o ALAC?
Os MrtMe (81) estão pela hora da morte.
Parece que tudo está previsto e acertado, mas nada está concluído e efetivado.
Após o Cel Jauro fez este post mais elucidativo sobre a obtenção de equipamentos, disponibilidade e operacionalidade.jauro escreveu:Não vou discutir as opiniões de vocês,
Vou colocar aqui uma postura e algumas atitudes políticas e econômicas que venho observando há tempos.
As econômicas são decorrentes das verbas orçamentárias destinadas ao EB. Os recursos, como disse o MD, são razoáveis. O EB há dois ou três anos que incorpora todo o efetivo, sem cortes, mantém 04 Brigadas de Inf e uma de OpEsp com efetivo completo, não faltam recursos para rancho e saúde, tudo redondinho.
Vou pegar um BtlInf, como peça de amostra. Um BtlInf tem de ter vários armamentos em quantidades variáveis.
Pistola9mm;
Metralhadoras de Mão;
Fuzis;
Fuzil Automático pesado;
Sabres e Facas de trincheira.
Até agora falamos de armamento individual e portátil. Nesse rol pode-se juntar o fardamento e o equipamento individual de todos os militares e mais o material de acampamento bem como as Vtr SR. Até aqui tudo bem se alguém acha que não procure se informar e verá que tenho razão.
A partir desse ponto é que começam as dificuldades.
Não há Mrt60mm. As MtrMAG não são suficientes para atender o efetivo das SU. Os Mrt81mm estão desgastados e ultrapassados. Não existem armas AC e nenhum míssil.
Na Cavalaria, a situação é um pouco melhor e na Artilharia (Cmp e AAe) encontramos a pior das situações.
Se fizermos uma observação política vamos observar que tudo no Brasil hoje passa pelo social, até mesmo as FA e o EB, particularmente.
Porque armas de grosso calibre ou de emprego coletivo, se o que se espera do EB é que ele se desempenhe bem nas enchentes do Vale do Itajaí, nas avalanches de terra do Estado do RJ, e na distribuição de água no NE?
Nas Op militares, também não há necessidade de MtrP, morteiros, ALAC e canhões, muito menos mísseis. Para emprego no Haiti e no Morro do Alemão, não se usam armas pesadas. Para operações tipo polícia, na fronteira, até o FAP já pesa.
Material contra disturbíos, cassetetes, capacetes, joelheiras tem a dar com pau.
Aos olhos da política social estamos bem, somos uma polícia de luxo.
Mas como diz um companheiro meu de turma, ainda na ativa, é pegar ou largar.
http://www.defesabrasil.com/forum/viewt ... start=6360
att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
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Re: A-12
Valeu Binfa!!binfa escreveu:WalterGaudério escreveu: Alguém poderia colocar o link deste post do Jauro.O Cel Jauro postou as informações acima onde as mesmas foram discutidas.jauro escreveu:Várias coisas (MEM) estão ficando a descoberto.
Tiraram-se os Mrt60 de uso e não há novos para substituí-los.
Idem com as MAG dos PelFuz.
Idem com os CanSR106mm e 57mm, não há MSS.
Idem com os bofors C60 de 40mm.
Idem com CC dos RCB.
Idem com a revitalização dos 208 M113.
Idem com o material de comunicações tático.
Idem com o LRj. Cadê o ALAC?
Os MrtMe (81) estão pela hora da morte.
Parece que tudo está previsto e acertado, mas nada está concluído e efetivado.
Após o Cel Jauro fez este post mais elucidativo sobre a obtenção de equipamentos, disponibilidade e operacionalidade.jauro escreveu:Não vou discutir as opiniões de vocês,
Vou colocar aqui uma postura e algumas atitudes políticas e econômicas que venho observando há tempos.
As econômicas são decorrentes das verbas orçamentárias destinadas ao EB. Os recursos, como disse o MD, são razoáveis. O EB há dois ou três anos que incorpora todo o efetivo, sem cortes, mantém 04 Brigadas de Inf e uma de OpEsp com efetivo completo, não faltam recursos para rancho e saúde, tudo redondinho.
Vou pegar um BtlInf, como peça de amostra. Um BtlInf tem de ter vários armamentos em quantidades variáveis.
Pistola9mm;
Metralhadoras de Mão;
Fuzis;
Fuzil Automático pesado;
Sabres e Facas de trincheira.
Até agora falamos de armamento individual e portátil. Nesse rol pode-se juntar o fardamento e o equipamento individual de todos os militares e mais o material de acampamento bem como as Vtr SR. Até aqui tudo bem se alguém acha que não procure se informar e verá que tenho razão.
A partir desse ponto é que começam as dificuldades.
Não há Mrt60mm. As MtrMAG não são suficientes para atender o efetivo das SU. Os Mrt81mm estão desgastados e ultrapassados. Não existem armas AC e nenhum míssil.
Na Cavalaria, a situação é um pouco melhor e na Artilharia (Cmp e AAe) encontramos a pior das situações.
Se fizermos uma observação política vamos observar que tudo no Brasil hoje passa pelo social, até mesmo as FA e o EB, particularmente.
Porque armas de grosso calibre ou de emprego coletivo, se o que se espera do EB é que ele se desempenhe bem nas enchentes do Vale do Itajaí, nas avalanches de terra do Estado do RJ, e na distribuição de água no NE?
Nas Op militares, também não há necessidade de MtrP, morteiros, ALAC e canhões, muito menos mísseis. Para emprego no Haiti e no Morro do Alemão, não se usam armas pesadas. Para operações tipo polícia, na fronteira, até o FAP já pesa.
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