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Re: Sobre o C-390

Enviado: Qua Nov 18, 2009 10:56 am
por Sintra
Walterciclone escreveu:Olhem só o cronograma do projeto KC-390...

_Congelamento do projeto até setembro de 2011.
Construção do primeiro protótipo começando em dezembro 2011
Primeiro protótipo concluído até agosto 2012
Construção do segundo protótipo começando em maio de 2012
Primeiro vôo(1o. protótipo) , até novembro de 2012
Segundo protótipo concluído até dezembro de 2012
Primeiro vôo(2O. Protótipo), até janeiro de 2013
Testes de vôo. De Novembro de 2012/fevereiro de 2014
Testes operacionais fevereiro 2014 até setembro 2014
Homologação final ANAC Outubro de 2014
Início da construção do primeiro exemplar de Série Junho 2014
Copa do Mundo
Entrega do primeiro Exemplar de série: Novembro de 2014
Já sei que vou apanhar de todos os lados, mas tenho serissimas duvidas que a Embraer consiga efectuar um tal cronograma. Creio que existiu ai uma certa dose (muita) de "optimismo" propositado por parte da Industria de forma a convencer a FAB e o Governo.
Se este cronograma for mantido, a Embraer vai demorar menos tempo a desenhar, construir e entregar o KC-390 do que a LM levou a instalar motores e um cockpit novo no Hercules "Juliet", nem sequer vamos falar em projectos que começaram do zero como o A-400M, o AN-70, o C-17, o Kawasaki C-X, o Transall C-160, etc, etc.

Se a Embraer manter o cronograma penso que se trata de um "world record".
Esperemos que eu esteja completamente enganado, mas creio que não estou.

Re: Sobre o C-390

Enviado: Qua Nov 18, 2009 11:03 am
por soultrain
Tenho a mesma opinião.

Re: Sobre o C-390

Enviado: Qua Nov 18, 2009 11:09 am
por Brasileiro
Só pra terem uma idéia, o tempo de projeto dos aviões EMB-170/175 foi de cerca de 36 a 40 meses. Antes disso, ela só sabia fazer aviões de 50 lugares.
O tempo de projeto dos Phenom foi bem mais curto.

E os EJets não são uma evolução do EMB-145, como este é uma evoulçao do Brasília.

Ou seja, a Embraer demora uns 3 a 4 anos para projetar uma coisa totalmente nova e fazê-la voar.



abraços]

Re: Sobre o C-390

Enviado: Qua Nov 18, 2009 11:28 am
por Sintra
Brasileiro escreveu:Só pra terem uma idéia, o tempo de projeto dos aviões EMB-170/175 foi de cerca de 36 a 40 meses. Antes disso, ela só sabia fazer aviões de 50 lugares.
O tempo de projeto dos Phenom foi bem mais curto.

E os EJets não são uma evolução do EMB-145, como este é uma evoulçao do Brasília.

Ou seja, a Embraer demora uns 3 a 4 anos para projetar uma coisa totalmente nova e fazê-la voar.

abraços]
Os tempos que você indicou são standards da Industria aerospacial civil.
A Airbus desenha e entrega um avião de porte bastante superior a um Phenon no mesmo espaço de tempo, idem para a Boeing.
A complexidade de um cargueiro militar é bastante superior à de um avião de passageiros, esta constatação já foi descoberta pela CASA/Airbus, pela Boeing, pela LM, pela Kawasaki, etc...

Re: Sobre o C-390

Enviado: Qua Nov 18, 2009 3:08 pm
por raphavidottoo
Brasileiro escreveu:Só pra terem uma idéia, o tempo de projeto dos aviões EMB-170/175 foi de cerca de 36 a 40 meses. Antes disso, ela só sabia fazer aviões de 50 lugares.
O tempo de projeto dos Phenom foi bem mais curto.

E os EJets não são uma evolução do EMB-145, como este é uma evoulçao do Brasília.

Ou seja, a Embraer demora uns 3 a 4 anos para projetar uma coisa totalmente nova e fazê-la voar.



abraços]
Outro fato que deve ser levado em conta são as novas tecnologias que a Embraer utiliza para projetar aeronaves, como utilização de softwares para realizar o projeto e etc, o que diminui o tempo de projeto. Esse sistema foi usado nos Phenom 100 e 300 e também está sendo utilizado nos Legacy 450 e 500. A embraer já vem ganhando um know how na utilização desse sistema e isso vem a ajudar ainda mais o projeto do KC-390.

Re: Sobre o C-390

Enviado: Qua Nov 18, 2009 4:24 pm
por WalterGaudério
Sintra escreveu:
Walterciclone escreveu:Olhem só o cronograma do projeto KC-390...

_Congelamento do projeto até setembro de 2011.
Construção do primeiro protótipo começando em dezembro 2011
Primeiro protótipo concluído até agosto 2012
Construção do segundo protótipo começando em maio de 2012
Primeiro vôo(1o. protótipo) , até novembro de 2012
Segundo protótipo concluído até dezembro de 2012
Primeiro vôo(2O. Protótipo), até janeiro de 2013
Testes de vôo. De Novembro de 2012/fevereiro de 2014
Testes operacionais fevereiro 2014 até setembro 2014
Homologação final ANAC Outubro de 2014
Início da construção do primeiro exemplar de Série Junho 2014
Copa do Mundo
Entrega do primeiro Exemplar de série: Novembro de 2014
Já sei que vou apanhar de todos os lados, mas tenho serissimas duvidas que a Embraer consiga efectuar um tal cronograma. Creio que existiu ai uma certa dose (muita) de "optimismo" propositado por parte da Industria de forma a convencer a FAB e o Governo.
Se este cronograma for mantido, a Embraer vai demorar menos tempo a desenhar, construir e entregar o KC-390 do que a LM levou a instalar motores e um cockpit novo no Hercules "Juliet", nem sequer vamos falar em projectos que começaram do zero como o A-400M, o AN-70, o C-17, o Kawasaki C-X, o Transall C-160, etc, etc.

Se a Embraer manter o cronograma penso que se trata de um "world record".
Esperemos que eu esteja completamente enganado, mas creio que não estou.
Caro Sintra. Isso NÃO é OFICIAL.

Outra. O projeto recebeu dois parceiros de risco (privados)que irão aportar mais recursos(7% a mais) do que havia sido inicialmente previsto.

Essas "infos" não vieram da EMBRAER. Mas de professores/alunos de doutourado do ITA, funcionários/ex-funcionários da EMBRAER.

E, opinião pessoal. Não sei o que vcs acharam de extraordinário nesse cronograma aí. Eu achei perfeitamente plausível. É só ver o histórico da EMBRAER em programas da mesma magnitude( a família 170/190).

Vamos aguardar e torcer.

Re: Sobre o C-390

Enviado: Qua Nov 18, 2009 4:31 pm
por WalterGaudério
soultrain escreveu:Tenho a mesma opinião.
Até tu Brutus...(digo Soultrain) :lol: :lol: :lol: :wink:

Soultrain , como disse acima, trata-se de "informações" extra-oficiais. A única coisa que me surpreendeu foi o engajamento de 2 indústrias de países europeus que tem capital EADS e uma delas , por sua vez participa do A 400M.

Sintra e Soutrain, só quero que os Srs não interpretem a "informação" acima com um ufanismo infantil, o que não é de fato, o caso.

Gostaria de lembrar-lhes que os motores que equiparão o KC 390 não estão sendo desenvolvidos do "0" absoluto como foram os do A-400M. A Maioria dos subsistemas principais já estão devidamente maturados.

Re: Sobre o C-390

Enviado: Qua Nov 18, 2009 5:17 pm
por Dieneces
Penso que seja isso que o Walter diz , as partes que poderiam demandar mais tempo , do 390 , já estão todas 'quase prontas"...é só montar o quebra-cabeças....também não vi grandes dificuldades nesse cronograma para Embraer , nisso ela sabe o que faz .

Re: Sobre o C-390

Enviado: Qua Nov 18, 2009 8:05 pm
por Bourne
O C-390 é o tipo de produto que se faz sem precisar desenvolver um monte de tecnologias do zero. A maioria das solução está ai e foi testada. O trabalho da EMBRAER é juntar o quebra-cabeça de uma forma que funcione e atinja os objetivos.

Depois alguém vem falar que transferência de tecnologia não precisa envolver a indústria.... Bem deixa para lá. :lol: :lol: :lol: :lol:

Re: Sobre o C-390

Enviado: Qua Nov 18, 2009 8:47 pm
por Carlos Lima
Mas não se enganem,

O quebra-cabeças não é fácil de ser montado...

E ele exige uma combinação de fatores... se fosse fácil a mesma empresa que projetou o Monstro A380 já teria feito o A-400 voar... assim como a empresa que fez os 7x7 já teria feito o "787" voar.

A Embraer é excelente e uma vantagem grande que ela tem é justamente o seu tamanho, e agilidade em gerenciar os projetos... muitas liçòes foram aprendidas com o Am-X (por mais que muitos critiquem).

Mas uma aeronave "multi-função" como essa é um quebra-cabeças complicado muito em função de suas exigências operacionais...

Lembrar que mesmo o S Tucano demorou um certo tempo desde de 312H, porque justamente as suas exigências operacionais são bem complexas...

Imaginem uma aeronave de transporte/revo/ambulância/Transporte de PQD/Carga/Palette/Jipe/caminhão/radar/índio e por aí vai...

:)

Confio na Embraer e muito pelos motivos acima... e acho que ela vai surpreender, mas sabe como é... :wink:

[]s
CB_Lima

Re: Sobre o C-390

Enviado: Qui Nov 19, 2009 4:15 pm
por Sintra
Walterciclone escreveu:
Sintra escreveu: Já sei que vou apanhar de todos os lados, mas tenho serissimas duvidas que a Embraer consiga efectuar um tal cronograma. Creio que existiu ai uma certa dose (muita) de "optimismo" propositado por parte da Industria de forma a convencer a FAB e o Governo.
Se este cronograma for mantido, a Embraer vai demorar menos tempo a desenhar, construir e entregar o KC-390 do que a LM levou a instalar motores e um cockpit novo no Hercules "Juliet", nem sequer vamos falar em projectos que começaram do zero como o A-400M, o AN-70, o C-17, o Kawasaki C-X, o Transall C-160, etc, etc.

Se a Embraer manter o cronograma penso que se trata de um "world record".
Esperemos que eu esteja completamente enganado, mas creio que não estou.
Caro Sintra. Isso NÃO é OFICIAL.
OOOOOOOOOOOOPPPPPPPPPPSSSSSSSSSSSSSS :oops:
Me and my big mouth...
Walterciclone escreveu:Vamos aguardar e torcer.
X9999 :D

Re: Sobre o C-390

Enviado: Qui Nov 19, 2009 6:02 pm
por soultrain
Meus caros,

Como é óbvio eu espero e desejo o sucesso, que mais não seja porque o KC-390 assenta como uma luva na FAP, nós não temos dinheiro para operar C-130J ou A-400M, além disso poderemos ter algum off-set através das OGMA e até sermos o centro de manutenção na Europa.

Mas fico apreensivo quando falam com tanta facilidade sobre o insucesso do A400M e o possível grande sucesso do KC-390. Cautela porque a Airbus e a Boeing têm muita experiência e tanto o C-130J como o A-400 são programas com muitos problemas.

Vamos torcer e esperar.

[[]]'s

Re: Sobre o C-390

Enviado: Qui Nov 19, 2009 6:20 pm
por Al Zarqawi
soultrain escreveu:Meus caros,

Como é óbvio eu espero e desejo o sucesso, que mais não seja porque o KC-390 assenta como uma luva na FAP, nós não temos dinheiro para operar C-130J ou A-400M, além disso poderemos ter algum off-set através das OGMA e até sermos o centro de manutenção na Europa.
Confesso que não entendi.Então não operamos o C-130H e a versão esticada ou nada tem a ver o que estou escrevendo?Agora estou perdido.
A letra "J" á apenas de protótipo ou estou errado.

Re: Sobre o C-390

Enviado: Qui Nov 19, 2009 7:42 pm
por Sintra
Al Zarqawi escreveu:
soultrain escreveu:Meus caros,

Como é óbvio eu espero e desejo o sucesso, que mais não seja porque o KC-390 assenta como uma luva na FAP, nós não temos dinheiro para operar C-130J ou A-400M, além disso poderemos ter algum off-set através das OGMA e até sermos o centro de manutenção na Europa.
Confesso que não entendi.Então não operamos o C-130H e a versão esticada ou nada tem a ver o que estou escrevendo?Agora estou perdido.
A letra "J" á apenas de protótipo ou estou errado.
O Hercules "Juliet" é a ultima versão do venerável C-130 (motores novos, cockpit novo, algumas alterações estruturais "et voilá"), encontra-se ao serviço desde 1999, o primeiro operador foi a RAF, o total de operadores que encomendaram o avião é de 12, desde a RAAF, até à Força Aérea Indiana, até à Norueguesa, etc.
Teve imensos problemas nos primeiros cinco, seis anos de utilização, os Britânicos parece que já resolveram os multiplos problemas que tinham com o avião e de uma forma geral, actualmente estão bastante satisfeitos com ele.

Re: Sobre o C-390

Enviado: Qui Nov 19, 2009 8:21 pm
por Al Zarqawi
Sintra escreveu: O Hercules "Juliet" é a ultima versão do venerável C-130 (motores novos, cockpit novo, algumas alterações estruturais "et voilá"), encontra-se ao serviço desde 1999, o primeiro operador foi a RAF, o total de operadores que encomendaram o avião é de 12, desde a RAAF, até à Força Aérea Indiana, até à Norueguesa, etc.
Teve imensos problemas nos primeiros cinco, seis anos de utilização, os Britânicos parece que já resolveram os multiplos problemas que tinham com o avião e de uma forma geral, actualmente estão bastante satisfeitos com ele.
Entendi.Muito obrigado.