Qual seria o melhor fuzil para o EB? (DUAS NOVAS OPÇÕES)

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Qual seria o melhor fuzil para o EB?

M16/variantes dele
13
7%
AK47/variantes dele
17
9%
MD97
29
15%
G36
80
40%
AN94
26
13%
Ah, o FAL tá blz...
20
10%
FN SCAR
10
5%
HK 416/417
5
3%
 
Total de votos: 200

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60826
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6424 vezes
Contato:

#106 Mensagem por Túlio » Qui Set 29, 2005 8:21 pm

É, Guerra, estou vendo que por aí é furada discutir contigo, tens um conhecimento prático de teu trabalho muito acima do meu... :oops:
Guerra posrou:
'É tudo uma questão de formação. Quem é policial ou trabalha na area de segurança como você tem uma mentalidade totalmente diferente da nossa. Para vocês cada homem funciona como uma unidade independente. Já no EB, a ideia do homem armado com um fuzil, selecionando alvos e controlando seus fogos em tese não existe.'

Descreveste muito bem as linhas que nós, da SP, seguimos e, mesmo assim, digo-te que nem mesmo Doutrina temos, apenas alguns princípios que são mais ou menos aplicados por uns e outros. Até a forma de empunhar a arma varia, de um para outro. Para exemplificar, já devo estar na terceira ou quarta posição de tiro com arma curta da vida, partindo do Isósceles e chegando ao atual, Weaver - bem... - Modificado, com tiro semi-visado e 'double tap'... :(
Agora... AT4 dá três tiros???? Vai vendo, mas não me parece impossível, lembra o Faustpatrone alemão... :idea:




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#107 Mensagem por Guerra » Sex Set 30, 2005 8:13 am

tulio escreveu:Descreveste muito bem as linhas que nós, da SP, seguimos e, mesmo assim, digo-te que nem mesmo Doutrina temos, apenas alguns princípios que são mais ou menos aplicados por uns e outros. Até a forma de empunhar a arma varia, de um para outro. Para exemplificar, já devo estar na terceira ou quarta posição de tiro com arma curta da vida, partindo do Isósceles e chegando ao atual, Weaver - bem... - Modificado, com tiro semi-visado e 'double tap'... :(

Isso que voce disse de forma tão simples é a grande dificuldade dos FE no EB.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60826
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6424 vezes
Contato:

#108 Mensagem por Túlio » Sex Out 21, 2005 6:00 am

SGT GUERRA escreveu:
tulio escreveu:Mas Guerra, QUE munição 84? Só se for a do Carl Gustav, pois o AT4 é descartável... Sei que sabes...
Agora, FAL? Ferrolho basculante?? Carregador de 20 tiros??? Se te entendi, ou estás me gozando ou...perdeste de vez as esperanças, calma aí, índio véio, que vou mobilizar o meu lobby e teremos um AN94 made in brazil novinho pra ti...rssssssss
Sério, sobre cadeia logística a gente fala qualquer dia, vou te contar da inveja que os alemães tinham dos russos, na 2.ªGM, dia desses...
Abração


O AT-4 (sabia que ele pode ser regarregado até 3 vezes? Essa é a vantagem de ser pobre, voce aprende a tirar leite de pedra rs rs) para fins de suprimento é considerado como munição, e ele segue a cadeia logistica junto com os diversos tipos de munição do canhão 84 até a companhia. O que eu quero dizer é que se voce considerar a variedade de munição só no calibre 84, essa ideia de padronizar o calibre do fuzil para melhorar o suprimento perde a logica. Sobre o FAL. Se levarmos em conta a parte tecnica da arma, voce esta certo. Se levarmos em conta os 5 tipos de operações ofensivas, mais as 5 defensivas e todas suas formas de manobras; se levarmos em conta as ações comuns nessas operações (reconhecimentos, segurança etc), mais as operações complementares (junção, interdição etc), mais as operações com caracteristicas especiais (aeromovel, aerotransportada, area edificada ou fortificada etc) e mais os diversos ambientes especiais (montanha, selva etc) é simplesmente impossivel determinar qual o fuzil ideal para o EB. Na maioria dessas situações eu não escolheria o FAL, mas se pergarmos um grupo de combate e colocarmos no terreno mais comum do território nacional, com todo equipamento padrão do EB, dentro de qualquer formação prevista, funcionando como um sistema de armas, eu não vejo porque não usar um fuzil 7,62 com carregador de 20 tiros.
É tudo uma questão de formação. Quem é policial ou trabalha na area de segurança como você tem uma mentalidade totalmente diferente da nossa. Para vocês cada homem funciona como uma unidade independente. Já no EB, a ideia do homem armado com um fuzil, selecionando alvos e controlando seus fogos em tese não existe.


Bom, Guerra, primeiro quero pedir desculpas pela demora em deixar mais clara minha visão deste teu post. Li muito, conversei muto e tenho agora algo para dizer:
:?: se a logística não é um fator impeditivo à multiplicidade de calibres, hás de convir comigo que o EB poderia muito bem utilizar TRÊS: 7,62 x 39 para ambientes como o da Amazônia - lá não precisa de burst como o do AN94, eis que é brabo usar colete por aquelas bandas; 5,56 x 45 para combates mais próximos, tipo MOUT e 7,62 x 51 para áreas abertas, como o Pampa Gaúcho e também em ações de montanha.. Agora, pergunto-te: qual Exército do mundo usa isso em dotação normal, eis que há fuzis que têm versões nos três calibres, invalidando portanto o argumento da complicação do treinamento dos recrutas?
:idea: Sabes uma das coisas que Guderian mais lamentava sobre o Exército Vermelho em relação ao material? é que os russos ou se deslocavam em tanques ou em caminhões, estes de um único modelo, em geral, o que simplificava sobremaneira o esforço logístico - palavras dele - ao contrário da infinidade de tipos de VTRs então usadas pela Wehrmacht.
PS.: aí, Guerra, este não tem o intuito de te questionar como Profissional ou como conhecedor de assuntos de Defesa, eis que tua capacidade está mais do que comprovada na matéria, apenas gosto de debater com quem sabe, assim, não te embrabeças com este índio véio, tá tri? :D

Abração




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
CFB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2326
Registrado em: Dom Mai 15, 2005 11:21 pm
Localização: Vila Velha - Es

#109 Mensagem por CFB » Sáb Out 22, 2005 3:16 am

The Baaz escreveu:
tulio escreveu:Os ianques podem se dar ao luxo de comprar qualquer fuzil porque não têm que enfrentar inimigos que usem coletes balísticos nível 4 NIJ como eles próprios. Agora, nós????? Deus, o inimigo são eles, com seus coletes Interceptor, dos quais até compramos alguns mas...eles fabricam...


Mas Tulio, se um dia os EUA invadirem o Brasil (o que eu acho dificil) não adianta ter G36, AN94, PAK, não adianta nada, vai ser um massacre só. E o problema dos coletes se resolve com munições especiais para perfurar qualquer tipo de material, as quais eu não lembro o nome. 8-]


Eu achoq naum seria tao facil assim naum, eu vcs ja se esqueser o q aconteceu no Vietna




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
CFB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2326
Registrado em: Dom Mai 15, 2005 11:21 pm
Localização: Vila Velha - Es

#110 Mensagem por CFB » Sáb Out 22, 2005 3:32 am

FinkenHeinle escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Eles gostam muito de bater em bêbado e à noite.

Nossa, e não é que bate direitinho com o Brasil?!?

:wink: :cry: :lol:


:D :D :D :D :D :D




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
CFB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2326
Registrado em: Dom Mai 15, 2005 11:21 pm
Localização: Vila Velha - Es

#111 Mensagem por CFB » Sáb Out 22, 2005 3:37 am

Rodrigo, o Brasil tem 40 Bilhões de Dólares em Reserva. E uma guerra não começa de hoje para amanhã.
Os EUA provavelmente iriam gastar MAIS de 1 ano para mobilizar as tropas.
Neste tempo com 200 milhões de dólares mais de 4000 Iglas já estariam por aqui.
Fora milhares de M.S.S 1.2 AC.

Tirando o fato q td a industria do pais ia ser vontada p/ a querra e q tb haveria uma convocacao em massa. Eu naum venceriamos os americanos mas deixariamos invavez p/ eles fazerem uma querra contra a gente




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#112 Mensagem por ZeRo4 » Sáb Out 22, 2005 4:06 am

Igla??? Basta as aeronaves voarem a 4.000m de altura e o Igla se torna extremamente ineficaz. O Igla é um Manpad, querer utilizá-lo em outra função é perda de tempo.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#113 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Out 22, 2005 9:19 am

CFB escreveu:Rodrigo, o Brasil tem 40 Bilhões de Dólares em Reserva. E uma guerra não começa de hoje para amanhã.
Os EUA provavelmente iriam gastar MAIS de 1 ano para mobilizar as tropas.
Neste tempo com 200 milhões de dólares mais de 4000 Iglas já estariam por aqui.
Fora milhares de M.S.S 1.2 AC.

Tirando o fato q td a industria do pais ia ser vontada p/ a querra e q tb haveria uma convocacao em massa. Eu naum venceriamos os americanos mas deixariamos invavez p/ eles fazerem uma querra contra a gente

Ahh, bom, agora a coisa muda de figura!


Teremos os Iglas salvadores...

Quero ver um monte de F-22 caindo alvejados por Iglas!

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#114 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Out 22, 2005 9:21 am

ZeRo4 escreveu:Igla??? Basta as aeronaves voarem a 4.000m de altura e o Igla se torna extremamente ineficaz. O Igla é um Manpad, querer utilizá-lo em outra função é perda de tempo.

:cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#115 Mensagem por Lauro Melo » Sáb Out 22, 2005 10:43 am

ZeRo4 escreveu:Igla??? Basta as aeronaves voarem a 4.000m de altura e o Igla se torna extremamente ineficaz. O Igla é um Manpad, querer utilizá-lo em outra função é perda de tempo.

Os CH-47, UH-60, UH-70, etc e etc teriam que pousar. Afinal soldado não voa ( :lol: :lol: ). Os C-130, G-222, etc também teriam que voar abaixo de 4000 m.
Não temos condições de comprar S-300 em quantidade suficiente para ir contra os EUA. E mesmo que comprássemos uma grande quantidade de média altura ou S-300 isto nada adiantaria, pois eles tem : F/A-22, F-117, B-2, B-1, etc. Tudo seria destruído pela missões SEAD ( Vide Iraque 1991 ).
Portanto é muito mais eficaz 4000 Iglas do que qualquer outro tipo de defesa. Pois vamos lutar uma guerra de resistência e não um guerra convencional.
( Portanto é muito mais eficaz 4000 Iglas do que qualquer outro tipo de defesa ) x EUA.




Editado pela última vez por Lauro Melo em Sáb Out 22, 2005 10:44 am, em um total de 1 vez.
"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#116 Mensagem por Lauro Melo » Sáb Out 22, 2005 10:44 am

FinkenHeinle escreveu:
ZeRo4 escreveu:Igla??? Basta as aeronaves voarem a 4.000m de altura e o Igla se torna extremamente ineficaz. O Igla é um Manpad, querer utilizá-lo em outra função é perda de tempo.

:cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:

Os CH-47, UH-60, UH-70, etc e etc teriam que pousar. Afinal soldado não voa ( :lol: :lol: ). Os C-130, G-222, etc também teriam que voar abaixo de 4000 m.
Não temos condições de comprar S-300 em quantidade suficiente para ir contra os EUA. E mesmo que comprássemos uma grande quantidade de média altura ou S-300 isto nada adiantaria, pois eles tem : F/A-22, F-117, B-2, B-1, etc. Tudo seria destruído pela missões SEAD ( Vide Iraque 1991 ).
Portanto é muito mais eficaz 4000 Iglas do que qualquer outro tipo de defesa. Pois vamos lutar uma guerra de resistência e não um guerra convencional.
( Portanto é muito mais eficaz 4000 Iglas do que qualquer outro tipo de defesa ) x EUA.




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#117 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Out 22, 2005 11:22 am

Lauro Melo escreveu:
FinkenHeinle escreveu:
ZeRo4 escreveu:Igla??? Basta as aeronaves voarem a 4.000m de altura e o Igla se torna extremamente ineficaz. O Igla é um Manpad, querer utilizá-lo em outra função é perda de tempo.

:cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:

Os CH-47, UH-60, UH-70, etc e etc teriam que pousar. Afinal soldado não voa ( :lol: :lol: ). Os C-130, G-222, etc também teriam que voar abaixo de 4000 m.
Não temos condições de comprar S-300 em quantidade suficiente para ir contra os EUA. E mesmo que comprássemos uma grande quantidade de média altura ou S-300 isto nada adiantaria, pois eles tem : F/A-22, F-117, B-2, B-1, etc. Tudo seria destruído pela missões SEAD ( Vide Iraque 1991 ).
Portanto é muito mais eficaz 4000 Iglas do que qualquer outro tipo de defesa. Pois vamos lutar uma guerra de resistência e não um guerra convencional.
( Portanto é muito mais eficaz 4000 Iglas do que qualquer outro tipo de defesa ) x EUA.

:cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:


Pior ainda é o pessoal que se contenta com o conformismo, e se "vacina", achando que, melhor mesmo, são os Iglas...

O amigo Lauro que me desculpe, mas isso é conformismo, "vacinismo"!




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#118 Mensagem por Lauro Melo » Sáb Out 22, 2005 12:20 pm

FinkenHeinle escreveu:Pior ainda é o pessoal que se contenta com o conformismo, e se "vacina", achando que, melhor mesmo, são os Iglas...
O amigo Lauro que me desculpe, mas isso é conformismo, "vacinismo"!

Amigo André, nao estou conformado com Igla. Acho que o EB não tem defesa AA. Um erro grave. Eu mostrei um TO contra os EUA. Agora me fale se alguns S-300 e outros vão fazer diferença contra os EUA. O Iraque era uma maquina em defesa AA e nada pode fazer contra os EUA. Entretanto as maiores perdas foram para os Iglas. Talvez se tivessem comprado 4000 Iglas e não terem investido tanto em uma AA de médio alcance teriam ocorrido maiores danos aos EUA.
O que ficou de fato comprovado, foi que 80 % das perdas foram para mísseis tipo Igla. E nos últimos relatórios mísseis tipo Igla tem feito baixas de até 70 %.
Ou seja não é conformismo e sim eficácia. ( Tudo isto em TO contra os EUA )
Não ia adiantar nada mísseis de médio alcance ou longo alcance, já que eles ( EUA ) são ótimos em missões SEAD e de interferências eletrônicas.
sds,




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
CFB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2326
Registrado em: Dom Mai 15, 2005 11:21 pm
Localização: Vila Velha - Es

#119 Mensagem por CFB » Sáb Out 22, 2005 2:45 pm

FinkenHeinle escreveu:
CFB escreveu:Rodrigo, o Brasil tem 40 Bilhões de Dólares em Reserva. E uma guerra não começa de hoje para amanhã.
Os EUA provavelmente iriam gastar MAIS de 1 ano para mobilizar as tropas.
Neste tempo com 200 milhões de dólares mais de 4000 Iglas já estariam por aqui.
Fora milhares de M.S.S 1.2 AC.

Tirando o fato q td a industria do pais ia ser vontada p/ a querra e q tb haveria uma convocacao em massa. Eu naum venceriamos os americanos mas deixariamos invavez p/ eles fazerem uma querra contra a gente

Ahh, bom, agora a coisa muda de figura!

Teremos os Iglas salvadores...

Quero ver um monte de F-22 caindo alvejados por Iglas!

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:


Mas pelo o q eu sei o F-22 so entra em operacao em 2012 ate la a gente pode desenvolver alguma coisa




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60826
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6424 vezes
Contato:

#120 Mensagem por Túlio » Sáb Out 22, 2005 2:49 pm

Vou me juntar ao Lauro nessa aí, afinal, é Guerra de Resistência ou não é? Teríamos como desdobrar forças no terreno e enfrentar os ianques numa batalha decisiva em campo aberto? Salvo grande engano de minha parte, creio que a resposta é um vastíssimo NÃO!
A meu ver, e em se tratando de Guerra Assimétrica, mais valem 4000 Iglas na mão do que alguns S300 destroçados... Além do que, dêem uma espiada nesta pequena citação de um artigo do Sistemas de Armas:
'No Golfo em 1991, um AC-130 apoiava as tropas americanas na batalha de Kafji quando o E-3 AWACS ordenou que voltasse para base pois o sol estava nascendo. O piloto disse que iria continuar e foi derrubado 30 segundos depois por um míssil SA-7.'
Tão vendo? :twisted: Até AC130 dá para derrubar com Manpads... :twisted:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Responder