ARMAS ANTICARRO

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#106 Mensagem por LeandroGCard » Seg Out 13, 2014 4:25 pm

ABULDOG74 escreveu:Olá camaradas, o ALAC foi levado ao CFN, mas não agradou devido justamente a sua pouca perfuração em blindagem (250mm contra 400mm do AT-4); mas com a adoção do sistema termobárico ele superará em muito o AT-4.
Aí sim seria uma excelente aquisição para o CFN também.

ADSUMUS
O uso de ogivas termobáricas melhora a capacidade de penetração de blindagem? Isso é novidade para mim, alguém sabe qual é o mecanismo que permite este fenômeno?

Leandro G. Card

marcusv
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 31 vezes

#107 Mensagem por marcusv » Seg Out 13, 2014 7:01 pm

Estranho, o alac e copia do at4 e tem o mesmo calibre, 84mm......

jauro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

#108 Mensagem por jauro » Seg Out 13, 2014 7:21 pm

FABIO escreveu:Jauro o EB pretende comprar quantas unidades da ALAC? e o MSS 1.2 vai ser comprado pelo EB???
180 unidades do ALAC.
Claro que será comprado, pois o EB que o desenvolveu.

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#109 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Out 13, 2014 7:23 pm

LeandroGCard escreveu:O uso de ogivas termobáricas melhora a capacidade de penetração de blindagem? Isso é novidade para mim, alguém sabe qual é o mecanismo que permite este fenômeno?
Acho que alguém errou no texto, além do termobárico anti-carro 900mm de perfuração para um rojão de 84mm é exagero.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
FABIO
Sênior
Sênior
Agradeceram: 11 vezes

#110 Mensagem por FABIO » Seg Out 13, 2014 7:39 pm

Jauro apenas 180 unidades da ALAC? O EB ainda usa canhão sem recuo sr de 106mm?

Lucas Lasota
Avançado
Avançado
Agradeceu: 584 vezes
Agradeceram: 91 vezes

#111 Mensagem por Lucas Lasota » Ter Out 14, 2014 3:27 am

Marechal-do-ar escreveu:
LeandroGCard escreveu:O uso de ogivas termobáricas melhora a capacidade de penetração de blindagem? Isso é novidade para mim, alguém sabe qual é o mecanismo que permite este fenômeno?
Acho que alguém errou no texto, além do termobárico anti-carro 900mm de perfuração para um rojão de 84mm é exagero.
Perguntas muito pertinentes. Talvez o aumento do poder de perfuração se dê com o desenvolvimento de uma carga oca em tandem e não termobárica? No entanto, outras notícias e textos pela internet relatam o desenvolvimento pelo CTEx de uma ogiva termobárica.

jauro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

#112 Mensagem por jauro » Ter Out 14, 2014 4:32 pm

FABIO escreveu:Jauro apenas 180 unidades da ALAC? O EB ainda usa canhão sem recuo sr de 106mm?
Claro né Fábio, afinal é uma arma em desenvolvimento, neste caso as compras tem que ser prudentes e criteriosas.
Não, não usa mais, seu substituto será o Mss 1.2. AC.

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 80 vezes
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

#113 Mensagem por Paulo Bastos » Ter Out 14, 2014 6:25 pm

LeandroGCard escreveu:
ABULDOG74 escreveu:Olá camaradas, o ALAC foi levado ao CFN, mas não agradou devido justamente a sua pouca perfuração em blindagem (250mm contra 400mm do AT-4); mas com a adoção do sistema termobárico ele superará em muito o AT-4.
Aí sim seria uma excelente aquisição para o CFN também.

ADSUMUS
O uso de ogivas termobáricas melhora a capacidade de penetração de blindagem? Isso é novidade para mim, alguém sabe qual é o mecanismo que permite este fenômeno?

Leandro G. Card
Muito boa pergunta Leandro, isso para mim também é total novidade.
Ou aconteceu uma revolução nas pesquisas de munição do tipo FAE (Fuel Air Explosives – Explosivos combustível/ar), vulgarmente conhecidas como termobáricas, cuja função, em armas portáteis, é criar uma ogiva que permita o emprego ANTIPESSOAL nas armas anticarros, ou tem gente escrevendo sobre o que não conhece [061]

As bombas termobáricas foram criadas como bombas de extremo poder destrutivo que seriam empregadas no lugar das ogivas nucleares táticas. Todavia, sua energia é dissipada em todas as direções, e não concentrada em um único ponto, como as HEAT ou HESH, armas de energia química específicas para emprego anti-blindagem.

Abraços,
Paulo Bastos

“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#114 Mensagem por Clermont » Ter Out 14, 2014 6:54 pm

ABULDOG74 escreveu:Olá camaradas, o ALAC foi levado ao CFN, mas não agradou devido justamente a sua pouca perfuração em blindagem (250mm contra 400mm do AT-4) (...)
Mas, existe alguma razão técnica para esse desempenho do ALAC em relação ao AT-4?

E, desta forma, realmente é válido dotar o Exército brasileiro de uma arma com desempenho, supostamente, tão degradado?

E, à título de comparação, alguém sabe qual a perfuração de um rojão RPG do tipo básico, usado pelos guerrilheiros nas guerras árabes atuais? E, se for possível, qual seria a capacidade das modernas versões RPG, que imagino, estejam em uso pelo moderno exército russo?

henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 431 vezes

#115 Mensagem por henriquejr » Ter Out 14, 2014 7:13 pm

Acho que o autor da reportagem misturou as coisas. Na minha opinião, munição termobárica e a munição anti-blindado com capacidade de perfurar 900mm devem ser coisas distintas....

.
Clermont
Sênior
Sênior

#116 Mensagem por Clermont » Ter Out 14, 2014 7:29 pm

Aliás, faz mesmo sentido criar uma versão de ogiva termobárica para uma arma da classe do AT-4? (na verdade, mais uma munição, similar a uma granada de mão, para ser usada uma vez só, por um soldado.)

Um rojão com ogiva termobárica faz mais sentido para uma arma coletiva, como o "Carl Gustav".

LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#117 Mensagem por LeandroGCard » Ter Out 14, 2014 7:38 pm

Clermont escreveu:Aliás, faz mesmo sentido criar uma versão de ogiva termobárica para uma arma da classe do AT-4? (na verdade, mais uma munição, similar a uma granada de mão, para ser usada uma vez só, por um soldado.)`
Para uso anti-pessoal, principalmente em ambiente urbano (lançada dentro de uma construção o estrago seria enorme), acredito que valha muito à pena. Mas até onde eu sei isso não tem absolutamente nada a ver com perfiração de blindagens.
Um rojão com ogiva termobárica faz mais sentido para uma arma coletiva, como o "Carl Gustav".
O AT-4 não é exatamente da mesma categoria do Carl Gustav?

Leandro G. Card

Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 80 vezes
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

#118 Mensagem por Paulo Bastos » Ter Out 14, 2014 7:51 pm

LeandroGCard escreveu:O AT-4 não é exatamente da mesma categoria do Carl Gustav?
O AT-4 é um lança-rojão e o Carl Gustav é um canhão sem recuo.

Abraços,
Paulo Bastos

“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Clermont
Sênior
Sênior

#119 Mensagem por Clermont » Ter Out 14, 2014 7:52 pm

LeandroGCard escreveu:
O AT-4 não é exatamente da mesma categoria do Carl Gustav?
Não.

O AT-4 é uma munição antitanque, de uso similar a uma granada de mão, isto é, como dotação de um soldado individual. Exatamente igual ao "Panzerfaust" da Segunda Guerra Mundial.

No Brasil, a dotação básica é de um AT-4 por cada esquadra de fuzileiros. Numa situação defensiva, onde se visualize a possibilidade de ataque blindado, as frações de infantaria receberão números adicionais de AT-4.

Já o "Carl Gustav" é uma arma coletiva, servida por no mínimo dois homens, e idealmente por três. Ela é dotação de uma seção anticarro do pelotão de apoio da companhia de fuzileiros.

Ou seja, são equipamentos de categorias diferentes. Por isso, é que não entendo essa possibilidade de criar uma versão do ALAC com ogiva termobárica, para dotar os soldados de infantaria.

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#120 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Out 14, 2014 8:23 pm

Clermont escreveu:Aliás, faz mesmo sentido criar uma versão de ogiva termobárica para uma arma da classe do AT-4? (na verdade, mais uma munição, similar a uma granada de mão, para ser usada uma vez só, por um soldado.)
Na minha opinião não.

Mesmo o AT-4 é um quebra galho antitanque, para uma arma que é para ser usada com mais frequência e não só em emergências ser descartável é um problema.
henriquejr escreveu:Acho que o autor da reportagem misturou as coisas. Na minha opinião, munição termobárica e a munição anti-blindado com capacidade de perfurar 900mm devem ser coisas distintas....
E eu duvido que uma munição com 84mm de diâmetro tenha essa capacidade de perfurar aço...
Clermont escreveu:Mas, existe alguma razão técnica para esse desempenho do ALAC em relação ao AT-4?
Ser a primeira munição HEAT brasileira?

Acho estranho, o ALAC é uma cópia... E já li sobre esses 250mm atribuídos ao MSS 1.2, mas é muito pouco.
Clermont escreveu: E, à título de comparação, alguém sabe qual a perfuração de um rojão RPG do tipo básico, usado pelos guerrilheiros nas guerras árabes atuais? E, se for possível, qual seria a capacidade das modernas versões RPG, que imagino, estejam em uso pelo moderno exército russo?
Acredita na wikipedia?
http://en.wikipedia.org/wiki/Rocket-propelled_grenade

Uns 1000mm para uma munição com 125mm de diâmetro está dentro do esperado, dentro de certos limites a capacidade de perfuração é proporcional ao diâmetro.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Responder