Dúvida: 7.62 x 5.56

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Qual calibre você crê ser o melhor para as condições de combate em solo brasileiro?

5.56mm
25
37%
7.62mm
42
63%

Total de votos: 67

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

#106 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Mar 24, 2006 11:37 am

O 6,8 é mais uma novidade, devidamente patrocinada pela indústria armamentista, que precisa de uma mudança de calibre para aumentar os lucros. Vejam a história do .40SW, vai ser a mesma coisa.

ALELUIA! ALELUIA!

Carlos Mathias

#107 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Mar 24, 2006 11:46 am

Que o 5,56 mata não se discute e não é isso que eu disse, a discussão aqui é adequação ao uso MILITAR. Há muito tempo atráz, na época do gov Moreira Franco, eu lembro que toda vez que a polícia subia um morro, deixava um saldo de pelo menos dez traficantes mortos. Tudo com .38 e outras coisas menos letais. O que mata é a colocação do tiro, excetuando-se os calibres absurdamente potentes tipo .50BMG. Eu já atirei com os dois e realmente o recuo do 7,62 OTAN é maior, mas não vi essa diferença abissal não. Usei um FAL e um M-16 desses da PM, alternadamente e em mais de 200 tiros. O FAL é mais pesado sim, porém percebe-se claramente até pelo estampido que é muito mais potente, diria que até exagerado. Daí que algo como o 7,62 X 39, que tem menos recuo, porém ainda é bastante potente e com um projétil pesado e realtivamente largo, fica melhor, se é que me entende... Volto a dizer que para uso POLICIAL o 5,56 está bom e adequado.

Sobre os russos também reduzirem seu calibre, após a Chechênia eles devem retornar para algo mais pesado, digamos assim. :wink:

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#108 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Mar 25, 2006 5:28 pm

Olha só como estamos com sorte, a Remington ja atualizou a base deles com o 6.8, comparando ele com o 7,62x39:
calibre velocidade(fps)massa(gr)
6.8 2800115
7.62 2365125

Mesmo o 6.8 sendo mais leve o recuo dele é mais forte por causa da grande diferença de velocidade, fazendo da forma mais simples:
6.8->2800*115/1000=322
7.62->2365*125/1000=296

E isso sem considerar o impulso gerado pelo propelente,
O 6.8 é uma versão em menor escala do .308, ainda é grande demais, sorte da industria armamentista que vai vender armas agora e daqui a uns 20 anos quando virem que o 6.8 tambem não serve.

link: http://www.remington.com/products/ammun ... fault.aspx

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#109 Mensagem por Alcantara » Sáb Mar 25, 2006 9:01 pm

Que droga! Eu tinha achado um ótimo texto sobre o novo calibre chinês, o 5,8x42mm mas não consigo achá-lo novamente!! Eu acho que era tão interessante quanto aquele outro que coloquei sobre o 6,8mm. :oops: Acho que a porcaria do site saiu do ar. Bem, de qualquer forma, parece que os chineses fizeram as suas contas e optaram por um calibre ligeiramente maior do que o 5,56mm, mas menor do que o 7,62mm.

Durante os seus testes os chineses ficaram impressionados com a balística do 5,56mm, que possui uma trajetória "tensa", o que o torna mais preciso do que os outros calibres que eles estavam estudando, que eram o 5,8x42, o 7,62x39mm, o 5,45x39mm e o 5,56x45mm ocidental.

Enquanto não acho o bendito texto, uma pequena descrição do 5,8mm chinês.

Finales de 1980 los diseñadores chinos desarrollaron el nuevo cartucho 5,8x42mm, al parecer señalado como DBP87, que se demandaba para ser superior al 5,56 milímetros de la OTAN y al sovietico de 5,45 milímetros. Este cartucho desarrolla una velocidad inicial de 930 metros por segundo en un cañón estándar, con una bala que pesa 4,26 gramos.

Tan pronto como la munición estuvo lista, el PLA comenzó a desarrollar una familia de rifles enteramente nuevos y mucho más modernos basados todos en la misma acción. Esta familia de armas, conocida como Qbz-95 (' Qing Buqiang Zu ' = la familia de rifles ligeros, 1995), fue vista por primera vez fuera del PLA en 1997, cuando China asumió el control de Hong Kong.

Imagem

Fue entonces cuando se observó que los protectores chinos iban armados con un nuevo rifle. Este rifle pertenece a una familia enteramente nueva de armas, que incluyen el rifle de asalto, una carabina más corta, un arma ligera de ayuda (con un trípode, un cañón más pesado y un cargador de más capacidad), y un rifle de francotirador. Aunque son interiormente similares, estas armas tienen diversas formas de cuerpo y no se pueden convertir de una configuración a otra.

De izquierda a derecha: 5.56x45 SS109, 5.45x39 AK-74, 5.8x42 Chinese
La balística parece discreta comparada con la de armas de 5.56mm y 5.45mm, aunque la penetración es superior al SS109, con una trayectoria más plana, y más energía a distancias medias.

El rifle QBZ-97 es la versión para la exportación y esta recamarado para el 5.56mm OTAN (.223 Rem).

Imagem
:arrow: De izquierda a derecha: 5.56x45 SS109, 5.45x39 AK-74, 5.8x42 Chinese

Imagem
:arrow: 7,62x39mm e 5,8x42mm chinês

Imagem Imagem
:arrow: Vaina en acero cobreado, típico acabado chino con el fondo de la ranura sin recubrimiento.

Imagem
:arrow: Sobre estas líneas, fusil de asalto QBZ-95 en calibre 5.8x42 Chino

Obs: engraçado como esse fuzil chinês lembra o desenho dos fuzis do Nelmo Suzano, não?

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Piffer
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#110 Mensagem por Piffer » Sáb Mar 25, 2006 9:48 pm

Esta é minha primeira participação neste tópico. Não sei se o que vou dizer já foi tratado aqui, pois não li as oito páginas anteriores, apenas uma resposta ou outra.

A maioria das respostas trata do soldado individual. O recuo da arma, o alcance, a capacidade de penetração, sempre se basendo em "uma vez eu li...", "eu ouvi falar...", coisas assim.

Para mim, o 5,56 tem uma enorme vantagem sobre o 7,62: o peso. Isso não se refere ao soldado individual e sim à tralha logística. Se o soldado tiver que carregar 2 kg a mais, é ruim, mas não vai morrer por causa disso.

Por outro lado, um cunhete com 1000 cartuchos 7,62 pesa 33 kg. 1000 cartuchos 5,56 pesam 12 kg. Reduzir em quase 70% o peso da munição faz uma enorme diferença num ressuprimento aéreo ou num assalto aeromóvel, para citar apenas as operações mais críticas. Além disso, custa pouco mais que a metade do preço de um 7,62.

Um dos motivos para o fim da guerra do Equador com o Peru, em 1995, foi que nenhum dos dois lados tinha condições logísticas de manter operações continuadas por mais tempo. As tropas internadas na Cordilheira do Condor estavam ficando sem comida, munição, etc. É um exemplo típico de quando uma carga menor, mais leve e mais barata poderia ter dado uma enorme vantagem para um dos lados.

Abraços,

Carpe noctem!
rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#111 Mensagem por rodrigo » Sáb Mar 25, 2006 10:12 pm

Esta é minha primeira participação neste tópico. Não sei se o que vou dizer já foi tratado aqui, pois não li as oito páginas anteriores, apenas uma resposta ou outra.

A maioria das respostas trata do soldado individual. O recuo da arma, o alcance, a capacidade de penetração, sempre se basendo em "uma vez eu li...", "eu ouvi falar...", coisas assim.
Bem vindo. Se você mesmo nem leu tudo, vamos respeitar a discussão. Pode ter certeza que existem usuários com diversos níveis de experiência, mas a opinião de todos é importante.

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Piffer
Sênior
Sênior

#112 Mensagem por Piffer » Sáb Mar 25, 2006 10:58 pm

Desculpem. Não foi minha intenção desrespeitar a opinião de ninguém aqui. Mesmo porque a minha experiência não é tão larga a ponto de fazer isso.

Apenas quis mostrar um outro lado da questão. A logística normalmente é deixada de lado na maioria das discussões, mas ela tem um papel tão importante quanto (ou talvez maior) que o das tropas que estão na linha de frente.

Ah! Antes que perguntem, sou de Infantaria e não de Intendência.

Abraços.

Carpe noctem!
rodrigo
Sênior
Sênior

#113 Mensagem por rodrigo » Seg Mar 27, 2006 2:16 pm

O vigilante do carro forte foi rendido e recebeu um tiro de 5,56 no rosto. A imagem é forte, só postei para que tenham idéia do poder de destruição do ´´pequeno`` calibre.

http://img150.imageshack.us/img150/4606/233gw.jpg

aperta e daí afrouxa,

João Guimarães Rosa
nemesis
Avançado
Avançado
Agradeceu: 3 vezes
Contato:

#114 Mensagem por nemesis » Seg Mar 27, 2006 8:39 pm

eita pega.... q regaço

sempre em busca da batida perfeita
Outro Lado Rock:
Carlos Mathias

#115 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mar 27, 2006 9:32 pm

Se fosse um tiro de FAl a cabeça não estava aí...

Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#116 Mensagem por Alcantara » Ter Mar 28, 2006 1:24 pm

Só que o soldado com um fuzil 5,56mm carregara menos peso para um mesmo efeito ou carregará mais munição para um mesmo peso. Se arranca a cabeça ou não, não vem ao caso. O importante é matar o inimigo.

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Piffer
Sênior
Sênior

#117 Mensagem por Piffer » Sex Jun 16, 2006 4:41 pm

Nem todos os tiros tem que acertar o alvo.

É importante, durante a operação, manter a superioridade dos fogos, atirando o tempo todo na direção do inimigo, acertando o abrigo dele, acertando as paredes, árvores, tudo que estiver próximo a ele. O inimigo tem que ter acerteza de que vai ser atingido se botar a cabeça para fora. Isso é essencial para a progressão da tropa, em qualquer ambiente.

Numa situação como essa, uma quantidade maior de munição com um peso menor vai fazer diferença.

Carpe noctem!
rodrigo
Sênior
Sênior

#118 Mensagem por rodrigo » Sex Jun 16, 2006 9:27 pm

Eu já atirei com os dois e realmente o recuo do 7,62 OTAN é maior, mas não vi essa diferença abissal não.
Tá brincando? O 5,56 não tem recuo!

aperta e daí afrouxa,

João Guimarães Rosa
rodman
Sênior
Sênior
Agradeceram: 24 vezes
Contato:

#119 Mensagem por rodman » Sex Jun 16, 2006 9:51 pm

Ouvi dizer que os combatentes lá no Afeganistão andam reclamando da 5.56, dizem que estão tendo que dar mais de um tiro para matar alguém longe, isso ocorre em ambientes desérticos como lá, onde pode se ver o inimigo de longe, a 5.56 é da época do Vietnã, quando os EUA estavam envolvidos em combates em ambiente de floresta fechada, e ocorriam a curta distância, e uma maoir quantidade de munição era obiviamente desejavel, o ambiênte aqui no Brasil é predominantemente de floresta, então tende se para ele, más parece que o exército americano está procurando uma nova munição intermediaria.

Eu pessoalmente prefiro a 7.62, más ainda melhor escolher e usar a arma mais adequada para a missão em questão, más nem todas as forças tem esta possibilidade.

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#120 Mensagem por Luís Henrique » Sex Jun 16, 2006 9:57 pm

No meu caso, se eu puder escolher quando eu entrar na FAB (e vou entrar), se eu conseguir controlar um fuzil 7.62 satisfatoriamente eu com certeza devo preferir esse calibre.

7.62 brasileiro de preferência

Vinicius, essa é mensagem antiga, mas gostaria de saber. Como pretende entrar na FAB?

Como oficial? Tem idade para isso?

Eu adoraria entrar no EB como oficial, mas ja estou velho para isso, parece que a idade máxima é 20 anos até janeiro do ano da incorporação na faculdade AMAN.

Responder