PRATELEIRA para a FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual caça você escolhe na prateleira para a FAB ?

F-16 (dos homens bons)
29
13%
F-18 (dos homens bons)
14
6%
Mais F-5 de algum deserto aí (modernização rules)
12
5%
Eurofighter Typhoon
12
5%
Rafale
19
8%
JAS 39 Gripen
39
17%
J-10 (atenção: é COMMUNNA BERMEIO)
11
5%
Alguma daquelas porcarias russas que são feitas em fábricas têxteis e que não voam (Su-30, Su-35)
58
25%
Eu acredito que o FX-2 sai antes de 2016
35
15%
 
Total de votos: 229

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61375
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6259 vezes
Agradeceram: 6606 vezes
Contato:

Re: PRATELEIRA para a FAB

#106 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 14, 2012 9:23 pm

É como aquela piada do parrudão de dois metros de altura com pingolinha de japa... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
osolamaalua
Avançado
Avançado
Mensagens: 514
Registrado em: Sáb Jan 31, 2009 2:23 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 44 vezes

Re: PRATELEIRA para a FAB

#107 Mensagem por osolamaalua » Sáb Jan 14, 2012 9:30 pm

O problema é que a avição de caça é a linha mais dispendiosa de uma força aérea. Hoje um caça de última geração pode facilmente custar de de 2 a 3 Kc 390. Então está ai a explicação do porque ela é mais dificil de substituir. Durante muito tempo o Brasil registrou restrições de equipamentos bélicos de toda ordem, podemos citar a negativa de fornecimento do Vulcan. No ano de 1986 a FAB tentou comprar o F16 e foi oferecida uma versão sem o canhão, com radar down e a preço de top. Hoje temos menos restrições políticas. Porém os orçamentos são muito apertados para o tamanho de nossa Força Aérea. Temos uma estrutura pesada e que se for deixada de lado muita coisa poderá virar o caos. Voces já viram a quantidade de missões de transporte disso e aquilo em prol de atendimento a calamidades públicas ou outras coisitas que a política manda. Por algumas vezes a FAB esteve perto de ter a aviação de caça dos seus sonhos. Foi assim com os Lightning, os Draken, os F16 e Agora F-x porém sempre a vertente política falou mais alto. Vejo um monte de gente enaltecendo a Marinha. Só que a política de pessoal dela é péssima, sua capacidade de combate é limitada e dentro do escopo de alcance de suas armas estamos num patamar uma geração abaixo na média. Hoje o que temos nas F.As são núcleos de modernidade como são os Fuzileiros, os Comandos do EB e a FAB com os CINDACTAS. Não tem como comparar com o Chile com FAs minusculas perto do nosso País. Hoje a solução seria um corte no numero de Base, pessoal e dar aos civis missoes de civis. A polícia entrou em greve, foda-se, teve deslizamento, foda-se, manda o prefeito que não infra estrutura pegar o gabinete dele e ir resgatar os soterrados. Mas basta ver a notícia e os militares tapando buraco. E ainda tem gente que diz que não fazem nada.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61375
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6259 vezes
Agradeceram: 6606 vezes
Contato:

Re: PRATELEIRA para a FAB

#108 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 14, 2012 10:12 pm

osolamaalua escreveu:O problema é que a avição de caça é a linha mais dispendiosa de uma força aérea. Hoje um caça de última geração pode facilmente custar de de 2 a 3 Kc 390. Então está ai a explicação do porque ela é mais dificil de substituir. Durante muito tempo o Brasil registrou restrições de equipamentos bélicos de toda ordem, podemos citar a negativa de fornecimento do Vulcan. No ano de 1986 a FAB tentou comprar o F16 e foi oferecida uma versão sem o canhão, com radar down e a preço de top. Hoje temos menos restrições políticas. Porém os orçamentos são muito apertados para o tamanho de nossa Força Aérea. Temos uma estrutura pesada e que se for deixada de lado muita coisa poderá virar o caos. Voces já viram a quantidade de missões de transporte disso e aquilo em prol de atendimento a calamidades públicas ou outras coisitas que a política manda. Por algumas vezes a FAB esteve perto de ter a aviação de caça dos seus sonhos. Foi assim com os Lightning, os Draken, os F16 e Agora F-x porém sempre a vertente política falou mais alto. Vejo um monte de gente enaltecendo a Marinha. Só que a política de pessoal dela é péssima, sua capacidade de combate é limitada e dentro do escopo de alcance de suas armas estamos num patamar uma geração abaixo na média. Hoje o que temos nas F.As são núcleos de modernidade como são os Fuzileiros, os Comandos do EB e a FAB com os CINDACTAS. Não tem como comparar com o Chile com FAs minusculas perto do nosso País. Hoje a solução seria um corte no numero de Base, pessoal e dar aos civis missoes de civis. A polícia entrou em greve, foda-se, teve deslizamento, foda-se, manda o prefeito que não infra estrutura pegar o gabinete dele e ir resgatar os soterrados. Mas basta ver a notícia e os militares tapando buraco. E ainda tem gente que diz que não fazem nada.

Eitcha coice no balde, hein?

Mas é isso aí, deve ser sodas VER o dia a dia e ler certas coisas... 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: PRATELEIRA para a FAB

#109 Mensagem por Luís Henrique » Dom Jan 15, 2012 1:14 am

Eu ainda acho que valeria a pena partir para o FX3.

Aproveita que as propostas caducaram e cancela de vez. Inicia o FX3. Inclui caças de 5ª geração e aumenta o número de unidades para os 120.

Teremos muito mais poder de barganha;




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61375
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6259 vezes
Agradeceram: 6606 vezes
Contato:

Re: PRATELEIRA para a FAB

#110 Mensagem por Túlio » Dom Jan 15, 2012 1:18 am

Negociação direta, chega dessa josta de Jost List! 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

Re: PRATELEIRA para a FAB

#111 Mensagem por Justin Case » Dom Jan 15, 2012 1:56 am

alcmartin escreveu:Para mim, prateleira ou não, sou contra tampax. Que venha o definitivo, pois não acredito em melhora na clase política. Vão continuar acreditando que o Brasil pode pertencer ao CS sendo "gente boa"(by CB!), sem investir nas FA´s e etc. Ou seja, comprou, não se pensa mais nesse problema. Até que caia o último.

Ou que o buraco da falta de defesa seja prejuízo político. Nessa linha, se eu sou o cmte da FAB, cortaria na carne, redistribuindo F5M até o país ficar completamente sem defesa. Que os responsaveis sejam responsaveis.
Fui e sou contra a FAB se envolver em jogo político, mas em hipótese alguma isso justifica deixar o país as favas. Colocar os interesses próprios acima dos do país é traição, seja por parte dos políticos, quanto por parte dos comandantes e ministros.

Uma vez no comando, comande e faça-se merecedor do título.
Apoiado!

TAMPAX NUNCA MAIS!!!

Abraços,

Justin




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: PRATELEIRA para a FAB

#112 Mensagem por Carlos Lima » Dom Jan 15, 2012 3:29 am

Justin Case escreveu:
alcmartin escreveu:Para mim, prateleira ou não, sou contra tampax. Que venha o definitivo, pois não acredito em melhora na clase política. Vão continuar acreditando que o Brasil pode pertencer ao CS sendo "gente boa"(by CB!), sem investir nas FA´s e etc. Ou seja, comprou, não se pensa mais nesse problema. Até que caia o último.

Ou que o buraco da falta de defesa seja prejuízo político. Nessa linha, se eu sou o cmte da FAB, cortaria na carne, redistribuindo F5M até o país ficar completamente sem defesa. Que os responsaveis sejam responsaveis.
Fui e sou contra a FAB se envolver em jogo político, mas em hipótese alguma isso justifica deixar o país as favas. Colocar os interesses próprios acima dos do país é traição, seja por parte dos políticos, quanto por parte dos comandantes e ministros.

Uma vez no comando, comande e faça-se merecedor do título.
Apoiado!

TAMPAX NUNCA MAIS!!!

Abraços,

Justin
Arrebentou!!!

x3 !!!!
[100] [009]

Tá aí a Nova Zelândia para provar que um país pode viver sem F. Aérea de Combate e só resgatar desabrigado, transportar urna e vacina.

Não precisam se chatear com o meu comentário, pois não sou eu quem está acabando com a nossa Força de Combate :( .

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

Re: PRATELEIRA para a FAB

#113 Mensagem por alcmartin » Dom Jan 15, 2012 9:20 am

:wink: Valeu, CB, justin. Esse negocio de acompanhar FX, em todas as variantes( fx1, fx2 , fx 1000 :shock: ) e' altamente depressivo... :(

Abraco e bom domingo!! :D




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

Re: PRATELEIRA para a FAB

#114 Mensagem por LeandroGCard » Dom Jan 15, 2012 10:18 am

Túlio escreveu:De fato. Mas agora faz pensar. De minha parte:


:arrow: a END realmente vigora ou é apenas mais um desses papeluchos que BSB expele às toneladas por dia?

:arrow: Os pontos dela questionados pelo EB foram respondidos?

:arrow: Como fica isso à luz de MAIS Land Rovers zerinho para o CFN, depois da baita treta que fizeram com o EB ('fábrica' de montar LR CKD - ou semi-CKD - que, ao acabar a encomenda, fechou)?
Vou dar a minha opinião:

A END não foi uma iniciativa dos militares (saiu do MD e não dos comandos das forças, que mesmo que tivessem sido chamados a assumir a tarefa provavelmente sequer teriam conseguido chegar a um acordo até hoje), e nunca foi nem mesmo bem compreendida por muitos deles. Ela era uma chance de tornar o reequipamento de nossas FA´s um assunto ligado ao desenvolvimento nacional, um tipo de PAC de material bélico, o que pode interessar aos políticos, e não exclusivamente de defesa, que não interessa a praticamente ninguém de fora da caserna (e do DB).

Mas como as forças demoraram a pegar este gancho, os projetos que eventualmente chegaram a ser iniciados mais ou menos de acordo com ela estão andando (PROSUB, Guarani, MAR-1, A-Darter e MAN-1, etc...) e não devem parar, embora possam vir a sofrer uma desaceleração. O resto vai voltar à discussão se e quando o país tiver novamente uma perspectiva econômica tão favorável que o governo não tenha medo de "desperdiçar dinheiro" comprando equipamentos estrangeiros, como caças, escoltas e mísseis AA.

No caso específico do FX, como os aviões que temos em breve não terão sequer condições de operar (vide o que ocorreu com os Mirage-III), deve mesmo ser adquirido algum tampão que dê algum fôlego à força (mais uns 5-10 anos), e depois volta-se a falar do assunto. E é bom torcer para que o tampão não seja bom demais, pois senão o assunto de caças novos pode ficar na geladeira por mais algumas décadas.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
Super Flanker
Sênior
Sênior
Mensagens: 1444
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 2:23 pm
Localização: São Carlos
Agradeceu: 26 vezes
Agradeceram: 45 vezes

Re: PRATELEIRA para a FAB

#115 Mensagem por Super Flanker » Dom Jan 15, 2012 12:03 pm

FX-2 não dá mais, tem que encerrar o assunto de caças novos de quarta geração. Ele seria ideal se tivessemos decidido o assunto lá pelo anos de 2000. Agora, o ideal ao meu ver, é comprar um caça tampão para que defenda o país por alguns anos e partir para algum projeto de caça de 5a geração.




"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8798
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceu: 113 vezes
Agradeceram: 406 vezes

Re: PRATELEIRA para a FAB

#116 Mensagem por prp » Dom Jan 15, 2012 12:21 pm

Sou a favor da tampinha F5. Inclusive para o GDA e puta que pariu, é o que merecemos.




Carlos Mathias

Re: PRATELEIRA para a FAB

#117 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jan 15, 2012 12:52 pm

Vou repetir minha opinião.

A FAB chegou onde sempre quis, F-18 ou Gripen.

Agora, se a FAB escolher os Gripen refugados por países nanicos, que ao menos coloquem uma sonda REVO no Mitinga-2000, prá ver se saindo do Rio consegue chegar em SP. :mrgreen:

Mas sério, eu acho que a FAB topou pagar o preço do jogo, ou seja, chegar hoje voando F-5M podre e reformando A-1 idem.
Acho que trocou um caça da END que ela não queria, seja lá porquê razões, pelo caça que ELA escolheu como sendo seu objetivo.

A MB e o EB parece que entraram na END de cabeça, a FAB parece que preferiu fica de fora.

Minha opinião, baseada em nada, nem quero influenciar ou pressionar ninguém.




Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceu: 10 vezes
Agradeceram: 79 vezes

Re: PRATELEIRA para a FAB

#118 Mensagem por alex » Dom Jan 15, 2012 2:33 pm

A FAB vem gastando bilhões de dolares desde o governo FHC para comprar C-105 Amazonas, modernizar Hercules,Bandeirantes, AMX,P3,F5 e comprar helicopteros radares e varios outros equipamentos.
A FAB ressucitou a aviação de patrulha naval antes mesmo de adquirir um novo caça, mostrando suas prioridades.
Conclusão: a FAB não considera a aquisição de caças como prioridade.




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: PRATELEIRA para a FAB

#119 Mensagem por Lord Nauta » Dom Jan 15, 2012 2:50 pm

Carlos Mathias escreveu:Vou repetir minha opinião.

A FAB chegou onde sempre quis, F-18 ou Gripen.

Agora, se a FAB escolher os Gripen refugados por países nanicos, que ao menos coloquem uma sonda REVO no Mitinga-2000, prá ver se saindo do Rio consegue chegar em SP. :mrgreen:

Mas sério, eu acho que a FAB topou pagar o preço do jogo, ou seja, chegar hoje voando F-5M podre e reformando A-1 idem.
Acho que trocou um caça da END que ela não queria, seja lá porquê razões, pelo caça que ELA escolheu como sendo seu objetivo.

A MB e o EB parece que entraram na END de cabeça, a FAB parece que preferiu fica de fora.

Minha opinião, baseada em nada, nem quero influenciar ou pressionar ninguém.


A FAB não chegou a lugar nenhum. Estão discutindo renovar aviação de caça desde 1988, lembram da preparação do plano FENIX. Eu tinha 3O anos de idade. Venho acompanhando esta merda a 24 anos. Chegaram aonde. A lugar nenhum. Os brigadeiros devem viver em outro lugar. Estou com uma certa raiva. Vou jogar merda no ventilador, de raiva. Tinha um ''porra'' de um brigadeiro no MD que ajudou a melar o PROSUPER, ficou batendo na tecla que o processo deveria ser parecido com o FX, tinha que convidar as empresas ter bost list,etc e tal, coaptou adesões a sua tese e encheu a cabeça do MD. A MB já tinha uma decisão tomada. Caso não fosse este ''merda'' o PROSUPER tinha sido assinado. Ai veio o novo governo e aconteceu o que aconteceu. A FAB chegou aonde explica, explica? . Quando o presidente Lula no sete de setembro falou com Sarkozi que tava tudo bem em relação ao RAFALE o Saito deveria ter prestado continência e pronto, caso se assim não o fizesse o presidente deveria ter dado um pé na bunda do mesmo e o mandado para casa, assim que eu faria. Hoje estaríamos voando os primeiros RAFALE, acertando os exemplares da MB junto com o projeto do NAe, conversando de forma consistente com os franceses e a EMBRAER sobre o desenvolvimento do sucessor do RAFALE. Ia custar mais R$ ia e dai. O FHC e sua corja tudo indica desviaram R$ 3 bilhões do país.Somem quanto vai custar os estadio da copa do mundo, empreiteiras ganhando bilhões e bilhões,malas pretas para políticos e por ai vai.O nosso comportamento seria de país de primeira grandeza e mostraria ao mundo uma mudança de patamar quanto ao bom mocismos brasileiro, que alias e pura lenda. O Brasil e um dos países mais violentos do mundo, vejam nossa taxa de assassinatos. Agora tudo indica que vamos nos apresentar ao mundo como uma republiqueta, país de políticos incompetentes e corruptos, eleitos por nós, que não conseguem preparar a defesa de sua valiosa população e das riquezas da nação.Depois de anos de processo de escolha FX, FX.2, marchas e contra marchas, investimento dos fabricantes, estudos, reuniões, demonstrações ....etc, a ''crise mundial' empurra a FAB para um caça tampão, muito bem a FAB chegou aonde queria chegar. Cadeira no CS da ONU, deveríamos ter a decência de retiramos a nossa candidatura e apoiar outro país, por exemplo, a Índia.
FUI COM MUITA RAIVA E DESGOSTO. PERGUNTO QUEM VAI GARANTIR DE FATO A SEGURANÇA DE MEUS FILHOS E NETOS?. BEM TALVEZ OS FUZILEIROS NAVAIS.


Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
osolamaalua
Avançado
Avançado
Mensagens: 514
Registrado em: Sáb Jan 31, 2009 2:23 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 44 vezes

Re: PRATELEIRA para a FAB

#120 Mensagem por osolamaalua » Dom Jan 15, 2012 3:39 pm

Lord e demais, a culpa dos projetos militares praticamente não andar vem da falta de planejamento estratégico do governo e da falta de força política que os militares tem hoje. O grande problema é que as Forças Armadas remam literalmente para continuar sua missão. Ai vai ter um monte de gente no fórum dizendo e o projeto A, B, C, D que estão acontecendo. Acontecem porque temos interesse político que eles ocorram. Prosub- associação de uma grande construtora com a DCNS (uma das maiores patrocinadoras políticas do país), Helibras (pressão da bancada mineira), Guarani- associação da IVECO (novamente pressão política da época do nosso falecido ex presidente). Projeto ASTROS 2020 (pressão do sindicato dos metalurgicos de São José- PT). Os projeto que coadunem os interesses políticos do governo hoje estalado no PODER serão os que sairão. Tenho certeza que os altos comandos já perceberam isso e não estão resistindo a nada nisso pois senão seria a transformação das F.A. em Guarda Nacioanal como existia esta idéia no primeiro Governo do Lula. A muito tempo a política nacional não trabalha com desenvolvimento estratégico. E sim com políticas de bancada e favorecimento. Hoje o projeto que for, seja ele de Defesa, Saúde, Educação, se não tiver um quociente político positivo seja para um partido, estado ou sindicato, não saí. Para o F-X sair rapidinho basta a empresa que quiser vencer se associar a uma grande construtora, metalurgica ou algo assim. O problema é que essas empresas de alta tecnologia geralmente tem um padrão de funcionamento que não admite certas liberalidades. Então ficaremos a pastar. Faça como eu, estou planejando em minha aposentadoria ir morar bem longe daqui. Eu ja conheço mais de 20 países em varios continentes menos a Oceania. E alguns conheço muito bem, nada se aproxima do Brasil de capacidade em recursos naturais para crescimento e nada se aproxima do Brasil da falta de qualidade nos investimentos feitos. Apesar do grande conteúdo político do post, Políticos e militares tem que andar paralelos, quando esta linha de ação é modificada temos perdas que levam anos para serem recuperadas. Foi assim num passado médio e está sendo assim agora. Se não retomarmos rapidamente essa regra geral que vem desde o Império Romano teremos surpresas desagradaveis, pois o Mundo esta cada vez mais adverso em suas ameaças e tipos.




Responder