DROGAS: BRASIL ESTÁ NO RUMO DA DESCRIMINALIZAÇÃO

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 250 vezes
Agradeceram: 562 vezes

Re: DROGAS: BRASIL ESTÁ NO RUMO DA DESCRIMINALIZAÇÃO

#106 Mensagem por Brasileiro » Seg Abr 17, 2017 9:11 pm

Túlio escreveu:Charla, cigarro e pinga são proibidos para menores, ao menos desde que me conheço por gente, e vai ver quantos consomem, vais cair duro! Essas limitaçõies são sempre do tipo "criar dificuldade para vender facilidade", ou seja, apenas justificativas esfarrapadas para MAIS corrupção, como se já não tivéssemos que chegue.

Aliás, em quase 3 décadas como AP, nunca me passou pela mão, ao menos que me lembre, um único condenado por ter sua "plantinha" em casa, só trafica de verdade, cara que comprava em quantidade para "malhar" e revender...
Não é não, Túlio. Procure no Google por "preso por plantar maconha" ou frases equivalentes e você vai achar um zilhão de casos. Frequentemente são denunciados por vizinhos ou amigos-da-onça e logo são flagrados em suas casas pela PM, que não perde a oportunidade em fazer publicidade com a prisão do perigoso jardineiro amador, explorada em espetáculos patéticos de programas de casos policiais.

Já na delegacia, o primeiro passo é dado com a configuração do tipo como tráfico. Existe lei que prevê que possa existir um cultivo ou produção com finalidade, digamos, comercial, e o que produz para uso próprio. Mas não há critério objetivo para isto. Geralmente o delegado está cheio de trabalho para fazer e deve estar furioso com mais caso de um maconheiro que pensa que é esperto. Por fim, geralmente policiais, delegados, juízes e até mesmo advogados, não tem a menor ideia do que é um cultivo pessoal de maconha, não sabem o quanto um pé produz, se é uma planta fêmea ou planta macho, se está em época de produção ou não, onde estão as sementes, e outras coisas que podem dizer muito sobre o quê, o quanto e para quê aquilo está sendo feito. Sendo assim, as perspectivas para quem é pego com uma planta dessas em casa, não são nem um pouco boas.

Existe até mesmo um item constitucional, fruto de uma emenda recente, que prevê até mesmo a expropriação de qualquer propriedade, rural ou urbana, em que se faça o cultivo de uma planta ilegal, sem especificar qual e com que motivação.

Não há nada "light" em se tratando de possíveis consequências legais para quem tem este hobby.

----------------
amor fati
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6819 vezes
Agradeceram: 7110 vezes
Contato:

#107 Mensagem por Túlio » Seg Abr 17, 2017 9:41 pm

Cupincha, falei "condenado", ou seja, nos EPs em que trabalhei significava RECLUSÃO e, por muitos anos, se configurasse tráfico, era crime hediondo (não sei se ainda é). Conheci boa parte de todos os milhares e milhares que me foram confiados ao longo de décadas e jamais me apareceu um com charla de "eu só tinha uma ou duas plantinhas no meu apê", era tudo trafica mesmo (sempre me interessei por dois tipos de criminoso, o trafica e o homicida, sei lá o porquê mas fazia questão de entrevistar todos os que pudesse e ainda trocar informações com as Técnicas do EP, geralmente Psicólogas e Assistentes Sociais. Aprendi muito sobre esse tipo de gente) e não faziam segredo, afinal, que mais eu lhes podia fazer? Já estavam em cana mesmo...

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3003 vezes
Agradeceram: 1197 vezes

#108 Mensagem por J.Ricardo » Ter Abr 18, 2017 11:56 am

Túlio escreveu:Charla, cigarro e pinga são proibidos para menores, ao menos desde que me conheço por gente, e vai ver quantos consomem, vais cair duro! Essas limitaçõies são sempre do tipo "criar dificuldade para vender facilidade", ou seja, apenas justificativas esfarrapadas para MAIS corrupção, como se já não tivéssemos que chegue.

Aliás, em quase 3 décadas como AP, nunca me passou pela mão, ao menos que me lembre, um único condenado por ter sua "plantinha" em casa, só trafica de verdade, cara que comprava em quantidade para "malhar" e revender...
Opa, como não?

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2 ... mento.html

http://www.correiodeuberlandia.com.br/c ... artamento/

Mas tem que ter limite de idade sim, até pra consumo, pelo menos dando instrumento para a polícia coibir os menores de consumir.

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 250 vezes
Agradeceram: 562 vezes

#109 Mensagem por Brasileiro » Ter Abr 18, 2017 12:39 pm

Túlio escreveu:Cupincha, falei "condenado", ou seja, nos EPs em que trabalhei significava RECLUSÃO e, por muitos anos, se configurasse tráfico, era crime hediondo (não sei se ainda é). Conheci boa parte de todos os milhares e milhares que me foram confiados ao longo de décadas e jamais me apareceu um com charla de "eu só tinha uma ou duas plantinhas no meu apê", era tudo trafica mesmo (sempre me interessei por dois tipos de criminoso, o trafica e o homicida, sei lá o porquê mas fazia questão de entrevistar todos os que pudesse e ainda trocar informações com as Técnicas do EP, geralmente Psicólogas e Assistentes Sociais. Aprendi muito sobre esse tipo de gente) e não faziam segredo, afinal, que mais eu lhes podia fazer? Já estavam em cana mesmo...
Ok, mas considere que, mesmo não havendo a efetiva prisão (e nestes casos há condenação, porém sem prisão, e com perda da condição de réu primário), o preço disso tudo, até provar que focinho de porco não é tomada, pode sair muito caro para uma pessoa que está apenas cuidando da própria vida. Acho que ninguém quer ter de contratar advogado, ficar mal na fita com todo mundo e a ficha suja. Hoje, quem investe tempo e dinheiro nisso, tem de estar ciente deste risco e se cercar de todo tipo de cuidado.

----------------
amor fati
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#110 Mensagem por Túlio » Ter Abr 18, 2017 2:13 pm

Sei não, tigrada véia. Conheço cara que caiu pela "plantinha" mas da DP não passou (pior, o que não falta é puliça que também tem); o que complica é quando acontece coisa tipo a descrita pelo B.ronha, junta um mundaréu de gente pra se chapar e acaba dando na vista, por causa da bagunça e barulheira. Aí sim, entra esse lance de crime (uma das diferenças para a bebida. p ex). Quando já participei de várias festas onde todo mundo se embebedava, a zoeira e barulhada iam até tarde e logo aparecia uma VTR da BM para nos mandar sossegar o facho (numa das vezes, muitos anos atrás, ainda AP novato, quase fui em cana, estava bem NA PINGA e mandei os caras pra PQP, vão cuidar da muié de vcs, seus merdas; dei sorte porque estava do lado de dentro do pátio e os caras bem que se dispuseram a entrar, nem que fosse ao menos para me dar uma sarabanda de porretada mas um dos participantes (filho mais velho do dono da casa, sr Berwanger) era Advogado e os lembrou que, se cruzassem o portão, ELE chamaria os puliça por invasão de domicílio e garantiu que não ia sossegar até ambos serem demitidos a bem do Serviço Público, pois desacato não é CRIME! Virou num freje, um deles discutindo com o Cabeça (o Adv) e outro, da minha idade, me chamando pra rua se eu era bem hôme, eu chamando para entrar se ele o fosse, nome feio em cima de nome feio, POWS, uma zona) porque algum vizinho telefonou pro 190 reclamando. Já se é maconha, é PC junto e pé na porta garantido logo ao amanhecer. O B.ronha provou que é de boa paz ( :lol: ou participa :lol: ) porque é ligar, avisar que tá rolando droga e o couro come a seguir.

Já quem tem a sua "plantinha" ou compra sua trouxinha de vez em quando, não distribui nem faz bagunça, brabo de ver em EP, eu reitero: nunca vi nem ouvi falar (aqui!), é no máximo DP e rua.

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#111 Mensagem por Bourne » Dom Abr 23, 2017 1:48 am

:o :shock:
As ‘freiras’ da maconha

Conhecidas como 'Irmãs do Vale', essas ativistas fabricam produtos medicinais a partir de suas plantas e vendem pela internet, na California

Imagem

Imagem

http://brasil.elpais.com/brasil/2017/04 ... 1492706458

J.Ricardo
Sênior
Sênior

#112 Mensagem por J.Ricardo » Seg Abr 24, 2017 10:30 am

Esse Concilio Vaticano II só fez merda na Igreja Católica...

São muralhas do Brasil!
J.Ricardo
Sênior
Sênior

#113 Mensagem por J.Ricardo » Seg Abr 24, 2017 10:34 am

Não estou dizendo que concordo, mas o consumo da maconha não tarde em ser liberado.
Só acho difícil como vão fiscalizar o consumo, exemplo: idade mínima para consumo, dirigir drogado, local próprio para o consumo e até comercialização da erva.

São muralhas do Brasil!
Wilton kvalheiro
Avançado
Avançado

#114 Mensagem por Wilton kvalheiro » Seg Abr 24, 2017 11:27 am

Na Suíça, o recruta sai do quartel levando com ele Fuzil e pistola, com a munição e o fardamento, a criminalidade é zero;;; DEVEMOS FAZER ISSO AQUI??? Claro que não.
.
É o mesmo para as drogas, no que pesem na pratica hoje haver uma tolerância total com o consumo (apesar das novelas da Globo, ninguém é preso por posse de entorpecente para consumo) não sei se seria uma coisa boa não, mas desde que os crimes cometidos sob o efeito de entorpecente passem a ser AGRAVANTE de pena (como o álcool) não vejo problemas em fazer a experiência, com possível recall depois de uns 6 ou 7 anos.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#115 Mensagem por Túlio » Seg Abr 24, 2017 12:26 pm

Que eu me lembre, estar sob efeito de álcool ao delinquir é ATENUANTE, não AGRAVANTE, aqui na Terra do Nunca. Acho que estás confundindo com os EUA...

Morpheus
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#116 Mensagem por Bolovo » Seg Abr 24, 2017 12:34 pm

Vou dar minha opinião sobre as quatro perguntas:
J.Ricardo escreveu:Só acho difícil como vão fiscalizar o consumo, exemplo: idade mínima para consumo
Por mim seria 18 anos assim como é com o cigarro e bebidas alcoólicas.

"Mas eu já vi adolescentes comprando cachaça e cigarro na padaria!!!" - Isso é um outro problema.
J.Ricardo escreveu:dirigir drogado
Já existe bafometro que pega maconha e outras drogas. Inclusive já foi usado no Brasil: http://g1.globo.com/jornal-nacional/not ... rogas.html
J.Ricardo escreveu:local próprio para o consumo
Na minha opinião, deveria ter as mesmas proibições do álcool e cigarro (aqui em SP é proibido fumar em qualquer lugar fechado).
J.Ricardo escreveu:e até comercialização da erva.
Por mim, a maconha é um produto como qualquer outro. Liberaria o plantio para qualquer um e a comercialização em larga escala para as empresas privadas.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Wilton kvalheiro
Avançado
Avançado

#117 Mensagem por Wilton kvalheiro » Seg Abr 24, 2017 12:42 pm

Túlio escreveu:Que eu me lembre, estar sob efeito de álcool ao delinquir é ATENUANTE, não AGRAVANTE, aqui na Terra do Nunca. Acho que estás confundindo com os EUA...
Experimente beber 1 cerveja e ser pego ao volante.
.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dirigir_s ... C3%A1lcool

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#118 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Abr 24, 2017 12:47 pm

É um caso específico porque o crime é dirigir embriagado, mas, para todos os outros crimes embriaguez e efeitos de drogas é um atenuante, está no código penal.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Wilton kvalheiro
Avançado
Avançado

#119 Mensagem por Wilton kvalheiro » Seg Abr 24, 2017 12:59 pm

Marechal-do-ar escreveu:É um caso específico porque o crime é dirigir embriagado, mas, para todos os outros crimes embriaguez e efeitos de drogas é um atenuante, está no código penal.
Ok, nesse caso então, que os dois casos deixem de ser vistos como atenuantes...

LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#120 Mensagem por LeandroGCard » Seg Abr 24, 2017 1:37 pm

Túlio escreveu:Que eu me lembre, estar sob efeito de álcool ao delinquir é ATENUANTE, não AGRAVANTE, aqui na Terra do Nunca. Acho que estás confundindo com os EUA...
Atenuante?!?! Se for isso mesmo é um total absurdo.

E para as drogas (não só a maconha) deveria também ser considerado um agravante não só nos casos dolosos, mas nos culposos também (principalmente). O camarada tem que ter plena consciência de que se usar algo, qualquer coisa, que lhe prejudique o funcionamento da mente e cause qualquer dano ou prejuízo a terceiros vai pagar bem caro por isso, e assim ficar esperto. Se vai tomar, fumar, cheirar, se injetar ou qualquer outra coisa, que o faça em circunstâncias que não permitam a ocorrência de qualquer problema ou acidente, senão vai ter que responder por extrema irresponsabilidade além das consequências do evento em si.

Este tipo de alteração na legislação tem que ser concomitante com qualquer nível de liberação de drogas. Senão vira bagunça. Imagine, os meliantes só vão sair para assaltar, matar e roubar se drogando com alguma coisa para no caso de serem pegos poderem se valer do "atenuante" de estarem fora de si. Isso só torna o risco ainda maior para as eventuais vitimas :? .

Leandro G. Card

Responder