Não é não, Túlio. Procure no Google por "preso por plantar maconha" ou frases equivalentes e você vai achar um zilhão de casos. Frequentemente são denunciados por vizinhos ou amigos-da-onça e logo são flagrados em suas casas pela PM, que não perde a oportunidade em fazer publicidade com a prisão do perigoso jardineiro amador, explorada em espetáculos patéticos de programas de casos policiais.Túlio escreveu:Charla, cigarro e pinga são proibidos para menores, ao menos desde que me conheço por gente, e vai ver quantos consomem, vais cair duro! Essas limitaçõies são sempre do tipo "criar dificuldade para vender facilidade", ou seja, apenas justificativas esfarrapadas para MAIS corrupção, como se já não tivéssemos que chegue.
Aliás, em quase 3 décadas como AP, nunca me passou pela mão, ao menos que me lembre, um único condenado por ter sua "plantinha" em casa, só trafica de verdade, cara que comprava em quantidade para "malhar" e revender...
Já na delegacia, o primeiro passo é dado com a configuração do tipo como tráfico. Existe lei que prevê que possa existir um cultivo ou produção com finalidade, digamos, comercial, e o que produz para uso próprio. Mas não há critério objetivo para isto. Geralmente o delegado está cheio de trabalho para fazer e deve estar furioso com mais caso de um maconheiro que pensa que é esperto. Por fim, geralmente policiais, delegados, juízes e até mesmo advogados, não tem a menor ideia do que é um cultivo pessoal de maconha, não sabem o quanto um pé produz, se é uma planta fêmea ou planta macho, se está em época de produção ou não, onde estão as sementes, e outras coisas que podem dizer muito sobre o quê, o quanto e para quê aquilo está sendo feito. Sendo assim, as perspectivas para quem é pego com uma planta dessas em casa, não são nem um pouco boas.
Existe até mesmo um item constitucional, fruto de uma emenda recente, que prevê até mesmo a expropriação de qualquer propriedade, rural ou urbana, em que se faça o cultivo de uma planta ilegal, sem especificar qual e com que motivação.
Não há nada "light" em se tratando de possíveis consequências legais para quem tem este hobby.