Voltando do carnaval...
ZeRo4 escreveu:Os sistemas que eu citei, todos também são destinados a enganjamento de mísseis cruise e parece que optaram por mísseis usando mísseis! poderiam operar tabém canhões de maior calibre (57mm em diante...) mas não, acham que apenas mísseis bastam! e eu também estou de acordo...
FinkenHeinle escreveu:Zero, a questão não é essa. Tu afirmou que nunca viu Injetores AAé junto de SAM's de longo Alcance. Mas isso tu nunca verá. Na realidade, Injetores são usados junto de SAM's de Defesa de Ponto porque COMPLEMENTAM as funções e características do SAM! Como se diz, "nunca guarde seus ovos em uma só cesta"! Tenho amigos no 3º GAAAé, em Caxias do Sul. Eles consideram que, um alvo qualquer, entrando na linha de tiro dos Injetores tem alta chance de serem abatidos. E isso se comprova à cada exercício feito. E, para mim, não é nada mau.
Finken, mais uma vez... eu não mencionei nada sobre sistemas de longo alcance referente a usar injetores AAé em conjunto. Pelo contrário, o Fox... numa mensagem irônica disse que os Israelenses teriam descoberto a receita para um sistema "anti-mísseis", e o que eu falei foi que os Israelenses, Russos, Americanos e Europeus tem programas avançados de sistemas anti-mísseis e que esses sistemas
não utilizam injetores AAé, se eles que são altamente especializados acham que não se necessita de injetores AAé para interceptarem mísseis, quem somos nós para afirmar que nós necessitamos dos injetores AAé ?!
Veja bem... não estou dizendo que não é um "plus" ou uma vantagem do sistema.
FinkenHeinle escreveu:Achar que apenas mísseis bastam, é bastante temerário, para não dizer imprudente! E só porque a AL não tem Mísseis de Cruzeiro, não significa que os Injetores tenham perdido o sentido de ser!
Novamente, não sou "eu" a achar que apenas mísseis bastam... são os Russos (S-400), Israelenses (Arrow), Americans (Thaad) e Europeus (MEADS) agora te pergunto eu...
independente de custos qual sistema você acha mais eficiente ?! Os sistados acima ou o Pantsyr e seus dois injetores AAé ?!
ZeRo4 escreveu:É principalmente isso que estou combatendo Finken! Acontece que uma suposta "bateria" de Pantsyr é composta por 1 veículo/sistema, se adicionarmos outro veículo não seria uma bateria, mas sim duas, entretando mesmo assim o Spyder consegue cobrir um alcance maior que o Pantsyr. O Fox está comparando 4 baterias do Pantsyr contra apenas uma bateria do Spyder. Eu não acho lá isso muito correto... Pense se discutirmo o F/X, e entre as duas possíveis opções são o F-16 e o Gripen, você acharia certo utilizar uma "conta" de 4 Gripens contra 1 F-16 ?!
FinkenHeinle escreveu:Como é isso que tu combate?! Tu alardeou pelos quatro ventos que o Spyder tinha maior versatilidade, o que, na minha opinião, não é verdade! Mas, agora, muda de idéia?! Não te entendo.
O que eu falei Finken, e é o que vem acontecendo neste tópico... é que estão comparando
UMA bateira do Spyder, com
QUATRO baterias do Pantsyr e ai fica fácil o Pantsyr ser mais "versátil" pq conta com 4 unidades... o que você acha mais versátil 4 F-16 ou 1 Gripen ?!
FinkenHeinle escreveu:A questão de formar ou não baterias, é bastante simples. Levando em consideração que o Pantsyr NÃO pode formar baterias, basta dispô-los em forma de uma! Desse modo, eles formam um cinturão de defesas. Contudo, ainda creio que o Pantsyr forme baterias.
Essa é a questão... mais uma vez! "Pode formar cinturões", mas ora... eu estou comparando sistema por sistema, e é fato que uma bateria de Spyder pode cobrir uma Área imensamente maior que uma bateria de Pantsyr. E uma bateria de Spyder, pode cobrir mais espaço aéreo que até 4 sistemas Pantsyr.
FinkenHeinle escreveu:Ademais, essa questão de formar ou não baterias, me parece bastante relativa. Vejam, o Pantsyr é um Sistema destinado à ter boa mobilidade, e prncipalmente poder acompanhar o deslocamento das tropas. Já o Spyder é um sistema Fixo, que pode ser deslocado, mas não pode acompanhar o deslocamento das tropas! Apesar dessas características, o Pantsyr PODE ser usado como Bateria fixa, mas o Spyder não pode acompanhar o deslocamento das tropas!
Que tipo de mobilidade ?! de qual sistema estamos falando ?! Pq o Pantsyr montado em caminhões (defendido aki...) foi concebido para defesa estacionário... e eu não chamaria um veículo de 10 toneladas e 8 rodas de "móvel", se for nesse quesito... o Spyder ganharia pois pode ser montado sobre veículos da categoria do Humvee. Se estamos discutindo o Pantsyr sobre chassís de esteira, a cosia muda de figura... pq ai pelo que me parece ele fica cerca de 5mi US$ mais caro...
Pq o Spyder não pode acompanhar as tropas em deslocamento ?! é um sistema completamente móvel... mais móvel até que o Pantsyr montado sobre chassis de esteira.
ZeRo4 escreveu:Bem, como eu digo não nego a vantagem do injetor AAé, entretando postei inclusive um artigo onde analistas questionam a eficácia desse sistema. Sobre as capacidades de deslocamento, quem você acha que tem mais capacidade de deslocamento: Um Grande veículo de 10 toneladas e oito rodas, ou um pequeno veículo com peso um pouco maior que Picapes grandes e 4 rodas ?!
FinkenHeinle escreveu:Olha, questionar a eficácia de Injetores AAé parece coisa do Godoy.
Não estou questionando a eficácia Finken, apenas não acho correto dar prioridade a um sistema que possui como única real vantagem dois injetores AAé, vantagem que pode ser sobreposta pelo Spyder, de forma simples, bastando a adição de
dois Vulcans. Acho bastante errado essa "eficácia" visto que ela seria mais utilizada contra mísseis cruise... sendo que não temos nenhuma país operando mísseis cruise.
FinkenHeinle escreveu:E tentar desqualificar a utilidade deles ainda no cenário moderno, não me parece inteligente!
Se desqualifiquei os Injetores AAé (pelo contrário... sempre os coloquei como vantagem do sistema Pantsyr) aponte o texto onde eu deixo claro isso...
FinkenHeinle escreveu:Na questão de "deslocamento", não me refiro à poder trasnportá-lo de um lado à outro, e sim na mobilidade de uso. O Pantsyr acompanha as tropas, ao contrário do Spyder!
O que você acha mais fácil para acompanhar as tropas, um pequeno veículo de 4 rodas ou um imenso veículo de 10 toneladas e oito rodas ?! E você acha que o transporte realmente não é importante... eu quero ver se precisarmos transportar a bateria de um lado para o outro de forma rápida... ninguém ainda me respondeu se o Pantsyr é transportável pelo C-130.
ZeRo4 escreveu:Adicionaria que custo ?! Essa dupla já não está em uso no Brasil ?! Posso até concordar que o sistema ficaria um pouco mais custoso de operar mas não mudaria nada em termos de custo de aquisição do sistema, como o Fox propõe.
FinkenHeinle escreveu:E tu acha inteligente colocar nossos únicos Injetores AAé com outras baterias...
Não chamaria de "inteligente" mais com certeza eles teriam uma melhor performance do que sozinhos e o Brasil operando o Pantsyr. Se os injetores AAé defendem o espaço aéreo contra aeronaves e cruises de forma tão eficiente pq o Iraque levou duas solvas ?!
ZeRo4 escreveu:Finken, não estou duvidando de você, mas se pudesse achar esse artigo seria de grande validade para mim, os artigos escritos pela Koslova são excelentes.
FinkenHeinle escreveu:Não disse que tu tinha duvidado...
Olha o lance das 4 pedras, apenas pedi para que procurasse o artigo pois era de meu interesse.
ZeRo4 escreveu:Não to falando que "não adianta" Finken, Mas o que você prefere, um míssil que tem ótima aceleração e morre a 8Km ou um míssil que tem boa aceleração e morre a 9Km ?! Pra um sistema que vai enganjar praticamente 100% do tempo aviões, eu prefiro a segunda opção.
FinkenHeinle escreveu:Como tu não falou que não adianta?!
Eu só não neguei a "suposta" vantagem do Pantsyr... apenas disse que prefiro um míssil que não tem lá uma aceleração muito forte (apesar de não ter os valores do Python/Derby) mas tem um teto maior, do que ter um míssil capaz de percorrer 5000m/s e que tenha o teto baixo, afinal de contas estamos falando de interceptar aviões.
FinkenHeinle escreveu:O Spyder tem uma aceleração bastante medíocre, em comparação com um projeto dedicado, que é o Pantsyr!
Tu tem os valores do Python5/Derby por ai para chamar a aceleração do sistema de "medíocre" ?! se não me engano o do Pantsyr é 1300m/s certo ?! vou procurar do Python/Derby e volto a postar aqui.
FinkenHeinle escreveu:Tu deve levar em consideração não só o peso acima do ponto ótimo do Spyder, mas também um projeto aerodinâmico que não é o ideal...
Bem... realmente! os Israelenses tão experimentados em desenvolvimento de Eletrônica, que estão fazendo o upgrade dos nossos F-5E/F devem ser um bando de Engenheiros Burros para colocar dois mísseis sem agilidade, sem aceleração e sem histórico para cumprir uma função superfície-ar.
FinkenHeinle escreveu:Para ter uma idéia, pense em todos sistemas de defesa de ponto, e verá que a similaridade é tão grande em termos de projeto e solução aerodinâmica, que parece até mesmo cópia...
Bem pra começar, se olhar para o Spyder, verá que ele não é um sistema de "defesa de ponto", na acepção da palavra! é apenas um sistema simples, que conta com grande comunalidade, versatilidade, mobilidade, transportabilidade e etc... e por último os engenheiros Israelenses devem realmente serem muito burros ao tentarem inovar ou criar um sistema de certa forma mais eficiente... só não entendo pq todos correm atrás para comprar suas bugigangas