O Exército que temos e o Exército que precisamos

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Everson Garcia
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 275
Registrado em: Dom Set 21, 2003 4:27 pm
Localização: sp-Brasil
Agradeceram: 5 vezes

Re: O Exército que temos e o Exército que precisamos

#106 Mensagem por Everson Garcia » Sáb Mar 17, 2012 4:17 am

prp escreveu:
midnight escreveu: Estive nos ultimos tempo só lendo no DB, e uma coisa me chamou a atenção é esse emoticons usada dessa forma que não agrega nada, acho que é uma opinião do forista e temos de respeitá-la.
Não posso expressar minha opinião? Eu respeito a opinião dele, apesar de não concordar.

Geraldo Alckmin é tão bom quanto Aécio Neves :lol:
Venha à minas, assista e leia os jornais, e veja se vc não está no melhor estado do universo.

Só esqueceram de combinar isso com a internet. :lol:
Putz tinha esquecido do Aecio Neves outro espetacular governador brasileiro, sou fã desse cara também, acho que caso ele vença as previas do PSDB teremos uma otima opição para presidente.
Minas Gerais tbém é um grande estado amigo todos são, somos uma familia afinal sob os atentos olhos da mãe patria Brasil.
Alias todos os brasileiros irão puxar sardinha para seu estado hehehehehehe.
Afinal democracia é para isso temos de expor nossas opiniões.
como diria Nelson gonçalves :___Toda a unaminidade é burra!!!
Abraços




BRASIL ACIMA de TUDO
Avatar do usuário
midnight
Sênior
Sênior
Mensagens: 1021
Registrado em: Sex Set 15, 2006 8:58 pm
Localização: Canindeyu - Paraguay

Re: O Exército que temos e o Exército que precisamos

#107 Mensagem por midnight » Sáb Mar 17, 2012 9:30 am

prp escreveu: Não posso expressar minha opinião? Eu respeito a opinião dele, apesar de não concordar.

Geraldo Alckmin é tão bom quanto Aécio Neves :lol:
Venha à minas, assista e leia os jornais, e veja se vc não está no melhor estado do universo.

Só esqueceram de combinar isso com a internet. :lol:
Não só pode expressar como deve, também concordo que o Aécio Neves deveria ser o próximo presidente. Eu só entrei na conversa devido a trolagem.




Imagem
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: O Exército que temos e o Exército que precisamos

#108 Mensagem por rodrigo » Qua Jul 25, 2012 5:35 pm

Imagem

Por um Capitão do EB

Presidente Dilma, veja meu contracheque de Capitão do Exército Brasileiro, em anexo. 0 MEU SALÁRIO LÍQUIDO: 5.299,00.

- Comando 48 homens (imagino o salário deles... bem menor que o meu).

- Trabalho cerca de 50 horas por semana, mas estou há 15 anos de prontidão, pronto para ser acionado (em caso de garantia da lei e da ordem, ou outro motivo julgado necessário por meu comando).

- Por lei, não posso fazer greve. Mas faço operações de fronteira com colegas da Polícia Federal que ganham 3 vezes mais que eu. Eles podem fazer greve.

- Vários Natais, Carnavais e aniversários de minha filhinha, hoje com 6 aninhos, e do meu guri, com 8, passei na selva, em treinamento.

- O armamento que uso, Presidente, é ultrapassado.

- Minha esposa até tinha conseguido um trabalho com artesanato, que dava um ganho de uns 200,00 a cada mês e meio, + ou -. Mas desde nossa última transferência, ela está meio deprimida, e não consegue ajudar aqui no sustento da casa.

- Jurei que não colocarei meus filhos em escola pública. Só consigo mantê-los atualmente na escola particular graças à ajuda do diretor do colégio (fez um "pacote" mensal para mim, pra 2012, de R$ 1.620,00).

- Tento economizar em outras coisas... O carro, por exemplo, é o mesmo há 6 anos. E já me dá um trabalhão de oficina.

- As crianças e minha esposa usam as mesmas roupas do ano passado. Sim. Estamos em julho; e a última roupa comprada para os três foi no Natal.

A próxima roupa? Se Deus quiser, no Natal.

- Mês passado, tomei uma decisão (pena que minhas crianças é quem mais vão sofrer): cortei a TV por assinatura (eu tinha um pacote básico).

- Agora nosso tormento vai ser tirá-los da TV aberta. Leitura? É o que eu e minha esposa gostaríamos de incentivar neles. Mas... Presidente... Como livro é caro, viu!

- Moro na Vila Militar. Não consigo sequer planejar a compra de um imovelzinho... um apartamento pequeno, para que quando a reserva chegar, não pegue de surpresa um "Coronel desavisado" (como já vi acontecer com dois conhecidos).

- Bem, Presidente:

Como não posso economizar na Amoxilina e outras medicações, que de vez em quando meus filhos tomam;

Como não posso economizar no composto feito em farmácia de manipulação, que a endócrino prescreveu para minha esposa (ainda bem que a minha saúde ainda é muito boa);

Como não posso economizar com a gasolina, nem com limpeza (a quantidade de sabão em pó, detergente, etc, é fixa);

Como a conta de luz e telefone já chegou a um mínimo, de onde não dá mais para economizar; e

Como o meu filho sabe que não posso pagar a ele os passeios (meio caros) que a escola propõe para a turma...

Para fugir dos empréstimos, passei a economizar comprando menos comida.

Isso, Presidente.

Jurei não recorrer mais às financeiras... a muito custo estou abolindo cartão de crédito. Mas para isso digo que estou cada vez comprando menos comida.

Há quatro anos me "sobra", para o supermercado e a feira do mês, de 1200 a 1300 reais.

Só que as coisas sobem. A inflação está baixa... mas as coisas sobem.

Pode parecer ridículo, mas passei a comer menos vegetais... até mesmo menos arroz e feijão.

Pelo menos tenho o café da manhã e o almoço no quartel, onde posso até repetir o prato, de vez em quando, quando a comida tá boa...

A sra viu quanto está o preço da couve? do brócolis? Eu queria ter esses vegetais todos os dias na mesa de casa... mas atualmente, só dá 1 vez na semana.

E o que dizer do leite? E do acém? E o preço do quilo do peixe?

Há dois anos, comíamos peixe a cada duas semanas, pelo menos.

Hoje não dá.

Em casa, hoje em dia, substitui-se legumes por pão, em algumas ocasiões.

É menos saudável, eu sei.

Mas enche mais a barriga. É barato.

Já faz um tempão que não usamos azeite de oliva. Puxa, presidente, como o azeite é saboroso! Lembra minha infância.

Hoje, consigo comprá-lo muito raramente. Muito caro, Presidente!

Eu não tomo mais iogurte em casa, nem minha esposa. O litro que consigo comprar, semana sim, semana não, fica para as crianças.

Minha esposa adorava um chocolate. Não come mais.

E os guris ficam com o que consigo comprar. Adianto, Presidente, que faz três anos que o chocolate não é mais Nestlé, Garoto ou Lacta.

Compro uma barra, semana sim, semana não, da marca mais barata.

Comer fora? Consigo levar minha família ao McDonald's a cada seis meses. A cada dois meses, um Habib's. Duas esfihas p/ cada.

Sim! Precisamos economizar.

Ainda por cima, já faz quase cinco anos que mando 150,00 por mês para meus sogros.

Eles bem que precisariam de mais, mas não consigo aumentar essa quantia...

Tenho uma esposa que, graças a Deus, me compreende.

O chato, Presidente, é que tem coisas que não dá para fugir. Por exemplo: eu tenho que economizar para dar a minha filha, no Natal, a boneca que não pude dar em seu aniversário.

Aniversário que, diga-se de passagem, foi na lanchonete, com mais duas amiguinhas... e não numa casinha de festa, como ela queria, com todas as amiguinhas da sala...

O chato, Presidente, é que AMO meu Brasil e meu Exército...

Agora pergunto a V.EXA: é justo isso, Presidente?

Por que outras carreiras do Executivo são tão bem pagas?




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60692
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6378 vezes
Contato:

Re: O Exército que temos e o Exército que precisamos

#109 Mensagem por Túlio » Qua Jul 25, 2012 5:47 pm

Fiquei impressionado com o IRPF dele, nunca mais reclamo do meu... :shock: :shock: :shock: :shock:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6752
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 769 vezes

Re: O Exército que temos e o Exército que precisamos

#110 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Jul 25, 2012 6:41 pm

PQP, cobrar imposto de renda de salário de militar é inadmissível.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: O Exército que temos e o Exército que precisamos

#111 Mensagem por alcmartin » Qua Jul 25, 2012 8:21 pm

Túlio escreveu:Fiquei impressionado com o IRPF dele, nunca mais reclamo do meu... :shock: :shock: :shock: :shock:
Cupincha, entao nem vou falar do meu... :evil: :evil: :evil:
Nao reclamaria nem do valor, se soubesse que estamos bem de saude, educacao...defesa, entao, podia ate aumentar! :mrgreen: Um pouquinho so', claro... :oops: :mrgreen:




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: O Exército que temos e o Exército que precisamos

#112 Mensagem por alcmartin » Qua Jul 25, 2012 8:26 pm

midnight escreveu:
prp escreveu: Não posso expressar minha opinião? Eu respeito a opinião dele, apesar de não concordar.

Geraldo Alckmin é tão bom quanto Aécio Neves :lol:
Venha à minas, assista e leia os jornais, e veja se vc não está no melhor estado do universo.

Só esqueceram de combinar isso com a internet. :lol:
Não só pode expressar como deve, também concordo que o Aécio Neves deveria ser o próximo presidente. Eu só entrei na conversa devido a trolagem.
Po, midnight, colabora... :shock: Fica impossivel para nos, homens, visao focada, ler seus textos com essa foto dessa tropa ai, junto... :mrgreen: :mrgreen:

sds!!




Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceram: 84 vezes

Re: O Exército que temos e o Exército que precisamos

#113 Mensagem por Rodrigoiano » Sex Jul 27, 2012 6:07 am

Só a título de comparação, de acordo com o portal da transparência estadual, um Capitão da PM-GO recebe 11 mil brutos!




Avatar do usuário
gingerfish
Sênior
Sênior
Mensagens: 1449
Registrado em: Sáb Jan 13, 2007 8:45 am
Localização: juiz de fora
Agradeceram: 84 vezes

Re: O Exército que temos e o Exército que precisamos

#114 Mensagem por gingerfish » Sex Jul 27, 2012 10:41 am

Bourne escreveu:Acredito que um dos problemas conceituais das idéias do coronel, é considerar que o Braisl é totalmente defensivo, praticamente, querer formar uma força de guerrilheiros. Isso, como disse o Delmar, é improvável pelas particularidades do Brasil, é grande e importante demais para se ocupar por força estrangéria.

Na minha visão, as FA's tem que estar preparadas para agir como um braço da ação política-econômica dentro do sistema mundial. Fornecendo proteção e segurança não só para si mesmo, mas, também, dando auxilio para os países de sua área de influência. Por que um país forte, dficilmente será encomodado por outra potência no âmbito militar, e nem por países menores, o custo/benéfico de um conflito direto não é favorável. Assim, a resolução dos conflitos implicitos no sistema capitalista entre países, são impulsionados para serem resolvidos na esfera econômica-política.
Bourne, eu concordo com você, mas isso é muito complicado, e eu sei que você sabe.
OBS - essa gracinha aí na foto é você?




A vida do homem na Terra é uma guerra.
Jó 7:1
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60692
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6378 vezes
Contato:

Re: O Exército que temos e o Exército que precisamos

#115 Mensagem por Túlio » Sex Jul 27, 2012 10:55 am

gingerfish escreveu:
Bourne escreveu:Acredito que um dos problemas conceituais das idéias do coronel, é considerar que o Braisl é totalmente defensivo, praticamente, querer formar uma força de guerrilheiros. Isso, como disse o Delmar, é improvável pelas particularidades do Brasil, é grande e importante demais para se ocupar por força estrangéria.

Na minha visão, as FA's tem que estar preparadas para agir como um braço da ação política-econômica dentro do sistema mundial. Fornecendo proteção e segurança não só para si mesmo, mas, também, dando auxilio para os países de sua área de influência. Por que um país forte, dficilmente será encomodado por outra potência no âmbito militar, e nem por países menores, o custo/benéfico de um conflito direto não é favorável. Assim, a resolução dos conflitos implicitos no sistema capitalista entre países, são impulsionados para serem resolvidos na esfera econômica-política.

Bourne, eu concordo com você, mas isso é muito complicado, e eu sei que você sabe.
OBS - essa gracinha aí na foto é você?
Isso aqui anda ESTRANHO... :shock: :shock: :shock: :shock:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
gingerfish
Sênior
Sênior
Mensagens: 1449
Registrado em: Sáb Jan 13, 2007 8:45 am
Localização: juiz de fora
Agradeceram: 84 vezes

Re: O Exército que temos e o Exército que precisamos

#116 Mensagem por gingerfish » Sex Jul 27, 2012 10:58 am

Na verdade, eu estava só zuando, Túlio...
Não precisa me olhar com essa cara aí da foto e me ameaçar com essa arma... Calma, eu sou MACHO! Machão!!!!




A vida do homem na Terra é uma guerra.
Jó 7:1
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60692
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6378 vezes
Contato:

Re: O Exército que temos e o Exército que precisamos

#117 Mensagem por Túlio » Sex Jul 27, 2012 11:01 am

Ei, eu ACREDITO, POWS!!! :shock: :shock: :shock: :shock:


(((Mas que ficou ESTRANHO ficou... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: )))




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1177
Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
Localização: Niterói - RJ
Agradeceram: 222 vezes

Re: O Exército que temos e o Exército que precisamos

#118 Mensagem por RobsonBCruz » Dom Nov 03, 2019 1:36 pm

Com frequência, discussões em diversos tópicos avançam para as ideias e desejos de cada um sobre a organização das unidades militares operativas, especialmente quanto à estrutura e localização.

Escolhi esse tópico para colocar as minhas ideias porque pareceu-me ser o mais adequado.

Inicialmente quero esclarecer que não sou nenhum entendido, mas apenas mais um curioso.

Estrutura base das unidades operativas

Em geral, as unidades operativas (batalhões, regimentos e grupos) seriam compostos de uma subunidade de comando e controle, uma subunidade logística (essas duas em substituição as atuais Cia C Ap) e três subunidade da arma base ou de armas combinadas.

Porém, para manter a estratégia de presença (muitas OM espalhadas por todo o território nacional), sem necessariamente ter que manter um efetivo profissional “além do razoável” e viabilizar uma efetiva elasticidade (capacidade de aumentar o efetivo quando necessário), na estrutura permanente (de paz), as unidades militares manteriam apenas uma subunidade da arma base ou de armas combinadas ativa, possuindo um centro de formação da reserva, composto de uma subunidade escola e um quadro reserva.

Ou seja, seriam unidades tipo II, com duas subunidades da arma base, sendo uma operativa, com militares profissionais (que já passaram por um ano de preparo) e uma de formação.

Exceção seriam as unidades estratégicas (paraquedistas e aeromóveis) que manteriam ativas duas subunidades da arma base.

O quadro reserva teria sua composição anualmente renovada priorizando-se os militares que deixaram o serviço ativo há menos tempo, em quantitativo suficiente para ativar as duas subunidades inativas, complementar as subunidades ativas de comando e controle e logística e, ainda, um adicional para recomplementação decorrente de baixas.

Esse quadro reserva prestaria serviço de 2 dias consecutivos por mês, por 10 meses, e de 10 dias corridos durante o exercício anual, totalizando 30 dias de serviço no ano.

Quantitativo e organização base das Grandes Unidades

Atualmente o EB possui 25 brigadas de combate, 4 grandes unidades (GU) de artilharia de campanha, 1 GU de artilharia antiaérea, 1 GU de aviação e o comando de operações especiais (COpEsp), tendo em seu planejamento de longo prazo a criação de outras 5 brigadas de combate (19ª Bda Inf L em Salvador, 20ª Bda Inf L em Fortaleza, uma Bda Inf Sl no AC e outra em Manaus e mais uma Bda Inf L no Rio, essa última para o lugar da Bda Inf Pqdt), mais uma brigada de artilharia antiaérea (em Brasília) e uma de aviação (em Manaus).

Grande parte dessas brigadas tem responsabilidades com a segurança de fronteiras (é o caso das quatro Bda C Mec, da 15ª Bda Inf Mec, da 13ª e 18ª Bda Inf L, da 1ª, 2ª, 16ª, 17ª e 22ª Bda Inf Sl e mais a Bda Inf Sl a ser criada no Acre). Por consequência, em caso de necessidade, essas brigadas não poderiam ser desdobradas para outras regiões, limitando-se a contribuir com frações para compor uma força componente ou expedicionária fora de sua área de responsabilidade.

O que defendo é que tenhamos grupamentos específicos de fronteira e GU de combate com efetiva capacidade de desdobrar-se para qualquer TO.

As brigadas atuais seriam grupamentos núcleos de brigadas de combate, no total de 27 (*) , como se segue:
• 3 grupamentos núcleo de brigadas blindadas, cada um com 3 RCB, 1 RCM, 1GAC, 1 B Log e 1 B E Cmb
• 6 grupamentos núcleo de brigadas mecanizadas, cada um com 1 RCM, 3 BI Mec, 1 GAC, 1 B Log e 1 B E Cmb
• 9 grupamentos núcleo de brigadas leves (uma de montanha e 8 motorizadas), cada um com 1 RCM, 3 BIL, 1 GAC e 1 B Log (com uma Cia E Cmb)
• 6 grupamentos núcleo de brigadas de selva, sendo 3 com um RCM e 3 com 1 BIS-Amv e todas com mais 3 BIS e 1 B Log (com uma Cia E Cmb)
• 3 grupamentos núcleo de brigadas estratégicas, sendo 1 paraquedista, 1 aeromóvel e uma de selva aeromóvel, cada uma com 3 BI de sua especialidade, 1 BAC (tropa especial de ação de comandos), 1 GAC, 1 Esq C Leve e 1 B Log (com uma Cia E Cmb)

(*) Nesse momento não abordaremos os grupamentos de fronteira, de artilharia, de defesa antiaérea, de aviação e de guarda.

As frações (SU) operativas seriam submetidas a um ciclo anual de preparo dividido em:

1º) Fase de Recomposição, de aproximadamente 5 meses: período em que o militar goza férias, ocorrem as movimentações relacionadas a transferências e recompletamento e cursos de pequena duração para especialização e promoção.

2º) Fase de Aprontamento, de aproximadamente 3 meses: período em que seriam submetidas a rigoroso treinamento físico e adestramento tático-operacional, conforme as hipóteses de emprego.

3º) Fase de Prontidão, de 4 meses: período em estariam prontas para o emprego, mantendo-se em prontidão para o eventual desdobramento para participar de missão.

As diversas SU operativas seriam distribuídas em 3 contingentes, com períodos alternados para os ciclos de preparação, com uma distribuição organizada buscando-se o máximo equilíbrio entre os contingentes, para cada tipo de unidade de combate.

Considerando a estrutura base permanente (paz), com apenas uma SU ativa operativa da arma base, podemos dizer que 9 unidades de um mesmo tipo corresponderiam a 3 unidades completas, e considerando o ciclo anual de preparo, a 1 unidade efetivamente pronta em prontidão.

Assim, considerando as 27 GU de combate, teríamos sempre um agrupamento (Força de Prontidão) equivalente a 3 brigadas completas efetivamente prontas para serem desdobradas para emprego aonde se fizer necessário.

Com essa organização o EB poderia ter um quadro de menos de 200 mil (estimo 180-190 mil) militares ativos, com uma capacidade real de se expandir por meio da mobilização do quadro reserva de cerca de 200 mil (grupo que presta serviço 30 dias/ano).




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13547
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2311 vezes

Re: O Exército que temos e o Exército que precisamos

#119 Mensagem por gabriel219 » Dom Nov 03, 2019 2:56 pm

Eu já discordaria da quantidade de GU's Leves. Penso que deveríamos possuir:

:arrow: Quatro GU's AAe (Brasília, Paraná, Tocantis e Manaus);
:arrow: Mais uma Bda Blind (Brumado), transferir duas Bda Cav Mec (Cuiabá e Juazeiro do Norte ou Piquet Carneiro);
:arrow: Transformar a 10ª Bda Inf Mtz em Lv Aeromóvel (tanto a 12ª quanto a 10ª seriam transformadas em "Rangers" Brasileiros, como tropas de elite);
:arrow: Formar oito Brigadas de Infantaria Mecanizada, inclusive transformando a 9ª e a 7ª Bda, com a possibilidade de transferir uma Bda Inf Mec para o Maranhão ou Pará;
:arrow: Criação de um RCB em Roraima e elevação do GACSl e do Esq Cav Sl de Roraima para GACAp e RCM;
:arrow: Criação do sistema de Grupamentos, Pelotões e Companhias de Fronteira em toda extensão da fronteira terrestre, prestando apoio em relação a vigilância nos tempos de paz e sendo tropa de pronto emprego em tempos de crise, possuindo morteiros médios e pesados, além de mísseis anticarro (já contei que seria necessário 66 bases, ao todo 8,200 homens), sendo as Cia's dispondo de alguns VBR's para apoio imediato, além de drones (inclusive suicidas, como ROTEM);
:arrow: Transformar a 18ª Bda Fron em Inf Lv Pantanal; e
:arrow: Transformar as AD's em GU's independentes e separadas (mesmo local das Bda AAe), nucleada no sistema Astros, com apoio de obus rebocado quando for necessário formar uma FT a nível de Divisão, mesmo excluindo as Divisões fixas como é atualmente, sendo GU's de emprego estratégico.

Quanto as organizações, concordo com quase todas, exceto da necessidade de uma Bda Inf Sl possuir um RCM, com exceções, como em Roraima e Rondônia. As demais eu faria Bda quaternária, com um Btl Sl Amv e três Btl Sl.

Não haveria drástico aumento de efetivo, pois a ideia é utilizar Batalhões e Regimentos avulsos em Comandos de Área e Regiões Militares para formar novas GU's.

Divisões seriam descartadas e nossa maior GU seria Brigada, que precisa ser autossuficiente em tudo, inclusive Bia AAe em todas essas Brigadas, com as devidas diferenças quanto aos meios, claro.

Ainda há a ideia de mais uma Bda Blind no Centro-Oeste.

Gostaria de maior tempo para explicar em detalhes, porém o trabalho está comendo bastante tempo.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60692
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6378 vezes
Contato:

Re: O Exército que temos e o Exército que precisamos

#120 Mensagem por Túlio » Dom Nov 03, 2019 4:38 pm

Eu li mal ou nesta proposta ficariam extintos os RCCs?

PS.: não estou me manifestando contra nem a favor, apenas gostaria de conhecer a opinião de ambos a respeito.




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Responder