Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

SIM
62
63%
NÃO
37
37%
 
Total de votos: 99

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#106 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Jun 25, 2008 11:15 pm

Entenderam o que está por trás dos helis de ataque. [009]

Agora devem entender que não é PRIORIDADE da FAB só porque está sendo comprado agora. É OPORTUNIDADE. Querem um bom exemplo de como isso acontece? Simples: os submarinos são mais prioritários para a MB do que os helicópteros ASW. Lembram da lista? Mas os Sea Hawks já foram comprados e até agora nada de sub. Não é muito difícil de entender isso.

Não confundam prioridade com oportunidade. O F-X é a prioridade da FAB. Só que é mais complexo e não depende só dela. Então não se pode parar TODO O RESTO enquanto ele não sai. Enquanto isso, vai se aproveitando as janelas de oportunidade.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#107 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Jun 25, 2008 11:20 pm

ZeRo4 escreveu:Orestes, quem começou com essa história não fui eu ou o sideshow, mas o próprio Vinicius dizendo ironizando que os Burros estavam na FAB e os inteligentes aqui... Eu não chamo ninguém de burro, na FAB há erros e acertos, assim como no EB e como na MB.
Opa, opa, opa, alto lá. Não fui eu não. Só ler direito.
Vinicius Pimenta escreveu:
Sideshow escreveu:...no caso dos helicópteros é bem claro que é LOBBY ou burrice.
Claro, claro, inteligentes somos nós do DB. Na FAB só tem burro.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
crubens
Sênior
Sênior
Mensagens: 1864
Registrado em: Seg Set 17, 2007 4:05 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Agradeceram: 9 vezes

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#108 Mensagem por crubens » Qui Jun 26, 2008 9:47 am

orestespf escreveu:
Plinio Jr escreveu: S/ problemas Orestes....
Para aquilo que a FAB pretende fazer com estes helis ou para o que cogita-se o que poderia ser, ao meu ver, temos vetores capazes de faze-lo no momento.

Seria para transporte de soldados ou C-SAR ?? Já temos os BH para isto, que poderiam ser complementados por exemplo, com a grana que será gasta na aquisição destes vetores de ataque.

Seria para COIN / ataque a guerrilheiros/traficantes entrando em nossas fronteiras ??
Temos o A-29 para isto, aliás, fora projetado para isto....

SEAD ??
A introdução dos MAR-1 em serviço, teriamos os A-1s e F-5s aptos para tal função.

Dentro das hipotéticas possibilidades de atuação deste heli de ataque, já temos vetores capacitados para estas missões, ou seja, este dinheiro poderia ser injetado em outras prioridades da FAB...Quais ??

- Compra de armamentos para atual aviação de combate da FAB, mísseis e bombas para diversos fins, pods para aquisição de alvos, pods para ECM, sei a FAB comprou alguns deles...mas sempre é bom ter um pouco mais..

- O que temos em termos de SAM´s hj em operação ??
Não temos nada que realmente imponha respeito, somente Iglas...que ao meu ver, são insuficientes, o ZeRo4 deu uma ótima sugestão para compra de de sistemas Pantsir .

- Com esta verba, poderia tbm compra outro lote de Black Hamks para substituir os cansados Sapões que estão em operação.

Tudo o que citei acima, ao meu ver, são muito mais prioridade que a compra destes helis de ataque e sequer citei o famigerado FX e o início/término das modernizações de A-1/F-5s respectivamente....

Sinceramente Orestes, até o presente momento, nem na FAB e muito menos aqui no DB, consegui ver justificativa plausível para aquisição destes vetores.

Um grande abraço
Olá Plínio,

agora gostei, você apresentou vários argumentos e coerentes. A verdade é que não posso abrir o bico com os detalhes, mas dou uma pista central: a grana para os hélis não é do orçamento da FAB, portanto não tem nada comprometido com "aventuras". Digamos que a grana é um extra do Governo, assim fiquei sabendo, e que iria para o EB, mas a idéia se mostrou bem mais cara do que pra FAB. Digamos (novamente) que ficou decidido que o País precisava adquirir algumas doutrinas e que naturalmente não possuía, uma delas passa pelos hélis de ataque. Observe que se trata de doutrina para o País (ligada a parte do documento que postei agora a pouco e sobre um novo que está sendo elaborado e em fase de finalização) e não para uma dada Força em particular. "Alguém" deveria absorvê-la e depois repassá-la se fosse o caso. Ficou definido que seria a FAB a primeira das Forças, o restante vem depois.

Como o assunto é estratégico, não é de domínio público, não é aberto. Como tive portas abertas recentemente, tive a oportunidade de ver muita coisa. Posso dizer que as pessoas envolvidas são sérias, algo muito bom está sendo feito, mas o impacto real será praticamente transparente para o cidadão comum, ou seja, as coisas acontecerão, mas poucos perceberão. Isso é típico de ambiente militar, nada de mais.

Assim sendo, analisar os hélis de ataque pra FAB de forma isolada é realmente encontrar aparentes contradições, mas quando analisamos um sistema de defesa para o país, não, definitivamente não existe contradição nenhuma, não existe desperdício de dinheiro, não está se usando mal a grana. O que está sendo feito é uma espécie de operação global, buscando uma única Força Armada, mas segmentada em três partes, poder terrestre, poder naval e poder aeroespacial. Assim sendo, não importa quem opera, mas que se opere algo que não se tem, desde que traga ganhos em termos de doutrinas e em plenas condições para um efetivo sistema defensivo.

Então, por que a FAB e não o EB? Porque o objetivo é ter certas doutrinas, mas sem jogar grana pelo ralo e com a FAB, nesta fase inicial, os custos se mostraram muito menores. O EB terá seus hélis de ataque também, já disse isso aqui várias vezes, mas digamos que é secundário no momento, pois o EB (bem como a MB) estão encarregados de "outras missões" do mesmo porte que esta da FAB com seus hélis de ataque.

Alguns ainda poderão dizer que tudo isso não passa de fachada para maquiar a tentativa do Governo em melhorar as relações com os russos, etc. Bem, ninguém falou oficialmente que o Mi-35 ganhou a disputa (rsrsrs), pode dar Mangusta, logo este argumento pode falhar. Mas esta questão é de outra natureza, não tem ligação com assuntos militares, FFAA e MD, aí eu não quero entrar nela.


Abração,

Orestes
É por isso que falei que o pessoal, fala, briga, toma partido, torce, sem conhecer as entrelinhas e nem o conjunto da obra.

Valeu Mestre Orestes [009]




"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#109 Mensagem por Plinio Jr » Qui Jun 26, 2008 10:24 am

Bom, ainda não mudei a minha opinião a respeito, vamos em que bicho esta estória toda vai acabar....... :!:




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Avatar do usuário
Immortal Horgh
Sênior
Sênior
Mensagens: 7038
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#110 Mensagem por Immortal Horgh » Qui Jun 26, 2008 11:26 am

Sd Young Guns 2 escreveu:Orestes essas semanas que estive em Israel, tive com pilotos da FAB e EB que estavam voando em asas Fixas e rotativas. E o pessoal do EB afirmo que a força esta de olho nos brinquedos russos (MI-XXN), estando muito perto de uma compra assim como pode vir novidades sobre Fz da UE e eletronicos de Israel.

Por ultimo, que isso... a quantidade de gatas que o exercito de israel tem é loucura!

Sd Volcom

vlws abraços

MI-28?? Olha o EB, olha o EB :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


[ ]s




Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#111 Mensagem por Thor » Qui Jun 26, 2008 11:29 am

Quando se trabalha com uma grande instituição como uma Força Aérea, as coisas não são tão simples assim. Nem sempre se faz da maneira que nós achamos a mais lógica, são muitas as variáveis envolvidas. Numa pequena empresa é tudo mais simples, por exemplo, em nossa casa, só vou ter minha TV de plasma depois que eu tiver uma internet rápida... e no governo, por exemplo, têm gente passando fome, sem estudo, com a saúde falida, e mesmo assim estamos querendo comprar caças para combater o quê???
O que eu quero dizer com isso que cada órgão das instituições do MD buscam soluções que atendam às suas necessidades, se a aviação de patrulha precisa de um melhor vetor, se a de transporte precisa de um cargueiro médio, se a de asas rotativas de um vetor de ataque para melhor cumprir suas missões e desenvolver doutrina, se o GTE precisa de aviões mais seguros e modernos para transportar nossos líderes, se a AAAe (missão de EB) precisa de novos equipamentos... não podem simplesmente esperar sair o F/X, que já foi cancelado algumas vezes, para iniciar o processo de adequação de seus equipamentos... A FAB não é de uma pessoa só, que tenha o poder de decidir e escolher sozinho vários itens que vão desde o alfinete ao foguete.

Abraços




Brasil acima de tudo!!!
Avatar do usuário
crubens
Sênior
Sênior
Mensagens: 1864
Registrado em: Seg Set 17, 2007 4:05 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Agradeceram: 9 vezes

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#112 Mensagem por crubens » Qui Jun 26, 2008 11:33 am

Thor escreveu:Quando se trabalha com uma grande instituição como uma Força Aérea, as coisas não são tão simples assim. Nem sempre se faz da maneira que nós achamos a mais lógica, são muitas as variáveis envolvidas. Numa pequena empresa é tudo mais simples, por exemplo, em nossa casa, só vou ter minha TV de plasma depois que eu tiver uma internet rápida... e no governo, por exemplo, têm gente passando fome, sem estudo, com a saúde falida, e mesmo assim estamos querendo comprar caças para combater o quê???
O que eu quero dizer com isso que cada órgão das instituições do MD buscam soluções que atendam às suas necessidades, se a aviação de patrulha precisa de um melhor vetor, se a de transporte precisa de um cargueiro médio, se a de asas rotativas de um vetor de ataque para melhor cumprir suas missões e desenvolver doutrina, se o GTE precisa de aviões mais seguros e modernos para transportar nossos líderes, se a AAAe (missão de EB) precisa de novos equipamentos... não podem simplesmente esperar sair o F/X, que já foi cancelado algumas vezes, para iniciar o processo de adequação de seus equipamentos... A FAB não é de uma pessoa só, que tenha o poder de decidir e escolher sozinho vários itens que vão desde o alfinete ao foguete.

Abraços
É isso aí Thor, sábias palavras. [009]




"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#113 Mensagem por alcmartin » Qui Jun 26, 2008 11:42 am

É isso aí. o povo precisa entender que o mais importante é sempre o objetivo final. As vezes se sabe que o equipamento escolhido nem é o ideal, mas é o que se pode comprar. Por motivos financeiros, ou politicos, ou safadeza do gover..cof!cof! :mrgreen: quer dizer, estrategia do governante...mas fazer o que? Quem cumpre a missão vai faze-lo, com vassoura, ventilador ou F22.
Então, manda quem pode, obedece quem tem juízo. E entende quem tem nas mãos relatórios do CISa, ABIN, PF e conselhos da CIA e Mossad...(serve também do SVR e FSD, para agradar o Carlos mathias,hehe... :D ).




Carlos Mathias

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#114 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jun 26, 2008 6:33 pm

Substitua Mi-35 por Cobra/Black Hawk e o povo fica feliz na hora, experimenta só.... :roll: :lol:




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#115 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jun 26, 2008 6:49 pm

Carlos Mathias escreveu:Substitua Mi-35 por Cobra/Black Hawk e o povo fica feliz na hora, experimenta só.... :roll: :lol:
:roll: :(

Pows CM,

nesse topico ja passamos disso cara... na boa isso nao ajuda nada e s'o ajuda esse bobagem de guerra de torcidas. Tivemos aqui posts altamente esclarecedores e mesmo ainda tendo gente dizendo 'nao' (como eu mesmo), estamos compreendendo as razoes.

[100]
[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#116 Mensagem por LeandroGCard » Qui Jun 26, 2008 7:12 pm

Carlos Mathias escreveu:Bem, eu fiquei de fora porque já tinha entendido que a FAB formará um núcleo gerador de doutrina, e que depois esta doutrina será disseminada entre as forças. Também saquei que o EB pretende comprar é uma porrada de helis de ataque, e que assim aproveitará a experiência do núcleo formador da FAB.

E finalmente, fico feliz que os amigos tenham entendido e acho que chegamos à conclusão que a FAB não está comprando por comprar, que essa compra tem um motivo maior até que a própria FAB.

Mais uma. Se a doutrina a ser desenvolvida é de uso de helis de ataque, não adianta comprar heli de transporte gambiarra, a doutrina que se quer não é de gambiarra, isso nós já temos.
Sou meio lerdo sobre estes assuntos de asas rotativas (na verdade não gosto muito de helicópteros enquanto máquinas) então me perdoem se o que vou dizer é besteira, mas lá vai:

Não está claro para mim que a doutrina a ser desenvolvida/absorvida é a do uso de helicópteros de ataque. Poderia perfeitamente ser mais a da defesa contra eles, principalmente com alguns vizinhos passando a operar os seus em nossas fronteiras. Aí faria todo sentido que o exército não os queira (pelo menos não agora), que sejam em pequeno número e que a FAB venha a operá-los, já que para este tipo de uso (uma espécie de esquadrão "agressors") o baixo custo operacional é um dos critérios mais importantes e a FAB provavelmente já possui uma infra-estrutura mais adequada para cuidar deles e mantê-los.

É claro que uma vez eles estando aqui outros usos poderiam ser experimentados, mas esta poderia ser uma questão secundária neste momento.

Pensando desta forma acho que os requisitos das aeronaves em si mudam sensivelmente, não?

Leandro G. Card




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#117 Mensagem por orestespf » Qui Jun 26, 2008 7:26 pm

LeandroGCard escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Bem, eu fiquei de fora porque já tinha entendido que a FAB formará um núcleo gerador de doutrina, e que depois esta doutrina será disseminada entre as forças. Também saquei que o EB pretende comprar é uma porrada de helis de ataque, e que assim aproveitará a experiência do núcleo formador da FAB.

E finalmente, fico feliz que os amigos tenham entendido e acho que chegamos à conclusão que a FAB não está comprando por comprar, que essa compra tem um motivo maior até que a própria FAB.

Mais uma. Se a doutrina a ser desenvolvida é de uso de helis de ataque, não adianta comprar heli de transporte gambiarra, a doutrina que se quer não é de gambiarra, isso nós já temos.
Sou meio lerdo sobre estes assuntos de asas rotativas (na verdade não gosto muito de helicópteros enquanto máquinas) então me perdoem se o que vou dizer é besteira, mas lá vai:

Não está claro para mim que a doutrina a ser desenvolvida/absorvida é a do uso de helicópteros de ataque. Poderia perfeitamente ser mais a da defesa contra eles, principalmente com alguns vizinhos passando a operar os seus em nossas fronteiras. Aí faria todo sentido que o exército não os queira (pelo menos não agora), que sejam em pequeno número e que a FAB venha a operá-los, já que para este tipo de uso (uma espécie de esquadrão "agressors") o baixo custo operacional é um dos critérios mais importantes e a FAB provavelmente já possui uma infra-estrutura mais adequada para cuidar deles e mantê-los.

É claro que uma vez eles estando aqui outros usos poderiam ser experimentados, mas esta poderia ser uma questão secundária neste momento.

Pensando desta forma acho que os requisitos das aeronaves em si mudam sensivelmente, não?

Leandro G. Card
[009] [009]




Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#118 Mensagem por Thor » Qui Jun 26, 2008 7:28 pm

Certamente serão usados para isso também...
A mais de 10 anos a FAB vêm exercitando combate dissimilar com helicópteros do 2º/8º GAV, desde da época dos AT-27 dos terceiros, algumas vezes com o Pacau e em outros exercícios. Isso também aumentou a necessidade operacional para vetores mais manobráveis...




Brasil acima de tudo!!!
Carlos Mathias

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#119 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jun 26, 2008 10:29 pm

Pows CM,

nesse topico ja passamos disso cara... na boa isso nao ajuda nada e s'o ajuda esse bobagem de guerra de torcidas. Tivemos aqui posts altamente esclarecedores e mesmo ainda tendo gente dizendo 'nao' (como eu mesmo), estamos compreendendo as razoes.
Você tem certeza disso? Mesmo? veja que eu fiz claramente uma brincadeira, como se pode comprovar pelos emoticons, mas você imediatamente retrucou.

Houveram quatro mil brincadeiras sobre "os helis da Venezuela que caem toda hora", os SU-30MKV-pé-de-boi, etc, etc, etc.

Você me viu retrucar dessa maneira com alguém?
Você reparou que não participei destas últimas espetaculares páginas?
Você faz idéia do por quê? Não, não faz, porque senão você não teria feito esse comentário. Não participei porque justamente qualquer coisa que eu falasse imediatamente seria levado para o lado de simples "torcida", e tanto é que apenas brinquei e você imediatamente me repreendeu. Você percebeu que só escrevi DEPOIS que a tal conclusão surgiu e que justamente concordei????

Portanto CB, antes de você me chamar a atenção, dar toque, me aconselhar ou etc sobre torcida, tem muita gente na fila comigo e eu não sou nem de longe o primeiro na lista de torcedores a serem repreendidos ou aconselhados.

Agradeço muito a sua preocupação com meus excessos de torcedor, mas quero lhe pedir gentilmente que distribua essa preocupação por todo o fórum, assim todos nós aprenderemos a debater em alto-nível, como nas tais páginas espetaculares.

Fica tranquilo que eu não atrapalho mais.

Abraços! :)




Editado pela última vez por Carlos Mathias em Sex Jun 27, 2008 6:59 pm, em um total de 1 vez.
Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior
Mensagens: 1663
Registrado em: Dom Dez 30, 2007 5:49 pm
Localização: Araruama-RJ
Agradeceram: 2 vezes

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#120 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Qui Jun 26, 2008 11:46 pm

orestespf escreveu:
LeandroGCard escreveu: Sou meio lerdo sobre estes assuntos de asas rotativas (na verdade não gosto muito de helicópteros enquanto máquinas) então me perdoem se o que vou dizer é besteira, mas lá vai:

Não está claro para mim que a doutrina a ser desenvolvida/absorvida é a do uso de helicópteros de ataque. Poderia perfeitamente ser mais a da defesa contra eles, principalmente com alguns vizinhos passando a operar os seus em nossas fronteiras. Aí faria todo sentido que o exército não os queira (pelo menos não agora), que sejam em pequeno número e que a FAB venha a operá-los, já que para este tipo de uso (uma espécie de esquadrão "agressors") o baixo custo operacional é um dos critérios mais importantes e a FAB provavelmente já possui uma infra-estrutura mais adequada para cuidar deles e mantê-los.

É claro que uma vez eles estando aqui outros usos poderiam ser experimentados, mas esta poderia ser uma questão secundária neste momento.

Pensando desta forma acho que os requisitos das aeronaves em si mudam sensivelmente, não?

Leandro G. Card
[009] [009]
Esses posts do Carlos Mathias, resumido e perfeito [078] , e do Leandro, que deu uma outra possível razão sobre essa compra, somados aos esclarecimentos do Professor Orestes em vários outros, foram essenciais para formar minha humilde opinião sobre o assunto: Voto pelo sim, pois acredito, entre outras questões colocadas neste tópico, que nossas FAs, como um todo, tem muito a agregar em doutrina com a compra dos Hélis de Ataque, sendo ela feita pela FAB ou pelo EB. E parabéns a todos os debatedores que mantiveram o foco no assunto principal sem deixar que o tópico caísse nas mesmices que infelizmente, por vezes, descaracterizam o assunto principal. [100] [100] [100]

Em tempo: CM, sofra não... [035]




.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
Responder