henriquejr escreveu:Vinicius Pimenta escreveu:Isso, minha falha, AIM-9H.
Vinicius, sabemos que o AIM-9P era a versão do Sidewinder destinado a exportação a países com restrições de compra de armas modernoas, como os da América do Sul, por exemplo. Já o AIM-9H eu so vi em uso na US Navy e países com alguma importancia estratégica para os EUA, como Israel e o próprio Kuwait.
Gostaria de saber de voce, ou de quem souber informar, quais as diferenças básicas entre os dois modelos e qual o melhor.
[]'s
Me permita dar a minha opniao aqui...
O "H" e o seu irmao gemeo "Naval" "G", eram as versoes terrestres "H" e "G" do Sidewinder melhorado a partir dos modelos "B" e "D".
Possuia resistencia adicional para operacoes embarcadas assim como sanilidade. Alem disso ele possuia um novo 'canard' desenhado para melhorar performance em combate e possuia mais 'modos' de aquisicao de alvos e envelope de atuacao melhorado. O "H" foi operado pela USN e melhorado um pouco se tornou o modelo "G" que era mais resistente que qualquer Sidewinder existente at'e entao e adaptado para operacoes embarcadas.
Ao que parece muitos "G" sao na verdade "H" (pois foi essa a designacao 'pegou' na USN).
Comparando o P e o H... 'e interessante pois a s'erie P (P1/P5) possui uma serie de melhoramentos que iam ate a reducao da fumaca dos seus motores e All Aspect (P4/P5).
Tendo isso em conta, em teoria o envelope de atuacao dos P4/P5 seria melhor do que o do H, mas esse possuia resistencia adicional a Jammers e a operacoes em cenarios mais 'duros' (como por exemplo operacoes navais)
Eu honestamente acho que seria um empate pois os 2 misseis possuiam pontos fortes e limitacoes
[]s
CB_Lima